Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Agzher em 20 Jan 2008, 22:51

Ahhhhh tem brema não... eu já tava sentindo a preguiça de ter que responder as réplicas do Sampaio... XD

Então eu fico na torcida mesmo...


VAI CIGANO! :victory:
"O 'Normal' é o deus homicida indispensável da saúde, e eu sou o seu sacerdote..." -- Martin Dystart (Equus)

Dilemas, dilemas, dilemas.
Avatar do usuário
Agzher
 
Mensagens: 293
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:55
Localização: FAFICO - Faculdade de Filosofia e Ciências Ocultas

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Lanzi em 20 Jan 2008, 22:56

Assim que eu gosto. Tudo bonitinho, nos conformes.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor cigano em 20 Jan 2008, 23:22

Sampaio escreveu:
Concordo em meio ponto aqui. O pensamento dos religiosos e não-religiosos de hoje são bem regressivos,


Não disse que o pensamento de modo geral (religiosos e não-religiosos) hoje é bem regressivo, só o pensamento religioso que é, afinal aliena e trás muito mais malefícios que benefícios. Especilamente atualmente aonde se prolifera como um vírus deois que os agentes religiosos aprenderam a dominar os meios de comunicação.


Aliena tanto quanto fofocar na esquina! Existem indivíduos, cada um com sua particularidade. Infelizmente a maior parte da população (composta pelas pessoas mais pobres de acesso cultural e educacional) lietaralmente se veste com coinceitos antigos e desatualizados e usa a religião como uma arma e escudo. Mas é nótorio os casos em que isso não ocorre. Ajudar o próximo, amar o outro, não roubar, etc. são conceitos fundamentais ainda hj, e talvez durante muito tempo.

E uma salva de palmas a democracia que abdicou do circo e hoje usa a religião!

Sampaio escreveu:E especialmente atualmente tb, porque não temos mais necessidade da religião. Se antigamente chovia e precisávamos recorrer ao pensamento primitivo de atribuir a uma força sobrenatural (talvez tb devid a intimidação que a imensidão da natureza nos provoca), hoje isso não é mais necessário.


Nope! Usar fenomenos naturais pra provar a existencia de deus sempre foi e sempre vai ser algo dubio. "Orra, se foi ele quem criou a bagaça toda segundo vc, porque diabos ta me dizendo que choveu por culpa dele?" Redundante no minimo.

Somente os jumentos dizem que deus mandou o ebola, ou a gripe aviaria. São fatos, não precisa de deus nem religião ali. Ae agente cai naquele lance das "meretrises" da politica e da igreja que se vendem usando a morte aleia.

Sampaio escreveu:Enquanto isso temos pessoas explodindo centenas de outra pra definir qual deus é melhor, porque acreditam que serão recompensadas por seu deus, temos guerras sendo travadas por motivos religiosos e MILHÕES morreram por isso. Entre outras coisas piores.


É como diz a música, deus está do lado que vai vencer!

Infelizmente vc sabe assim como eu, que se não fosse a religião ia ser outra a desculpa usada na guerra. Bush não usou deus como descupa, a exemplo.

Mas de qualquer forma eu respeito MUITO o pensamento e filosofia dos mulçumanos, eles tem conhecimento suficiente para ensinar muito a muita religião por ae, mas infelizmente os preceitos que deveriam ser difundidos se corromperam. Mas aredito eu (sem provas) que ainda existem sim, vertentes religiosas que pregam o que Maomé ensinou.

Sampaio escreveu:Se vc disse que concorda em parte pq acredita que o pensamento de hj em dia é regressivo, então mude, pq não foi isso que disse. Me referia ao pensamento religioso e não me importa (no momento) discutir valores das sociedades.


Não, disse que concordo em parte sim! Acredito que o pensamento religioso em sua maioria hoje é degradante sim, mas não é o todo. Seria como dizer que devemos abolir a tecnologia porque ela destroi a natureza!

Sampaio escreveu:
mas não julgo que "elimiar" isso vá ser benefico, não vejo motivo pra isso


Além do que disse acima?

Bem, acredito que eliminar um tipo de pensamento regressivo que atrapalha o desenvolvimento científico, a prática de métodos políticos mais eficientes, o avanço da MEDICINA, provoca incontáveis mortes, incita irracionalismos, incita guerras, torna um livro de fábulas em uma verdade, entre outros incontáveis malefícios... Bem, acho bom extermina-la sim.


Ok, então quem vai ser o primeiro a dar o braço a torce? Os avanços cientificos na área militar ou os extremistas religiosos?

Minha resposta continua a mesma: Educação e Cultura, sem isso não existe ciência nem religião saudáveis

Sampaio escreveu:
acho que a questão aqui é educação e cultura, coisa que falta em todo o mundo.


Todo mundo não, muita gente tem. E curiosamente uma parcela desproporcional delas são ateus... :roll:


É que sabe discutir racionalmente. Odeio os tipinhos que se dizem ateus porque querem confrontar a sociedade ou porque é "cool", acho que só não odeio mais eles que os "extremistas religiosos" menção honrosa aos "bruxinhos da nova era" que tambem são uma praga corrosiva!

Sampaio escreveu:
Se sustentão na medida que vc lida com a Fé.


O que é Fé?

E outra, basear-se na fé não torna nada embasado, pelo contrário. Eu posso dizer que acredito que sejamos controlados por gnomos tripés invisíveis que nos controlam e sustentar isso com base na minha FÉ.
Aliás, o que vc mais encontra no hospício é Fé...


Exato, fica cada uma no seu canto e todos ficam felizes. Fé vc não explica vc sente, ciencia não se sente se explica. Dois completos opostos. Um cientista que tenta explicar a Fé é tão idiota quanto um padre que tenta provar que a ciencia é divina!

Sampaio escreveu:
É quem tenta justificar Fé com ciência é um jumento!


Tem razão. Esperto é aquele que diz "Eu acredito nisso pq acredito e pronto" ou então "eu acredito pq diz naquele livro lá e não me importa o que vc diga!" ou então "acredito pq minha mãe, meu pai e o pastor me disseram e pronto!".

ESSA SIM, é uma postura sábia.


Não, não é! E vc tá corrompendo a bagaça toda. Fé não se explica, se vc não tem não vão te ensinar como ter, vc ou aprende sozinho ou vive sem ela.

Se vc me perguntar porque tenho Fé eu não vou explicar, primeiro porque não vou saber fazer isso, e segundo porque vc provavelmente não vai acreditar. Então pra que dar valores?

Sampaio escreveu:
mas se vc quer me dizer que pode quantificar Fé, eu me reservo o direito de rir enquanto vc tenta fazer isso!


Quantificar Fé? De onde vc tirou isso?


Pois é, é o principal argumentos dos xiitas ateistas. Vc não pode provar nao existe! Ate então ninguem me provou ate hj que o bigbang formou o universo, e eu acredito nisso!

Sampaio escreveu:
Como uma pessoa que tem a função de aconselhar (acredite o outro ou não) e de tentar ajudar o próximo pode ser tratado como ameaça pública?


Pq ele dissemina todos os males que falei acima. E isso estraga bastante uma sociedade. Se ele quer pregar ajudar o próximo faça isso sem precisar da religião oras!
Milhares de ateus o fazem!


???

Pera, o cara é errado porque ele acerdita em algo e tenta aconselhar o outro? Bicho, acredite quando eu digo, o "conselheiro espiritual" que chega pra ti dizendo que se vc fizer isso ou aquilo vc se dá bem, é um charlatão dos maiores. Caridade tá entre os ensinamentos de Cristo, dar sem pedir em troca, isso se inclui conforto, seja espiritual, físico, ou mental.
Milhares de "crentes" fazem isso!

;)

Sampaio escreveu:
Mas considero diferenciar o individuo de Deus.


Não que eu tenha dito nada relacionado a indivíduo e Deus, mas enfim, aproveitando o gancho para uma importante pergunta:

- O que é Deus?

Vc deve saber muito bem, já que consegue diferencia-lo assim.


Claro que sei, cara gente boa, finissima!

:cool:

Agora ao assunto. Não, não disse, mas achei legal frisar isso logo. Eu sinceramente odeio falso crente, e ia acabar concordando em muita coisa com vc, e isso ia extragar o flame, decidi pegar logo onde doi!

:b

deus no meu entender é uma palavra que usam e só. Mas eu acho sim que existe um Deus (letra maiuscula). Não uma pessoa, uma energia, um panteao, ou o que quer que seja. Mas acho que Deus é um deus, e só. Ele tá lá, ele que faz a roda girar, não faz magica nem milagre (isso pra mim tem mais haver com Fé) não aperece em festinha regada a coqueteis de procedencia duvidosa nem nada. só fica olhando tudo acontecer e dando as cartas, como vc usa é problema seu, mas eu acredito que ele deve ficar feliz vendo vc usar elas de forma certa. Enfim, Deus é o que vc ganha quando vc encontra a Fé. E me irrita ver tanta gente sem nenhuma Fé e pregando baboseira por ae.

E quanto a discussão, acho que se alguem tem algo a acrescentar e não só falar a mesma coisa, vai ser legal colocar aqui. E aguentar o tiro dos dois lados, afinal, ainda não vi algumas figuras que podem acrescentar muito a discussão de ambos os lados por aqui!

A bola é sua Sampa!

PS: Se mais alguem disse algo e passei batido (expecialmente os que postaram enquanto eu digitava :P), me desculpe, mas amanhã leio tudo com mais calma!

[]s
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor 3libras em 20 Jan 2008, 23:54

Vocês estão discutindo religião ou cristianismo?

Acho que grande parte do pensamento religioso é retrógado e destrutivo.

mas o fato real de quase ninguém põe em prática os dogmas relgiosos a torna apenas um mecanismo de culpa e para poucos de fanatismos.

de qualquer forma, o pensamento religioso (não o pensamento do religioso, entenda) é tão retrógrado e destrutivo quanto outros comuns como esquerdismo, fascismo, bairrismo-ufanista, etc etc etc.

enfim, o fim da religião não impediria que religiosos idiotas continuassem idiotas, só os desviaria para outras idiotices.

as pessoas tentam confrontar ateísmo x religiões em geral. sendo que o teísmo é apenas uma face das religiões.

o ateísmo é uma OPÇÃO RELIGIOSA, não uma religião, tem que ser bem idiota para não perceber isso, visto que uma religião carrega uma fé, uma crença, uma moral, um código de costumes e um savoir-faire próprio que o ateísmo não trata.

temos ateus religiosos, ateus filosóficos, ateus comunistas, ateus céticos, ateus cientificóides, ateus revoltadinhos etc etc sem padrão, sem código moral definido etc etc

abraços.
Avatar do usuário
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas
 
Mensagens: 1014
Registrado em: 25 Ago 2007, 08:55

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 21 Jan 2008, 00:06

E mais: nem todas as religiões defendem ou condenam aquilo que o Sampaio afirma, e nem todas as religiões e líderes religiosos procuram controlar os fiéis.

Há religiões que concordam em diversos pontos com a ciência (o Humanismo Secular, se vocês considerarem como religião). Outras religiões que são ateístas/agnósticas (o Budismo). Há até mesmo religiões que pregam a rebeldia contra a forma de religião convencional (o Luciferianismo).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Vincer em 21 Jan 2008, 00:38

Antes de mais nada...
Postando num tópico lendário :bwaha: :victory:

cigano escreveu:E aguentar o tiro dos dois lados, afinal, ainda não vi algumas figuras que podem acrescentar muito a discussão de ambos os lados por aqui!


Eu pensei que era tipo que um duelo, nem ia participar... ver os flames por si só já estava sendo muito divertido :laugh:

Acrescentar algo à discussão? Vou me segurar para não fazer meus textos quilométricos, então vou dividir minha participação e a reduzirei ao mais minimalista possível :bwaha:


Sampaio, o tópico é religião X ciência. Seus comentários só estão contando o lado extremista, ignorante e em sua maioria cristão da religião. Atacar uma parte e ignorar o todo é legal para flamear, como sempre, mas perde validade.

Eu quero ver isso aqui queimar!!! :frenzied: :frenzied: :frenzied:
:banger: :banger: :banger:
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Irish Carbon em 21 Jan 2008, 00:41

Tòpicos lendários só ficam legais depois da página 13, em que tudo vira festa & flood :P

Aliás...

MAMÃE, EU TÔ NA GLOBO! \o/
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.


Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Avatar do usuário
Irish Carbon
 
Mensagens: 3347
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:28
Localização: São Caetano do Sul - SP
Twitter: @ErickPolido

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Sampaio em 21 Jan 2008, 02:23

Aliena tanto quanto fofocar na esquina!


Deixa eu ver se entendi:

Um fenômeno milenar, insititucionalizado, reponsável por milhões de assassinatos, responsável por perseguimentos, responsável por uma era da história, responsável por uma predominância paradigmática, responsável por ditar valores e pensamentos de bilhões de pessoas, aliena da mesma forma que... fofocar na esquina?

Ok, eu deveria parar por aqui.

Mas sou teimoso.

Infelizmente a maior parte da população (composta pelas pessoas mais pobres de acesso cultural e educacional) lietaralmente se veste com coinceitos antigos e desatualizados e usa a religião como uma arma e escudo.


O pensamento religioso é por sí "antigo e desatualizado".
Não só pela não relevância, como expliquei anteriormente, como basta ver de onde datam as religiões predominantes.

Mas é nótorio os casos em que isso não ocorre. Ajudar o próximo, amar o outro, não roubar, etc. são conceitos fundamentais ainda hj, e talvez durante muito tempo.


Se esses valores viessem da religião os ateus não praticariam, e aliás, não existiriam desde sempre.
Pior ainda é crer que a religião é que é que proporciona isso. Não é.

É deprimente pensar que o desejo de agradar um ser superior e o medo de uma punição sobrenatural sejam necessárias para isso. Acho que podemos muito bem continuar pregando isso sem precisar acreditar num ser onipotente que observa a tudo, pode tudo, que se desobedecermos-no irá nos punir com o sofrimento eterno, embora ele nos ame.

Definitivamente não é assim que funciona.
Se uma proclamação pública repentinamente anunciasse a anulação de todas as leis criminais, imagino que nenhum de nós teria coragem de ir para casa sob a proteção das causas religiosas.

Vc teria?

Na verdade penso justamente o oposto. Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e estabelecidas.


E uma salva de palmas a democracia que abdicou do circo e hoje usa a religião!


Se fosse assim nossos pilares da democracia não seriam ateus... :blink:
Aliás, de onde traste tamanha bobagem?

A democracia propõe justamnete estado laico, separado da religião. A democracia baseia-se na economia, no humanismo e, acima de tudo, na filosofia. Pelo jeito nunca leste nada do assunto. Comece dos gregos, leia A República de Platão e vá avançando cronologicamente para entender.

Mais um argumento fruto inconstestável da ignorância sobre o assunto.

Nope! Usar fenomenos naturais pra provar a existencia de deus sempre foi e sempre vai ser algo dubio. "Orra, se foi ele quem criou a bagaça toda segundo vc, porque diabos ta me dizendo que choveu por culpa dele?" Redundante no minimo.


Não entendi bulufas deste parágrafo. Se é que tinha algo pra entender.

Somente os jumentos dizem que deus mandou o ebola, ou a gripe aviaria. São fatos, não precisa de deus nem religião ali.


Ou seja, acaba de concordar meu argumento.
Acrescento o que teve medo de continuar: o mesmo se aplica aos demais fenômenos, já que sabemos que eles tem uma ordem e sentido natural, não vieram de intervenção divina.

Aliás, perceba como, se vc estivesse há 50 anos atrás estaria dizendo, por exemplo, que o relâmpago é uma prova da manifestação divina, já que ainda não sabem ao certo como ocorre.

Não é.

Eis a questão.

Se lhe dissessem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse vc veria a prova dos elfos.

Tolice.

Ae agente cai naquele lance das "meretrises" da politica e da igreja que se vendem usando a morte aleia.


Oras, nunca ligou a televisão de madrugada? Nunca viu pastores e padres explorando o sofrimento alheio? Nunca viu eles que, após a mulher ficar internada por 3 meses no hospital com os médicos trabalhando que nem doidos em cima dela, eles dizerem que foi curada por um milagre?

A Igreja sempre usa das estratégias mais baixas pra agregar fiéis. Explorar o sofrimento alheio vem sendo a arma mais comum desde pelo menos o princípio do cristianismo.

Infelizmente vc sabe assim como eu, que se não fosse a religião ia ser outra a desculpa usada na guerra.


Não, não sei. MUITAS guerras foram travadas justamente para eliminar aqueles que não crêem no que os opositores crêem. Exemplo: cristianismo eliminando paganismo durante um milênio.

Ok, então quem vai ser o primeiro a dar o braço a torce? Os avanços cientificos na área militar ou os extremistas religiosos?


Não estou tratando apenas dos extremistas. Perceba como coloco todo escopo da religião como uma forma pesada de alienação, como uma ilusão. E esta ilusão, conforme já disse e repito, define o comportamento, moral e regras de bilhões de pessoas.
O que obviamente é uma proporção muito mais danosa e relevante do que a questão militar. Espero que não tenha pensado bem antes de dar esse exemplo afinal o estudo militar (ou de guerra de forma geral) existe desde a conquista dos povos e seu principal investimento se deu nos conflitos religiosos. Exemplo: a murada estratégica-militar das cruzadas.

Fora que, conforme estou demonstrando desde o primeiro post, esse avanço militar potencialmente noscivo serve em grade parte a religião.

E, mesmo se não servisse, entenda, isso não justifica a religião.
Não estou aqui sequer para defender a ciência (embora acredite que ela nos trás muitos mais benefícios do que malefícios), mas para sustentar a inultilidade e os males da religião.

Novamente, a existência de armas militares não justifica, de forma alguma, os problemas religião.

Minha resposta continua a mesma: Educação e Cultura, sem isso não existe ciência nem religião saudáveis


Concordo no aspecto da ciência, mas discordo no da religião.
Pq aí está uma grande diferença. A cultura pode trazer senso crítico a ciência e saber como usa-la, afinal a ciência está aberta a críticas, e na verdade ela se baseia nisso.
A religião trabalha com DOGMAS, e não aceita questionamentos.

É que sabe discutir racionalmente.


Bom vc ter confirmado que a cultura em grande parte leva a um ateísmo e que eles estão desta forma, relacionados com "saber discutir racionalmente".
Eu concordo, mas tb com a ressalva que vc fez:

Odeio os tipinhos que se dizem ateus porque querem confrontar a sociedade ou porque é "cool", acho que só não odeio mais eles que os "extremistas religiosos" menção honrosa aos "bruxinhos da nova era" que tambem são uma praga corrosiva!


De acordo.

Exato, fica cada uma no seu canto e todos ficam felizes.


Não sei o que vc quis dizer com isso, mas chutarei.
Se for que no hospício a Fé faz-os ficar cada um no seu canto e felizes...... Bem, se for isso não preciso perder meu tmepo contra-argumentando aqui, né?

Se for que, acreditar nos "gnomos tripés invisíveis que nos controlam " e sustentar isso pela Fé, faz cada um ficar no seu canto feliz.. Novamente errado, e o mundo te prova isso. Primeiro que esse tipo de crença superticiosa justamente incita comportamento irracionais, já que estão baseados na irracionalidade da crença por sí... Gera da mesma forma príncipios deturpados baseados na fé.
E segundo pq a divergência de crenças nos mostra que a última coisa que ocorre é "cada um no seu canto feliz"...rs
Mesmo que se mantenha a idéia "cada um pode acreditar no que quiser" (o que é uma idiotice, afinal isso justificaria tudo) ainda sim os problemas por acreditar numa figura irreal para governar sua vida não tem como não afetar outros. Afinal, religião segue-se de doutrina.

Fé vc não explica vc sente, ciencia não se sente se explica. Dois completos opostos.


Vc percebe que ainda não me respondeu o que é Fé, né?

Um cientista que tenta explicar a Fé é tão idiota quanto um padre que tenta provar que a ciencia é divina!


Não tem muito mistério na fé. Eu diria que é um misto de uma profunda necessidade de acreditar, com o supra-sumo da palavra pré-conceito.

Se vc me perguntar porque tenho Fé eu não vou explicar, primeiro porque não vou saber fazer isso,


O que já nos diz alguma coisa, não? :roll:

e segundo porque vc provavelmente não vai acreditar.


Como não? Me dê uma explicação razoável que acreditarei!

Pera, o cara é errado porque ele acerdita em algo e tenta aconselhar o outro?


Ahn?
Sei que está fingindo de [ainda mais] tolo, mas eu disse justamente o contrário. Que não necessita de religião para que isso seja feito.

laro que sei, cara gente boa, finissima!

:cool:

Agora ao assunto.


Vou encarar isso como um "Droga! Não sei! Deixa eu fazer uma piada e mudar de assunto rápido que ninguem percebe!".

Portanto pulou para mais tarde uma opinião sobre o que vc acha de Deus e pq (mais ou menos) vc acredita.

decidi pegar logo onde doi!


Ahn?

Mas acho que Deus é um deus, e só. Ele tá lá, ele que faz a roda girar, não faz magica nem milagre (isso pra mim tem mais haver com Fé) não aperece em festinha regada a coqueteis de procedencia duvidosa nem nada. só fica olhando tudo acontecer e dando as cartas, como vc usa é problema seu, mas eu acredito que ele deve ficar feliz vendo vc usar elas de forma certa.


Se vc acredita então em Deus, se é que entendi certo, como simplesmente a natureza, as coisas fluindo, os fenômenos, nada de milagres ou intervenção, então.. o que te faz acreditar que ele existe? :blink:
O que te faz acreditar que tem consciência?

Enfim, Deus é o que vc ganha quando vc encontra a Fé.


O que não quer dizer nada, já que confundiu os dois termos que não explicou: Deus e Fé. :ops:

E se Deus é simplesmente "as coisas acontecendo" como quem não tem Fé é privado disso? :sobrancelha:

E me irrita ver tanta gente sem nenhuma Fé e pregando baboseira por ae.


Exemplo?


No mais, comece a dizer algo ao invés de encher linguiça. Pra ver se esse debate começa de vez mesmo ao invés de simplesmente perder meu tempo.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor louc0 em 21 Jan 2008, 02:31

Pelo bem do debate, não seria interessante definir o conceito de religião?
Em alguns momentos sinto que estão discutindo sobre coisas totalmente distintas.
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Lune em 21 Jan 2008, 03:41

Sampaio:
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Myako Lumine em 21 Jan 2008, 08:26

Acho que a religião atualmente tem sido distorcida por grande parte da sociedade E da Igreja. Na minha opinião, não há necessidade de ir na Igreja, de dar seu dinheiro, de se sacrificar, martirizar ou qualquer outra coisa. Acho que a religião não tem que se intrometer na ciência, desde que ela esteja trazendo possíveis benefícios para a sociedade. Assim como a ciência não deve se meter na religião, a não ser que esta esteja atrapalhando seus estudos BENIGNOS!

Acho que as Igrejas esqueceram os ensinamentos básicos e passaram a transformar as religiões em prisões, em algo que você TEM que fazer. E passaram a exagerar, a criar regras que, inicialmente, não existiam. Tudo isso para tornar a massa "escrava" de seus dogmas, tudo usando uma desculpa de que isso existe há séculos.

Concordo, Sampaio, que não há necessidade de acreditar em Deus para fazer o bem. Nesse ponto eu concordo e, muito. MAS eu acho que Deus não é apenas para isso. Se eu acreditar que não há nada depois da morte, pra que ficar vivo? Pra que me privar de sacanear e magoar aquela pessoa que me irrita? Não vai vir nada depois, de que me importa?
"Ah, mas você tá viva", ou qualquer coisa desse tipo. Não acho que seja assim pra maior parte das pessoas. Nem o "fazer o bem" tem valor. A sociedade PRECISA temer algo. Não só a justiça, já que a do Brasil não impoe respeito.
Quando você era criança, você não acreditava em Papai Noel? Coelho da Páscoa? Não falava com seus bonecos, criava um mundo seu pra brincar? A maior parte das crianças faz isso. E se sente segura assim, porque acredita que tem amigos, que tem alguém que se importa com elas DE VERDADE! "Pessoas" que nunca vão magoá-la!

Da mesma forma é Deus para os adultos. Não é só algo a temer, mas é um apoio. É um amigo. Melhor amigo. Melhor, um apoio psicológico. Um ser que você pode contar seus erros, pedir desculpa e auxílio. Porém, as pessoas acham que simplesmente TUDO que acontece é culpa d'Ele. Sendo que não é assim. Ele criou, nos colocou e, como disse o cigano, dá as cartas para que as usemos.

Deus é o amigo imaginário dos adultos. Se você acredita, existe. Se você não acredita, deixa de existir.

Fé não é algo que possa ser explicado, e eu reforço isso. Acho que se você não sabe o que é fé, nem todos os livros do mundo vão conseguir te explicar.

o/
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Avatar do usuário
Myako Lumine
 
Mensagens: 668
Registrado em: 24 Dez 2007, 14:59
Localização: Cabo Frio - RJ
Twitter: @myako

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Aluriel de Laurants em 21 Jan 2008, 11:41

é por isso que eu cito simpsons na minha assinatura, Deus é o Papai Noel dos adultos.

Porque Deus é pra onde as pessoas recorrem quando tem problemas, recorrem porque não se sentem seguras, assim como uma criança que quer o brinquedo que os pais não querem dar recorre ao papai noel, se não conseguem pedem mais, afinal são incapazes de negar uma existencia divina, ou pior não aceitam a idéia de sua própria condição humana, de que existe um tempo e que definitivamente um dia morrrão, se conseguem o que querem agradecem e ficam martelando na cabeça dos outros que existe, tentar argumentar com pessoas que fazem esse tipo de coisa é pura e simplesmente questão de ter tempo a perder.
A arma de toda pessoa que quer argumentar religião é a fé, tudo vai terminar por "isso é uma questão de fé" e as discuções não andam, e os argumentos rodam ao redor da própria cauda.
Se querem uma discução séria e coesa, o lado teísta da história, vai precisar argumentar sem os termos fé, ou outro de procedencia divina, uma discução com termos mundanos e científicos, pautado nesse tipo de coisa, pra que a discução flua.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Faerunian em 21 Jan 2008, 12:09

vincer escreveu:Sampaio, o tópico é religião X ciência.


O tema do tópico é religião.

Myako Lumine escreveu:Se eu acreditar que não há nada depois da morte, pra que ficar vivo?

Pra gozar as coisas da vida, oras. Precisa de outro motivo?

Myako Lumine escreveu:Pra que me privar de sacanear e magoar aquela pessoa que me irrita?

Pra não perder tempo em vida sofrendo as consequências de seus atos.

Myako Lumine escreveu:Não vai vir nada depois, de que me importa?


Suponhamos que, por sacanear e magoar a pessoa que te irrita, você tem agora alguém querendo furar os seus olhos (!). Querendo não, a pessoa furou os seus olhos. E aí? Valeu a pena sacanear e perder a visão? Se você soubesse que teria a chance de ficar cega se sacaneasse o cara, o faria mesmo assim?

Não precisa de deus ou acreditar que tem algo depois da morte pra evitar fazer certas coisas. Bom senso funciona muito bem sem deus e sem religião.
Imagem
_________________________________________
"The guy doesn't wanna talk? Lets rough him up."
http://twitter.com/fabriciotav
Avatar do usuário
Faerunian
 
Mensagens: 333
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: BelÔrizonte

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor olikan em 21 Jan 2008, 12:26

@ Myako Lumine

Esse é de longe um dos melhores post que eu já li sobre a religião


Não precisa de deus ou acreditar que tem algo depois da morte pra evitar fazer certas coisas. Bom senso funciona muito bem sem deus e sem religião.


se não me engano o proprio Dalai Lama falou algo parecido
Avatar do usuário
olikan
 
Mensagens: 351
Registrado em: 29 Ago 2007, 10:48
Localização: Carlin - Isara(Tibia)

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Sr. Pichu em 21 Jan 2008, 12:41

volto:
Dizem que deus existia antes do Big Bang...
outros dizem que o Big Bang quem gerou tudo
então teria sido Deus o primeiro homem-bomba da história?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron