[4e] Descanso Prolongado = Turno do vilão

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Nibelung em 08 Ago 2009, 18:14

Eu vou incluir na minha campanha de Eberron uma regra caseira que tem me feito pensar ultimamente. Ao invés de vincular o descanso prolongado com o ciclo do dia e da noite (um por dia, esperar 16 horas pra fazer outro, etc), eu vou dividir os turnos em "vez dos heróis" e "vez do vilão".

Durante o turno dos heróis, eles chegam na vila, descobrem que eles precisam de sua ajuda, conhecem o básico do vilão, e fazem sua primeira investida. O vilão, até agora, não sabe nada dos personagens, e vai sofrer o ataque como se fosse qualquer outro, com as defesas que ele tem preparada. Até a hora que os personagens resolvem tirar um descanso prolongado. Aí chega o turno do vilão.

Durante o turno do vilão, o plot favorável a ele vai avançar. A epidemia mortal vai afetar mais vítimas, o artefato maligno vai estar próximo de ser concluído, a princesa sequestrada vai ser morta ou sacrificada, o serial killer vai fazer outra vítima, e a formação defensiva na Fortaleza da Perdição vai ser repensada com base nos últimos invasores e nos soldados restantes.

Quando os heróis acordam, o cenário mudou, e o vilão ficou mais próximo de conseguir o que ele queria. Agora eles tem menos tempo pra resolver todos os problemas, e alguns problemas até aumentaram. Entre um descanso prolongado e outro, pra minimizar estes efeitos, os jogadores podem optar por fazer o máximo possível antes disso acontecer, e com isso passam horas, dias, ou semanas antes que eles tenham chance real de "descansar".

Até agora, pensando só na teoria, eu percebi os seguintes pontos:

Prós:
  1. Todo mundo sabe que eles precisam agir antes que algo horrível aconteça. Eles não tem noção de quanto tempo vão poder enrolar até que o propósito do vilão esteja concluído, e vão ir até o limite de suas forças antes de serem forçados a fazer uma retirada estratégica pra se recuperarem.
  2. Encontros aleatórios, de nível-1, voltam a poder fazer parte do jogo sem problemas. Não que eles sejam um desafio por si só, já que um encontor de nível -1 pode ser derrotado com 3 ou 4 rodadas sem muita dificuldade, mas mesmo encontros fáceis podem remover um ou dois pulsos de cura do grupo, e essa perda não pode ser remediada com uma simples noite de sono durante a viagem.
  3. Possibilidade de fazer aventuras que se passem além de um dia já na sua concepção. Por exemplo, uma busca por um assassino ou um traficante através de toda uma região, onde os jogadores en condições normais vão enfrentar um ou dois encontros por dia, mas "até descansarem" podem enfrentar 3-5 encontros normalmente.
Contras:
  1. Suspensão de Descrença. "Como assim, se eu for até a fortaleza, derrotar todos os guardas da entrada, voltar pra vila, ficar uma semana por lá, quando eu voltar, então eles não podem ter voltado a proteger o portão porque eu não fiz um descanso prolongado?" Na minha mesa eu sei que isso não vai ser problema, mas existem jogadores chatos e birrentos que podem trazer algumas perguntas desse naipe com a intenção de "sacanear o mestre".
  2. O mestre precisa ser bom de improviso, porque os jogadores podem decidir descansar a qualquer momento. Eu me considero um bom mestre improvisando, mas tem gente que gosta dos encontros bem detalhados e dos mapas já prontos com antecedência, e podem ter dificuldade em rearrumar tudo, mesmo só mentalmente, a cada vez que o grupo resolve parar pra descansar.

Opiniões?

Editado: tl;dr - Nas palavras do Locke:

1º as pessoas continuam dormindo todo dia, mas o super sono restaurador 4e só funciona quando o grupo decide por isso e aceita as concequências.

2º não é que o vilão vá ficar sentado esperando os heróis fazerem o tal descanso, é que quando o fizerem ele vai aproveitá-lo da melhor forma.
Editado pela última vez por Nibelung em 08 Ago 2009, 20:04, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Cebolituz em 08 Ago 2009, 18:29

Eu assim como você, também gosto de inventar umas novidades nos combates e já tenho pensado nessas questões com relação ao descanso prolongado.

Como ainda estou testando o sistema e não tenho o domínio completo dele, ainda não tenho implicado muito com isso. Mas acho que o sistema de combate facilita os jogadores nesse ponto, fazendo com que para manter a dificuldade do jogo, ficarmos arrumando maneiras de fazer os jogadores não recuperar todo o life de uma hora pra outra sem uma conseqüência ruim.

Outra idéia que pode ser usada é uma espécie de contagem regressiva para algo ruim: se não realizarem um certo objetivo em tempo, algo ruim ocorre aumentando ainda mais a dificuldade do objetivo.

No mais, eu como jogador gosto de jogos difíceis e situações onde se exija criatividade e raciocínio para obter vantagens. Assim, eu curtiria esse estilo de jogo. Mas já tem aqueles jogadores extremamente cautelosos e com medo de morrer a qualquer instante. Dependendo do grupo, não precisaria facilitar demais, mas talvez pegar um pouco mais leve nessas situações.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Lorde da Dança em 08 Ago 2009, 18:32

Não sou muito a favor da ideia. Prefiria um modelo em que atos do vilão podem acontecer a qualquer momento, mesmo no turno dos jogadores. Se eu entendi bem essa regra, toda vez que os jogadores tirarem um descanso prolongado vem o turno do vilão, mas o jogadores prescisam descansar, mesmo sem terem gasto poderes ou pulsos (a regra diz que se não dormirem algumas horas por dia eles ficam fatigados).

Eu deixaria mais variavel os momentos em que se torna o turno do vilão, podendo acontecer quando os jogadores pararem para comer ou até mesmo na vez deles, ou até fazer com que o vilão não faça nada no seu turno. Para deixar a coisa mais imprevisível.

No fim, não prescisa-se de uma regra para isso, sendo mais uma questão narrativa.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor WillDice em 08 Ago 2009, 18:42

Eu não gosto de deixar esse tipo de coisa tão na forma de regulamento. Quero dizer... é lógico que o BBEG vai reforçar as defesas enquanto os jogadores ficam oito horas dormindo fora da masmorra... mas também terá patrulhas ocupando as salas vazias quando os heróis voltarem meia hora (~três ou quatro encontros e descansos curtos entre elas) depois.

Eu entendo a necessidade de estimular um menor número de descansos prolongados: minha regra pessoal é simplesmente "você pode usar mais de um ponto de ação por combate." Juntar três APs contra o solo mais pra frente fazem uma boa diferença.

Suspensão de Descrença. "Como assim, se eu for até a fortaleza, derrotar todos os guardas da entrada, voltar pra vila, ficar uma semana por lá, quando eu voltar, então eles não podem ter voltado a proteger o portão porque eu não fiz um descanso prolongado?"

Oi? Uma semana sem descanso prolongado? Isso não existe!
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Ago 2009, 18:50

Eu acho estranho... além do que, o vilão nunca vai precisar colocar suas tropas pra descansar, por exemplo?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Nibelung em 08 Ago 2009, 18:50

WillDice escreveu:Eu não gosto de deixar esse tipo de coisa tão na forma de regulamento. Quero dizer... é lógico que o BBEG vai reforçar as defesas enquanto os jogadores ficam oito horas dormindo fora da masmorra... mas também terá patrulhas ocupando as salas vazias quando os heróis voltarem meia hora (~três ou quatro encontros e descansos curtos entre elas) depois.

Por isso que eu disse que pra mim, não é um grande problema o primeiro contra. Eu sei que o pessoal que eu jogo não é um bando de babacas que levam as regras ao pé da letra só porque estão escritas. Só que a intenção maior é justamente mostrar que um descanso prolongado é um momento onde o vilão tem potencial maior pra virar a mesa.

Por exemplo, o pessoal invade a fortaleza, derrota umas 4 salas com inimigos, e encontra um refém. Eles decidem retornar com o refém pra cidade pra voltar depois. Se for só "vou e volto", os guardas vão estar preparados, mas ainda em menor número, e com a morte dos colegas na cabeça. Se aproveitarem o retorno pra fazer um descanso prolongado, eles vão encontrar portas reforçadas, armadilhas em salas que já passaram, e grupos de inimigos maiores e mais preparados pra eles. Talvez um ou outro refém morra.

WillDice escreveu:Oi? Uma semana sem descanso prolongado? Isso não existe!

Nessa regra existiria. Eu quero é justamente não prender o descanso prolongado junto com a noite de sono porque eu quero estimular aventuras que se passem por mais de um dia, e que eu não tenho que colocar toda a ação junta no mesmo dia pra dar desafio. Um encontro de nível+1 é tranquilo, mas um encontro de nível +1, sendo o único do dia, é patético porque os jogadores vão descarregar poderes diários nele.

Eu sei, "não deixe os jogadores perceberem que é o único encontro do dia" e tal. Mas no estilo da narrativa, a longo prazo, os jogadores percebem como o estilo do mestre funciona.
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

Mensagempor DracoDruida em 08 Ago 2009, 18:53

Concordo com o Lorde da Dança. O objetivo do seu método, pelo que entendi, é fazer com que os jogadores aproveitem melhor os recursos deles para descansarem o menos possível. O problema disso é limitar quando algo ruim pode acontecer. Ou seja, o pensamento inverso também é aplicado: "Não vai acontecer nada de ruim até pararmos pra descansar."

Então o medo se vai. Afinal, o que dá mais medo do que a imprevisibilidade? Os jogadores temem a possibilidade de algo dar errado, tornando tudo mais cruel: eles não vão saber quando de fato vai acontecer algo ruim ou não.

Narrando do jeito certo e com jogadores com cérebro o suficiente, eles vão se tocar o quão perigoso é parar na missão e não fazer nada, e relaxar. Criar uma mecânica pra isso não me parece bom.

Edit

Tá, acho que agora entendi. O descanso prolongado deixa de estar ligado a dormir, tendo mais a ver com "recuperação completa". Então a questão não é criar um clima de pressão e medo do tipo "temos que fazer a missão rapidamente", mas sim é uma questão mecânica de gerência de recursos, que acaba se refletindo no fluff.
Como estou narrando uma campanha investigativa em Sharn, acho que vou experimentar essa regra. Acho que eu continuaria deixando os vilões agindo fora do "turno deles", em momentos que eu achar apropriados. No entanto, o "countdown" da missão seria feito dessa forma. Ou seja, apenas a parte principal, o main plot.
É interessante porque em aventuras que não são combate após combate, onde são mais escassos, eles deixam de poderem usar livremente os poderes daily.
DracoDruida

Mensagempor Nibelung em 08 Ago 2009, 19:20

DracoDruida escreveu:Acho que eu continuaria deixando os vilões agindo fora do "turno deles", em momentos que eu achar apropriados. No entanto, o "countdown" da missão seria feito dessa forma. Ou seja, apenas a parte principal, o main plot.

A intenção é exatamente essa. O vilão não vai ficar parado e sentado olhando os jogadores agirem, mas fazer o descanso vai dar ao vilão uma vantagem MAIOR, em termos de objetivos. Do tipo, "pra recuperar todo o seu potencial, você vai deixar o vilão mais forte também. Vale a pena?"
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor Agnelo em 08 Ago 2009, 19:25

Dois tópicos sobre o que eu acho que entendi da idéia:

1º as pessoas continuam dormindo todo dia, mas o super sono restaurador 4e só funciona quando o grupo decide por isso e aceita as consequências.

2º não é que o vilão vá ficar sentado esperando os heróis fazerem o tal descanso, é que quando o fizerem ele vai aproveitá-lo da melhor forma.

ótima idéia nibe, vou roubá-la :victory:

Editado: Concequências é complexo :b
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Torneco em 08 Ago 2009, 21:52

Bem, eu só acho que isso não precisa ser uma regra estabelecida, é mais um guia de como a falta de ação por parte dos personagens interfere na campanha. Em muitas ocasiões, os personagens podem ter tempo o suficiente para descansar sem que nada mude, mas isso normalmente fica subentendido quando você enfrenta um oponente com recursos.
Torneco

Mensagempor Kinn em 08 Ago 2009, 22:02

Afinal de contas, exceto se o vilão for uma entidade fora do comum, ele também dorme e pode ao inverso, ser pego dormindo pelos jogadores que foram agéis e espertos o suficiente para tanto.

Acho justo quando a regra se aplica pros dois lados.
Tanto que sempre utilizei esse conceito em minhas mesas:

Os heróis descobrem segredos e invadem a fortaleza do vilão inesperadamente? Pegam ele de surpresa e com sorte ele consegue fugir.

Os heróis param a todo instante para descansar? Não entender as pistas deixadas para trás ou que a seqüência de crimes leva? O vilão leva seus planos adiante sem que ninguém o impeça até ser tarde demais.
Kinn

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 09 Ago 2009, 11:23

Gostei da sugestão.
Vou adaptá-la para M&M assim que possível, vejo que pode se encaixar muito bem.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor ferdineidos em 09 Ago 2009, 13:51

Peraí, eu realmente não estou entendendo.

É óbvio (pleo menos na minha concepção) que o Vilão SEMPRE vai reagir aos ataques. Seja simplesmente reforçando suas defesas, seja indo atrás daqueles que o atacaram.

Realmente não estou entendendo o ponto aqui...
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor DracoDruida em 09 Ago 2009, 20:29

O ponto aqui não é fluff, é mecânica, é regra de gerência de recursos. Eu já expliquei isso no meu post.
DracoDruida

Mensagempor Kinn em 09 Ago 2009, 23:39

Na verdade o Nibelung explicou melhor o objetivo no orkut*; só lá entendi o sentido dele por a regra dele assim. Nesse caso, ela realmente faz sentido, mas é preciso ter um meio de gerenciar isso, para definir quando é justo tirar um descanso longo sem que comprometa os heróis... entre as missões? A cada 4-6 encontros?

Porque, se sempre que os heróis descansarem o vilão fizer upgrade é injusto também. Agora, se houver um método ou equação para prevenir de evitarem isso, então funciona, talvez até no método que tem usado: que o descanso longo é mais uma expressão de perda heróica, mais do que sono e cansaço...

O repouso pode ser uma sessão de meditação, benção de um mestre ou outro evento cinematográfico, do qual os heróis saem recuperados e fortalecidos...

*Preguiça de caçar o link de novo. Se ele não fizer até meu próximo post, faço isso então.
Kinn

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários