Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Lanzi em 21 Jan 2008, 19:58

Lucita escreveu:Na boa, Lanzi, se vc não entendeu ou está fingindo que não entendeu o que eu quis dizer com o meu post, ótimo pra vc. Simplesmente ignore como todo mundo e vá fazer algo mais útil. Só não começa a cutucação que eu não to a fim de flames hoje.


Se não tá afim de flames veio fazer o que no tópico? Olha o título dele. Por isso é sempre bom ler o tópico antes de postar.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor olikan em 21 Jan 2008, 22:07

LOL
Lucita vs Lanzi
está mto mais interesante de se ler XD
Avatar do usuário
olikan
 
Mensagens: 351
Registrado em: 29 Ago 2007, 10:48
Localização: Carlin - Isara(Tibia)

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Sampaio em 22 Jan 2008, 00:27

Putz.. Não tem muito mais o que dizer.

Cigano, vc admitiu que se esquiva de tudo que digo e pergunto, e com orgulho, e ainda concluiu dizendo que continuará assim.

Ignorou tudo que eu contra-argumentei.
Como assim?

Sério, isso não é mais um debate.
Vc tá se limitando a usufruir do Ethos (aí sim no sentido moderno.. né Madruga? :b ) incorruptivelmente favorável e limitando-se a se esquivar e voltar com uma pergunta tola. Sequer a parte que quotou vc refutou de alguma forma.

Vc assumiu a recusa, jogou um monte de moralismo pra cima de mim, e deu continuidade...

O mesmo se aplica a Myako Lumine, mesmo ela tendo entrado de gaiato (mas não foi por falta de aviso). Ou seja, não respondeu, na verdade diz que sequer leu inteira, me acusou, jogou seus moralismos baratos e caiu fora.

Assim fica difícil, sério.

Eu não tinha nem começado ainda, uma pena.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Lune em 22 Jan 2008, 00:34

Eu entraria na discussão, mas na verdade eu concordo com você e meu doublespeak ainda não está bom o suficiente pra sustentar a posição contrária. Quer tentar outro assunto?
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Lanzi em 22 Jan 2008, 00:36

NÃO! Não vale a pena debater com o Lune!
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Sampaio em 22 Jan 2008, 00:43

hauhauhauahuahuahuahuhua

Depois Lune. provavelmente vai aparecer alguem pra tomar o lugar dele. Temos muitas pessoas que têm uma religião ou ao menos crêem em Deus por aqui. Talvez apareça alguem.

Ou simplesmente alguem que quer exercitar? :cool:

Acho importante continuar esse debate pq acho o assunto dele bem relevante, e, bem da verdade, o convite do cigano foi só o pretexto perfeito para esse tópico que já penso tem tempo.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor rodrigaum em 22 Jan 2008, 03:59

Só reiterando.

Eu compartilho o ponto de vista do Sampaio na grande maioria dos casos nessa discussão.

A meu ver, a interferência da religião no individuo e no coletivo é muito grande e muito prejudicial, porque as pessoas que crêem em Deus (e não necessariamente o deus católico, mas principalmente) tendem a ver a Terra como uma passagem, como um lugar provisório que pode ser destruido, ocupado e violado de todas as formas, porque afinal de contas, o lar eterno é o paraíso. Doravante, todas as outras formas de vida não estão aqui senão para satisfazer a necessidade humana, e não só podem, como devem ser exploradas. Esse é um tipo de visão que só tende a piorar a condição humana, levando-a inexoravelmente à sua própria extinção.

Putz, isso me dá no saco de verdade. Desculpa quem tem religião, mas isso é sacanagem.
Na virada do ano, eu estava na casa da minha avó, e estava cheio de crentes lá (congregação cristã no brasil).. eu estava conversando com um cara sobre aquecimento global e desastres naturais, um assunto que já até virou senso comum em qualquer midia. Um cara lá, que tem 'alta patente' na igreja, entrou na conversa e começou a me destruir com os argumentos dele, como "deus sabe o que faz", "deixa na mão de deus" e "o que tiver que acontecer, acontecerá".
Isso me emputeceu pra caramba, como um cara que lidera uma igreja, que tem poder de opinião e influência sobre aquelas pessoas, me fala uma coisa dessas? Quer dizer que diante de tudo o que está acontecendo, eu tenho que continuar vivendo a minha vida da mesma maneira, sem me preocupar com os problemas do mundo e nem com os impactos dos mesmos na minha vida e na vida das outras pessoas, porque "deus provê"?

Outra coisa, e essa o Lanzi pode ajudar a explicar.
Na Igreja Universal, existem um dia no mês ou na semana, chamado Dia do Empresário, onde os jovens da igreja se reúnem. As pessoas que possuem comércio, até mesmo grandes empresas, vão nas igrejas universais nesses dias pra procurar mão-de-obra entre os jovens. Tá, nada demais até aqui, e muita gente deve falar "tá vendo? e vc diz que igreja é ruim, sem isso fulano ia estar desempregado e podia tá roubando e usando tóxico!!1". Mas o que essas pessoas não vêem, é que essa mão-de-obra vai ser um jovem que vai ganhar cerca de 60% do que deveria ganhar, vai trabalhar sem carteira assinada e sem direitos, nem mesmo vai procurar um sindicato ou associação. O empresário fica feliz porque vai lucrar bastante e não vai ter dor de cabeça com o cara, o cara fica feliz porque está trabalhando e porque no futuro deus vai lhe dar mais oportunidades, e se ele tiver algum problema, uma conversa de 5 minutos com o pastor e ele vai saber sobre as crianças que morrem de fome na Africa, sobre os favelados que não tem outra opção senão roubar e vai, então, perceber que sua situação podia estar pior e se conformar com o que deus lhe arrumou.

Uma última coisa também. Semana passada eu estava em Ribeirão PReto, fazendo a segunda fase da Unicamp. Fiquei num hotel tosco lá e, em um dia, ouvi a história de uma senhora que estava lá. Ela tinha ganho duas ações na justiça em cima de não sei que empresa, talvez até algo do governo mesmo, no valor de 10 mil reais (3 mil em uma ação e 7 mil em outra). A ação de 3 mil ela recebeu, mas a de 7 mil, quem entrou na justiça pra ela foi um pastor de uma igreja, algo como Nova Aliança de Amor com Deus ou algo parecido, dessas igrejas que aparecem a cada cinco minutos, que tem até alvará de funcionamento. Esse pastor recebeu os 7 mil da senhora e, logicamente, não deu a ela, parece que comprou um carro ou uma moto, e a mulher não viu e provavelmente nem vai ver mais esse dinheiro. Pois é, no caso do pastor, deus provê.

Além do mais, as religiões vêem o homem como um ser imperfeito, que PRECISA ser salvo. Eu não concordo com isso porque cada religião diz que é a certa e que ela, e só ela, é que é verdadeira e que traz a verdade.

Por essas e outras que eu não suporto religiões, sou até meio radical mesmo. Porém, se não existir ninguém pra defender o lado das religiões e de deus no tópico, podiamos vestir uma máscara e continuar a discussão, eu também acho que é um ponto importante a ser esclarecido.
Avatar do usuário
rodrigaum
 
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Jan 2008, 22:10

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Jan 2008, 08:15

Pô, Sampaio... moralismo barato é foda, né?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Jan 2008, 09:31

Acho que a religião atualmente tem sido distorcida por grande parte da sociedade E da Igreja. Na minha opinião, não há necessidade de ir na Igreja, de dar seu dinheiro, de se sacrificar, martirizar ou qualquer outra coisa. Acho que a religião não tem que se intrometer na ciência, desde que ela esteja trazendo possíveis benefícios para a sociedade. Assim como a ciência não deve se meter na religião, a não ser que esta esteja atrapalhando seus estudos BENIGNOS!

Concordo. Mas a religião, hoje, não faz mais estudos. As Igrejas fazem, e são sempre estudos relacionados a como ganhar mais dinheiro dos fiéis.

Acho que as Igrejas esqueceram os ensinamentos básicos e passaram a transformar as religiões em prisões, em algo que você TEM que fazer. E passaram a exagerar, a criar regras que, inicialmente, não existiam. Tudo isso para tornar a massa "escrava" de seus dogmas, tudo usando uma desculpa de que isso existe há séculos.

Sempre foi assim. A religião é a prisão de nossas almas. A verdadeira realidade na compreensão da impermanência das coisas.
Quem sabe as leis da física mudarão em outro Universo?

Concordo, Sampaio, que não há necessidade de acreditar em Deus para fazer o bem. Nesse ponto eu concordo e, muito. MAS eu acho que Deus não é apenas para isso. Se eu acreditar que não há nada depois da morte, pra que ficar vivo? Pra que me privar de sacanear e magoar aquela pessoa que me irrita? Não vai vir nada depois, de que me importa?

Você nunca estudou nada sobre o Budismo, não é, menina?
Essa forma de pensamento seu é completamente egoísta. "Ah, não vou fazer mal aos outros para não precisar pagar após a morte". Precisamos da consciência de que nossas ações geram frutos e da interdependência das coisas. Nosso corpo morre, mas nossas ações geram frutos contínuos. Você quer mesmo produzir frutos ruins para quem virá depois, sabendo que você vai deixar de existir?

"Ah, mas você tá viva", ou qualquer coisa desse tipo. Não acho que seja assim pra maior parte das pessoas. Nem o "fazer o bem" tem valor. A sociedade PRECISA temer algo. Não só a justiça, já que a do Brasil não impoe respeito.

A sociedade NÃO TEME nada. Ela finge que teme, mas todos agem com hipocrisia. Todos respeitam a Deus apenas para impressionar as amigas, ou conseguir azarar alguma religiosa bonitinha. Quem segue a religião com sinceridade não é por temor, mas por amor.

Quando você era criança, você não acreditava em Papai Noel? Coelho da Páscoa? Não falava com seus bonecos, criava um mundo seu pra brincar? A maior parte das crianças faz isso. E se sente segura assim, porque acredita que tem amigos, que tem alguém que se importa com elas DE VERDADE! "Pessoas" que nunca vão magoá-la!

Nunca acreditei em nada disso. Criava, sim, um mundo meu, assim como ainda crio com meus jogos e livros. Porém, garanto que nunca fiz isso para ter amigos com quem se importassem comigo. Fazia isso porque nem sempre tinha alguém por perto, e brincar é divertido.

Da mesma forma é Deus para os adultos. Não é só algo a temer, mas é um apoio. É um amigo. Melhor amigo. Melhor, um apoio psicológico. Um ser que você pode contar seus erros, pedir desculpa e auxílio. Porém, as pessoas acham que simplesmente TUDO que acontece é culpa d'Ele. Sendo que não é assim. Ele criou, nos colocou e, como disse o cigano, dá as cartas para que as usemos.

Por que não podem contar com seus pais? Eles são tão ruins assim, só por serem mortais?

Deus é o amigo imaginário dos adultos. Se você acredita, existe. Se você não acredita, deixa de existir.

Diga isso a um esquizofrênico com seus "amigos imaginários".

Fé não é algo que possa ser explicado, e eu reforço isso. Acho que se você não sabe o que é fé, nem todos os livros do mundo vão conseguir te explicar.

Fé é a crença em algo sem provas disso. Ponto.
O significado de fé varia de pessoa para pessoa, todavia a fé pode ser considerada uma forma de fraqueza. Acreditar em algo sem lógica ou provas é apenas uma forma de se apoiar em algo que não está lá.
Como diria Sartre: o homem é irremediavelmente livre, e deve reconhecer isso. Não há Deus, não há Demônio, ele é o único responsável pelos seus atos e as conseqüências dos mesmos. Está abandonado num planetinha minúsculo no meio de um Universo imenso, não sabendo ao certo em quem pode confiar. Isso não deve deixá-lo deprimido, apenas consciente.
Editado pela última vez por _Virtual_Adept_ em 22 Jan 2008, 10:34, em um total de 2 vezes.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Lanzi em 22 Jan 2008, 10:14

O meu ponto de vista bate muito com o do Sampaio aqui, mas é um pouco menos radical.

Defendo a fé como componente do homem místico, que somos todos nós. Penso que o homem tem necessidades quase instintivas de espiritualidade, portanto, há de ser natural a presença de fé, que ao meu ver não é nenhuma fraqueza.

Mas também reconheço o homem racional, social. Racional da maneira conveniente com a sociedade.

A fé, por causa disso, deve possuir limites. A fé não pode ser institucionalizada, e nem preciso dar exemplos disso, bastam os exemplos históricos de como as igrejas destroçaram a humanidade. Quando a fé não é institucionalizada, ela serve muito mais para reconfortar o homem - não de maneira prejudicial, pois não é todo homem que está preparado para lidar com a racionalidade pura. A fé não institucionalizada não interfere nos assuntos importantes da humanidade. A Igreja, no entanto, serve quase como um cabresto, na mesma situação.

Como fazer para limitar então? Leis e bom senso - o que provavelmente nunca irá acontecer.

Enxergo o homem como ser naturalmente místico e socialmente racional.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Vincer em 22 Jan 2008, 10:30

Tentando novamente ser o mais minimalista o possível...

Vocês estão confundido fé e religião com ignorância e radicalismo. Tomar uma parte pelo todo não adianta... A culpa disso tudo que jogaram na Religião é na verdade culpa da ignorância desses fiéis específicos que formam uma grande maioria pelo Brasil e parte do mundo. Uma coisa é contestar a veracidade, lógica bases da religião, outra é jogar nela a culpa pelos erros humanos que acontecem em todas as áreas.
Afinal, se seguirmos esse raciocínio, temos que acabar com o governo, instituições militares, partidas de futebol... ei, até o RPG, afinal, mataram em nome dele não? Não jogue a culpa da estupidez humana num único tópico... afinal, os alvos da crítica fazem a mesma coisa, não estão se diferenciando deles... :bwaha:

E ignoraram meu outro post (exceto pela correção de um pequeno engano que escrevi).

Eu não li tudo... mas substituto? O cigano vai parar?
Poxa, queria ver isso queimar.. :b
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Lanzi em 22 Jan 2008, 10:46

O problema é que a religião, fé institucionalizada, depende da ignorância para sobreviver. Nada mais óbvio que ela mesma "incentivar" essa ignorância.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 10:50

Lanzi escreveu:O problema é que a religião, fé institucionalizada, depende da ignorância para sobreviver. Nada mais óbvio que ela mesma "incentivar" essa ignorância.


Assim como o patriotismo. Ou vocês acham que todo aquele discurso americano de superioridade veio as custas de muito conhecimento e senso crítico?

EDIT: ignoraram meu argumento quando postei no começo do tópico. :triste:
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Avatar do usuário
Cak
 
Mensagens: 930
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Tybert em 22 Jan 2008, 11:05

A ignorância é a mais indispensável bênção fornecida pela religião (e pelo sistema de cultura de massa).
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Avatar do usuário
Tybert
 
Mensagens: 315
Registrado em: 21 Dez 2007, 02:49
Localização: Osasco

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Jan 2008, 11:09

Tybert, você é anarquista?
Eu simpatizo bastante com o anarquismo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes

cron