Re: D&D C4 - D&D Classic Reboot
Enviado: 02 Ago 2011, 21:06
Parte 1:
Andei lendo e analisando as classes para entender suas mecânicas reduzidas a um mínino coerente, para poder fazer a própria versão. Saiu isso:
class analysis
all: psionic augmentation
psion
psionic augmentation
ritual casting
discipline focus (gives 2 encounter themed features powers)
builds = shaper / telekinetic / telepath
battlemind
psionic augmentation
psionic defense (gives 3 defender at will features powers)
psionic study (gives 1 encounter theme feature power)
builds = resilience / harrier / speed / wild
ardent
psionic augmentation
ardent surge (healing power + boost from build)
ardent mantle (encounter themed feature power + themed class trait)
builds = clarity / elation / impulsiveness
Então, seguindo formato do ardente (que realmente parece adequado):
mindweapon
psionic augmentation
psionic offense (must have at will striker feature power [with boost?])
psionic modulation (have mode for soulweapon + themed class trait)
builds: focused (1 weapon, jedi-like) frienzed (2 weapon) brute (hammer) contemplative (bow)
===
Para quem não entendeu: As classes psiônicas não tem muitas diferenças mecânicas entre si, já que o que torna elas diferenciadas das outras é não ter poderes de encontro e possuírem a mecânica dos power points.
Não é como as diferenças entre fighter, ladino, warlord e ranger na estrutura das classes.
Só para citar exemplo, o warlord tem uma feature que aprende a usar arcos em troca de certas armaduras.
Como já andei destrinchando a estrutura basal das classes mais comuns já tenho ideia de como podem ser variadas, inclusive na forma de pertencer a sua role, como o avenger e feiticeiro são tão diferentes do ladino e funcionam tão bem como strikers.
Ou o artífice que tem tanto a mecânica diferenciada pra líder quanto poderes muito criativos. Isso se reproduziu na criatividade posterior do bardo, por exemplo.
Mas voltando aos psiônicos, não há nos poderes deles a linha de certa build, por exemplo. No máximo o atributo da build. Assim, em poderes que não peçam isso, posso colocar quaisquer deles, mesmo que não seja da build, ainda que o personagem não fique 100% temático. Terei de levar tudo isso em conta quando criar os poderes. Mas essa analise já deu uma ajuda, especialmente olhar o ardente, que tem o esquema com mais interações internas que resolvi usar para montar o esqueleto da classe.
===
Quanto ao talento, Não tem muita coisa alem. Armas superiores podem ser pegas com um talento e tem as vezes brutal + high critical no mesmo pacote. Para a arma ficar supostamente apelona, terá de ser pego o talento múltiplas vezes, o que significa menos slot para outros talentos em favor deste.
Mas fora isso, um arco defensivo ficou estranho de fato... vou rever.
Andei lendo e analisando as classes para entender suas mecânicas reduzidas a um mínino coerente, para poder fazer a própria versão. Saiu isso:
class analysis
all: psionic augmentation
psion
psionic augmentation
ritual casting
discipline focus (gives 2 encounter themed features powers)
builds = shaper / telekinetic / telepath
battlemind
psionic augmentation
psionic defense (gives 3 defender at will features powers)
psionic study (gives 1 encounter theme feature power)
builds = resilience / harrier / speed / wild
ardent
psionic augmentation
ardent surge (healing power + boost from build)
ardent mantle (encounter themed feature power + themed class trait)
builds = clarity / elation / impulsiveness
Então, seguindo formato do ardente (que realmente parece adequado):
mindweapon
psionic augmentation
psionic offense (must have at will striker feature power [with boost?])
psionic modulation (have mode for soulweapon + themed class trait)
builds: focused (1 weapon, jedi-like) frienzed (2 weapon) brute (hammer) contemplative (bow)
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Para quem não entendeu: As classes psiônicas não tem muitas diferenças mecânicas entre si, já que o que torna elas diferenciadas das outras é não ter poderes de encontro e possuírem a mecânica dos power points.
Não é como as diferenças entre fighter, ladino, warlord e ranger na estrutura das classes.
Só para citar exemplo, o warlord tem uma feature que aprende a usar arcos em troca de certas armaduras.
Como já andei destrinchando a estrutura basal das classes mais comuns já tenho ideia de como podem ser variadas, inclusive na forma de pertencer a sua role, como o avenger e feiticeiro são tão diferentes do ladino e funcionam tão bem como strikers.
Ou o artífice que tem tanto a mecânica diferenciada pra líder quanto poderes muito criativos. Isso se reproduziu na criatividade posterior do bardo, por exemplo.
Mas voltando aos psiônicos, não há nos poderes deles a linha de certa build, por exemplo. No máximo o atributo da build. Assim, em poderes que não peçam isso, posso colocar quaisquer deles, mesmo que não seja da build, ainda que o personagem não fique 100% temático. Terei de levar tudo isso em conta quando criar os poderes. Mas essa analise já deu uma ajuda, especialmente olhar o ardente, que tem o esquema com mais interações internas que resolvi usar para montar o esqueleto da classe.
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Quanto ao talento, Não tem muita coisa alem. Armas superiores podem ser pegas com um talento e tem as vezes brutal + high critical no mesmo pacote. Para a arma ficar supostamente apelona, terá de ser pego o talento múltiplas vezes, o que significa menos slot para outros talentos em favor deste.
Mas fora isso, um arco defensivo ficou estranho de fato... vou rever.