Censura a filme no Rio de Janeiro

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Censura a filme no Rio de Janeiro

Mensagempor Elven Paladin em 29 Jul 2011, 20:33

Na verdade, uma questão mais relevante é "o que justifica censurar qualquer coisa?" (excluindo o que é difamatório a um indivíduo específico). Sério, a censura é um instrumento que não pode ser justificado logicamente por qualquer um que se diga "democrático".
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Censura a filme no Rio de Janeiro

Mensagempor Kasuya em 29 Jul 2011, 23:12

Violência contra a mulher é um dos motivos que eu concordo da censura. Basta ver o filme que dá pra entender a coisa. Não é um tapa ou somente um soco. Agressão enquanto a mulher está acorrentada, sendo estrupada e levando violentos socos nas costas e depois uma "machetada" no pescoço, enquanto o cara continua abusando do corpo já sem vida.


Ok. Muita gente sequer tem estômago para assistir isso. Aí por causa disso eu não posso assistir se eu quiser?

Nada a ver, cara. As pessoas são responsáveis por suas próprias decisões. Ninguém tem o direito de decidir por mim se eu posso ou não assistir um determinado tipo de filme, a não ser que eu não atenda às condições requeridas do filme (no caso, ser adulto).

"Se o cinema pode fazer, eu também posso." Sim, na cabeça de algumas pessoas isso funciona assim.


Cara, a menos que você me mostre uma constatação científica eu não vou acreditar numa história dessa de algum tipo de mídia de influenciar a fazer coisas do tipo.

Tipo, se fosse algum tipo de propaganda do tipo "estupre bebês que é bom, é legal, é saudável", eu até dava o braço a torcer. Mas não é o caso.

Você pode se inspirar em uma obra (digamos que um filme tenha mostrado uma forma de assassinato que você nunca tinha considerado antes), mas obra nenhuma vai te induzir a fazer esse tipo de coisa. Se você faz, você já era propenso a isso.

Na verdade, uma questão mais relevante é "o que justifica censurar qualquer coisa?"


Concordo com o Elven. Tudo que você assista ou consuma é de inteira responsabilidade sua. Não faz sentido uma pessoa achar que é capaz de definir o que é bom e o que não é pra todo mundo. "Ninguém deve assistir esse filme, ou jogar esse jogo, ou ler esse livro". Isso é bizarro.
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

Re: Censura a filme no Rio de Janeiro

Mensagempor Emil em 30 Jul 2011, 00:40

JOGUEI TANTO MARIO BROSS QUE NEM POSSO VER TARTARUGA JÁ SAIO PULANDO EM CIMA!!!
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Censura a filme no Rio de Janeiro

Mensagempor Gun_Hazard em 30 Jul 2011, 13:33

GoldGreatWyrm escreveu:F.A.T.A.L. taí, afinal de contas :P

E sei lá, o filme pode ser babaca, mas tem coisa do Marques de Sade e em hentai guro que ganha com folga disso.


Putz eu ia citar o Marques de Sade aqui...

... algumas das histórias dele fariam esse pessoal do filme ai ter vislumbre de inspiração como nunca...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Censura a filme no Rio de Janeiro

Mensagempor publicano em 30 Jul 2011, 13:49

A ironia é que a maioria dos filmes e jogos de violência acabam evitando violência real, através da catarse... e em certos casos acabam gerando uma coisa bem "legal", pra não dizer o contrário: a "síndrome do mundo perigoso", vc tem certeza de que o mundo é perigoso pq, não só as notícias e o que vc presencia dizem isso, como os filmes que vc vê têm gente violenta... e em geral nos filmes vc é salvo de "gente violenta" por outras pessoas violentas, mas que têm o direito, ou a moral, de serem violentas.

Tipo a polícia.

Ou uma multidão enfurecida com um spray killer, querendo linchá-lo e fazer justiça.

E aí vc dá razão a essas pessoas que parecem ser "the good guys".

Então, quando você vê Tropa de Elite e vibra com a violência do Capitão Nascimento, parabéns: você está entrando na vibe do mundo perigoso.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Censura a filme no Rio de Janeiro

Mensagempor Ric.freitas em 01 Ago 2011, 00:25

O curioso é que a censura ao filme acaba chamando mais atenção ao próprio filme que se queria censurar, o que pode fazer com que número maior de pessoas assista ao filme.
Ric.freitas
 
Mensagens: 473
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:38

Re: Censura a filme no Rio de Janeiro

Mensagempor joao-aragorn em 02 Ago 2011, 09:16

Nesse caso concordo com a maior parte: exibir avisando do caráter do filme e advertir a respeito está ok. Censurar não.

Eu honestamente sou uma pessoa bem difícil de chocar, e fiquei curioso de ver se o filme é tão bizarro assim. Se bem que depois de "Irreversível" eu acho difícil algum filme marcar mais. Ceninha de estupro desesperadora, aquela.
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

Re: Censura a filme no Rio de Janeiro

Mensagempor Gun_Hazard em 02 Ago 2011, 11:17

Chocar?


slaughtered vomit dolls (2006)

Spoiler para maiores de 18 com estomago de tubarão
http://www.megavideo.com/?v=RQYHL41P
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Censura a filme no Rio de Janeiro

Mensagempor joao-aragorn em 03 Ago 2011, 07:55

Ok, Gun_Hazard, eu nem vi o trailer ainda, mas a noção de um cara comer e vomitar o cérebro de outro repetidamente não tá me atraindo a ver o troço =P
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

Re: Censura a filme no Rio de Janeiro

Mensagempor Lucita em 05 Ago 2011, 18:06

Ministério anuncia classificação indicativa de "A Serbian Film"
MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DO RIO

Uma semana após suspender a classificação indicativa de "A Serbian Film - Terror sem Limites", o Ministério da Justiça (MJ) anunciou hoje que o longa foi classificado como "não recomendado para menores de 18 anos, por conter sexo, pedofilia, violência e crueldade".

A classificação havia sido suspensa pelo Ministério da Justiça após pedido da Procuradoria da República em Minas Gerais, que solicitou ao MJ que proibisse a exibição do longa ou suspendesse sua análise, por suposto desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Ontem, o ministério anunciou que um parecer de sua consultoria jurídica concluiu que "se trata de obrigação classificar indicativamente as obras cinematográficas". Sem a classificação, os filmes não podem estrear em circuito comercial.

Cena do filme "A Serbian Film - Terror sem Limites" ("Srpski film"), de Srdjan Spasojevic
"Por se tratar de atividade de caráter meramente informativo, a classificação indicativa não se traduz em autorização ou permissão para a exibição dos filmes", afirma o parecer jurídico.

Quanto ao pedido para que o MJ vetasse a exibição do longa, os advogados do órgão afirmaram que "o Ministério da Justiça não possui competência para proibir a veiculação de filmes. Essa proibição só pode acontecer por decisão judicial." (veja abaixo a íntegra do comunicado oficial do ministério)

A polêmica em torno do filme começou após reportagem publicada na Ilustrada em 18/7, que apresentava "A Serbian Film" e os problemas por que ele passou na Europa, onde foi censurado por suas cenas de necrofilia, violência e, na mais comentada, o estupro de um recém-nascido.

O longa seria exibido no festival de cinema fantástico do Rio (RioFan) no dia 23/7, uma semana após ter passado em festivais de Porto Alegre e de São Luís.

Depois da reportagem, no entanto, o caminho do longa no Brasil começou a ficar embargado. Primeiro foi a Caixa Econômica que proibiu a exibição em seu espaço cultural carioca, onde acontecia o RioFan.

Com isso, a distribuidora do filme procurou o Grupo Estação, que concordou em fazer uma sessão de "A Serbian Film" na mesma data prevista, no Cine Odeon.

Na véspera da exibição, entretanto, a juíza Katerine Jatahy Nygaard, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, atendeu a uma ação ajuizada pelo diretório regional do DEM (Democratas) e proibiu a sessão e apreendeu a cópia do longa.

A magistrada citou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que "veda expressamente a filmagem, reprodução (...) de cenas de sexo (...) envolvendo crianças ou adolescentes".

Posteriormente, também se baseando no ECA, a Procuradoria da República em Minas Gerais procurou o Ministério da Justiça para pedir as ações que foram negadas hoje.

Desde o primeiro ato contra a exibição do filme no Brasil uma série de protestos se iniciou na web --de cineastas, críticos, movimentos anticensura-- e culminou em protestos na porta do cine Odeon, no Rio, no dia da sessão proibida. Também foi criado um blog (censuranao.wordpress.com) mobilizado pela exibição do filme.

ÍNTEGRA DA NOTA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Ministério da Justiça classifica "A Serbian Film"

O Ministério da Justiça decidiu classificar o filme "A Serbian Film Terror Sem Limites", que teve sua análise temporariamente suspensa depois de pedido da Procuradoria da República no Estado de Minas Gerais. Parecer elaborado pela Consultoria Jurídica do ministério concluiu que se trata de obrigação classificar indicativamente as obras cinematográficas.

"Por se tratar de atividade de caráter meramente informativo, a classificação indicativa não se traduz em autorização ou permissão para a exibição dos filmes", afirma o documento.

Segundo a Consultoria Jurídica, o Ministério da Justiça não possui competência para proibir a veiculação de filmes. Essa proibição só pode acontecer por decisão judicial. De acordo com o parecer: "O Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação não tem competência de aferir a ocorrência de crime, em tese, em obra cinematográfica e, ainda, proibir a sua veiculação antes que se conclua inquérito civil ou policial, ou decisão judicial, a teor do que dispõem os mesmos Decreto nº 6.061, de 2007 e Portaria nº 1.100, de 2006."

O Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação classificou, então, a obra cinematográfica "A Serbian Film Terror Sem Limites" como "não recomendado para menores de 18 anos, por conter sexo, pedofilia, violência e crueldade".

Atendendo à solicitação, a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça encaminhou à Procuradoria da República no Estado de Minas Gerais cópia integral do processo de classificação indicativa, contendo o filme.

Fonte: Folha
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Avatar do usuário
Lucita
 
Mensagens: 384
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:17

Re: Censura a filme no Rio de Janeiro

Mensagempor Gun_Hazard em 06 Ago 2011, 21:22

Prova que os Responsáveis pela classificação dos filmes tem mais pé no chão que os políticos cariocas...

Mas até um andorinha ou um beija-flor, tem mais pé no chão que um politico do DEM.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Anterior

Voltar para Off-Topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron