Página 1 de 1

Projeto concede um dia de folga para doador de medula óssea

MensagemEnviado: 27 Jun 2011, 22:27
por Assumar
Projeto concede um dia de folga para doador de medula óssea

Brizza Cavalcante

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1140/11, da deputada Marina Santanna (PT-GO), que autoriza o empregado a faltar um dia de trabalho por ano, sem prejuízo salarial, para fazer inscrição ou atualização de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43).
O banco de doadores existe desde 2000 e é administrado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Sempre que uma pessoa precisa do transplante e não tem doador compatível na família, o banco de doadores é acionado. O registro do voluntário é feito em hemocentros, onde é retirada uma amostra de sangue do doador.

Dever constitucional
Segundo a deputada, o projeto tem como objetivo “complementar as políticas públicas de estímulo à doação de medula óssea, incentivar a solidariedade entre os cidadãos e contribuir para que o Estado cumpra o seu dever constitucional de assegurar a saúde da população”.
Ela destaca que o Redome, que serve de modelo para outros países, é o terceiro maior banco de dados de doadores de medula do mundo, com 2 milhões de voluntários registrados atualmente. O Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha.

Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Daniella Cronemberger


Fonte: Agência Câmara de Notícias

Re: Projeto concede um dia de folga para doador de medula ós

MensagemEnviado: 27 Jun 2011, 22:40
por Iuri
Eba, agora já sei o que fazer quando quiser ficar em casa dormindo até mais tarde.

Re: Projeto concede um dia de folga para doador de medula ós

MensagemEnviado: 28 Jun 2011, 08:48
por Agnelo
Eu sou registrado como doador de medula já faz uns 4 anos, mas nunca quiseram a minha.

Re: Projeto concede um dia de folga para doador de medula ós

MensagemEnviado: 28 Jun 2011, 10:25
por _Virtual_Adept_
É que tu é lindo demais pra doar medula, Agnelo.

Re: Projeto concede um dia de folga para doador de medula ós

MensagemEnviado: 14 Jul 2011, 17:55
por Assumar
Tema correlato

Projeto isenta doadores de sangue de pagarem inscrição em concurso (ALMG)

Doadores regulares de sangue podem ficar isentos do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 170/11, do deputado Sargento Rodrigues, que recebeu parecer pela legalidade da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, durante reunião desta terça-feira (12/7/11).
A proposição altera a Lei 13.392, de 1999, que isenta o cidadão desempregado do pagamento de taxa de inscrição em concurso público no Estado. O objetivo do projeto é incluir os doadores regulares de sangue na isenção prevista pela referida lei, por meio de alteração em seu artigo 1°. O projeto também acrescenta a previsão de que o candidato deverá comprovar, no ato da inscrição em concurso, ser doador de sangue, mediante a apresentação de documento emitido pela entidade coletora. O projeto foi relatado pelo deputado Delvito Alves (PTB).