Divulgação obrigatória de CNPJ e e-mail em site

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Divulgação obrigatória de CNPJ e e-mail em site

Mensagempor Assumar em 25 Ago 2011, 19:32

Defesa do Consumidor aprova divulgação obrigatória de CNPJ e e-mail em site

Leonardo Prado

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (17) o Projeto de Lei 5470/09, do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que obriga as empresas a informarem em suas páginas na internet a razão social, o número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e os endereços da sede e das sucursais.
Por sugestão do próprio autor da proposta, o texto aprovado também obriga as empresas a disponibilizar um endereço eletrônico para que o consumidor entre em contato diretamente por e-mail, e não apenas por formulário online.
O relator, deputado Roberto Santiago (PV-SP), incorporou ainda mudanças sugeridas pelo deputado Eli Correa Filho (DEM-SP), para explicitar que a razão social poderá ser substituída pela denominação da empresa, e que deverá corresponder ao nome do Registro de Empresas ou Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
Fácil acesso
De acordo com o projeto, as informações, exceto o endereço das sucursais, que poderão aparecer em uma página interna, terão de estar na página principal do site, na parte inferior, em tamanho que permita sua fácil visualização.
A proposta prevê que a empresa flagrada descumprindo as regras será advertida para regularizar a situação em 15 dias. Em caso de reincidência, serão aplicadas multas entre R$ 1 mil e R$ 50 mil. Após a segunda reincidência, o site será tirado do ar.
As regras valem também para as pessoas físicas que hospedarem sites de comércio eletrônico - com a diferença de que, em vez de CNPJ, elas deverão divulgar o CPF.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Daniella Cronemberger


Fonte: Agência Câmara de Notícias
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

Re: Divulgação obrigatória de CNPJ e e-mail em site

Mensagempor ferdineidos em 25 Ago 2011, 22:27

Seria uma medida viável se todo site de compras fosse nacional. Além do mais, quero ver fiscalizar isso.

No fim vai continuar na mesma, sites safados vão continuar existindo, e sites confiáveis também, a única difrença é que agora pra processar o ponto frio você não precisa colocar "CNPJ desconhecido" (como se fosse difícil descobrir CNPJ do Ponto Frio)

Isso sem contar na chuva de CPF e CNPJ falso pra quem quiser realmente fazer m....
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: Divulgação obrigatória de CNPJ e e-mail em site

Mensagempor Iuri em 25 Ago 2011, 22:34

ferdineidos escreveu:Isso sem contar na chuva de CPF e CNPJ falso pra quem quiser realmente fazer m....

Pelo menos quando quiser ir contra esses aí, pode colocar estelionato na lista.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Divulgação obrigatória de CNPJ e e-mail em site

Mensagempor ferdineidos em 25 Ago 2011, 22:52

Iuri escreveu:
ferdineidos escreveu:Isso sem contar na chuva de CPF e CNPJ falso pra quem quiser realmente fazer m....

Pelo menos quando quiser ir contra esses aí, pode colocar estelionato na lista.


Problema é encontrar...

Quadrilha de estelionatário é uma das mais difíceis de serem pegas, pq quando a merda bate no ventilador eles já tão longe.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: Divulgação obrigatória de CNPJ e e-mail em site

Mensagempor NeverSleep em 26 Ago 2011, 01:16

Essa lei nem deve fazer tanta diferença assim, só vai poupar meu tempo de googlar umas informações ou procurar algo numas das inúmeras juntas comerciais espalhadas pelo país.

Isso aí só deve valer mesmo pra lojas registradas no Brasil, e até parece que toda loja é registrada, quero ver quem vai fiscalizar isso tudo...
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
Avatar do usuário
NeverSleep
 
Mensagens: 1554
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:56

Re: Divulgação obrigatória de CNPJ e e-mail em site

Mensagempor Agnelo em 26 Ago 2011, 17:02

Não aumenta gasto público, não requer atenção especial da policia nem nada. Só facilita pra quem tá querendo fazer uma compra e dá uma pista a mais pra quem estiver interessado em utilizar.

Qual o fundamento de criticar uma iniciativa dessas?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Divulgação obrigatória de CNPJ e e-mail em site

Mensagempor ferdineidos em 27 Ago 2011, 13:38

Agnelo, o problema é que o processo legislativo não é algo rápido, nem sem custos.

Perder tempo e dinheiro em algo que na prática não vai ter um impacto tão grande assim é contraprodutivo, ainda mais quando deveria estar sendo debatido reforma política, tributária, processual civil, etc.

Ao invés de gastar recursos com uma lei que tenha impacto real E necessário na população, ficam criando leis que mircogerenciam nossas vidas sem nenhum ganho real (vide aquele projeto de lei de não poder levar bebida alcoólica fora da mala)
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59


Voltar para Off-Topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron