Assisti no Telecine Premium ontem:
Eragon[Contém Spoilers]
As palavras que mais me vieram à mente enquanto assistia Eragon:
genérico e
apressado. O rei do mal genérico cliché que governa a terra que antes era tudo de bom, e agora tem um "O Escolhido" para salvar o mundo do rei malvadão, que é um rapaz de fazenda genérico (alías, eu juro POR DEUS que a cena em que Eragon aparece assistindo o pôr-do-sol quando seu primo vai embora é igualiznha a de Luke Skywalker quando aparece em Star Wars IV), com pais desconhecidos genéricos e criado pelo tio (único persona que até pareceu uma pessoa preocupada de verdade como um parente quase-pai faria). E então, de repente, BAMF, um ovo. E então, mais de repente ainda, Eragon entra na casa do rejeitado da vila e BAMF, um livro com dragões. E de repente, não mais do que de repente, BAMF, um dragão crescido de filhote para adulto em segundos, e um merdinha de fazenda que de alguns dias passa de nível 1 para 12 ou mais e líder de um grupo rebelde, e lutador extraordinário.
Estão TODOS os clichés idiotas lá: o cara do mal que mata os servos que falham (que desperdício de pessoal, viu), o tutor velho e cansado que morre honradamente, a mocinha em perigo que o herói com o talento Protegido do Plot vai resgatar (e consegue), o filho do malvadão que se rebela contra o pai, o "Escolhido", a espada fodônica genérica...
E as personalidades, Deus meu, que personalidades! Que atitutes! O herói "eu sou sempre valente, olhe para mim mamãe!!!1!", a dragoa de personalidade rasa e mestra do óbvio, a mocinha maga princesa em perigo, o tutor velho e cansado, o rei do mal que não gosta das coisas como estão mas não faz porcaria nenhuma sobre isso (eu quase morri de rir nas primeiras falas dele, ele força TANTO para parecer malvadão, poderoso e misterioso que a voz dele sai levemente esganiçada ou algo similarmente cômico), o líder dos rebeldes que entrega a liderança para um moleque de fazenda porque ele é o "escolhido"..
E as falas. Oh, Senhor, as falas. Completamente previsíveis, e ainda tem aquele vício americano de falar uma frase no começo do filme e ela reaparecer perto do final, quase no melhor estilo "frase de efeito", entretanto de execução fraca.
As lutas são igualmente ruins: sem coordenação, desajeitadas, e não criam qualquer tipo de clima tenso. A batalha final dos exércitos foi uma piada de mal gosto, principalmente com seu efeito "E DE REPENTE! SOLDADOS DO REI! MUITOS E MUITOS DELES!". Isso também me lembra a falta de coerência: pessoas ouvindo falar do Eragon antes dele chegar, como se fosse uma grande lenda, sendo que não se passaram nem alguns dias aparentemente; um exército grande marchando sem ser percebido; a dragoa derretendo pedras para transformar em vidro (!!!), entre outras coisas que qualquer um que conheça alguma boas histórias ficaria com os cabelos em pé.
Sinceramente, Eragon parece ter saído de um jogo com um jogador novato e um mestre tentando ensinar o jogo para ele - no qual o próprio mestre não sabia muito bem jogar ou nunca sequer tocou em bons livros. A única coisa que se salva é a idéia geral dos cavaleiros de dragões, seu vínculo empático com eles, e o dom da magia, mas que não foi quase nada explorado durante o filme. Para quem não conhece - perdoem-me - porcaria nenhuma de histórias de fantasia medieval, ou até mesmo histórias boas (não importa o tema), deve ser um filme de sessão da tarde bem divertido e que talvez interesse no nosso hobby.
Para nós, macacos velhos daqui, é total perda de tempo. Não sei como é o livro, mas eu rezo à Deus para que seja melhor - oh, meu Deus, por favor, não faça com que seja pior que esse filme, eu não consigo suportar a idéia de pessoas sofrendo ao ler tal coisa...
Nota:

Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido
(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)
Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.