Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor Iuri em 10 Jun 2011, 01:46

Antes de mais nada, quero agradecer aos que jogaram e/ou acompanharam esta máfia até o final. E pedir sinceras desculpas por alguns erros meus, tanto no planejamento do jogo quanto no andamento do mesmo. Essa foi minha primeira máfia, e devo admitir que não estava tão preparado para narrá-la quanto eu gostaria.

Primeiro, o óbvio: a cidade ficou fraca. O número de anti-cidades que eu pus em jogo foi para fechar 33% dos jogadores, valor que havia considerado apropriado. Mas este valor deve levar em consideração uma cidade com mais poderes e RCs detectáveis, o que não houve neste meu jogo.

Outra coisa que ficou bem clara: eu estive com menos tempo disponível do que gostaria, o que acabou alongando noites e dias e deixando essa uma das máfias mais longas da história da Spell (nem perto da campeã, a Durarara, mas ela foi um caso excepcional no que tange duração).

Algo que deve ter deixado gente (Eltar e Frost) putos comigo, mas não acho que tenha sido um erro de minha parte é ter impedido ações nesta "última noite". Na verdade eu havia deixado claro que o dia 9 seria o último dia, eu só iniciei uma "nova noite" para deixar a formatação de dias e noites condizentes do inicio ao fim. Além do que, se não tivesse feito isso, desde ontem a máfia não teria mais chance de ganhar. Então hoje foi a última oportunidade (a menos que ninguém fosse linchado, o que poderia ter acontecido, pois o joshua era um kel-dor e podia pedir imunização a linchamento por estar em seu planeta-natal) de cidade ou máfia ganhar.

Mas não acho que tenha havido mais erros que isso. Não podem reclamar que eu não tenho descrito a proteção do joshua, pois minhas descrições eram puramente fluffisticas (e mesmo assim eu acho que sempre descrevi as proteções do joshua como gente rondando o quarto do alvo -a equipe médica, para fazer algo caso houvesse alguma emergencia-), não podendo ser levadas em consideração como provas contra nada.

Tendo pedido minhas desculpas, deixa eu comentar minhas ideias com essa máfia:
Star Wars é um tema recorrente no "meio nerd", e imagino que muitos daqui sejam fãs. Sendo assim, achei estranho quando vi que nenhuma máfia com o tema havia sido narrada. Mais do que botar os cidadãos a lutar contra stormtroopers ou droids, eu quis aproveitar as incriveis oportunidades de histórias que podem ser contados no universo de Star Wars. Há muito material, e eu decidi fazer um jogo que tivesse algum paralelo com um jogo de rpg, com uma história sendo contada, personagens com raças e classes (com diferentes mecanicas), e recursos para os poderes. Tentei dar alguma imersão, mas percebi que as narrativas repetitivas de inicio e fim de dia não estavam funcionando bem. Alguns personagens tiveram um ou outro nível de desenvolvimento, que é o que eu queria.

Quanto a mecânica, logo vi que a cidade tava fraca, e dei graças a deus que o sakura morreu logo na primeira noite, porque assim a cidade teria alguma chance de ganhar XD .
Mas também achei uma pena: O papel do sakura era o que eu mais tinha gostado de criar, uma mescla de culto e SK, mas em um nível que eu achei equilibrado (ele poderia recrutar apenas jedis, competindo com o mestre da maçonaria).
A maioria das mecânicas novas não foram usadas (a dos nobres só foi usada pelo cigano, para se revelar, a dos mercadores nunca foi de serventia, e a dos planetas sequer foi lembrada, como podemos ver pelo linchamento do joshua em seu planeta natal). Creio que por eu querer fazer algo novo, que identificasse a classe (e raça), mas que não fosse forte. Quis que esse jogo fosse resolvido na discussão (mais ou menos como foi a Fables), mas parece que se o povo não tem RC como forma de prova de inocencia ninguem leva as pressões até o fim.

Queria falar mais coisas, mas agora esqueci.
Vou postar as MPs lá no segundo post do tópico e talvez depois eu lembre.

E parabéns para a máfia, mesmo assim. :victory:
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor Iuri em 10 Jun 2011, 01:46

Darin escreveu:Eu não acreditei quando vocês mataram o joshua...

Esqueceram completamente que foi ele que desmascarou o Cigano, né?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor cigano em 10 Jun 2011, 01:50

Meus dois centavos rápidos.

Ganhamos mas não fomos o melhor time em jogo, na verdade cometemos erros bobos e simples, coisa de grupo iniciante. Tivemos ótimas oportunidades duas ou três vezes nas mãos e perdemos, o final foi simplesmente surpreendente, pura sorte!

Jogo fantástico Iuri, gostei muito!

Fica aqui minha critica a maioria dos jogadores, o jogo tinha tudo pra ser épico, mas o comodismo foi quase que unanime entre todo mundo. O resultado no meu ver foi um jogo magnifico que foi ofuscado pela participação mediana da maioria. E principalmente da Máfia, tivemos a taça na mão duas vezes pelo menos e entregamos de bandeja...

Enfim, o jogo foi delicioso de se jogar, parabéns Iuri, teu nível como narrador continua excelente!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor Darin em 10 Jun 2011, 01:54

Mas a cidade perdeu merecidamente... Ficou muito pouco participativa em alguns dias e não pressionaram em nenhum momento a taliz... Ela aproveitou disso e conseguiu chegar até o final. As vezes até os próprios cidadãos agiam de forma tão suspeita o suficiente para acreditarmos que eram mafiosos... Algumas Pessoas precisam ser mais enfáticas e consistentes em suas defesas para não matarmos cidadãos a toa...

Mas claro, se a sakura não tivesse morrido, o jogo ia ser quase impossível para a cidade... sem RC e sem muitos poderes, é quase impossível saber quem é ou não inocente. Muita gente lurkeando favoreceu demais os mafiosos também...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor cigano em 10 Jun 2011, 02:03

Iuri escreveu:
Darin escreveu:Eu não acreditei quando vocês mataram o joshua...

Esqueceram completamente que foi ele que desmascarou o Cigano, né?


Correção, eu me entreguei! u.u

Putz, nunca que imaginei que a sidequest ia se completar pra TODOS os nobres. Que merda! Mas só cai porque o Bruno quebrou minhas pernas, o alvo mais apropriado seria o Joshua, ate porque em certo ponto fiquei me perguntando porque ele não argumentava, o trabalho ficou mais fácil pra mim por mérito dele, claro, tinha o Bruno...

Darin escreveu:Mas a cidade perdeu merecidamente... Ficou muito pouco participativa em alguns dias e não pressionaram em nenhum momento a taliz... Ela aproveitou disso e conseguiu chegar até o final. As vezes até os próprios cidadãos agiam de forma tão suspeita o suficiente para acreditarmos que eram mafiosos... Algumas Pessoas precisam ser mais enfáticas e consistentes em suas defesas para não matarmos cidadãos a toa...


Nem só isso, quase ninguém teve pulso nas discussões, quando bati de frente com o Joshua, eu realmente não ia acusar ele mas quando vi que ele tava passivo demais e o tempo tava acabando eu cai matando, e se não fosse o Bruno...

E do nosso lado... Mog linchou o Mago, eram 3 mortes a noite e fim do jogo, mas o Mog acho que se embananou na hora da pressão e deixou correr frouxo, sem contar a falta de timing completa do time. Enfim, nada que desmereça o trabalho do Iuri, mas com certeza não foi mérito nosso a vitória. Se for pra analisar, talvez tenhamos sido o grupo com "menos erros" e com alguma quantidade de sorte tambem!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor cigano em 10 Jun 2011, 02:17

E post duplo rápido de saída!

Iuri...

Qual criteiro usaste pra dar os papeis?
A historia era aleatoria (tu jogou na sorte quem saria bom e mau) ou montada?
E posta os papeis e açãos noturnas!

Amanha comento mais.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor Eltar em 10 Jun 2011, 02:37

Que pena, não conseguimos levar essa. :triste:
E coitado do Joshua, não deixei nem o cara se defender.

Mas agora eu vou dizer porque fui em ti sem me preocupar em estender a discussão:
Arnok era um Doc, e tu já tinha se revelado como outro Doc, achamos difícil ter 2, além de usar a proteção no Mog nesse último dia, ele era o principal suspeito para o próximo dia, e já tinhamos falado isso no tópico várias vezes.
Eu tinha tentado recrutar a Talizrrou na segunda E na terceira noite.
Eu tinha pontos suficientes para bloquear aquele que não fosse linchado, que no caso era a Talizrrou, só que nessa última noite descobri que por algum motivo bizarro não poderia usar os equipamentos da nave.

O mais importante foi esse último, era uma segurança, se a gente linchar errado o Joshua, podemos bloquear o anti-cidade (não sabíamos que teriam 5 mafiosos no jogo, achamos que era um independente) e linchar ele no outro dia.


Já escreveram 30 posts antes que eu pudesse enviar minha mensangem, mas vai assim mesmo.
Imagem
Avatar do usuário
Eltar
 
Mensagens: 975
Registrado em: 31 Out 2007, 02:47
Localização: Belém - Pará

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor Iuri em 10 Jun 2011, 03:06

MPs e Ações Noturnas postadas aqui. Deem uma conferida, nem que seja para ver as figurinhas ^^

Qual criteiro usaste pra dar os papeis?
A historia era aleatoria (tu jogou na sorte quem saria bom e mau) ou montada?

A principio era pra ser 3 mercadores, 3 nobres e 3 soldados, dois cidadãos de cada e um mafioso (além de 1 droid). O resto seriam jedis e o sith. Depois que decidi aumentar a máfia para 5 (grande erro...) adicionei mais um soldado nos mafiosos (nenhuma outra classe faria sentido). Os mercadores teriam a lista de equipamentos identica, variando apenas um item para cada mercador. Nobres teriam os papéis mais importantes: GF, doc e cop. Soldados teriam poderes menos usuais (bus-driver e bodyguard) e jedis teriam possibilidade de trocar pontos, além de alguma habilidade para usar noite sim noite não, e a possibilidade de serem recrutados tanto para culto quanto para maçonaria.

Tendo decidido o poder e classe de cada papel, eu sorteei as raças. O critério inicial era de 2 personagens de cada raça, mas acabei deixando duas raças com um único personagem cada, o que seria compensado pela visita aos dois planetas em um único dia (kamino e dac). O background de cada personagem foi construído depois do sorteio da raça, para que o BG batesse com todas características do personagem (e eu admito que não sou o maior conhecedor do universo expandido de SW, então tive que ler um bocado sobre estes planetas, e até comprei umas duas HQs para ter ideia de como são as histórias em diferentes lugares da galáxia :P). Nessa parte eu me dei mais liberdade, e fui criando as histórias conforme escrevia. Tentei dar características próprias a cada personagem, e sempre que possível fazer menção a personagens ou lugares reais do universo SW. Depois foi só procurar por imagens e nomes condizentes com raça e classe de cada um (e o motivo para só ter um mon-calamari foi justamente eu não achar mais imagens decentes XD - teve um outro personagem que eu tive que trocar a raça também porque não tinha nenhuma imagem da raça original dele que se adequasse com a classe).

E eu gostei muito de fazer esses personagens :D

Arnok era um Doc, e tu já tinha se revelado como outro Doc, achamos difícil ter 2.

Tinham muitas formas da máfia matar (a sidequest do mog desbloqueou um poder de custo 3 que matava dois alvos, além disso, poderiam guardar pontos para usar o equipamento da nave para carga de vigilante. Além disso no inicio existia um SK (mesmo que tivesse que pagar 2 para matar). Por isso eu achei que seria justo colocar dois personagens com poderes de proteção, principalmente porque o do arnok custava 2 para ser ativado. No final não foi tão util ter 2 docs porque eles sempre miravam no mesmo alvo XD
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor Eltar em 10 Jun 2011, 03:36

Iuri escreveu:
Darin escreveu:Eu não acreditei quando vocês mataram o joshua...

Esqueceram completamente que foi ele que desmascarou o Cigano, né?

Sim, desmacarou, mas a DarkLady também entregou dois mafiosos na máfia Caverna do Dragão e ainda sim virou mafiosa no final do jogo.
Mas o ponto não era esse, ele poderia ser um Independente (como um Sith), era justamente isso que a gente suspeitava, um Nobre em cada facção, mafioso, cidade e independente(Sith).

E como eu disse no post anterior, pra gente era só questão de ordem de linchamentos, já que o plano era: lincha um, bloqueia, lincha o outro, e ainda poderíamos bloquear de novo.

Dois quotes que eu concordo:
Darin escreveu:Mas a cidade perdeu merecidamente... Ficou muito pouco participativa em alguns dias e não pressionaram em nenhum momento a taliz... Ela aproveitou disso e conseguiu chegar até o final. As vezes até os próprios cidadãos agiam de forma tão suspeita o suficiente para acreditarmos que eram mafiosos... Algumas Pessoas precisam ser mais enfáticas e consistentes em suas defesas para não matarmos cidadãos a toa...

Mas claro, se a sakura não tivesse morrido, o jogo ia ser quase impossível para a cidade... sem RC e sem muitos poderes, é quase impossível saber quem é ou não inocente. Muita gente lurkeando favoreceu demais os mafiosos também...

cigano escreveu:Jogo fantástico Iuri, gostei muito!

Enfim, o jogo foi delicioso de se jogar, parabéns Iuri, teu nível como narrador continua excelente!

Até agora, os únicos problemas que eu percebi foi o atraso para abrir e fechar os dias e essa questão da útima noite.
Dando uma olhada rápida nos papéis do jogo, um problema foi justamente os poderes normais gastarem 2 pontos, o que fazia termos resultados uma noite sim, outra não e além de não ter RCs os poderes não eram revelados com o linchamento, isso ajuda a máfia, como se tivesse um faxineiro e diminui as opções da cidade.
Mas valeu, me diverti muito com o jogo, parabéns.

E Iuri, não entendi esse ponto aqui:
Iuri escreveu:Algo que deve ter deixado gente (Eltar e Frost) putos comigo, mas não acho que tenha sido um erro de minha parte é ter impedido ações nesta "última noite". Na verdade eu havia deixado claro que o dia 9 seria o último dia, eu só iniciei uma "nova noite" para deixar a formatação de dias e noites condizentes do inicio ao fim. Além do que, se não tivesse feito isso, desde ontem a máfia não teria mais chance de ganhar. Então hoje foi a última oportunidade (a menos que ninguém fosse linchado, o que poderia ter acontecido, pois o joshua era um kel-dor e podia pedir imunização a linchamento por estar em seu planeta-natal) de cidade ou máfia ganhar.

Como assim o Dia 9 era o último dia? Pra mim, isso não ficou claro isso no jogo.
E jogo nesse momento estava 3x1, se não ocorre linchamento teríamos mais um dia? E se os mafiosos não enviassem ação noturna?
Imagem
Avatar do usuário
Eltar
 
Mensagens: 975
Registrado em: 31 Out 2007, 02:47
Localização: Belém - Pará

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor Eltar em 10 Jun 2011, 03:40

Escapamos da morte duas vezes, uma eu e outra o Frost.

E me vem isso aqui:
Noite 7:
Mog - Mata João-Aragorn
João-Aragorn - Investiga Talizrrou (culpada)
Imagem
Avatar do usuário
Eltar
 
Mensagens: 975
Registrado em: 31 Out 2007, 02:47
Localização: Belém - Pará

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor Eltar em 10 Jun 2011, 03:47

Uma coisa que e vi agora, se o Joshua me desse um ponto nesse última noite isso poderia garantir a inocência dele.

Porra, eu sabia! IT'S A TRAP!
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Eltar
 
Mensagens: 975
Registrado em: 31 Out 2007, 02:47
Localização: Belém - Pará

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor Iuri em 10 Jun 2011, 03:56

Dando uma olhada rápida nos papéis do jogo, um problema foi justamente os poderes normais gastarem 2 pontos, o que fazia termos resultados uma noite sim, outra não e além de não ter RCs os poderes não eram revelados com o linchamento, isso ajuda a máfia, como se tivesse um faxineiro e diminui as opções da cidade.

Mas veja que a investigação do cop e proteção do doc (o oficial) custava apenas 1 ponto. Os jedis tinham poderes custando dois pontos porque eles tinham a vantagem de poder entrar em um grupo que se comunicasse por fora (maçonaria/culto), o que já dá mais vantagem.
Mas concordo que essa questão dos poderes não serem revelados ser vantagem pra máfia foi um dos erros que eu só percebi depois que já tinha passado uns dois dias de jogo, e dae já era meio tarde demais. A decisão inicial foi simplesmente para manter a narrativa realista (e achar uma carteirinha de "bloqueador" no bolso do cara linchado não faz muito sentido). Realmente, não cogitei que poderia prejudicar a cidade, grande fail para mim neste ponto.

E jogo nesse momento estava 3x1, se não ocorre linchamento teríamos mais um dia?

Sim, daí teriam mais um dia.

A questão da Taliz enviar ação ou não realmente existia (e teve uma noite em que ela realmente não enviou), mas era "vitória matemática" para a máfia, por isso nem esperei pra ver se recebia ação dela ou não (até porque eu tava achando que o jogo já tava durando mais do que devia durar, estender por mais uma noite não seria condizente com o que eu queria presse jogo)
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor cigano em 10 Jun 2011, 08:12

Mas e a distribuição dos papeis pra gente? Sorteio ou tu escolheu algum? Diz que tu me escolheu como mafia e meu próximo jogo tu ganha o papel culpado ate a morte e odiado!

:P
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor joao-aragorn em 10 Jun 2011, 08:20

Meus dosi centavos:
A máfia foi muito bem estruturada/narrada, mas a proporção estava meio fora mesmo, Iuri. Máfia fortinah demais e tinha muitos papéis condicionais na cidade a meu ver(sidequests complicadinhas, maçonaria limitada, etc).
Eu não acho que tenha jogado muito mal, ams estive longe da minha melhor performance. Agora que a cidade morreu pelo amrasmo, morreu.
E eu JURAVA que o Frost era M<áfia, nunca vi alguém com papel tão improtante ser tão pouco participativo nas discussões O.o
E eu tinha acabado de desmascarar a talizrrou e morri! AGH!
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

Re: Máfia Star Wars - Vitória da Máfia

Mensagempor Arnok em 10 Jun 2011, 08:31

antes de mais nada, parabéns pelo jogo, estava muito divertido.

a narração e os papeis foram excelentes, a distribuição nem tanto, mas nem por isso a cidade ficou sem possibilidades de ganhar.

joao-aragorn escreveu: Agora que a cidade morreu pelo amrasmo, morreu.


esse foi o verdadeiro dificultador da cidade. entrei no lugar do aluriel e ele não mandou mensagem umas 3 noites (e não mandando, parece que perdia ponto de força, certo?) os poderes não definem o jogo, mas os jogadores e poucos pareceram interessados no jogo.

quanto ao frost postar pouco, ele era maçom, junto com o eltar e eu(entre quase no fim) e elaboramos a lista de suspeitos juntos (mago, mog e joshua, que achamos ser nobre sith)

Eltar escreveu:Como assim o Dia 9 era o último dia? Pra mim, isso não ficou claro isso no jogo.
E jogo nesse momento estava 3x1, se não ocorre linchamento teríamos mais um dia? E se os mafiosos não enviassem ação noturna?


na verdade, nós tinhamos feito as contas e tinhamos o jogo nas mãos. linchariamos um, se não fosse o mafioso, bastaria bloquear o outro com os equipamento da nave (por isso protegi o eltar, pq ele tinha pontos para ativar a nave, do contrario teria protegido a mim mesmo) o fato de não sabermos que seria o último dia fez nossa estratégia falhar. (fica dica para a próxima, se vai ter um prazo estipulado para o final do jogo, poderia deixar mais claro...)
“Hello… I Want to play a game.”
Avatar do usuário
Arnok
 
Mensagens: 611
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:33

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron