Kear escreveu:Primeiro, que tipo de equilibrio você está buscando pro seu sistema?
Equilibrio do tipo: Guerreiros serão tão bons quanto Magos em níveis altos.
Ladinos serão eficientes DENTRO e fora do combate (e não só um amontoado de perícias, com uso exclusivamente externo).
A idéia geral é: Todas as classes serem jogaveis.
Não haver aquela idéia de: Ah, pra que vou jogar com classe X, se classe Y faz tudo que X faz e mais um pouco!
Kear escreveu:No exemplo do combate entre classes, por exemplo, você vai medir apenas a capacidade que essas classes tem de se enfrentar, é esse seu objetivo?
Esse é um deles. Como disse acima, é criar classes equilibradas entre si, úteis dentro e fora do combate.
Kear escreveu:Eu pessoalmente acho que o certo seria buscar um equilibrio aonde todas as classes são relevantes em relação aos desafios propostos pelo mestre. Um ladino tem bem mais pontos de perícia que um guerreiro, então acho que o guerreiro precisa ter algo pra compensar isso (mais capacidade de combate, provavelmente), e isso acabaria deixando um teste Guerreiro x Ladino mais ou menos irrelevante.
Eu acho que esse foi um dos erros do D&D. Deixar as classes especificas demais pros nichos, daí, houve o desnível.
Eu acho que elas tem de ter uma habilidade em especifica, ser destaque naquilo, mas ainda ser boa em outros pontos. Não sei se fui claro nisso.
Mirallatos escreveu:Eis o dilema de tentar criar algo equilibrado em casa. É muito complicado testar algo se você tem um grupo pequeno de jogadores, provavelmente vocês levarão muito tempo testando isso. Existem regras muito específicas para o cenário?
Na verdade, eu trabalhei em algumas coisas que eu achava necessário, importei algumas coisas da 4E e etc.
De regras especificas, atualmente, o que temos é um novo modelo de Perícias (são apenas 14, elas estão agrupadas, de forma semelhante a 4E), porém ainda com Pontos de Perícia pra distribuir. Pontos de Vida Fixos, ao invés de DVs, Mas ainda somando o Mod. de Cons; Fortitude, pode-se usar Con ou For (o que for maior), Refl pode-se usar Int ou Des (o que for maior) e Von pode-se usar Sab ou Car (o que for maior), como na 4E. Na C.A, o cara pode usar o Mod. de Int no lugar de Des, se o mesmo for maior.
E, as raças, claro, que serão as mesmas do cenário KA-OS, mas estou retrabalhando elas.
Os monstros estou tentando trabalhar num modelo de "classes" pra criação dos mesmos.
Por enquanto, essas são as mudanças mais gritantes, que, como pode ver, é uma adaptação da 4E.
Madrüga escreveu:Baha, o lance seria abrir para a "comunidade". Eu lembro de ter opinado em várias coisas que você fez, dando sugestões, etc. Eu preciso confessar que as classes do Madrüga não foram testadas em níveis altos, meu grupo parou no nível 12 e depois não voltamos a jogar.
Vou colocar elas (as classes) aqui assim que terminar. Quero estar com o "pack" pronto, pra poder fazer comparativos.
Também vou colocá-las assim que fizer os testes, pra poder deixar com uma noção mais bacana de como será a versão final delas.
Lembra das "Classes Variantes" que eu postei meses atrás? Algumas das classes novas estão lá. E as opiniões/criticas que recebi de Você, do Lumine e etc, eu levei em conta e alterei bastante coisa!
Madrüga escreveu:Então existe sim uma coisa de fazer "a olho". Outra coisa que você pode tentar, que é certamente mais exaustiva, é a abordagem da 4e. Nibelung me sugeriu isso no e8, que eu achei uma ótima idéia: calcule o ataque e CA mínimos e máximos das classes em cada nível. Para tal, faça um padrão de distribuição, tipo 10, 12, 12, 14, 14, 16. Esses serão os atributos de todas as classes.
Com isso, você pode ir limando as coisas e criando um padrão de segurança do que você ESPERA que aconteça a cada nível.
Por exemplo, você quer que no nível 1 a CA oscile de 16 a 20 e os ataques oscilem de +4 a +6, saca? Você pode começar a mudar as classes e o sistema para acomodar isso. Então, sei lá, armas e armaduras mágicas fornecem efeitos e não "+1" no ataque, dano e CA. Saca?
Saquei!
Achei bem bacana isso, e, apesar de parecer ser trabalhoso, é algo que eu vou certamente usar.
Acho que vou levar em conta essa lista de prioridades:
1° Criar as fichas mencionadas e realizar os combates (individuais e em grupo).
2° Realizar esse padrão de C.A. e Ataque pra refinar ainda mais.
3° Abrir a Comunidade, pra analise e novas alterações.
Depois dessas três etapas, vou realizar uma nova reestruturação e repostar elas pra comunidade analisar.