O seu 'a rigor' não vale de nada. Ganhar estadual pode não valer vaga em nada pros quatro grandes de São Paulo, já que por regras obscuras eles são eternos competidores da Copa do Brasil. Outros fatores, no entanto, mudam com a conquista de um título, mesmo sendo só um estadual: é um treinador que fica, é um time que ganha experiência, que se une um pouco mais e chega melhor cotado pra competição nacional da qual participa, seja na série A ou na série D. É mais ou menos a moral de ganhar um clássico.
Todos esses "pontos positivos" que você levantou podem ocorrer mesmo que um time não ganhe o estadual, em qualquer lugar desse país. E alguns deles são simplesmente inexistentes, quando a gente sabe que todo o conjunto obtido no começo do ano pode dar adeus ao clube no meio do ano, ou quando a gente sabe que todos os times priorizam a Libertadores ou a Copa do Brasil (e olha que esse último, de 2004 para cá, é um torneio de segundo escalão). Então, resumindo:
Campeonato Paulista = Paulistinha
Campeonato Carioca = Torneio da Cidade do Rio de Janeiro
Campeonato Mineiro = Rural
Dos outros, eu não quero nem falar nada...
EDIT
POR FAVOR, ALGUÉM COMPRE A FOLHA DE SÃO PAULO DE HOJE, E RECORTE A FOTO DA CAPA DO TÉCNICO DO PALMEIRAS E FAÇA UM SMILE PRA MIM! TÁ UM PERFEITO AWESOME!
E!