BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Nibelung em 06 Jun 2011, 11:09

A decisão veio do Banco Central. O Banco Central que determina o que vale e o que não vale em matéria de dinheiro. Não é diferente de quando falaram a algum tempo atrás que as moedas de 1 real prateadas não valiam mais, só as com borda dourada.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Corvo da Tempestade em 06 Jun 2011, 14:28

O BC já pode ir pensando em outro metodo...:roll:

SPOILER: EXIBIR
Bancos de SP terão que rever sistema que mancha notas, diz delegado
Policiais do Deic acharam dinheiro imerso em substância para limpá-lo.
Bancos usam tinta rosa para manchar cédulas de caixas violados.




O delegado Nelson Silveira Guimarães, diretor do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), disse nesta segunda-feira (6) que os bancos vão precisar rever o sistema de segurança que mancha notas de dinheiro para evitar furto em caixas eletrônicos em São Paulo. O motivo é que, segundo Guimarães, pela primeira vez a polícia encontrou esse dinheiro com tinta rosa imerso em uma substância para limpá-lo. Dois homens foram presos com o material. Alguns caixas têm um dispositivo que mancha as cédulas, tornando-as inutilizáveis, no momento em que os criminosos violam o caixa.

“Foi uma surpresa. Achávamos que os criminosos iam encontrar alguma forma de neutralizar (esse dispositivo de segurança), mas não que fosse tão rápido. As notas estão praticamente limpas. O pessoal dos bancos vai ter que pensar em outra solução porque essa parece que não está funcionando mais”, afirmou o delegado, durante uma entrevista coletiva no Deic. As cédulas que foram encontradas dentro de um filtro d'água vão para a perícia para saber que tipo de substância foi usada.

Segundo Guimarães, a ação desta segunda-feira é continuação da Operação Caixa Preta, que busca desmantelar quadrilhas que atacam caixas eletrônicos na capital e na Grande São Paulo. Até o final da manhã desta segunda-feira, cinco pessoas haviam sido detidas. Com isso, segundo Guimarães, sobe para 31 o número total de presos na operação iniciada na semana passada. Sete são policiais militares presos em ações diferentes, mas não nesta segunda.A polícia suspeita que há cerca de cem pessoas nesse esquema de ataques a caixas.

Guimarães contou que os cinco presos têm passagem pela polícia e todos praticaram furto contra caixas eletrônicos. As ações foram nas zonas Norte, Leste e Oeste. Na casa dos detidos, os policiais do Deic disseram ter encontrado um fuzil, munição, 3 kg de maconha e cocaína, o filtro com as notas de R$ 50 (o valor total não havia sido contado até as 13h), relógios e joias. Entre o material apreendido, há duas pistolas que, segundo o delegado, são banhadas em “metal amarelo” “Não sabemos se é ouro. Eles fazem isso para chamar a atenção", disse o delegado. A Secretaria de Segurança Pública, por sua vez, informou ao G1 por volta das 11h30 que as armas eram banhadas a ouro.

Explosão em Cajamar
Durante a coletiva, o delegado contou que um dos presos estava na Favela São Remo, perto da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP), na Zona Oeste. Ali, os policiais encontraram três carros que haviam sido roubados. Entre eles, há um Vectra blindado que pode ter sido usado no ataque que explodiu três caixas eletrônicos em Cajamar, na Grande São Paulo. “Quando houve a explosão do caixa eletrônico em Cajamar, foi filmado lá um Vectra blindado. Possivelmente, esse que foi encontrado agora está envolvido nesse caso”, disse Guimarães. A ação criminosa ocorreu em 10 de maio.

Dois presos na operação desta segunda estavam os bairros da Zona Norte Vila Iório e Jardim Carumbé. Os outros dois foram localizados no Jardim Robru, na Zona Leste.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/06/bancos-de-sp-terao-que-rever-sistema-que-mancha-notas-diz-delegado.html
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Jun 2011, 14:42

...lavagem de dinheiro. :hum:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor DracoDruida em 06 Jun 2011, 17:11

Lumine Miyavi escreveu:...lavagem de dinheiro. :hum:

Putz, ótima. XD
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor ferdineidos em 07 Jun 2011, 12:27

1 - Utopia achar que todo mundo vai conseguir conferir toda nota que recebe, ainda mais com aquelas manchas menores que aparecem.

2 - Receptação tem que ter a ciência de estar receber material roubado. Vocês tão falando como se toda nota estivesse rosa de cima a baixo, o que não é verdade.

3 - Pergunta pro cara que ganha salário mínimo e que pegou uma nota de vinte reais com uma borda rosada e só foi perceber bem depois a mancha o que ele vai fazer com esse dinheiro, entregar no banco ou passar pra frente.

4 - Bancos tem um lucro absurdo, eles podem e devem melhorar os sistemas de proteção sem dividir o prejuízo com a população.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Jun 2011, 16:20

1 - Utopia achar que todo mundo vai conseguir conferir toda nota que recebe, ainda mais com aquelas manchas menores que aparecem.


E você pode responsabilizar as autoridades por isso? Elas teriam culpa se você aceitasse uma nota falsificada?

3 - Pergunta pro cara que ganha salário mínimo e que pegou uma nota de vinte reais com uma borda rosada e só foi perceber bem depois a mancha o que ele vai fazer com esse dinheiro, entregar no banco ou passar pra frente.


Mesma coisa com nota falsificada. E daí?

4 - Bancos tem um lucro absurdo, eles podem e devem melhorar os sistemas de proteção sem dividir o prejuízo com a população.


Tá, devem. Mas ainda não conseguiram. E aí?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Iuri em 07 Jun 2011, 16:33

ferdineidos escreveu:1 - Utopia achar que todo mundo vai conseguir conferir toda nota que recebe, ainda mais com aquelas manchas menores que aparecem.

2 - Receptação tem que ter a ciência de estar receber material roubado. Vocês tão falando como se toda nota estivesse rosa de cima a baixo, o que não é verdade.

3 - Pergunta pro cara que ganha salário mínimo e que pegou uma nota de vinte reais com uma borda rosada e só foi perceber bem depois a mancha o que ele vai fazer com esse dinheiro, entregar no banco ou passar pra frente.

4 - Bancos tem um lucro absurdo, eles podem e devem melhorar os sistemas de proteção sem dividir o prejuízo com a população.

Tu pode traçar paralelos entre estes argumentos com alguma defesa a pirataria, como celulares chineses sendo vendidos como se fossem originais. Tu concorda que um celular destes seja vendido pelo mesmo preço do original?

É claro que da forma como está a lei, muitas pessoas de bem (mas desatentas) acabarão prejudicadas. Ingenuidade tua é pensar que a culpa é do BC, e não dos vadios que roubaram o banco.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Sr. Pichu em 07 Jun 2011, 21:47

claro que a culpa não é dos ladrões, eles são pobres coitados que só fazem isso por que os malditos bancos colocam taxas enormes que só aumentam o abismo entre classes.
é óbvio que ladrões de banco todos são tipo o Robin Hood, só que uma versão moderna dele, saca? Imagem
[/sarcasmo]

[edit:] aliás, eu estava vendo que uma das tecnologias que pode substituir a tinta é uma espécie de arco voltaico que queima cerca de 50% da área das notas estocadas (se não mais, afinal... FAYA) agora só resta saber como isso seria implementado incluindo um dispositivo que funcionasse de boa mesmo com a rede elétrica do banco desligada.
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Nibelung em 07 Jun 2011, 23:36

ferdineidos escreveu:4 - Bancos tem um lucro absurdo, eles podem e devem melhorar os sistemas de proteção sem dividir o prejuízo com a população.


Isto é o que eu chamo de culpar a vítima. Cai na mesma categoria do cara que foi assaltado e ninguém se preocupa porque ele "deu mole."
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Iuri em 08 Jun 2011, 00:14

Não é que as pessoas culpem a vítima (se bem que eu, na posição de "um dos caras que mais foi assaltado semi-oficial da spell", sei muito bem como é o pessoal ficar dizendo que tu deu mole...), mas pensa em termos de governo: tu quer que o governo restitua ao assaltado todo valor perdido no roubo? Seria nobre, mas completamente inviável. Não é porque o governo não te ajuda que ele esteja dizendo "se fudeu negão". Tanto cidadão quanto governo saem perdendo em situações destas.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor darklan em 08 Jun 2011, 00:49

Mas ainda assim ele restitui o dinheiro que o banco PRIVADO perdeu, mesmo que não admita ou invente uma forma de ocultar isso. Nem sempre por roubos, mas estou pra ver algum déficit de banco que não seja arrumado pelo governo. (Como caso extremo temos o empréstimo bilionário dos EUA para um único banco, enquanto parte da população vivia na rua e com doações por causa de erros financeiros dos bancos.)
Avatar do usuário
darklan
 
Mensagens: 123
Registrado em: 12 Mar 2008, 16:55

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor MagoCego em 08 Jun 2011, 08:47

Outra modalidade já foi feita. Acredito que em breve nota nenhuma vai ser roubada manchada.

SPOILER: EXIBIR
Bandidos inventam nova técnica para fazer caixas eletrônicos cuspirem dinheiro


Em apenas um dia, bandidos arrombaram e furtaram cinco caixas eletrônicos em João Pessoa utilizando uma nova técnica que dispensa o uso de explosivos e induz a máquina a "cuspir" todas as cédulas. O alvo dessa nova prática são os terminais de autoatendimento do Santander.

O Sindicato dos Bancários da Paraíba já registrou oito ataques deste tipo no Estado só este ano. O último aconteceu neste fim de semana. De acordo com Rogério Lucena, diretor do Sindicato, a nova modalidade consiste em apenas um buraco pequeno feito com a ajuda de um maçarico no caixa eletrônico. Com a abertura, os criminosos utilizam ferramentas para acionar um dispositivo que faz com que a máquina libere todo o dinheiro sem maiores estragos.

No último dia 29, o Sindicato registrou cinco casos desse tipo em terminais de autoatendimento do Santander no bairro Cruz das Armas e um em Mangabeira. No fim de semana mais três ocorrências foram registradas em uma agência do Centro de João Pessoa.

Segundo Rogério, a nova modalidade faz com que o uso de tintas para manchar a cédula fique nulo. "O dispositivo para manchar as notas acontece só quando o caixa sofre uma explosão". Sobre a prática acontecer sempre em caixas eletrônicos do Santander, Rogério acredita que apenas as máquinas dessa agência permitem que sejam violadas com a técnica.

O delegado Jean Francisco Nunes, do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), informou que já tem conhecimentos sobre esse novo tipo de assalto, mas que até o momento nenhum dos casos está sob a responsabilidade do GOE. "Os boletins não estão sendo prestados. A gerência do Santander precisa registrar as ocorrências", lamentou Jean Francisco. Jean disse ainda que os acusados da nova modalidade são, possivelmente, de outros estados.

ASSALTOS NA PARAÍBA

Até a manhã de segunda-feira (6) foram sido contabilizadas 40 violações em terminais de atendimento e agências bancárias na Paraíba. Os dados são de um levantamento feito pelo próprio sindicato dos bancários.

Fonte: Rede de Notícias - PB / O Vigilante
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor ferdineidos em 08 Jun 2011, 11:46

Vamos por partes

_Virtual_Adept_ escreveu:E você pode responsabilizar as autoridades por isso? Elas teriam culpa se você aceitasse uma nota falsificada?


Primeiro que eu não tô responsabilizando "autoridade", tô responsabilizando um particular como eu e você que ao se defender pode prejudicar os outros.

A nota falsa: nota falsa =/= nota verdadeira (é óbvio, mas importante para o raciocínio)

No caso da nota falsa existe uma ação de um bandido que produz essa nota, quando ela é passada para o terceiro, o terceiro também é vítima de uma ação do bandido.

No caso da nota "inutilizada, mas não tão inutilizada assim", a ação do banco pode causar prejuízo a terceiros. De novo, não estou falando do caso em que uma nota sai rosa por inteira, mas daquelas que alguém distraído pode pegar. Nesse caso, uma ação que o banco tomou pra se proteger, vai prejudicar terceiro.

É como eu colocar uma bomba na minha casa pra proteger de invasões. Se outra pessoa se ferir, eu não tenho responsabilidade?

4 - Bancos tem um lucro absurdo, eles podem e devem melhorar os sistemas de proteção sem dividir o prejuízo com a população.


Tá, devem. Mas ainda não conseguiram. E aí?[/quote]

E aí que esse não é um método cabível pois ele prejudica terceiros. Eu não posso me defender de maneira desproporcional, por que o banco pode?

E eles podiam, sei lá, colocar mais seguranças, aumentar a vigilância, criar uma parceria com o governo do estado onde câmeras que eles colocassem e fossem monitoradas 24 horas ao identificar a atividade suspeita fosse repassado direto pra polícia. Isso não seriam outras soluções que se pode pensar em 2 minutos?

Iuri escreveu:Tu pode traçar paralelos entre estes argumentos com alguma defesa a pirataria, como celulares chineses sendo vendidos como se fossem originais. Tu concorda que um celular destes seja vendido pelo mesmo preço do original?

É claro que da forma como está a lei, muitas pessoas de bem (mas desatentas) acabarão prejudicadas. Ingenuidade tua é pensar que a culpa é do BC, e não dos vadios que roubaram o banco.


Primeiro: que Lei?

E quanto ao paralelo da pirataria , não consegui visualizar:
Nota inutilizada pelo banco = sistema de proteção de uma pessoa que prejudica terceiros.
Pirataria = piratas (arrrr) que fazem cópias de produtos similares e vendem, sendo que normalmente o consumidor desses produtos sabe da ilicitude do ato e também pratica pirataria.

Nibelung escreveu:Isto é o que eu chamo de culpar a vítima. Cai na mesma categoria do cara que foi assaltado e ninguém se preocupa porque ele "deu mole."


Na verdade as categorias são diferentes. É como eu coloquei ali em cima, é como se eu deixasse uma bomba pra proteger minha casa de invasões.

Eu posso prejudicar terceiros, mas ei, eu sou a vítima, então tá tudo bem, certo?

Editado: uma coisa que eu pensei agora, e o daltônico. Daltônico daqueles brabos, como fica? Evita toda nota manchada? Será que ele consegue efetivamente ver a mancha?
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Sr. Pichu em 08 Jun 2011, 16:44

até onde eu saiba, um daltônico que só vê preto e branco ainda vê em diversas tonalidades de cinza
claro que dificulta prá caramba, mas ele ainda pode ver as manchas
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: BC publica regras para recolhimento de cédulas manchadas

Mensagempor Iuri em 08 Jun 2011, 18:13

A nota falsa: nota falsa =/= nota verdadeira (é óbvio, mas importante para o raciocínio)

No caso da nota falsa existe uma ação de um bandido que produz essa nota, quando ela é passada para o terceiro, o terceiro também é vítima de uma ação do bandido.

No caso da nota "inutilizada, mas não tão inutilizada assim", a ação do banco pode causar prejuízo a terceiros. De novo, não estou falando do caso em que uma nota sai rosa por inteira, mas daquelas que alguém distraído pode pegar. Nesse caso, uma ação que o banco tomou pra se proteger, vai prejudicar terceiro

Cara, tu parece estar ignorando o óbvio... tipo o paralelo entre o teu próprio exemplo da falsificação e da inutilização de notas roubadas:
"No caso da nota falsa existe uma ação de um bandido que produz essa nota, quando ela é passada para o terceiro, o terceiro também é vítima de uma ação do bandido." --> No caso da nota manchada existe uma ação de um bandido que rouba esta nota. Quando ela é passada para o terceiro, o terceiro também é vítima de uma ação do bandido.
Tão difícil perceber que é a mesma coisa? Dinheiro roubado == Dinheiro Falsificado == Dinheiro em circulação quando não deveria estar == Dinheiro que, quando em circulação, prejudica o sistema economico (em menor ou maior grau) da sociedade.

É como eu colocar uma bomba na minha casa pra proteger de invasões. Se outra pessoa se ferir, eu não tenho responsabilidade?

Discutir em cima de analogias é péssimo, mas vamos tentar: Uma analogia mais correta seria: "É como se eu colocasse uma bomba para explodir os móveis da minha casa caso ocorra alguma invasão, para garantir que os ladrões não vão poder usar minhas coisas. Se outra pessoa comprar o móvel quebrado do ladrão e só depois notar que está quebrado, eu não tenho responsabilidade?". Marque a resposta que achar mais adequada: (a) Sim; (b) Não
Se você marcou (a), então tu realmente pensa de forma estranha; Se você marcou (b), então aplique o mesmo pensamento para o caso das notas manchadas e verá que a situação é a mesma.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron