Ficar lenhando a 4E não é exclusividade do Cassaro. Na livraria onde costumo ir,conversei com a responsável pela seção de RPG e quadrinhos.Ela me disse que todos que conversam a respeito de D&D com ela,falam mal da 4E! E devo acrescentar:eu tampouco simpatizo com a dita cuja...
É eu conheço várias pessoas que não gostam da quarta edição também.
A maior parte delas diz que o jogo é "video game demais" entre outras coisas.
Tudo o que eu digo é: Quarta edição, ruim com ela, pior sem ela.
Fazer do uso de miniaturas e tabuleiros uma obrigação no mais puro estilo "enfiada goela abaixo." Esses caras estão pensando o que?
O tabuleiro vem de graça com o core. Você pode usar moedas de 1 centavo para marcar as "miniaturas". HURR COMO ELES OUSAM!
Redução do número das tendências de 9 para apenas 5. Ainda não vi qualquer argumento convincente para tal despautério.
Não 5, 4. Uma das opções é jogar sem tendencia. Finalmente em D&D você pode jogar sem tendencia, de longe um dos aspectos mais imbecis feitos pelo jogo e se algum mocorongo apontar Planescape, PLANESCAPE SATIRIZAVA o sistema de tendencias de maneira genial então silencie-se.
Retirar do LJ as classes do Bárbaro,Bardo e Druida. E não adianta dizer que elas resurgirão em suplementos futuros.Meu dinheiro não estica que nem borracha!
Nova edição, novas classes básicas. Ou você acha que AD&D tinha monge e barbaro no core?
ncrível como algumas discussões aqui na Spell são cíclicas. Por exemplo:
1. alguém reclama de que agora é obrigatório o uso de tabuleiros e minis
2. alguém aparece falando que você não é obrigado a comprar minis
3. alguém concorda quanto a não precisar comprar, mas diz que tem de improvisar com outra coisa
4. alguém chega e diz que "desde sempre" o D&D dependeu de minis
5. venho eu e falo que o AD&D não dependia de minis
6. alguém diz que depender não dependia, mas que ajudava muito
7. todos concordam
8. o assunto é esquecido... até que...
Você esqueceu da parte onde várias pessoas usam argumentos que se tiver um caster no grupo o uso de tabuleiro ajuda e muito a solucionar problemas que surgem, em diversas edições em D&D, cujo toda a argumentação que você fez foi "Bom Senso LOL".
Incrivel como o cerebro do Luminus ligou em "Blerg AD&D AD&D AD&D".

Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

há as pessoas que não gostaram por motivos racionais e plausiveis.
).
Ela simplesmente não faz sentido fora do contexto de um cenário oriental! 

?

Agrupar todas no final do livro(como era até a 3.5) teria economizado um bocado de espaço.

Quanto aos filmes,pode tirar o cavalinho da chuva!