Lanzi escreveu:Nossa, Cebolituz, 3 "aliases" eim!
Mas penso que o momento romântico do xadrez também chegou ao fim. Hoje em dia a maioria das partidas são reproduções e quase sempre terminam em empates.
Nossa, nem tinha reparado! Quis adicionar tanta informação que acabei exagerando na dose! Isso é o que dá estar a tempos sem escrever um texto decentemente (pior que retornarei a faculdade só no ano que vem...)
O romantismo deu os seus últimos suspiros só no match Kasparov X Karpov, onde ainda se viam partidas muito boas de ambos. Hoje em dia o jogo está saturado, fraco de novidades, e não dou mais 10 anos para que um computador ache a solução final para o jogo.
Aliás (XD), o próprio Fischer desenvolveu um estilo de jogo diferente dentro do xadrez, o chamado "sistema random". Onde eram escolhidas as posições das peças entre os jogadores, extinguindo praticamente a posição comum. Só havia condições para que os bispos não ficassem na casa da mesma cor e o roque era feito na posição mnormal, independente de onde estivesse a torre e o rei. Na minha cidade até chegou a ser feito um toneio de random, mas infelizmente não pude participar.
