Reaver Puzzle

DDO - Eberron Unlimited agora pode ser jogado de forma gratuita. Nessa seção, informações sobre o jogo, grupos fixos e muito mais!

Moderadores: Nibelung, Moderadores

Reaver Puzzle

Mensagempor Nibelung em 28 Abr 2011, 04:31

Não vou entrar em detalhes de como fazer Reaver, que é considerada a raid mais fácil do jogo. A questão aqui é outra: No final da raid temos um pequeno puzzle chamado Mastermind, que pode ser resolvido em cinco passos usando um guia como este. Funciona, mas o lado ruim é que sempre que você for resolver o puzzle, você precisa abrir o guia, e manter uma tabelinha em mãos para solucioná-lo.

Navegando por aí, me ensinaram uma dica que resolve o puzzle com 100% de certeza dentro das dez tentativas permitidas. E não requer tabela nenhuma. Ela faz uso da vantagem do puzzle no Reaver começar com espaços em branco, de forma a eliminar as possibilidades de cores uma por uma. E cada cor eliminada reduz cada vez mais os possíveis resultados, até que no final você chega na única combinação restante.

O puzzle possui seis cores (também codificadas em números, pra auxiliar os daltônicos): 1-Azul, 2-Verde, 3-laranja, 4-púrpura, 5-vermelho, 6-amarelo. Quando se gira o amarelo, volta pro azul. Desta forma, pra determinar a cor branca, que é a inicial que pode ser mantida se você não girar a caveira nem uma vez, usarei o número 0.

É importante você conhecer o básico do puzzle também. Uma esfera branca significa que uma cor existe, mas está no lugar errado. Uma esfera preta significa que a cor existe e está no lugar certo. Com isto, vamos à tática.
  • Comece girando a primeira caveira, (ou seja, no começo ficando 1-0-0-0). Gire a manivela. Este procedimento é pra verificar se existe a cor azul no puzzle.
  • Existem três possibilidades ao verificar uma única cor:
  • Se não há esfera, significa que a cor não existe. Gire a caveira pro número seguinte, e volte ao passo 1.
  • Se a esfera for preta, você sabe que a primeira caveira é azul. Avance pra segunda caveira com a mesma cor que você acertou a primeira, pra eliminar a possibilidade de ter cor repetida. Volte ao passo 1.
  • Se a esfera for branca, não gire a primeira caveira. Gire a segunda pra mesma cor. (No caso inicial, ficando 1-1-0-0).
  • Existem três possibilidades ao verificar a segunda vez:
  • Se houver apenas uma esfera preta, você achou a cor da segunda caveira. Volte ao passo 1 para definir a cor da primeira caveira, e onde o código mandar você girar a segunda caveira, gire a terceira (afinal, a segunda está definida).
  • Se houver duas esferas brancas, parabéns. você achou a cor da terceira e quarta caveiras. Volte às regras do jogo. Uma esfera branca significa que as cores existem, e estão no lugar errado. Como você tentou em dois locais e não estão, elas só podem se encaixar nos outros dois. Volte ao passo 1 para definir a primeira e segunda caveiras.
  • Se houver uma esfera preta e uma esfera branca, você encontrou a cor da segunda caveira, mas ainda há uma segunda caveira desta cor na terceira ou quarta caveira. Gire a terceira caveira para a mesma cor.
  • Existem mais três possibilidades nesta última verificação:
  • Se houver duas esferas pretas e uma branca, parabéns. Você definiu que todas as caveiras tem esta cor, exceto a primeira. Agora é questão de girar a primeira até encontrar a cor que falta.
  • Se houver duas esferas pretas, você definiu a cor da segunda e terceira caveira. A quarta não possui esta cor, ou deveria haver mais uma esfera branca. Volte ao passo 1.
  • Se houver uma esfera preta e uma branca, você definiu a cor da segunda e da quarta caveira. Volte ao passo 1.
Parece complicado, mas é porque eu tentei ser didático e explicar tudo de uma vez. Vamos a um exemplo prático. Vamos usar a combinação 4-6-4-2, que passa por todos os passos.
  1. Marque 1-0-0-0. Teremos como resultado nenhuma esfera. Isto significa que não há esferas azuis nesta solução. Giramos ele de novo.
  2. Marque 2-0-0-0. Teremos como resultado uma esfera branca. Isto significa que há pelo menos uma cor verde na solução. Vamos testar posicionamento ao mesmo tempo que testamos se há mais cores verdes.
  3. Marque 2-2-0-0. Continuamos com uma esfera branca de resultado. Isto significa que existe apenas uma cor verde no resultado final, e está no terceiro ou quarto slot
  4. Marque 2-2-2-0. Continuamos com uma esfera branca. Isto significa que a cor verde correta está no quarto slot. Não precisamos mais testar para isto. Avançamos.
  5. Marque 3-2-2-2. Continuamos só com uma esfera preta, que já sabíamos que era da quarta caveira. Então conseguimos definir que não há esferas laranjas na solução. Continuamos girando.
  6. Marque 4-2-2-2. Conseguimos duas esferas pretas. Uma era da quarta caveira. Então obviamente a segunda é da única cor que mudamos: O primeiro slot é púrpura. Mas temos que checar por repetições. Vamos para a segunda caveira.
  7. Marque 4-4-2-2. Conseguimos duas esferas pretas (que já sabíamos) e uma branca. Desta forma definimos que há outra cor púrpura no terceiro slot (já que não podia estar no segundo, e foi o único que sobrou). Tudo que resta agora é descobrir a cor do segundo slot. E como já eliminamos 4 cores, vai por eliminação, já que há apenas duas possibilidades:
  8. Marque 4-5-4-2. Teremos 3 esferas pretas. Significa que o segundo slot não é vermelho. O que só sobra...
  9. Marque 4-6-4-2. E temos 4 esferas pretas, e o puzzle resolvido em 9 passos.

Se for necessário treinar para ver como funciona na prática, usem este Reaver puzzle trainer online. Não é tão impressionante como solucionar com 5 passos, mas dá pra solucionar sempre dentro das 10 chances que o jogo te dá. E depois que você pega o jeito, é praticamente instintivo.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Reaver Puzzle

Mensagempor Phoenix em 28 Abr 2011, 09:40

Bem interessante. Sempre tive duvidas de como esse puzzle funcionava.

Quando eu precisava usava isso pra resolver.
http://www.globalsoftware-inc.com/harnc ... olver.html
Avatar do usuário
Phoenix
 
Mensagens: 676
Registrado em: 27 Ago 2007, 10:59


Voltar para Dungeons & Dragons Online

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron