Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em escolas

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor publicano em 23 Jul 2011, 17:11

Eu acho que no ensino médio há um pequeno excesso de ênfase em exatas que é meio inútil pra quem não vai trabalhar nessa área.
Essa lei deveria ser acompanhada de uma reestruturação global do currículo.

E quanto aos que perguntam onde enfia tempo pra religião, caraca, nós tínhamos na minha velha época disciplinas desgraçadas como EMC e OSPB, que eram lavagem cerebral pura, pq não uma disciplina 1x/semana, que nem acontece com Educação Artística, falando de religiões em geral?

Se bem executada essa disciplina serviria pra diminuir preconceito religioso.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor Aluriel de Laurants em 23 Jul 2011, 17:45

publicano escreveu:Eu acho que no ensino médio há um pequeno excesso de ênfase em exatas que é meio inútil pra quem não vai trabalhar nessa área.
Essa lei deveria ser acompanhada de uma reestruturação global do currículo.


O problema é que pra quem vai pras exatas já se fode bonito por não saber bases de cálculo, diminuir isso só pioraria as coisas, fora que quase ninguém se forma em exatas no tempo devido porque encalha em algum cálculo, atrasando praticamente o curso inteiro.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor publicano em 23 Jul 2011, 18:30

Aluriel de Laurants escreveu:
publicano escreveu:Eu acho que no ensino médio há um pequeno excesso de ênfase em exatas que é meio inútil pra quem não vai trabalhar nessa área.
Essa lei deveria ser acompanhada de uma reestruturação global do currículo.


O problema é que pra quem vai pras exatas já se fode bonito por não saber bases de cálculo, diminuir isso só pioraria as coisas, fora que quase ninguém se forma em exatas no tempo devido porque encalha em algum cálculo, atrasando praticamente o curso inteiro.


Porra, então ajeita isso aí direito, sei lá...
Uma porção de equação e coisas de física que eu aprendi me foram absolutamente inúteis. Tudo bem que vc tem que ter uma base sólida de matemática na sua vida, pra um monte de coisas inclusive pra estimular sua mente, mas eu não acho que uns 30% do que aprendi de exatas me foram úteis.
Eu só gosto de física pra me divertir, lendo livros de física quântica ou relativística pra leigos, etc., como quem lê ficção. Minhas médias de ensino média era mínimas em física e 10 em inglês.

Quem sabe, antes da faculdade, em vez do ensino médio ou seu equivalente agora que não sei o nome, não poderia haver um período intermediário em que vc escolhesse apenas o foco preparatório? Tipo escolher a área de antemão, exatas, humanas, biológicas, whatavers?
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor FreeSample em 23 Jul 2011, 19:37

Publicano, acho que algo do tipo é proposto no REUNI, mas só acho, mesmo.
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor DracoDruida em 23 Jul 2011, 19:59

Eu acho que no ensino médio há um pequeno excesso de ênfase em exatas que é meio inútil pra quem não vai trabalhar nessa área.
Essa lei deveria ser acompanhada de uma reestruturação global do currículo.

No ensino médio tem é muito aluno que não aprendeu o que devia de matemática no ensino fundamental e boia bonito em matemática, física e química no ensino médio.

E quanto aos que perguntam onde enfia tempo pra religião, caraca, nós tínhamos na minha velha época disciplinas desgraçadas como EMC e OSPB, que eram lavagem cerebral pura, pq não uma disciplina 1x/semana, que nem acontece com Educação Artística, falando de religiões em geral?
Se bem executada essa disciplina serviria pra diminuir preconceito religioso.

Discordo que uma disciplina sobre religião seja uma prioridade, assim como discordo que reduziria preconceito, ao menos no modelo de "disciplina de religião". Muito mais útil dar uma pincelada sobre a religião quando ensinassem em história sobre a cultura de determinado povo. Prefiro jogar esse tempo semanal pra dentro de História ou algo assim.

Quem sabe, antes da faculdade, em vez do ensino médio ou seu equivalente agora que não sei o nome, não poderia haver um período intermediário em que vc escolhesse apenas o foco preparatório? Tipo escolher a área de antemão, exatas, humanas, biológicas, whatavers?

Tá louco. Os alunos não tem condições ainda de decidirem.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor publicano em 23 Jul 2011, 20:24

Se não tivessem condição de decidir não existiria curso técnico combado com ensino médio.

Eu mesmo saí de lá mas cursei Química em CEFET que levava 4 anos de ensino médio, vc terminava o ensino médio sendo técnico em Química, vários amigos meus terminaram o curso, quer dizer então que eles fizeram mal em já escolher sua área de forma mais específica ainda do que eu tou propondo, e segundo FreeSample, já é cogitado pelo REUNI?

Editado: Sua proposta também de englobar em História é válida, mas seria bom um foco maior pros alunos entenderem que diabos exatamente é religião, as várias religiões, como se classifica uma religião (monoteísmo, panteísmo, panenteísmo, henoteísmo, monoteísmo, blá blá blá) no mínimo...

E eu sei que isso não automaticamente tira o preconceito, mas aumenta a chance dele sumir. Sabemos que quanto mais instrução, maior a chance da pessoa ter a cabeça mais aberta... isso não é um determinismo, apenas uma probabilidade maior. Eu sei que muita gente com doutorado tem merda na cabeça.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Jul 2011, 21:00

Eu não consigo levar essa idéia a sério. Para arqueologistas e antropólogos, que tem que estudar certas culturas de forma mais objetiva possível, é uma recomendação metodológica muito boa (afinal, ninguém quer ter "lições éticas e morais" ao ler sobre a interação entre religião grega com os budista "indianos" durante os remanescentes helênicos na Báctria). Mas disso para pular para a afirmação relativista que "toda cultura é igualmente boa ou ruim" é um salto lógico assustador.


Sim, é. Exatamente por isso minha visão com relação a isso mudou.

Mas é complicado a afirmação que tem sido feita de forma incrivelmente frequente, mesmo sendo velada, de que "é muçulmano, então é terrorista". A cultura árabe, em si, não deve ser vista assim.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor Kasuya em 25 Jul 2011, 08:54

Mas é complicado a afirmação que tem sido feita de forma incrivelmente frequente, mesmo sendo velada, de que "é muçulmano, então é terrorista". A cultura árabe, em si, não deve ser vista assim.


Não tou discordando de ti, VA, estou usando sua frase para caracterizar o assunto do tópico:

Sério mesmo que o pessoal vai mudar o currículo em via de lei por causa de preconceito do tipo "se é árabe, é terrorista"? :sobrancelha:

Tanto problema maior no ensino e as pessoas preocupadas com isso? Quer dizer, se as crianças acham ou não que um árabe aleatório é, necessariamente, um terrorista?


pq não uma disciplina 1x/semana, que nem acontece com Educação Artística, falando de religiões em geral?


Por que uma disciplina de religião teria o mesmo efeito de uma disciplina de política, por exemplo: adivinha qual ponto de vista o professor vai favorecer? O dele. ;-)

Agora pensa bem, na melhor das hipóteses, um professor de religião vai "doutrinar" os seus alunos numa cultura essencialmente cristã como "a melhor e mais funcional" em detrimento das outras. Na pior, ele vai "doutrinar" os alunos em uma religião estranha/alternativa que vai de encontro às crenças dos pais em geral (cristã). Então você já imagina o tamanho da confusão que isso iria gerar.

Eu já vi relatos de profissionais das ciências exatas, por exemplo, relatando que o filho já fora parar na coordenação do colégio levando advertências por disparidade de culturas entre colégio e a casa. O exemplo mais clássico é o dito cujo filho contestando a profa. por saber que Plutão não é mais considerado um planeta. É isso aí, você recebe advertências junto aos pais por discordar da professora estando ela está cientificamente (e comprovadamente) enganada. Imagine no plano da religião, onde não temos uma "ciência exata" pra comprovar o que se diz.

Se não tivessem condição de decidir não existiria curso técnico combado com ensino médio.


A maioria dos alunos não sabem o que quer. Ter a opção de decidir o que você quer pra sua vida mais cedo não te torna uma pessoa mais decidida ou mais capaz de decidir. Se você foi um caso, escolheu sua opção e está 100% satisfeito com ela, você não é a regra, mas a exceção.
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor ferdineidos em 25 Jul 2011, 11:19

tinha que ter uma matéria no segundo grau ensinado direitos fundamentais, isso sim...
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor publicano em 25 Jul 2011, 12:46

A ideia é bem mais sensata mesmo.


E atualizando as ideias...


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor ferdineidos em 25 Jul 2011, 13:08

é absurdo o número de pessoas que fala as maiores burradas com relação ao que tem ou não direito de fazer. E os que falam mais besteira normalmente são os "educados", que lêem uma besteira no jornal e regurgitam por aí.

Se tivesse no segundo grau uma matéria do que é ou não direito, tenho certeza que muita coisa melhoraria.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor Skar em 25 Jul 2011, 14:27

Tanto problema maior no ensino e as pessoas preocupadas com isso? Quer dizer, se as crianças acham ou não que um árabe aleatório é, necessariamente, um terrorista?


:parede:

Cara sério que você acha que educar as pessoas a saberem que determinada cultura não é terrorista é algo de relativa pouca importância? É a cultura deles não é que tem mais se espalhado pelo mundo, as nações do oriente médio tem se tornado cada vez mais próximas do Brasil em teores comerciais e também políticos[ caramba o Brasil ficou do lado do Irã e da Turquia em relação ao enriquecimento de urânio].

É não existe motivo para o povo brasileiro aprender que eles não são terroristas.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Avatar do usuário
Skar
 
Mensagens: 1957
Registrado em: 17 Dez 2007, 19:40

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Jul 2011, 14:47

Tanto problema maior no ensino e as pessoas preocupadas com isso? Quer dizer, se as crianças acham ou não que um árabe aleatório é, necessariamente, um terrorista?


Não vem me frustrar com o argumento de que "tem problema mas sério, então empurra esse pra baixo do tapete", Kasuya. Isso é um saco.

Preconceito religioso é um fato no Brasil e no mundo. Não só com religiões árabes, mas com religiões africanas, ateístas, judeus, e até budistas. Qualquer um que saia do padrão cristão sofre preconceito em algum momento (especialmente árabes e umbandistas, hoje em dia).

Não apoio a forma como a lei foi construída. Mas deveria ter uma forma de propagar tolerância cultural, sim. Isso é um problema seríssimo, e deve ser encarado como tal.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor Iuri em 25 Jul 2011, 14:55

Pra fazer as pessoas pararem de pensar que nem todo árabe é terrorista não é necessário nenhuma mudança no curriculo do ensino médio. Se toda vez que alguma ignorancia compartilhada se mostrar presente o curriculo for refeito para mostrar que aquilo não é verdade, em poucos anos o ensino médio vai se tornar uma faculdade de antropologia.

Eu apostaria mais em investimento em propaganda, aproveitando-se das mídias de massa. Não é comum hoje em dia a Globo colocar temas "da moda", como homofobia nos ultimos tempos, em suas principais novelas (claro que a função não é conscientizar, mas sim parecer mais atual)? Então, por aí... E na escola se concentrar em ensinar o que for suficiente para o estudante entender que generalizações desse tipo não se aplicam a maioria dos casos. Se para chegar neste resultado fosse necessário ensinar cultura árabe, então eu acho que valeria a pena ensiná-la. Porém, acho que isto não é necessário.

E eu concordo com o ferdineidos que é necessário ensinar mais sobre direito e coisas práticas do tipo "como se virar no mundo real".
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor Kasuya em 25 Jul 2011, 15:54

Cara sério que você acha que educar as pessoas a saberem que determinada cultura não é terrorista é algo de relativa pouca importância?


Sério mesmo que tu acha que TODO MUNDO acha que ser árabe == ser terrorista?

Francamente, isso é subestimar a inteligência do país como um todo (que não é gigante mas, deuses, existe).

Não apoio a forma como a lei foi construída. Mas deveria ter uma forma de propagar tolerância cultural, sim. Isso é um problema seríssimo, e deve ser encarado como tal.


Intolerância cultural >>>>>>> "achar que árabe é terrorista".

Isso é um problema maior. Acontece que o projeto de lei se restringe a uma parcela do problema e não o problema como um todo.

Mas em resumo, o que eu quero dizer é isso:

Iuri escreveu:Pra fazer as pessoas pararem de pensar que nem todo árabe é terrorista não é necessário nenhuma mudança no curriculo do ensino médio. Se toda vez que alguma ignorancia compartilhada se mostrar presente o curriculo for refeito para mostrar que aquilo não é verdade, em poucos anos o ensino médio vai se tornar uma faculdade de antropologia.



Preconceito contra esse povo existe, é claro, existe preconceito contra tudo porque é impossível que todo mundo conheça tudo de tudo, mas daí querer mudar o currículo do ensino médio por achar que as pessoas acreditam que todo árabe é terrorista, pra mim, é demais.

Estudar outras culturas, dando uma pincelada no mundo afora, sempre foi uma das atribuições das matérias de Estudos Sociais, no caso, principalmente a História, onde eu, pessoalmente, cheguei a ver Islamismo, árabes, etc... Não muito, mas o suficiente para não achar que todo árabe é terrorista.

Então não é questão de "empurrar problema pra debaixo do tapete", é uma questão de objetividade. Ainda mais que, resolvendo alguns problemas outros do ensino (como a questão de Direitos e Deveres e cidadania geral) já reduziríamos sensivelmente o problema do "todo árabe é terrorista".

Num sistema curricular carregado por natureza, modificá-lo só para resolver uma pequena faceta de um problema maior é, para mim, um tiro no pé.
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron