Página 1 de 3

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 02:32
por Nibelung
Pelo menos no mundo da música, temos uma prova dos nove prontinha pra mostra. Basta ler um artigo do Meio bit sobre uma banda chamada Nine Inch Nails.

Depois dessa, só tenho a acreditar mais ainda que música definitivamente não dá dinheiro mais puramente com vendas. Artista hoje, se quiser ganhar algo, tem que se concentrar em shows e apresentações.

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 03:06
por Tybert
É foda.

Mas com certeza tem muita gente que paga também. Veja o Radiohead, por exemplo. Tem gente que pagou mais de US$100 no álbum deles.

Acho que no caso do NIN provavelmente vai ter quem pague. mas esperar que a maioria pague é realmente muita inocência. Não acredito que eles imaginaram isso. Outro fato: As pessoas estarem baixando não significa que não vão comprar depois. Enfim.

As bandas que estão liberando as músicas são inteligentes. Estão aceitando o inevitável e ainda posando de supporters desse novo sistema.

O tempo das bandas multimilionárias está chegando ao fim, junto com o das gravadoras. Mas junto com isso virá shows melhores e possivelmente uma música melhor também. As empresas que estão se adaptando aos novos tempos estão ganhando dinheiro aos rios, as que não se adequam ficam para trás e quebram. Há maneiras de ganhar grana com o acesso dos usuários, com a atenção deles, sem precisar onerá-los diretamente. (vide youtube, google, etc)

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 06:39
por arghsupremo
Que notícia espetacular! Era tudo que queriamos ouvir! E como o Tybert disse "As pessoas estarem baixando não significa que não vão comprar depois."

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 07:10
por Nibelung
Olha, contrariando vocês dois, quando se trata de música, eu creio que quem já baixou "de graça" não paga pela música depois. Filmes, livros e jogos (especialmente online) eu ainda acredito na "pirataria pra experimentar". Mas no caso de músicas é diferente. Ainda mais quando se trata de comprar uma música no exato formato que você já tem no PC: MP3 pra baixar e colocar no iPod. Filmes possuem extras nos discos, livros possuem o "cheiro de livro novo", jogos possuem o serial original com patches e capacidade de jogar online. Com música via download você não ganha absolutamente nada que justifique você pagar por algo que já tem, exceto a sensação de não estar fora da lei.

Ainda acredito que dê pra ganhar dinheiro com música, mas não vendendo MP3. Se o pessoal não quer pagar 5 dolares por mais de 30 músicas (compare o preço com qualquer pacote da amazon pra ver.) e sem DRM (ou seja, pode gravar em qualquer dispositivo que tu quiser), eles não vão pagar em música nenhuma. Foi essa a conclusão que eu tirei depois de ler isso.

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 09:17
por Lanzi
Como diz meu professor: "A Internet está matando as grandes gravadoras. E isso está fazendo um bem danado para a saúde da música".

Ademais, o preço por discos é fora da realidade, pelo menos aqui no Brasil. Se fosse um preço mais acessível garanto que eu compraria os discos de bandas que gosto - se eu encontrasse pelo menos...

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 11:25
por Sellous
Na verdade a venda de MP3 cresce a cada ano e está rendendo bons lucros, entretanto o real motivo para isso é a facilidade de encontrar o que vc quer e a qualidade dos arquivos disponibilizados.

Mas tb é total verdade que música no futuro (pois a venda de CDs vai persistir ainda por uns bons anos) a venda de músicas não será a parte mais rentável. As grandes gravadoras já sabem disso, algumas já tomaram atitudes (como a Day 1 da Soney) e se tornaram uma agência de shows. Mas existe muitos modelos de negócio engatinhando por aí para viabilizar o mercado de música então nada é certo.

Pessoalmente acredito que daqui uns anos (pelo menos em países evoluídos) todas as músicas serão gratuitas e não será necessário a posse do arquivo em si. Isso tornaria a pirataria inviável.

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 12:31
por Anonimous000
Nibelung escreveu:Olha, contrariando vocês dois, quando se trata de música, eu creio que quem já baixou "de graça" não paga pela música depois. Filmes, livros e jogos (especialmente online) eu ainda acredito na "pirataria pra experimentar". Mas no caso de músicas é diferente. Ainda mais quando se trata de comprar uma música no exato formato que você já tem no PC: MP3 pra baixar e colocar no iPod. Filmes possuem extras nos discos, livros possuem o "cheiro de livro novo", jogos possuem o serial original com patches e capacidade de jogar online. Com música via download você não ganha absolutamente nada que justifique você pagar por algo que já tem, exceto a sensação de não estar fora da lei.



O que eu observei de uns anos pra cá é que música via download tomou o lugar dos Singles, que nunca chegam por aqui. O cara baixa pra ver se gosta da banda ou de um futuro CD, e compra o CD mesmo em vez de baixar ele inteiro. Ainda há pessoas que compram o CD pelo simples prazer de ter o CD, sim.

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 13:53
por Pijama
Vocês conhecem (ou melhor, conheciam) o OiNK, vulgo O TRACKER SUPREMO de bittorrent para conseguir música?

Caso não, dêem uma lida:

http://en.wikipedia.org/wiki/Oink%27s_Pink_Palace

Nenhuma gravadora se tocou que o modelo da OiNK era o melhor. Álbuns completos de qualidade magnífica com uma forte comunidade ajudando o site/tracker, sempre garantindo o conteúdo. Era fantástico. Você podia achar desde novidades até músicas jurássicas dos mais diversos gostos... E advinha o que aconteceu? Fecharam.

Se esse modelo fosse cobrado na forma de um pagamento mensal, eu seria um assinante na hora que fosse estabelecido. Porém, até o dia que as gravadoras resolverem dar o braço a torcer... Basta dizer que vou esperar sentado. :D

Leitura recomendada do Pijama sobre o assunto:
http://www.demonbaby.com/blog/2007/10/w ... th-of.html

Basicamente fala de toda essa bagaça da queda das gravadoras, a ascensão da nova mídia digital e do futuro. É supimpa.

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 14:08
por Carol a hiperativa
Nibelung escreveu:Pelo menos no mundo da música, temos uma prova dos nove prontinha pra mostra. Basta ler um artigo do Meio bit sobre uma banda chamada Nine Inch Nails.

Depois dessa, só tenho a acreditar mais ainda que música definitivamente não dá dinheiro mais puramente com vendas. Artista hoje, se quiser ganhar algo, tem que se concentrar em shows e apresentações.


assino em baixo!!!!

E digo mais, eu sou musicista, e se por um acaso decidir seguir a minha carreira musical, eu não lançarei CD u.ú, eu colocarei TODAS as minhas musicas na internet para todos baixarem de graça, e farei meus shows e...DOS shows eu tirarei o meu dinheiro!

Assim acabo com a "pirataria", afinal de contas ter um mp3 hoje me dia não é nada dificil, um mp3 não é nenhuma fortuna, e tem mais...de quebra acabo com aquela burocracia de contrato com gravadora e afins!!!

Pois é, a solução pra musica é essa, agora cinema e etc...não fasso a menor ideia T.T

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 14:50
por Skar
Eu nunca achei q a pirataria musical tivesse uma solução msm.

A única forma atualmente das bandas ganharem dinheiro é com show, sorte a nossa XD

Agora cinema não tem muito problema pq antes de lançarem o DVD ele faturam um bom dinheiro com as vendas dos ingressos é exemplo é o o Tropa de elite.

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 17:08
por Vinicius
Uma opção bem interessante é o Jamendo. (http://www.jamendo.com)

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 18:51
por Shadow Fighter
Cd não tem mais jeito0 mesmo, mas os downloads pagos sim.
Afinal, sem compram jogos no Virtual Console (do Wii) mesmo com os emuladores ou músicas o iTunes eu acredito que isso possa ser uma fonte de renda para os músicos.
Mas o grosso do faturamento agora vai ser o show mesmo. O qué é otimo, pois bandas que estavam na mamata só ganhando dinheiro com os cds agora estão voltando a fazer shows, como o The Police.

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 19:00
por NeverSleep
Os CDs e DVDs tem um valor de colecionador inestimável, eu compro quase tudo que eu puder comprar e gostar o suficiente, acho que vale a pena cada centavo.

Downloads pagos eu acho uma boa idéia, mas o problema é que o arquivo pode corromper-se durante o download e talz, o sistema de contas em uma loja virtual é mais eficiente, paga x por período de tempo y e pode baixar o que conseguir nesse tempo.

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 20:38
por Pablo3
É uma tristeza as bandas terem de recorrer ao trabalho sem retorno via internet.

Sou um hipócrita falando e digo que é triste pensar na extinção do CD. Mas também digo que é um grande gasto de dinheiro para uma pessoa que compra o CD de um Artista, quando na verdade só gosta de uma música deste CD que comprou. Vai ser 50 reais numa única música e o encarte com sua letra.

A prova de que pirataria não tem solução

MensagemEnviado: 04 Mar 2008, 22:39
por Bruno Pellegrino
Anonimous000 escreveu:O que eu observei de uns anos pra cá é que música via download tomou o lugar dos Singles, que nunca chegam por aqui. O cara baixa pra ver se gosta da banda ou de um futuro CD, e compra o CD mesmo em vez de baixar ele inteiro. Ainda há pessoas que compram o CD pelo simples prazer de ter o CD, sim.


Achar single aqui, só em lojas bem especializadas e por preços não muito atrativos. Para mim a utilidade da música via download é exatamente essa que você disse, poder saber se vale a pena comprar um determinado disco, não correndo o risco de jogar dinheiro fora.
Eu continuo sendo um consumidor, relativamente voraz, de cd´s e dvd´s, apesar de que hoje em dia eu levo muito em consideração o preço, diferente de alguns anos atras em que eu paguei preços exorbitantes em alguns discos.

Vale lembrar que alguns discos tem apenas algumas poucas ou ate mesmo apenas uma única musica boa. Com a possibilidade do download das músicas você pode adiquirir apenas a musica que você curte e não ter que gastar uma grana no album completo.
Muita gente comprou Hot Space (do Queen), apenas para poder ter a musica "Under Pressure", e existem outros exemplos.

Skar escreveu:Agora cinema não tem muito problema pq antes de lançarem o DVD ele faturam um bom dinheiro com as vendas dos ingressos é exemplo é o o Tropa de elite.


Mas parece que as bilheterias tem diminuido de tamanho nos últimos anos, e os filmes já não arrecadam tanto no cinema. O que acaba tornando o dvd um produto importante para complementar essa arrecadação. Teve filme que foi fracasso de bilheteria (como Alexandre) mas conseguiu faturar bem com o dvd, recuperando parte do dinheiro investido na produção do filme.
Aliás, nenhum dos concorrentes ao oscar desse ano é um sucesso de bilheteria.

Shadow Fighter escreveu:Mas o grosso do faturamento agora vai ser o show mesmo. O qué é otimo, pois bandas que estavam na mamata só ganhando dinheiro com os cds agora estão voltando a fazer shows, como o The Police.


Na verdade, a muito tempo que o grosso do faturamento dos músicos é atraves dos shows. Os musicos só ganham dinheiro com disco quando vendem muito, no geral ele serve mais como uma forma de divulgar o trabalho. Uma vez eu vi um desses musicos populares falando sobre quanto ele levava por cada disco, e ele disse que era um valor muito baixo ( se eu não me engano era zero virgula alguma coisa, sobre cada cd).