Página 1 de 1

Indiana Tata apresenta o Nano, o carro mais barato do mundo

MensagemEnviado: 12 Jan 2008, 12:31
por Kamus de Aquário
Estado de S.Paulo Jornal da Tarde Portal Estadao Busca local


Indiana Tata apresenta o Nano, o carro mais barato do mundo
Com motor de 625 cc e velocidade máxima de 105 km/h, carro vai custar US$ 2,5 mil

Rina Chandran, Reuters, Nova Délhi, Índia

A indiana Tata Motors apresentou ontem o carro mais barato do mundo. O Nano, de quatro lugares, com um motor com cerca de 625 cc e potência de 33 HP, terá um preço de revenda de 100 mil rúpias (US$ 2,5 mil), metade do custo do carro mais barato existente no mercado indiano, um modelo já com 25 anos de existência da Maruti Suzuki. Segundo a Tata, o Nano, projetado para quatro pessoas, chega à velocidade máxima de 105 quilômetros por hora.

“Permitam-me assegurar a vocês e a nossos críticos que o carro que projetamos cumprirá todas as normas de segurança e todos os critérios ambientais estrangeiros”, disse o presidente do grupo, Ratan Tata, ao anunciar o que foi apelidado de “Carro do Povo” na Auto Expo, em Nova Délhi. Apesar do entusiasmo de Tata, o novo carro chega cercado de dúvidas, principalmente relacionadas à emissão de poluentes.

A Tata planejou o carro há muitos anos como uma alternativa mais segura e mais acessível para os milhões de indianos que, com freqüência, transportam famílias de quatro pessoas, mais bagagens, em bicicletas motorizadas e motonetas.

“É um sonho que virou realidade”, disse Ashok Singh, um policial de Nova Délhi presente à exposição. “Pretendo comprar esse carro. Minha esposa ficará realmente muito feliz.” Os carros novos são os preferidos pelos compradores na Índia, onde a ausência de um mercado organizado de carros usados torna sua compra um processo complicado e arriscado.

Já os ambientalistas não estão tão entusiasmados. Eles se preocupam com os milhões de carros baratos que vão inundar as ruas da Índia, muitas delas já seriamente congestionadas, aumentando em muito as emissões de gases na terceira maior economia da Ásia.

De acordo com a Tata, o Nano, com motor traseiro a gasolina e consumo de 20 quilômetros por litro, terá um modelo básico e duas variantes de luxo. A fábrica pretende lançar também versões a diesel.

Ratan Tata disse que o grupo conseguiu manter o valor do carro tão baixo com a redução do “tamanho do pacote”. A versão básica, na verdade, é bem espartana: não conta com rádio, retrovisor no lado do passageiro e passa longe de acessórios como vidros elétricos ou direção hidráulica. Limpador de pára-brisa, apenas um. Ar-condicionado para ajudar a suportar o calor indiano virá apenas nas versões de luxo - mas a empresa não revelou quanto esse modelo custará.

Tata espera vender bem o carro em áreas rurais e semi-urbanas da Índia. “As margens ainda vão ser muito, muito pequenas”, disse. Ele disse também que vai produzir inicialmente cerca de 250 mil Nanos e espera uma demanda anual final de 1 milhão de unidades. Tata informou que se concentrará no mercado doméstico por dois a três anos antes de estudar a exportação do Nano para países da África, América Latina e Sudeste Asiático.


CONHEÇA O NANO

Dimensões: Carro tem 3,1 metros de comprimento por 1,5 metro de largura e 1,6 metro de altura. Foi projetado para levar quatro pessoas

Motor: Equipamento de dois cilindros tem 625 cc e potência de 33 cavalos, o que permite uma velocidade máxima de 105 km/h

Emissão de poluentes: De acordo com a Tata, carro está acima do que exige a lei indiana e cumpre a norma Euro IV, da Europa

Meta de produção: A projeção da Tata é produzir inicialmente 250 mil carros por ano

Preço: O custo do modelo básico é de US$ 2,5 mil, mas as estimativas são de que, com impostos e frete, chegue a US$ 3 mil

Rivais: O rival doméstico mais próximo é o Maruti 800, da Maruti Suzuki, que custa US$ 4,8 mil. O rival internacional que mais se aproxima é o chinês Chery QQ, que custa US$ 3,6 mil

Mercado: O mercado indiano tem um grande potencial para carros desse tipo, já que atualmente há apenas sete automóveis para cada grupo de mil pessoas. Na Alemanha, por exemplo, são 550 carros para cada mil pessoas

Indiana Tata apresenta o Nano, o carro mais barato do mundo

MensagemEnviado: 12 Jan 2008, 12:34
por Kamus de Aquário
A Fiat do Brasil já manifestou interesse em produzir o carrinho, mas eu tenho minhas dúvidas, será que ele sobe ladeira? Depois que uma monstruosa carga tributaria brasileira for lançada sobre o preço do auto ele ainda ser o carro mais barato do mundo? Aposto que vai custar uns 10.000 a versão básica e uns 15.000 a "Luxo".