Desculpa o post duplo mas isso pede.
Comentário do Cassaro sobre Tormenta 4E
Venho a público lamentar a infeliz decisão da Jambô.
É fato conhecido que eu não aprovo a 4E. Não gosto, não quero jogar, não quero escrever para ela. Não me perguntem os motivos, eles estão espalhados por aí e repetir tudo é tedioso.
Não fui consultado sobre converter Tormenta para 4E. Quando entrei em contato com a Jambô em uma tentativa de reverter essa sandice, recebi argumentações absurdas que eu jamais imaginava ouvir de uma editora de RPG em ascensão:
“Seja razoável, Cassaro. Tu tá parecendo aqueles saudosistas do AD&D quando mudou para D20.”
“Sempre teve reclamações em todas as mudanças de edição do D&D, mas mesmo assim todos mudaram.”
“RPGista quer novidade, todos vão mudar para 4E assim que ela chegar. Ninguém liga para os livros já comprados que estão no armário.”
“Tu anda escrevendo pouco, o Leonel tem feito todos os livros, então não tem mais direito a decidir sobre o cenário.”
“Tu não pode reclamar nada da 4E, já que tu fez o 3D&T e ambos são videogame de papel.”
“Ué, tu não fez mulheres-lagarto com seios? Agora na 4E isso é raça básica.”
Nunca fui tão insultado nestes mais de dez anos de carreira. Nem posso começar a medir minha decepção. Estou me desligando de Tormenta, 3D&T e qualquer outro título ligado à Jambô.
É a segunda vez que eu e o Trio somos traídos por uma empresa outrora de confiança. Eu fiz a primeira se arrepender disso. Posso fazer de novo.
Espero que agora os fãs da 4E fiquem felizes.
Há uma chance remota so cenário melhorar sem ele, mas se quem vai assumir for o Caldela duvido que isso aconteça, mas se pelo menos eles tiverem boas idéias na hora de construir mecânica isso já salva a 4E de Tormenta de ser um lixo completo, só 90% lixo.
Editado: Ainda pairam dúvidas sobre ser ou não piada de primeiro de Abril.
Pode até não ser piada visto que o Cassaro tem tomado muitas pancadas à respeito.