Vilão da Disney sai do armario.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Eltor Macnol em 03 Dez 2007, 22:26

Chama-se pareidolia. Geralmente acontece com imagens (vide as nuvens em formatos que lembram animais ou as "aparições de santas em vidraças"), mas pode acontecer com sons também. A forma como o nosso cérebro interpreta os estímulos depende muito, mas MUITO mesmo, do que a gente espera ver ou ouvir, não apenas do que a gente realmente está vendo ou ouvindo.

É exatamente por isso que as ilusões de ótica funcionam tão bem.

Pena que eu não consigo achar agora, mas eu tinha um link pra uma "ilusão sonora", seria perfeito pra mostrar aqui no tópico.

Explicações mais detalhadas:
http://skepdic.com/pareidol.html
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Nibelung em 03 Dez 2007, 23:05

Serve essa ilusão de som? Só tem que pensar em que sílaba o cara tá falando.

Ligue o som e clique no rosto de Arnte Maasø, um Mister M. de óculos, para escutar bem o que ele diz. Não é uma pegadinha para dar sustos: Mister M. está demonstrando uma das mais interessantes ilusões, e sem nenhum grande truque.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=73LE1vKGfy4[/youtube]
Pois bem, qual sílaba ele está repetindo? Agora repita o vídeo outra vez, mas desta vez apenas escute, com os olhos fechados, e diga: qual sílaba ele repete?
SPOILER: EXIBIR
Pode ser preciso repetir o vídeo várias vezes, mas a maior parte das pessoas ao ver o vídeo escuta um dá-dá, mas ao ouvir apenas o som, escuta um bá-bá. Percebeu?

E o som que você escuta, sempre, é mesmo “ba”. Mas a imagem que você vê é de Maasø pronunciando… “ga”! Confrontado com dois estímulos conflitantes, o som “ba” e a imagem “ga”, o cérebro faz o melhor que pode e você percebe um “da” que não foi pronunciado em nenhum lugar!

O fascinante é que o efeito permanece mesmo depois que você sabe o que está acontecendo, basta fechar os olhos para alternar entre uma percepção e a outra. Este “bug” cerebral foi descoberto pelos pesquisadores Harry McGurk e John MacDonald, e foi apresentado em “Ouvindo Lábios e Vendo Vozes”, publicado em 1976 no respeitado periódico científico Nature. É o chamado “efeito McGurk“, que também ocorre com diversas outras sílabas parecidas combinadas com imagens conflitantes. E ele ocorre mesmo em frases completas, no mundo bem real.

Fonte: Sedentário & Hiperativo
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Eltor Macnol em 03 Dez 2007, 23:20

Se não era esse, era um bem parecido.

A maioria dos que assistiram o vídeo do Scar nesse tópico provavelmente nunca teriam ouvido nada de mais na frase dele, se não fosse pelo fato de já terem lido o tópico e irem assistir o vídeo já esperando ouvir alguma frase sobre a sexualidade dele. Aí o cérebro trata de "manipular" um pouco a interpretação do som, pra fazer ele se encaixar no que a pessoa acha que deveria estar ouvindo.

É parecido com o que acontece com aqueles abobados que pegam um disco qualquer e tocam ele ao contrário, dizendo que tem "mensagens subliminares demoníacas". Só que as "palavras" que eles escutam só se tornam perceptíveis depois que eles dizem quais são as palavras que você supostamente iria escutar; uma vez que você saiba disso, é fácil interpretar os sons pra que pareçam vagamente com aquilo que você acha que vai ouvir.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Kamus de Aquário em 04 Dez 2007, 06:10

Eu ouvi o video antes de saber saber que ele dizia "Eu sou bicha", simplismente me disseram pra prestar atenção ao 4:27.
Kamus de Aquário

Mensagempor AKImeru em 04 Dez 2007, 10:55

A maioria dos que assistiram o vídeo do Scar nesse tópico provavelmente nunca teriam ouvido nada de mais na frase dele, se não fosse pelo fato de já terem lido o tópico e irem assistir o vídeo já esperando ouvir alguma frase sobre a sexualidade dele. Aí o cérebro trata de "manipular" um pouco a interpretação do som, pra fazer ele se encaixar no que a pessoa acha que deveria estar ouvindo.

Em outras palavras:

Vocês são furries no armario.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Allefcapt em 04 Dez 2007, 11:23

Olá a todos,

ELTOR...
Aeeee garoto.
PÔ, Parece O padre Quevedo.
Hehehehehehehe.

Bem, vejmaos agora se alguns ainda giram discos ao contrário... :rolando:

Um abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Fëanor em 04 Dez 2007, 13:42

Sério, eu realmente tentei escutar "Eu só disse aquilo..." mas não dá, porque ELE NÃO DIZ.
Pelo menos não de maneira normal.
Fëanor

Mensagempor AKImeru em 04 Dez 2007, 14:51

porque ELE NÃO DIZ.

:rolando:
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lady Draconnasti em 04 Dez 2007, 19:14

Você também não conseguiria dizer normalmente com um mundareu de hienas saltando no seu pescoço, conseguiria?
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Madrüga em 04 Dez 2007, 23:04

Eltor Macnol escreveu:É parecido com o que acontece com aqueles abobados que pegam um disco qualquer e tocam ele ao contrário, dizendo que tem "mensagens subliminares demoníacas". Só que as "palavras" que eles escutam só se tornam perceptíveis depois que eles dizem quais são as palavras que você supostamente iria escutar; uma vez que você saiba disso, é fácil interpretar os sons pra que pareçam vagamente com aquilo que você acha que vai ouvir.

Não sei se a história foi confirmada, Eltor, mas eu lembro claramente de ter ouvido isso quando vi o filme em VHS, mostrado por um amigo há alguns anos, sem que alguém tivesse manipulado anteriormente a informação. E você há de convir que, mesmo se for o caso, é muito parecido.

Não dá pra comparar com aquelas coisas do tipo "música do Menudo ao contrário", na qual não se reprima vira um amontoado de coisas com o som de "awawaihi" e os caras juram que é Satanás vive. Quem quisesse interpretar poderia até dizer que era ananás libre, pô, são sons completamente incoerentes.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Eltor Macnol em 04 Dez 2007, 23:27

É possível que o dublador tivesse pronunciado uma frase diferente do que estava no roteiro pra avacalhar, não vou descartar essa possibilidade. Mas, conhecendo o rigor com que a Disney policia as dublagens de qualquer coisa lançada por eles, e o fato de que não é todo mundo que ouve isso (francamente, o que eu mais ouço quando tento entender a frase de forma diferente é "eu sou bem chatinho" :b ), eu acho mais provável que seja só uma ilusão mesmo.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor NeverSleep em 04 Dez 2007, 23:45

Com meu fone de ouvido no volume máximo, sim, dá pra ouvir claramente, mas como é uma fala corrida e apressada, acho que alguém sacaneou brutal e conseguiu, seja lá quem for que dublou ganhou 5 intarwebz.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor DracoDruida em 05 Dez 2007, 00:24

Nibelung, quanto ao teu vídeo:
Eu ouvi "bá-bá" desde o começo o_o
DracoDruida

Mensagempor Smaug em 05 Dez 2007, 00:43

Tão viajando legal... ele diz eu não disse aquilo, e repete ainda por cima...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor cigano em 05 Dez 2007, 03:00

Onde mais encontramos um bando sem ter o que fazer discutindo a vida sexual de um desenho animado?

Vc me dão orgulho!

:victory:

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic