BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 13 Jun 2011, 19:02

Queimar dinheiro envolve risco de acidente e de queimaduras a inocentes, ferdineidos. Isso foi mencionado.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Emil em 13 Jun 2011, 21:19

Se o cara não confere a nota por que tá cansado, o problema é dele, ninguem mandou não fazer o trabalho direito.


Que pensamento babaca. Isso tinha que dar desclassificação da discussão, não é possível.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Iuri em 13 Jun 2011, 21:36

"O motorista atravessou o sinal vermelho porque queria chegar logo em casa"
"O pedestre atravessou a rua sem olhar para os dois lados porque nunca vinha carro naquela rua mesmo..."
"O anestesista não conferiu se o paciente era alérgico a medicação porque já estava tarde, e é tão raro esse tipo de alergia mesmo..."
"Ah, o bombeiro não entrou naquele quarto do prédio em chamas para conferir se tinha gente porque já tinha resgatado muitas pessoas naquele dia"

Claro que isso são analogias extremas, mas um simples "o professor corrigiu só os resultados (ao invés de todo desenvolvimento da resposta) nas provas porque estava cansado de tanto corrigir provas" já deve ser o suficiente.

Se o cara não está apto para exercer sua função, as chances de cometer um deslize aumentam. Ignorar propositalmente ações que deveriam fazer parte do protocolo de seu trabalho (como verificar a autenticidade de cédulas) põe a culpa toda no funcionário, algo com o que eu concordo. Se a ação que ele deixou de fazer não é citada em tal protocolo, ele deve ser eximido da culpa. Mas como já disse, aposto que todas empresas grandes já instruíram seus funcionários a não aceitar cédulas manchadas. Se ele tinha consciencia que não estava apto, pior ainda. Se o cara tá sendo sobrecarregado, aí é outra história, como já disse no post que o emil não citou completamente.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Emil em 13 Jun 2011, 22:22

"O motorista atravessou o sinal vermelho porque queria chegar logo em casa"
"O pedestre atravessou a rua sem olhar para os dois lados porque nunca vinha carro naquela rua mesmo..."
"O anestesista não conferiu se o paciente era alérgico a medicação porque já estava tarde, e é tão raro esse tipo de alergia mesmo..."
"Ah, o bombeiro não entrou naquele quarto do prédio em chamas para conferir se tinha gente porque já tinha resgatado muitas pessoas naquele dia"


Herpa derpa deedoo doo hurr.

Claro que isso são analogias extremas


São analogias ruins porque não são nem de perto aplicáveis ao caso. O ruim de argumentar por analogias é que você tem que pensar em casos semelhantes. Se não, seu argumento (que no caso já não é muito bom, mas faço digressão, estamos partindo de uma situação geral pra chegar na específica, então tratemos da específica depois) fica ainda mais furado, porque o erro na interpretação aparece com muito mais clareza. Desta maneira, analogias extremas mais corretas para o exemplo levantado pelo fernideiros são as seguintes:

Um motorista, que trabalha dirigindo (caminhoneiro, taxista, motorista de empresa, ou particular), após ser agraciado com as opções: a) fazer um número de horas extras (além do permitido por lei) definido pela firma e não ser demitido b) não poder alimentar sua família; cochilou alguns segundos ao volante e atravessou o sinal fechado.
O pedestre teve que atravessar a rua sem olhar porque foi o vendedor que vendeu menos em seu setor, e o vendedores com piores desempenhos precisam pagar uma prenda. A empresa escolheu aquela rua porque nunca vinha carro mesmo.
O anestesista não conferiu se o paciente era alérgico à medicação porque teve que ficar, além do horário do plantão, mais cinco horas, devido à crônica falta de estrutura. Como estava exausto, não percebeu que o protocolo fora seguido na penúltima cirurgia, mas não na última.
Ah, o bombeiro não entrou naquele quarto do prédio em chamas porque o prédio caiu com ele dentro antes.

Aí eu ia continuar argumentando, mas deu uma puta preguiça de analisar a fundo o que está escrito nesse último parágrafo, então vou só copicolar essa frase:

Se ele tinha consciencia que não estava apto, pior ainda.


E no fim, é isso que está escrito: pô, porque ele não parou pra descansar? Vai ser sempre culpa do funcionário, foda-se que a empresa pode arcar com a perda de 50 pilas como se fosse pinto, e o caixa, o cobrador, o fodido pra quem 50 contos fazem diferença... bom, quem mandou ser fodido, não é mesmo? Trabalhasse com internet, que se pode resolver tudo por cartão.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Iuri em 13 Jun 2011, 23:05

Emil em defesa do proletariado acaba pulando frases simples que poupariam bastantes linhas de post...

Emil escreveu:
"O motorista atravessou o sinal vermelho porque queria chegar logo em casa"
"O pedestre atravessou a rua sem olhar para os dois lados porque nunca vinha carro naquela rua mesmo..."
"O anestesista não conferiu se o paciente era alérgico a medicação porque já estava tarde, e é tão raro esse tipo de alergia mesmo..."
"Ah, o bombeiro não entrou naquele quarto do prédio em chamas para conferir se tinha gente porque já tinha resgatado muitas pessoas naquele dia"


Analogias extremas mais corretas para o exemplo levantado pelo fernideiros são as seguintes:

Um motorista, que trabalha dirigindo (caminhoneiro, taxista, motorista de empresa, ou particular), após ser agraciado com as opções: a) fazer um número de horas extras (além do permitido por lei) definido pela firma e não ser demitido b) não poder alimentar sua família; cochilou alguns segundos ao volante e atravessou o sinal fechado.
O pedestre teve que atravessar a rua sem olhar porque foi o vendedor que vendeu menos em seu setor, e o vendedores com piores desempenhos precisam pagar uma prenda. A empresa escolheu aquela rua porque nunca vinha carro mesmo.
O anestesista não conferiu se o paciente era alérgico à medicação porque teve que ficar, além do horário do plantão, mais cinco horas, devido à crônica falta de estrutura. Como estava exausto, não percebeu que o protocolo fora seguido na penúltima cirurgia, mas não na última.
Ah, o bombeiro não entrou naquele quarto do prédio em chamas porque o prédio caiu com ele dentro antes.

E todos estes casos (tirando o último, óbvio, e o segundo -mas por favor né, o cara faz apostas estúpidas que colocam sua vida em risco e quer culpar outros?-) são exemplos de problemas internos da empresa. Neste tipo de caso a empresa vai acabar processada por obrigar o funcionário a tomar uma atitude de risco. Tu teria percebido que não é destes casos que estou falando se tivesse prestado atenção quando eu disse "ritmo de trabalho excessivo".

Tu deve ter ficado tão furioso com a minha frase que nem leu a seguinte. Deixa que eu quoto pra ti:

Se, por outro lado, ele não confere as notas pois o ritmo do trabalho é muito acelerado e não dá tempo de conferi-las, então o problema é com a própria empresa que está sobrecarregando seus funcionários.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Emil em 13 Jun 2011, 23:27

Escolha a babaquice que melhor aprover como resposta à babaquice inicial do seu post:
a) O Emil é comunista, mas eu sou neutro herpt derpt.
b) Com ganas de defender interesse de patrão, Iuri nem percebe as derpices que me enfurecem.
Pode ficar com as duas, se quiser.

Sério, se você acha que eu não li, parabéns, champz. Continua achando. Também continua achando que tem separação clara entre "ah, não fiz porque tou cansadinho (ou porque sou preguiçoso)" e entre o ritmo frenético de trabalho a que todo mundo tá submetido. E vamos ficar achando também que a desculpa quase nunca cai no primeiro campo. E vamos fingir que a discussão continua mesmo admitindo que pode haver sobrecargar por puro amor à discussão.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Iuri em 14 Jun 2011, 00:49

Tréplica babaquice: o problema dessa juventude esquerdista (além da utopia, é claro) é como se enfurecem fácil por qualquer derpice (e então agem de forma mais hurr durr do que aqueles que os enfureceram).

Emil escreveu:Sério, se você acha que eu não li, parabéns, champz. Continua achando.

Vou continuar achando, pelo menos enquanto tu continuar agindo como se realmente não tivesse lido aquilo. E um profissional como tu deve saber como leitura seletiva é uma merda né? ...E porque esse parabéns? Meu aniversário tá longe ainda. Se é pelo dia dos namorados, muito obrigado.

Emil escreveu:Também continua achando que tem separação clara entre "ah, não fiz porque tou cansadinho (ou porque sou preguiçoso)" e entre o ritmo frenético de trabalho a que todo mundo tá submetido. E vamos ficar achando também que a desculpa quase nunca cai no primeiro campo.

Tu falou a palavra chave, velho. Todo mundo tá submetido (OK, foram palavras. no plural). Se é um ritmo ao qual todo mundo está submetido, então este nível de carga de trabalho não pode ser considerada acima do normal. Já saímos da revolução industrial (the times, they are a changing...), e atualmente a jornada de trabalho normal é de 8 horas (não que eu não quisesse que fosse menor...), tempo que, ao menos que estejamos falando de trabalho pesado (o que não é o caso de cobradores de ônibus e caixas de mercados), não é suficiente para sobrecarregar ninguém (antes de qualquer acusação falaciosa, já trabalhei 8 h/dia andando de um lado para o outro, e nunca deixei de tomar todas precauções de segurança que o trabalho exigia com a desculpa de "já ter trabalhado demais").
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor MagoCego em 14 Jun 2011, 09:10

É função do trocador, caixa de padaria, caixa de banco (etc) verificar se as notas e moedas que estão recebendo são válidas. Se ele aceitar uma nota falsa, manchada, rasgada que a inutilize, fora de circulação, sem a "barrinha preta", etc, a culpa é dele sim!
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Lumine Miyavi em 14 Jun 2011, 10:54

Offtopic: Acho que esse é o tópico com mais falácias lógicas derpice por centímetro cúbico em um bom tempo. Continuem assim, tou me divertindo com as posturas bizarras, especialmente a de "pessoas que trabalham como caixas, trocadores e trabalhos equivalentes tem que conferir tudo, porque o cidadão é ocupado demais pra ver e o trabalho deles não é pesado o suficiente."

Porque quem é cobrador de passagem vai ter tempo pra conferir todas notas na hora do rush.

:pipoca2:
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Iuri em 14 Jun 2011, 15:15

Porque quem é cobrador de passagem vai ter tempo pra conferir todas notas na hora do rush.

Vocês falam como se verificar a mancha de uma nota demandasse pesagens e análises fotométricas com luz ultravioleta. :roll:

E o RJ acaba de ganhar um ponto em relação ao RS: pelo jeito lá os caixas tentam agilizar o serviço quando a fila tá grande demais. Nunca vi disso por aqui, até por que quem vai acabar se atrasando é o cara que ta na fila, não o cara que vai receber o pagamento.

"pessoas que trabalham como caixas, trocadores e trabalhos equivalentes tem que conferir tudo, porque o cidadão é ocupado demais pra ver e o trabalho deles não é pesado o suficiente."

Se esse é o trabalho dele, porque ele não teria que fazer? Ou tu só tava querendo contribuir para a derpagem do tópico? :haha:
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 14 Jun 2011, 17:18

Eu já desisti da discussão, já que a utilidade das manchas já foi inutilizada pelos outros métodos. Por mim, que essa história de mancha fosse esquecida de uma vez pelo BC.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Iuri em 14 Jun 2011, 17:21

_Virtual_Adept_ escreveu:Já que a utilidade das manchas já foi inutilizada pelos outros métodos.

Fato.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Blackbird em 14 Jun 2011, 17:21

Iuri escreveu:
"pessoas que trabalham como caixas, trocadores e trabalhos equivalentes tem que conferir tudo, porque o cidadão é ocupado demais pra ver e o trabalho deles não é pesado o suficiente."

Se esse é o trabalho dele, porque ele não teria que fazer? Ou tu só tava querendo contribuir para a derpagem do tópico? :haha:
Acho que precisamos lembrar que o cidadão também tem o dever de conferir a nota, a obrigação de não repassá-la e de levar aos olhos de um órgão responsável o mais rápido possível.
Justificar que um ou outro não tem tempo hábil pra fazer essa conferência ou pra resolver o assunto de maneira eficaz e legal só mostra pra mim uma falha estrutural grande o suficiente pra desfalcar os dois lados nesse sistema.

De onde eu vejo, apesar de todos os pesares, não dá pra você constituir uma vida em sociedade sem esperar um mínimo de boas intenções.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Emil em 14 Jun 2011, 23:30

O bom de já entrar babaqueando é que a gente dá uma remexida em toda babaquice que tinha sedimentado no funda da discussão, e com a agitação ela vem à tona. Então, pulando a derpice da quatréplica (?), vamos aos pontos que interessam:

Iuri escreveu:Tu falou a palavra chave, velho. Todo mundo tá submetido (OK, foram palavras. no plural). Se é um ritmo ao qual todo mundo está submetido, então este nível de carga de trabalho não pode ser considerada acima do normal.


Eu gosto muito desse raciocínio pra mostrar como a gente naturaliza coisas que nem sabe porque são assim. Mas se é considerado normal, pra que pensar nisso né?

-- Digressão: normal é apenas aquilo que está de acordo com determinada norma. Que as coisas sigam ou deixem de seguir determinada norma diz muito pouco sobre ela (na verdade, se muita quebra acontece, é bom abrir o olho, pode ser problema da norma, e não da quebra): às vezes a gente obedece normas de merda e nem se dá conta de quão de merda elas são. Fim desta digressão.

O pensamento toscão diz assim: se todo mundo segue, então tá bom, e dá-lhe tautologia (façam as contas). Um pensamento menos tosco seria assim: por que isso é argumento mesmo? O dia de trabalho já foi de dezesseis horas, e isso era considerado normal. E um pouco menos tosco seria: tá o dia de trabalho tem 8 horas. Por quê? Faz sentido que pra todo mundo seja de oito horas? Dá pra ser diferente?

Iuri escreveu:Já saímos da revolução industrial (the times, they are a changing...)


Sério? E? Also, WTF?

Iuri escreveu:atualmente a jornada de trabalho normal é de 8 horas (não que eu não quisesse que fosse menor...), tempo que não é suficiente para sobrecarregar ninguém (antes de qualquer acusação falaciosa, já trabalhei 8 h/dia andando de um lado para o outro, e nunca deixei de tomar todas precauções de segurança que o trabalho exigia com a desculpa de "já ter trabalhado demais").


Iuri, a medida de todas as coisas. Sério, velho, pare e pense por um minuto: por que você acha que isso é argumento? E porra, oito horas não é tempo pra sobrecarregar ninguém, mesmo? Cê consegue imaginar condições de trabalho minimamente diversas da sua?

Iuri escreveu:ao menos que estejamos falando de trabalho pesado (o que não é o caso de cobradores de ônibus e caixas de mercados)


Eu ainda vou exigir a sério uma resposta da moderação: por que mandar uma dessas não é considerado ofensa (à inteligência, à dignidade, à disposição de debater...) o suficiente pra mandar o cara uma diazinho pra geladeira? Sério, vai, galera? Uma xingadinha de volta grátis pelo menos. Tá,eu sei, eu imagino que ele queria contrapor essas coisas que ele acha levinhas a levantar um edifício, cortar cana, mas é foda, né? Aqui tá num sentido quase de -- isso é moleza. É muita falta de sacanagem no coração.

_Virtual_Adept_ escreveu:Eu já desisti da discussão, já que a utilidade das manchas já foi inutilizada pelos outros métodos.


O problema é que faz tempo que a discussão deixou de ser sobre as manchas na notas. Eu e mais umas pessoas estamos tentando levantar a questão: por que parece tão natural que quando o rolo se dá entre você e a instituição financeira, e a grande empresa, e o conglomerado multinacional, a naba acaba no seu fiofó?

Blackbird escreveu:Justificar que um ou outro não tem tempo hábil pra fazer essa conferência ou pra resolver o assunto de maneira eficaz e legal só mostra pra mim uma falha estrutural grande o suficiente pra desfalcar os dois lados nesse sistema.


Gozado, eu não vejo dois lados sendo desfalcados... justamente porque a gente não consegue levantar a discussão acima do nível das individualidades. Fica parecendo que o problema é de um caixa, um trocador, um cliente, quando na verdade é o prejuízo de uma instituição (ou algumas) divido socialmente, e estourando na mão do pobre coitado ou do super indivíduo (a depender do uso político do discurso).
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Iuri em 15 Jun 2011, 00:41

Eu ainda vou exigir a sério uma resposta da moderação: por que mandar uma dessas não é considerado ofensa (à inteligência, à dignidade, à disposição de debater...) o suficiente pra mandar o cara uma diazinho pra geladeira? Sério, vai, galera? Uma xingadinha de volta grátis pelo menos.

Só queria te lembrar que a última vez que tu requisitou uma xingadinha de volta grátis quem acabou na geladeira foi tu.
Um pouco de calma faria bem pro coração ;)

tá o dia de trabalho tem 8 horas. Por quê? Faz sentido que pra todo mundo seja de oito horas? Dá pra ser diferente?

Eu, particularmente, na condição de empregado, adoraria que a jornada de trabalho fosse de 4 horas. Mas por enquanto não é. E não é sobre isso que estamos falando. Estamos falando sobre o que é função de um empregado, e quando ele pode se eximir da culpa de não tê-la cumprido.

Sério? E? Also, WTF?

E daí que a jornada de trabalho não é mais de 16 horas :P

Iuri, a medida de todas as coisas. Sério, velho, pare e pense por um minuto: por que você acha que isso é argumento? E porra, oito horas não é tempo pra sobrecarregar ninguém, mesmo? Cê consegue imaginar condições de trabalho minimamente diversas da sua?

Quando dei o exemplo da minha experiencia, deixei bem claro que era apenas para prevenir que tu pensasse coisas como "iuri é um burguesinho de merda, aposto que nunca trabalhou na vida e tá querendo falar do que não sabe".
Mas tá, exagerei quando disse que não da pra sobrecarregar ninguem. É bem óbvio que dá, especialmente nos trabalhos que eu classifiquei como pesados (*desvia das pedras*). Refaço minha frase então: "8 horas não é tempo suficiente para sobrecarregar alguem que trabalhe em um ambiente onde as exigências físicas, psicológicas e/ou intelectuais não sejam exageradas".

Isso é o que eu, e qualquer outra pessoa do mundo, chama de trabalho pesado. Carregar pedras pesadas e cortar cana é um tipo, mas aguentar um supervisor do teu lado te xingando por não ter concluido a ultima venda, ou ficar programando um troço que insiste em não funcionar também são exemplos de trabalhos pesados. Não venha com essa hipocrisia de que todo trabalho é igualmente desgastante. Serviços mecânicos repetitivos, que não exijam metas, esforço físico ou lidar com pessoas ignorantes gritando contigo SÃO mais leves, e tem um potencial muito menor de sobrecarga. Trabalhos em caixas de mercado são ótimos exemplo.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron