[4e] New Monk - Preparem-se!

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor WillDice em 20 Mai 2009, 12:57

Lorde da Dança escreveu:
Não é por já existir o Rogue que o Ranger (mesma fonte e função) se torna supérfluo, nem mesmo parecido demais.

Bem, me diga que conceitos não utilizados poderiam ser usados em novas classes (primais e divinas) que não possam ser usados em classes existentes que eu descanso meu caso.

Que tal Favored Soul ou Shugenja? >:3

claro, se eu soubesse o que são essas classes.

:roll:
Duas classes do Complete Divine 3.5, o que certamente já seria um bom ponto de partida.

Outras classes antigas em potencial: Archivist, Dragon Shaman ou Dragonfire Adept, Incarnate, Mystic, Scout, Sohei, Soulborn, Totemist.

Além disso, sempre pode haver conceitos novos, como o do Warden. Você esperava algo assim antes?

(Minha fonte de referência:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_al ... ns_classes )
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Kasuya em 20 Mai 2009, 14:19

Bom, voltando ao assunto do tópico. E quanto ao monge? Como ele tá? Que informações sobre o monge 4.0 temos até agora?

Dei uma lida nos livros do jogador 1 e 2 e notei que só está faltando o monge das 11 básicas do 3.X.

O que me deixa na pergunta: é medo de lançar o monge ou estão querendo socá-lo de volta no nicho oriental?
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Mai 2009, 14:35

...Kasuya, você meio que perdeu todo foco do tópico. O monge JÁ saiu, a fonte de poder dele é ps... ah, procura aí que tu acha. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor WillDice em 20 Mai 2009, 14:42

Kasuya escreveu:Bom, voltando ao assunto do tópico. E quanto ao monge? Como ele tá? Que informações sobre o monge 4.0 temos até agora?

Tivemos um playtest da classe a algumas semanas atrás. Foi sobre ele que estivemos discutindo durante as últimas duas ou três páginas (tirando um ou outro off-topic). Foi divulgado,basicamente, metade da classe (um dos dois builds possíveis, e metade dos poderes de cada nível).

Infelizmente, para ter acesso ao playtest você precisa assinar o D&D Insider, mas francamente... this is the internets, cara. ;)

Dei uma lida nos livros do jogador 1 e 2 e notei que só está faltando o monge das 11 básicas do 3.X.

O que me deixa na pergunta: é medo de lançar o monge ou estão querendo socá-lo de volta no nicho oriental?

É questão de power sources. Monge não era marcial (ok, até podia ser, mas não é), nem divino, nem arcano, nem primal, então não foi lançado nos dois primeiros PHBs.

Ele ia ser ki, mas perceberam/decidiram que ki era inviável como source independente, então colocaram ele na source restante mais adequada: psi.
Ele vai estar sendo lançado no PHB 3 - esse do minotauro na capa - junto com outras classes psiônicas, e mais classes primais e divinas.
Tirando o monge em si, não vejo nenhum outro motivo para achar que esse livro tenha um foco oriental forte.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Kasuya em 20 Mai 2009, 15:09

Kasuya, você meio que perdeu todo foco do tópico.

Na verdade foi falta de interesse mesmo. Demorei muito pra engolir o 4.0, mas vejo ele como uma ótima opção em termos de wargame, o que não deixa de ser divertido, ainda mais para um narrador sem qualquer tempo de pensar em algo, sem saco de fazer uma aventura meia-boca só no improviso, mas com MUITA vontade de continuar jogando RPG. XD

Daí, lendo os últimos posts, notei que a conversa tava meio off e perguntei sobre o monge que, apesar dos pesares, ainda é, na minha concepção, uma classe legal para se jogar, desde que bem explorada, além de ser beeeem diferente das demais, não sofrendo problemas de, digamos, intercecção conceitual como o mago e o feiticeiro no 3.X.

Tivemos um playtest da classe a algumas semanas atrás. Foi sobre ele que estivemos discutindo durante as últimas duas ou três páginas (tirando um ou outro off-topic).

Bom, vou voltar lá nas páginas anteriores para ler assim que puder, mas dá pra "adiantar" alguma coisa? :)

É questão de power sources. Monge não era marcial (ok, até podia ser, mas não é), nem divino, nem arcano, nem primal, então não foi lançado nos dois primeiros PHBs.

Fala sério. Eu sempre tive certeza que que o power source do monge seria de origem marcial (por motivos óbvios). Mas, dada situação, já estou esperando sessões de kamehamehas no meio do jogo. Só espero que a ilustração do monge não tenha um cabelo que mais parece um cacho de bananas porque, sim, eu esperava encontrar uma ilustração de um personagem usando uma tiara em forma de chifre saindo do centro da testa quando eu li a palavra "invoker". XD

Bom, pelo menos o livro dos monstros está muito melhor do que os old school diziam que está. :)
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Mai 2009, 15:17

Pura questão de gosto, Kasuya; mas eu acho que cê equivocado; jogo inspirado em animes mesmo é o Exalted; o 4.0 apesar da CARA, ainda é D&D.
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Kasuya em 20 Mai 2009, 15:20

Pura questão de gosto, Kasuya; mas eu acho que cê equivocado; jogo inspirado em animes mesmo é o Exalted; o 4.0 apesar da CARA, ainda é D&D.

Sei lá, cara. Depois de ter visto (e me traumatizado com) o ARTICUNO, o ZAPDOS e o MOLTRES em pleno livro dos monstros, eu espero tudo. TUDO. XD
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Mai 2009, 15:23

E quais monstros seriam esses, pr'eu ver aqui e dar a minha opiniao a respeito, dood?
Lumine Miyavi

Mensagempor Sr. Pichu em 20 Mai 2009, 15:35

o Zapdos é o ThunderBird (curiosamente vindo das lendas ameríndias) e o Moltres é a Fênix
só não sei quem seria o Articuno :p
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor WillDice em 20 Mai 2009, 15:41

Kasuya escreveu:Bom, vou voltar lá nas páginas anteriores para ler assim que puder, mas dá pra "adiantar" alguma coisa? :)

Ele considera o ataque desarmado como uma arma com +3 de proficiência, 1d8 de dano, e pode ser encantado como se fosse uma arma (visualmente, tatuagens mágicas e coisas assim). Ele sabe usar algumas armas simples (adaga, clava, staff, lança) que são consideradas "armas de monge". Foi dito que haverá talentos para acrescentar armas mais poderosas à lista.

Todos os ataques dele (ao menos os que foram mostrados) exigem que você use uma "arma de monge" ou ataque desarmado.
Todos os at-wills e encounters tem a keyword "full discipline". Esses poderes incluem uma ação padrão (ataque) e uma ação de movimento.

O atributo principal é destreza; os secundários são sabedoria (para o build apresentado) e força.
Ele tem bônus na CA enquanto estiver sem armadura ou com "cloth armor".

Fala sério. Eu sempre tive certeza que que o power source do monge seria de origem marcial (por motivos óbvios). Mas, dada situação, já estou esperando sessões de kamehamehas no meio do jogo.

Como se o monge da terceira edição não fosse capaz de se teleportar, ficar etéreo e falar com plantas! E acho que tinha até talento para soltar hadoukens em algum livro...

A classe sempre foi mística. Poderia ter sido feita marcial, tirando certos tipos de poderes, mas não vejo motivos "óbvios" para se fazer assim.

Só espero que a ilustração do monge não tenha um cabelo que mais parece um cacho de bananas porque, sim, eu esperava encontrar uma ilustração de um personagem usando uma tiara em forma de chifre saindo do centro da testa quando eu li a palavra "invoker". XD

As ilustrações do preview não fogem muito do que se via na 3ª edição, não.

Bom, pelo menos o livro dos monstros está muito melhor do que os old school diziam que está. :)

Concordo plenamente!

Lumine escreveu:E quais monstros seriam esses, pr'eu ver aqui e dar a minha opiniao a respeito, dood?

Ele deve estar falando das variantes de roc: fênix, thunderbird (ou coisa assim), e acho que tem um grifo do gelo...
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Lorde da Dança em 20 Mai 2009, 16:24

mas vejo ele como uma ótima opção em termos de wargame, o que não deixa de ser divertido,

vocês já jogaram algum wargame?

Outras classes antigas em potencial: Archivist, Dragon Shaman ou Dragonfire Adept, Incarnate, Mystic, Scout, Sohei, Soulborn, Totemist.

totemist é bem interessante.

Um ponto interessante que eu achei sobre a mudança da fonte de poder do monge: a classe vai ficar perfeita para githzerais, ainda mais se houver um paragon path chamado zeth.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Mai 2009, 17:14

Eu adoro esse argumento de "é wargame", "é mmo de mesa", porque geralmente vem de pessoas que não jogaram ou o D&D ou wargame / mmo.
Lumine Miyavi

Mensagempor Kinn em 20 Mai 2009, 18:27

Inicialmente fiquei muito decepcionado com a ausência da fonte shadow nesse livro e nem conseguia imaginar classes, até citarem o incarnate e totemist.

Mas quero ver o totemist e entender a diferença dele nessa edição pro warden, shaman ou druida. A source source do totemist é demais primal e incarnum ao mesmo tempo...

Estou curioso, mas chateado com a falta da shadow. E espero sinceramente que não façam um necromante na divine source.
Kinn

Mensagempor Sr. Pichu em 20 Mai 2009, 19:44

provavelmente arcane será o necro, como sempre
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Kasuya em 20 Mai 2009, 20:00

o Zapdos é o ThunderBird (curiosamente vindo das lendas ameríndias) e o Moltres é a Fênix
só não sei quem seria o Articuno :p

O articuno seria aquela criatula alada azul em cima do zapdos na foto. XD

E o mais curioso é que eles foram apresentados na foto em ordem coincidentemente (ou não) igual à do pokemon.

Ele considera o ataque desarmado como uma arma com +3 de proficiência, 1d8 de dano, e pode ser encantado como se fosse uma arma (visualmente, tatuagens mágicas e coisas assim). Ele sabe usar algumas armas simples (adaga, clava, staff, lança) que são consideradas "armas de monge". Foi dito que haverá talentos para acrescentar armas mais poderosas à lista.

Todos os ataques dele (ao menos os que foram mostrados) exigem que você use uma "arma de monge" ou ataque desarmado.
Todos os at-wills e encounters tem a keyword "full discipline". Esses poderes incluem uma ação padrão (ataque) e uma ação de movimento.

O atributo principal é destreza; os secundários são sabedoria (para o build apresentado) e força.
Ele tem bônus na CA enquanto estiver sem armadura ou com "cloth armor".

A princípio, a classe está parecendo bem coerente. Vamos ver se vai funcionar bem mesmo.

Como se o monge da terceira edição não fosse capaz de se teleportar, ficar etéreo e falar com plantas! E acho que tinha até talento para soltar hadoukens em algum livro...

Pois é, cara. Mas hadoukens é de lascar. O misticismo da classe é perfeitamente aceitável, mas esse tipo de coisa como kamehameha é caricato demais, é como um guerreiro segurando uma espada de 4 metros de comprimento com UMA mão. High fantasy é uma coisa, mas isso chega a ser engraçado. Mas acredito que isso é mais uma questão de gosto pessoal mesmo. Tem quem goste...

A classe sempre foi mística. Poderia ter sido feita marcial, tirando certos tipos de poderes, mas não vejo motivos "óbvios" para se fazer assim.

Bom, eu encaro o monge como um "combatente escroto", não um manipulador de energias físicas (ou seja, visíveis e explosivas). Mas, bom, vejamos o que ele pode fazer. =)

As ilustrações do preview não fogem muito do que se via na 3ª edição, não.

Bom, salvos os ctrl+c, ctrl+v's achei o estilo de desenho das imagens 4.0 bem diferentes da 3.x, (muita coisa melhorou, mas muita coisa ficou horrivel também) sendo assim, seria de espera um estilo diferente para o monge.

Concordo plenamente!

Eu poderia resenhar maravilhas sobre esse livro, sério. Adorei. Só achei particularmente frustrante certas raças meio toscas, ilustrações de novo estilo bem ruins e caricatas (anões), e as cópias discaradas (eu realmente esperava gravuras 100% novas). Mas o real destaque está para o estilo "dark" da maioria das gravuras. Tem uns monstros que são tão horrendos que dão medo só de olhar, o que dirá enfrentar! Faz parecer os homônimos do 3.5 uns bobos alegres que só servem pra morrer pros jogadores.

Quanto ao conteúdo: outra maravilha! Eles foram direto ao ponto. Era tudo que boa parte dos mestres gostariam de saber mesmo.

vocês já jogaram algum wargame?

Como assim, "vocês"? Não, eu não estou repetindo feito uma gravadora os comentários old school. :)

O que eu menciono é o profundo enfoque à sistemática de tabuleiro que o 3.5 não consegue ter. Se eu, por algum motivo quiser fazer um tipo de wargame de exploração no 3.5, explorando puramente a estratégia de combate em um tabuleiro de uma masmorra pré-criada pelo narrador, o jogo fica lerdo, redundante, e com certas falhas que acentuam ainda mais o desequilíbrio de classes, visto certas habilidades passam a valer mais. Nesse ponto, o 3.5 é um monge: não consegue nem ser bom num jogo mais pro lado do wargame, nem faz muitas maravilhas do ponto de vista do roleplay puro.

Já o 4.0, não. É isso. :)
Imagem
Kasuya

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários