Antes de mais nada, quero agradecer aos que jogaram e/ou acompanharam esta máfia até o final. E pedir sinceras desculpas por alguns erros meus, tanto no planejamento do jogo quanto no andamento do mesmo. Essa foi minha primeira máfia, e devo admitir que não estava tão preparado para narrá-la quanto eu gostaria.
Primeiro, o óbvio: a cidade ficou fraca. O número de anti-cidades que eu pus em jogo foi para fechar 33% dos jogadores, valor que havia considerado apropriado. Mas este valor deve levar em consideração uma cidade com mais poderes e RCs detectáveis, o que não houve neste meu jogo.
Outra coisa que ficou bem clara: eu estive com menos tempo disponível do que gostaria, o que acabou alongando noites e dias e deixando essa uma das máfias mais longas da história da Spell (nem perto da campeã, a Durarara, mas ela foi um caso excepcional no que tange duração).
Algo que deve ter deixado gente (Eltar e Frost) putos comigo, mas não acho que tenha sido um erro de minha parte é ter impedido ações nesta "última noite". Na verdade eu havia deixado claro que o dia 9 seria o último dia, eu só iniciei uma "nova noite" para deixar a formatação de dias e noites condizentes do inicio ao fim. Além do que, se não tivesse feito isso, desde ontem a máfia não teria mais chance de ganhar. Então hoje foi a última oportunidade (a menos que ninguém fosse linchado, o que poderia ter acontecido, pois o joshua era um kel-dor e podia pedir imunização a linchamento por estar em seu planeta-natal) de cidade ou máfia ganhar.
Mas não acho que tenha havido mais erros que isso. Não podem reclamar que eu não tenho descrito a proteção do joshua, pois minhas descrições eram puramente fluffisticas (e mesmo assim eu acho que sempre descrevi as proteções do joshua como gente rondando o quarto do alvo -a equipe médica, para fazer algo caso houvesse alguma emergencia-), não podendo ser levadas em consideração como provas contra nada.
Tendo pedido minhas desculpas, deixa eu comentar minhas ideias com essa máfia:
Star Wars é um tema recorrente no "meio nerd", e imagino que muitos daqui sejam fãs. Sendo assim, achei estranho quando vi que nenhuma máfia com o tema havia sido narrada. Mais do que botar os cidadãos a lutar contra stormtroopers ou droids, eu quis aproveitar as incriveis oportunidades de histórias que podem ser contados no universo de Star Wars. Há muito material, e eu decidi fazer um jogo que tivesse algum paralelo com um jogo de rpg, com uma história sendo contada, personagens com raças e classes (com diferentes mecanicas), e recursos para os poderes. Tentei dar alguma imersão, mas percebi que as narrativas repetitivas de inicio e fim de dia não estavam funcionando bem. Alguns personagens tiveram um ou outro nível de desenvolvimento, que é o que eu queria.
Quanto a mecânica, logo vi que a cidade tava fraca, e dei graças a deus que o sakura morreu logo na primeira noite, porque assim a cidade teria alguma chance de ganhar .
Mas também achei uma pena: O papel do sakura era o que eu mais tinha gostado de criar, uma mescla de culto e SK, mas em um nível que eu achei equilibrado (ele poderia recrutar apenas jedis, competindo com o mestre da maçonaria).
A maioria das mecânicas novas não foram usadas (a dos nobres só foi usada pelo cigano, para se revelar, a dos mercadores nunca foi de serventia, e a dos planetas sequer foi lembrada, como podemos ver pelo linchamento do joshua em seu planeta natal). Creio que por eu querer fazer algo novo, que identificasse a classe (e raça), mas que não fosse forte. Quis que esse jogo fosse resolvido na discussão (mais ou menos como foi a Fables), mas parece que se o povo não tem RC como forma de prova de inocencia ninguem leva as pressões até o fim.
Queria falar mais coisas, mas agora esqueci.
Vou postar as MPs lá no segundo post do tópico e talvez depois eu lembre.
E parabéns para a máfia, mesmo assim.