Relator inclui como abuso exposição de preso na imprensa

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Relator inclui como abuso exposição de preso na imprensa

Mensagempor Assumar em 12 Set 2011, 15:35

Relator inclui como abuso de autoridade exposição de preso na imprensa

O deputado Silas Câmara (PSC-AM), relator na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, apresentou substitutivo ao Projeto de Lei 6361/09, do Senado, que prevê novas práticas de abuso de autoridade cometidas por agentes públicos. Pelo substitutivo, passa a ser abuso de autoridade constranger vítimas, testemunhas e pessoa indiciada em inquérito policial ou presa em flagrante delito a participarem de ato de divulgação em meios de comunicação ou a serem fotografadas ou filmadas com esse intuito.
De acordo com o deputado, o objetivo é garantir ao cidadão sob custódia do Estado a inviolabilidade da intimidade e da honra prevista na Constituição. Silas Câmara acredita que seu texto, que foi feito a partir dos seis projetos (PLs 2856/97; 3067/97; 3349/97; 3577/97; 40/99; e 1072/99) que tramitam apensados à proposta do Senado, também ajuda a aperfeiçoar a relação entre agentes públicos, imprensa e Judiciário. "Ao agente público cabe proteger a pessoa que está sob sua custódia. Hoje, a imprensa chega lá e bate foto; tem policial que ainda levanta a cabeça do preso, expondo-o com algema. O nosso cuidado é proteger a liberdade de imprensa, mas também proteger, por meio do Poder Público, pessoas que tenham os seus processos não transitados em julgado", afirmou.

Liberdade de imprensa

O substitutivo já foi retirado da pauta de votação da comissão várias vezes. A última delas foi por iniciativa do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), que disse estar preocupado com os efeitos da medida sobre a liberdade de imprensa. "Sempre que a liberdade causar alguma espécie de embaraço à verdade, isso se resolve com mais liberdade. O Brasil está se desenvolvendo, o povo está participando desse processo, a impunidade já não é o que era e penso que a imprensa só tem colaborado para isso", declarou.
O texto original do projeto, aprovado pelos senadores e rejeitado no parecer de Silas Câmara, inclui quatro novas práticas passíveis de punição ao agente público:
- exigir de indivíduo ou empresa a apresentação de documentos sem amparo legal;
- impor a pessoa física ou jurídica obrigação cuja cobrança tenha sido considerada inconstitucional por decisão judicial de efeito vinculante;
- retardar ou deixar de prestar, sem motivo justo, serviço inerente ao cargo ocupado pela autoridade;
- e divulgar decisões judiciais antes de sua publicação oficial, a menos que elas sejam transmitidas ao vivo pelo Judiciário e pelos sites oficiais.

Tramitação
Além da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, a proposta, que altera a Lei de Abuso de Autoridade (4.898/65), também será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Reportagem – José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira


Fonte: Agência Câmara de Notícias
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

Re: Relator inclui como abuso exposição de preso na imprensa

Mensagempor GoldGreatWyrm em 12 Set 2011, 15:39

Uhuhu, prevejo flames nesse tópico, do tipo "bandido bom é bandido morto".
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Relator inclui como abuso exposição de preso na imprensa

Mensagempor Agnelo em 12 Set 2011, 18:03

O que é uma asneira, já que todos sabemos que bandido bom é bandido sofrendo e sendo humilhado pra servir de exemplo.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Relator inclui como abuso exposição de preso na imprensa

Mensagempor Cebolituz em 12 Set 2011, 18:29

GoldGreatWyrm escreveu:Uhuhu, prevejo flames nesse tópico, do tipo "bandido bom é bandido morto".


Além de outros do tipo "DIREITOS HUMANOS lol lol".
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Re: Relator inclui como abuso exposição de preso na imprensa

Mensagempor publicano em 12 Set 2011, 19:42

Prefiro pensar que é uma merda vc ser preso por algo que não fez, aparecer na TV se fudendo todo, e depois de (hopefully) ser inocentado por circunstâncias, não conseguir nada na vida, emprego, casamento, amigos, porque todo mundo do bairro te viu na TV preso...

Afinal ninguém que é mostrado preso desse jeito já foi julgado. E o cara já tá preso, não precisa mostrar a cara do infeliz, como seria preciso, se ele fosse um fugitivo, um procurado... mas pão é circo é mais importante!!
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Relator inclui como abuso exposição de preso na imprensa

Mensagempor ferdineidos em 13 Set 2011, 17:19

o problema não é aparecer sendo preso, isso tá dentro da liberdade de imprensa. O problema é que a polícia muitas vezes coloca o cara como sendo um prêmio. Independente do cara ter cometido ou não o crime, é um abuso.

O mais incrível é ver como o bom senso no país não existe mais.

Isso tudo que virou Lei já era proibido antes, mas de forma tácita. Alguém tem que escrever uma lei pra dizer pra um funcionário público que ele deixar de prestar um serviço público que ele é obrigado a prestar sem motivo, é errado. Pelo amor de deus, ter que criar lei pra dizer que não pode cobrar algo declarado inconstitucional?

Sinceramente pra mim isso é admitir que o funcionalismo público é composto de ladrões, incompetentes e abusadores.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: Relator inclui como abuso exposição de preso na imprensa

Mensagempor Agnelo em 13 Set 2011, 17:24

ferdineidos escreveu:Sinceramente pra mim isso é admitir que o funcionalismo público é composto de ladrões, incompetentes e abusadores.

Não é como se alguém discordasse disso, né?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Relator inclui como abuso exposição de preso na imprensa

Mensagempor ferdineidos em 13 Set 2011, 23:01

Agnelo escreveu:
ferdineidos escreveu:Sinceramente pra mim isso é admitir que o funcionalismo público é composto de ladrões, incompetentes e abusadores.

Não é como se alguém discordasse disso, né?



Bom, uma coisa sou eu e você dizendo que funcionário público é tudo safado, outra bem diferente é o próprio Estado falar isso...
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: Relator inclui como abuso exposição de preso na imprensa

Mensagempor Assumar em 14 Set 2011, 09:47

Eu sou servidor público e procuro ser um bom profissional.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

Re: Relator inclui como abuso exposição de preso na imprensa

Mensagempor ferdineidos em 15 Set 2011, 11:33

Safado :P

Mas sem brincadeira agora, conheço vários servidores públicos que são competentes e éticos. Mas conheço também vários (acho que até mais infelizmente) que são simplesmente preguiçosos.

Aqui no judiciário do Rio, no fórum da Capital, o que tem de servidor que simplesmente faz o mínimo possível é assustador. Não sei se é ética pessoal, se é o ambiente que corrompe ou o quê, mas aqui tem certas varas que simplesmente não funcionam. Muitas outras funcionam mal e uma pequena parcela funciona razoavelmente (normalmente por que tem dois ou três que se importam com o trabalho prestado).

Essa lei pra mim veio dizer que a administração pública enxerga o problema, mas vem dizer que é proibido fazer várias coisas que todo mundo sabe que é proibido mas que não estavam expressas na legislação.

Em suma, presume que o servidor, se não for ameaçado, não vai trabalhar eticamente.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: Relator inclui como abuso exposição de preso na imprensa

Mensagempor publicano em 15 Set 2011, 12:26

ferdineidos escreveu:Safado :P

(...) mas aqui tem certas varas que simplesmente não funcionam


:hmmm: :macaco: :rolando:
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano


Voltar para Off-Topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron