[OGL] Dragon Slayer nº 24

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor AKImeru em 31 Mar 2009, 20:19

Ajudar, sim, ajudava. Ser necessário comprar/improvisar minis, nem de longe.

Mas não machuca, não é mesmo?

Aliás, tinha gente que comprava as minis de chumbo, pintava-as, dava todo um tom pessoal àquilo... e depois ficava com dó de utilizar na sessão de jogo, com medo de quebrar/arranhar/desbotar.

Eu sou uma dessas pessoas haha.

FIRST QUEST tinha minis. Para os Personagens dos Jogadores. De plástico. Azuis. Todas do sexo masculino. Não fez muito sucesso.

Eu tinha First Quest e amava tudo. Era um otimo "wargame" visto que era possivel jogar sem interpretação, foi o que inclusive, me introduziu ao AD&D.

Em AD&D, na maior parte das vezes, o tabuleiro mais complicava que ajudava (muito devido à estética dominante na época, mas isso é outra história).

Eu discordo. Sempre que eu usava tabuleiros em AD&D, o combate ficava mais claro para mim.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Luminus em 31 Mar 2009, 20:32

Mas não machuca, não é mesmo?

Não, nem um pouco. Ajudar, ajudava.

Eu tinha First Quest e amava tudo. Era um otimo "wargame" visto que era possivel jogar sem interpretação, foi o que inclusive, me introduziu ao AD&D.

Mas o tabuleiro de FIRST QUEST é justamente um daqueles problemáticos... as salas eram muito pequenas, as minis quase não cabiam. Os parâmetros do jogo eram grandes, e os mapas pequenos. Para ilustrar: a maior sala da Tumba de Demara tinha 8 quadrados de comprimento e 6 de largura... ponha aí 4 personagens e 2 monstros, mais três quadrados de "armadilha" (porque havia essas armadilhas), e você tem uma sala onde só há uma trilha entre as quatro portas que pode ser seguida seguramente... ou seja, os personagens não tinham essa mobilidade toda.

Outra coisa eram os corredores de 1,5m de largura... aiaiaiaiaiai... como é que esse ogro entrou aqui?!

Nas regras de AD&D, as armas de disparo e algumas magias tinham alcances fabulosos... 30 metros para um arco... 15 para uma funda... etc. E as masmorras não tinham essas dimensões, essa coisa. Talvez porque seria irreal adaptar as masmorras ao alcance das armas: convenhamos, quem constrói salões subterrâneos não deve se preocupar muito com esse tipo de coisa!

Então, talvez por isso, após os primeiros níveis de jogo todos os combates que eu mestrava (ou a grande maioria deles) acontecia na superfície, onde teoricamente o espaço é infinito em todas as direções... nada disso de percorrer 3 salas em uma rodada (em AD&D, o movimento de uma rodada era igual a 12 quadrados, se bem me recordo, e a rodada de combate durava 1 minuto).

Desnecessário dizer, mas não é porque era uma limitação para mim que será verdade para todo o mundo...

Eu discordo. Sempre que eu usava tabuleiros em AD&D, o combate ficava mais claro para mim.

Para mim, nem sempre... mas era sim muito mais comum a melhoria que a "pioria".

E!
Luminus

Mensagempor Sr. Pichu em 31 Mar 2009, 23:08

Luminus escreveu:
e claro, simplificar de "Raio de 3m" para "raio de 3 quadrados" é horripilante

Mudar de "raio de 3 metros" para "raio de 3 quadrados" não chega a ser horripilante,mas não é algo trivial: todo o mundo consegue imaginar uma distância de 3 metros, um monstro de 3 metros de comprimento/altura/largura, um cubo de 3 metros de aresta, etc. Já imaginar 3 quadrados de monstro, 3 quadrados de aresta e 3 quadrados de qualquer outra coisa que não seja uma distância em linha reta (ou áreas centradas em quadrados) é um pouco mais complicado, precisa-se de um mapa. Ou, resumindo, 4.0D&D depende de um tabuleiro e minis, ao contrário de 3D&D e AD&D. Quadrado não é unidade de medida, é referência direta ao tabuleiro.

claro, porquê dar uma noção do espaço ocupado por um monstro/criatura/magia é terrível, acaba com a capacidade de imaginação de qualquer um...
e um dragão só consegue ficar no mano-a-mano com o guerreiro do grupo, isso é obvio

isso pq vc deu um bom exemplo do porquê começaram a fazer isso
Outra coisa eram os corredores de 1,5m de largura... aiaiaiaiaiai... como é que esse ogro entrou aqui?!
não?

sério, Luminus, esse seu xiitismo faz qualquer outro que gosde de AD&D parecer mal
ainda mais porquê reclama de algumas coisas que SEMPRE EXISTIRAM

Eu não disse em hora alguma que essas coisas só passaram a existir com a 4.0: eu até citei os lances de quando eu comecei a jogar AD&D, as minis de chumbo, mapas hexagonais, etc.

E eu realmente não me importo como você pensa que a minha maneira de ser faz com que as pessoas que gostem de AD&D sintam-se ou deixem de se sentir. Estamos aqui conversando sobre o assunto, o ponto de vista, mas não sobre os sentimentos de alguma pessoa hipotética.

E!

o legal é que eu falo que você cria um estigma preconceituoso que fica valendo para qualquer outro que goste de AD&D, e você vêm me falando de sentimentos... ¬¬

Nas regras de AD&D, as armas de disparo e algumas magias tinham alcances fabulosos... 30 metros para um arco... 15 para uma funda... etc. E as masmorras não tinham essas dimensões, essa coisa. Talvez porque seria irreal adaptar as masmorras ao alcance das armas: convenhamos, quem constrói salões subterrâneos não deve se preocupar muito com esse tipo de coisa!

er... você já viu o alcance REAL de um arco?
Editado pela última vez por Sr. Pichu em 31 Mar 2009, 23:55, em um total de 1 vez.
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Tower Keeper em 31 Mar 2009, 23:10

Comentando uma das "atrações" da DS 24,Oda Nobunaga disse:
Anãs boazudas( :parede: isso doeu de digitar(...)

E o que você tem contra anãs boas de curvas? :hmmm: Preferia que elas tivessem barbas,ou que fossem autênticas mocréias? :bwaha:
Tower Keeper

Mensagempor Madrüga em 31 Mar 2009, 23:13

As anãs de Ravenloft 3e são gatas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Youkai X em 31 Mar 2009, 23:35

As anãs da 4E até que são gatinhas, viu?
Youkai X

Mensagempor Sr. Pichu em 31 Mar 2009, 23:54

Youkai X escreveu:As anãs da 4E até que são gatinhas, viu?

devem ser mesmo!
peludinhas, têm até bigodinho, acho que só faltaria o rabo peludo XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Tower Keeper em 01 Abr 2009, 00:02

Seu Madruga disse:
As anãs de Ravenlooft 3e são gatas.

Sei do que você está falando,Madruga. :aham: Alguns anos atrás,tive a oportunidade de examinar um exemplar desse livro.Fiquei suprezo com a beleza das anãs. :hmmm: Claro,elas eram bombadas,mas ainda assim,não se podia confundi-las com os companheiros! ^_^
No mais,vou abster-me de fazer maiores comentários açerca do conteúdo da DS 24,mesmo porquê ela ainda nem foi publicada! :b .Aguardarei até tê-la em mãos. :tsc:
Editado pela última vez por Tower Keeper em 01 Abr 2009, 00:47, em um total de 2 vezes.
Tower Keeper

Mensagempor Youkai X em 01 Abr 2009, 00:13

Pichu, você anda muito preconceituoso com as anãs da 4E. Tire essa visão AD&D/D&D 3.X de sua mente e olhe as anãs da 4E :b
Youkai X

Mensagempor Cebolituz em 01 Abr 2009, 00:21

A anã do Livro do Jogador é uma baranga. Já a do Livro dos Monstros é bonita.

Mas não bate a de Ravenloft 3.0! :pidao:
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Youkai X em 01 Abr 2009, 00:31

Postem o link então XD !

Mas duvido que bata a meio-elfa do PHB da 4E ou a clériga do capítulo sobre Quests e derivados.
Youkai X

Mensagempor kimble em 01 Abr 2009, 00:46

A maioria das raças ficaram mais bonitas no Ravenloft 3e. Eles fizeram um bom trabalho, conseguiram sair do padrão e criar algo novo e bonito. Não só no básico, mesmo em outros suplementos tem ótimas ilustrações.
Aliás, isso era algo que eu gostava muito de Ravenloft na 3e. As regras pós-3.5 eram uma droga, mas a arte e ambientação foram bem trabalhadas durante a 3e inteira.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Sr. Pichu em 01 Abr 2009, 01:17

Youkai X, acabei de olhar
a do Players handbook ainda parece ter bigodim
e ainda me parecem peludinhas...
ou você vai me dizer que elas são DEPILADAS?

Sr. Pichu

Mensagempor Darin em 01 Abr 2009, 07:08

Porra... a trupe do Cassaro parece os comunistas do rpg... o.O
Darin

Mensagempor Luminus em 01 Abr 2009, 09:10

claro, porquê dar uma noção do espaço ocupado por um monstro/criatura/magia é terrível, acaba com a capacidade de imaginação de qualquer um...

Não, nada disso: dar uma noção é ótimo. Mas se a "unidade de medida" é uma com a qual você não está habituado a trabalhar, fica tudo muito complicado. Exceto, claro, se essa unidade estiver impressa no chão. Daí, a necessidade de se ter um tabuleiro.

e um dragão só consegue ficar no mano-a-mano com o guerreiro do grupo, isso é obvio

Aí, depende do tamanho do dragão. E do tamanho do guerreiro.

isso pq vc deu um bom exemplo do porquê começaram a fazer isso {as dimensões apertadas das antigas masmorras}

Não. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Uma coisa é você depender de mapas com corredores (apertados ou não). Outra coisa é você não depender desses mapas e suas masmorras (apertadas ou não). Uma coisa é o "aconchego" das masmorras; outra coisa é depender de seus mapas para descrever suas ações. São duas coisas bem diferentes.

o legal é que eu falo que você cria um estigma preconceituoso que fica valendo para qualquer outro que goste de AD&D, e você vêm me falando de sentimentos...

Para este caso, dá no mesmo. Estou me lixando se você pensa ou deixa de pensar que meu comportamento cria um estigma, ainda mais no presente caso, quando eu escrevo coisas como "mapas de batalha sempre existiram, mas agora o jogo depende deles, ao contrário de antes" e você vem com "você está errado quando diz que mapas nunca existiram". E é uma pena que a melhor parte do teu texto, a única onde eu realmente cometi um engano, seja justamente na parte que é irrelevante à discussão... o que de certa forma mostra que eu REALMENTE não me importo nem um pouco com o que está escrito nela!

er... você já viu o alcance REAL de um arco?

Não, nunca vi. E eu não estava falando do alcance real de nada. Estava falando como os alcances das armas e algumas magias naquela antiga edição não batiam com os ambientes com salas pequenas que acompanhavam seus produtos. As "maiores" masmorras de AD&D tem salas pequenas: é assim em Undermountain, White Plume Mountain, Tomb of Horrors, etc. As armas e as magias, ao meu ver, foram pensadas para batalhas campais, onde é possível "interagir" com um inimigo muito além do alcance de sua movimentação em uma rodada de combate (50 metros, 70 metros, etc).

E!
Luminus

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários