Mas veja, eu não tenho problema nenhum com violência ou sexualidade gratuita - o que me incomoda é ver alguém usar desse recurso e querer dar uma de santinho.
Berserk é uma historia adulta sobre um cara que mata e estupra um bando de gente para Deuses bizarros que não são nem bons ou maus para realizar sua ambição, e de um cara maniaco caolho sem um braço que ferra com o proprio corpo apenas para se vingar de alguem que lhe deu tudo e depois tirou. Não há nada de "santinho" na historia. Veja o que eu li: "O VERDADEIRO PESADO", os sentimentos e os conflitos dos personagens são sombrios. Guts fatiou crianças no começo da serie e ficou meio "assustado", mas o tempo vai passando e ele vai se tornando cada vez mais cruel, e com cada vez mais desejo de vingança. É isso a mensagem. Não há nada de santinho ai.
Por mais que a violência em Berserk cumpra um propósito importante na história, poderia se argumentar que a dose é exagerada - Gundam nunca precisou de estripamentos para mostrar os horrores da guerra, por exemplo.
1) Gundam não é uma serie para Adultos. Quer dizer, alguns são. Os mais violentos. Coicidencia :p? De qualquer jeito, querer comparar uma guerra medieval com uma de robos gigantes é meio dificil não? Em uma o confronto mano a mano é bem mais comum.
2) Berserk não é sobre guerras. A violencia cumpre um papel, que é te enojar. Mas para ver que pior que sangue, carne, tripas, e dor, há alguem que já foi um humano um dia, fazendo míserias para cumprir seus objetivos. Seja Femt, seja Guts, seja Griffith. Todos mataram, e continuaram a matar, desesperados por suas ambições.
Naturalmente, se trata de uma revista para adultos e o autor tem toda a liberdade para fazer como achar melhor. Só não dá pra fingir que a violência do mangá é outra coisa.
Isso que eu falei não é apenas uma declaração do Autor. Fica claro no manga desde o encontro dos Zumbis na segunda ou terceira edição brasileira.