[Geografia] Mapa

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[Geografia] Mapa

Mensagempor Youkai X em 20 Jan 2009, 12:46

Possivelmente o que me fez achr que Neerghul não fosse tão ao sul do continente fosse a existência das cordilheiras Gatseikares e de Yerenzev, além do reino de Gerav. E que a porção sudoeste do continente é domínio de Tebshad, Nova Meshvanikrasta e Pndapetzim. Sem contar com a própria shian-Hu na parte leste do continente.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mapa

Mensagempor Madrüga em 22 Jan 2009, 14:36

Youkai, vamos tacar fogo na idéia do mapa e fazer algo bem mais diferente que o imaginado? Assim, nada de uns "mods" na Ásia, um mapa do zero? Quero rascunhar algo e mandar.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mapa

Mensagempor Youkai X em 22 Jan 2009, 14:54

Madruga, eu tinha feito o mapa pensando antes na descrição de shian-hu e na proposta de mapa deixado pelo Mirallatos. Mas concordo sim numa reformulação, se necessária. Como lidar entào com Shian-Hu e com a aparância geral do continente? Com certeza algumas nações seriam bem deslocadas pra outra parte (e isso afetaria MUITO as relações entre nações e tudo mais). Também acabariam tendo espaços em brnaco onde teriam que ter nações, tribos ou áreas selvagens perigosas, enfim, territórios novos visando eliminar qualquer semelhança com a Ásia.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mapa

Mensagempor Madrüga em 01 Fev 2009, 20:22


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Olha um mapa preliminar de Ram'ûd.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mapa

Mensagempor Mirallatos em 02 Fev 2009, 10:13

Ficou bacana. Olha como as coisas mudam se visualizadas assim...
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

[Geografia] Mapa

Mensagempor Madrüga em 02 Fev 2009, 10:20

Mesmo assim, se eu conseguir fazer todos os mapas no programa, eles serão prévias dos mapas feitos por gente de verdade. Mira, você não nos escapa!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mapa

Mensagempor Luminus em 15 Abr 2009, 21:37

Banca demais o mapa do Mirallatos.

Algumas dicas sobre as formas das coisas no mundo (supondo que vocês querem fazer com que o mapa se pareça com o mundo real):

- ilhas geralmente surgem ao longo de arcos, como um pontilhado estirado no sentido do comprimento. Ótimos exemplos: Japão, Ilhas Aleutas, Sumatra e o extremo sul do Laos (todos no oriente).

- Penínsulas extensas (compridas) são raras, pois a ação da erosão tende a submergi-las. Geralmente, as cadeias de montanhas estão no centro da península, as colinas em volta (usualmente recobertas por florestas temperadas/tropicais/equatoriais ou vegetação de campos), seguindo-se para as planícies e então para o mar. Um bom exemplo de planície extensa é a Europa: onde ela é plana, tudo foi alagado (Canal da Mancha, próximo aos Países Baixos) e os maiores acidentes de relevo acompanham o centro da mesma (os Alpes, os planaltos no centro da Espanha, etc), onde o relevo elevado está próximo ao mar, há a formação de fiordes, falésias, etc (Grécia é um ótimo exemplo) ou vulcanismo ainda ativo (sul da Itália). Rochas que resistem melhor à erosão tendem a gerar campos menos férteis (Grécia), exceto quando há vulcanismo (Itália); onde há planícies ao longo da costa e com 50Km ou mais em direção ao continente, as terras costumam ser mais férteis.

- Grandes rios são formados em locais onde há extensas planícies. Eles nascem nos maiores acidentes topográficos, percorrem a descida vertiginosamente (não dá tempo de formar um rio de proporções consideráveis, como o São Francisco ou o Rio Paraguai) e, ao atingir a região mais plana, ele cria meandros, econtra afluentes e então fica grande e navegável (rios do Oeste da China, Rio Amazonas, Rio Nilo). Rios tendem a dirigir-se para o centro de um vale e, de lá, para o oceano/lago/outro rio.

Bom, o panorama é esse... se quiserem alguma outra dica, é só falar :)

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Geografia] Mapa

Mensagempor Youkai X em 09 Ago 2009, 15:55

Bem, voltei e com mais um mapa geral do mundo de Terras Sagradas (ao menos o megacontinente equivalente a Ásia e Europa). Já remodelado e diferente, com Sakya de volta, Tenshi tirada, incluída Ciwe/Ókliren/Olíkiren, Gaohumak de nome novo (antiga Akkungaohumakśuo) e etc.


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Então, podem notar como Neerghul ocupa um vasto território e já se expandiu bastante para o leste, comendo o oeste do que seria shian-hu e já ocupando pedaços da costa marítima entre Sreok Epsang e Sakya, que reaparece no mapa como uma península entrecortada por um grande e turbulento rio que formou um grande canion (o que deixou Sakya bem isolada de Shian-hu e vice-versa e assim ambas se desenvolveram de formas bem distintas).
Também podem ver outra área de escoamente de neerghul, mostrando que ela chegou ao sul do continente e já ocupa áreas que podem ser facilmente descritas como regiões de florestas e selvas, inclusive próximas a Tebshad, ao território dos kaftar ou a Phaak Mlat.

A forma de Gaohumak mudou, para que essa península/sub-continente remetesse menos àquela ponta da Rússia que faz o estreito de Bering.

Já fiz uma forma geral do Ocidente, para que ele se pareça menos com a Europa e para que o Luminus e Mirallatos possam ir moldando e em seguida quem estiver disposto, criar novos reinos, povos ou raças e territórios selvagens para o ocidente do cenário. A única coisa realmente definida de tervat é sua proximidade com Avkhass e que tem uma baía grande, onde está a grande cidade capital.

Já podem ver no mapa bem definido as regiões maculadas já definidas (Gaohumak, Nova Najatash e Nam-Sari)

deixei algumas ilhas e territórios em branco, para que possam servir de ajuda para o futuro, e Kawi'ole aparece mais próximo do continente, assim como Ciwe/Ókliren/Olíkiren

O norte foi mapeado, mas ainda Não nomeado, mas o reino que gaohumak invade já aparece no mapa.

Comecei a esboçar o norte da pseudo-África


Gostaram do mapa?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mapa

Mensagempor Seth em 09 Ago 2009, 19:33

Youkai, pra mim ficou excelente. Só peço uma adaptação, que a baía noroeste não exista, sendo terras. Ali pode ser a região de Tunga.

E Ciwe, mais distante de Sakya, algo como um dedo e meio - as ilhas de lá podem crescer na direção sul.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

[Geografia] Mapa

Mensagempor Madrüga em 10 Ago 2009, 13:18

Eu acho que falta um contorno mais... "elegante", como o Luminus falou: ilhas geralmente saem de penínsulas, essas coisas. Fica mais verossímil.

E... a região de Phaak e Sreok parece um saco, sei lá. Ficou esquisitinha.

Aquela massa lá no norte é o quê?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mapa

Mensagempor Youkai X em 10 Ago 2009, 13:31

A grande massa ao norte era o tal continente norte, onde vivem os manhul, por exemplo (e alguns outros povos, mas em essência, é um local pouco habitado)

Realmente, as linhas estão deselegantes e Kawi'ole parece um monte de asteróides ou detritos em colisão contra o mapa do que ilhas. Assim como a região de Phaak e Sreok podem ser remodeladas, para parecerem menos com testículos verdes, embora eu achei que em forma geral, dimensões e disposição no mapa, acabou ficando no lugar certo.

mas o que achaste da distribuição dos países? Já tirou a cara de Ásia, ao menos significativamente?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mapa

Mensagempor Madrüga em 11 Ago 2009, 21:10

Mas acho que lá em cima tá muito grande! Se aquilo não for uma massa polar, como a Antártica, pode acabar "empurrando" as outras regiões para outros pontos climáticos (indesejados).

...e ainda tem um quezinho de Ásia, :( . Vamos conseguir.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mapa

Mensagempor Youkai X em 12 Ago 2009, 01:24

É uma massa polar mesmo.

O único jeito então de tirar a cara de Ásia é partir o continente ao meio, ou criar grandes bacias ou reentrâncias (novamente partindo ao meio do norte até próximo as Gatseikares, podando parte do território de Neerghul, ou partindo do Sul até os gatseikares ou além, criando reentrâncias para Tebshad, ou o território dos Kaftar). Uma solução mais radical seria podar Shian-Hu, criando uma grande baia (ao estilo do Mar Mediterrâneo), na qual ficariam reinos menores ou que Shian-Hu no passado fosse um império costeiro que se extendeu nessa região, mas que enfraqueceu e parte de suas costas são tomadas por Neerghul, inclusive ilhas planas e férteis.

também se necessário, posso remodelar a aparência de Sreok Epsang, ou tornar parte do reino em ilhas e assim cortando partes continentais do reino, para tirar a semelhança geográfica com a região do camboja no mundo real.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mapa

Mensagempor Seth em 12 Ago 2009, 09:54

Pode ter um golfo entre ShianHu e Sakya, por exemplo, compensando essa região em ilhas ao norte...
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

[Geografia] Mapa

Mensagempor Luminus em 14 Ago 2009, 09:38

Fiz um esboço do continente hoje, à mão, e no final de semana eu passarei a limpo. Tentei fazer um continente do tamanho da Ásia, mas um pouco diferente... assim que estiver pronto, enviarei para o madruguete e ele mostra para vocês.

E.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

AnteriorPróximo

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron