Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor cigano em 26 Jul 2011, 23:21

MVerde e Assumar falaram tudo, mas se quiserem dar sugestões de novas formas de apresentar o papel que sejam mais claras, sintam-se livre. Já houve essa discussão certa vez mas mesmo não chegando a um fim foi produtiva demais!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor Eltar em 27 Jul 2011, 00:38

E em relação ao Mandante e o Covarde? Se bloquear o Mandate a máfia não mata mesmo que o assassino seja outro mafioso? E sobre o Covarde, não é padrão com que ele morra ao se esconder atrás de um anti-cidade?
Imagem
Avatar do usuário
Eltar
 
Mensagens: 975
Registrado em: 31 Out 2007, 02:47
Localização: Belém - Pará

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor publicano em 27 Jul 2011, 05:40

Vocês deviam fazer algum post ou tópico com certos papéis ou mecânicas opcionais que já se tornaram padrão.

Se notarem não tem regras de espancamento, pra dar o mais óbvio exemplo, na lista de papéis. Um outro que me chamou a atenção foi o "taxi driver"...

Eu sei que o guia e a lista são traduzidos de fonte externa, mas podia ser feito um adendo/apêndice com o que foi consagrado... nem todo mundo tem suficiente pra ler trocentas máfias anteriores pra fazer loot :mrgreen:

;..

Covarde: pelo que entendi é opcional pro mestre o cara morrer se esconder atrás de mafioso, mas o jogador não pode contar com nada, se não tiver dito especificamente que ele morre, pq essa parte pode estar oculta em sua "ficha". Aconteceu comigo.

E tudo está muito aberto à interpretação, mas eu percebo que se bloquear o mandante, bloqueia a morte. Ou seja há duas chances de bloquear um assassinato com mandante, bloqueando o próprio e o capanga -- isto se o GF não mandou a si mesmo.
Mas compensa por ele ignorar regra de médico, é um risco que o GF corre.

Engraçado que Usurpador me pareceu bem claro, que o cara perdia o jogo se não conseguisse as DUAS condições de vitória...
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor MVerde em 27 Jul 2011, 10:17

publicano escreveu:Se notarem não tem regras de espancamento, pra dar o mais óbvio exemplo, na lista de papéis. Um outro que me chamou a atenção foi o "taxi driver"...

Já pensei fazer isso, mas nunca consegui concluir. Depois vejo se mando uma lista pros Co-ordenadores.
publicano escreveu:E tudo está muito aberto à interpretação, mas eu percebo que se bloquear o mandante, bloqueia a morte. Ou seja há duas chances de bloquear um assassinato com mandante, bloqueando o próprio e o capanga -- isto se o GF não mandou a si mesmo.
Mas compensa por ele ignorar regra de médico, é um risco que o GF corre.

Mandante - Este é um papel exclusivo para chefões da máfia. O Chefão que possui essa habilidade pode enviar qualquer um dos membros de seu grupo (ele incluso) para matar o alvo da noite. O assassinato daquele grupo só será evitado caso um bloqueador aja sobre o assassino. O assassino escolhido não pode fazer uso de uma possível habilidade noturna que possua, já que ele "gastará" a noite indo atrás de seu alvo. Pró-máfia

A ação de morte só é bloqueada se o bloqueador acertar o mafioso que for executar a ação de morte. Essa é a vantagem de ter um mandante no grupo o assassino não fica sendo um jogador específico, o que dificulta a vida de um bloqueador mafioso.

Claro que sempre existe as adaptações do narrador, por exemplo, nem todos usam a opção em que o GF aparece como inocente guando investigado.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
Avatar do usuário
MVerde
 
Mensagens: 2004
Registrado em: 25 Ago 2007, 18:09
Localização: Goiânia - GO

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor cigano em 27 Jul 2011, 10:42

Depois vou tentar por aqui uma lista com algumas "clarificações" que fiz nas minhas Máfias. DAe agente discute e vai modificando o que for aparecendo!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor publicano em 27 Jul 2011, 11:02

Boa, acho que esse tópico é excelente pra ir reunindo tudo... e depois quando estiver pronto criar o tal adendo que eu sugeri.

Por exemplo, isso que eu falei da questão do bloqueio acaba sendo na prática uma possível variação de mandante, assim como tem gente que, como Verde citou, não dá o poder do GF ao Mandante.

Num adendo ao manual seria tb bom uma seção sobre a ordem/prioridade das ações. Vi várias máfias por aí que usam prioridades diferentes da que vc imagina que seja. Tendo notado isto, pra evitar enganos e improvisos da minha própria parte, na minha micro eu estabeleci a ordem pré-definida de todas as possíveis ações.

Tipo, se vc bloqueou alguém e morreu, o bloqueio acontece? Bloqueio é aplicado antes ou depois de busdrive? Etc. Tudo depende da interpretação do narrador, mas uma seção sobre esse quesito no manual cairia muito bem.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor MVerde em 27 Jul 2011, 11:09

publicano escreveu:Num adendo ao manual seria tb bom uma seção sobre a ordem/prioridade das ações. Vi várias máfias por aí que usam prioridades diferentes da que vc imagina que seja. Tendo notado isto, pra evitar enganos e improvisos da minha própria parte, na minha micro eu estabeleci a ordem pré-definida de todas as possíveis ações.

Tipo, se vc bloqueou alguém e morreu, o bloqueio acontece? Bloqueio é aplicado antes ou depois de busdrive? Etc. Tudo depende da interpretação do narrador, mas uma seção sobre esse quesito no manual cairia muito bem.

O aconselhado é o narrador colocar antes qual a ordem das ações vai seguir. Se não me engano já tivemos uma discussão sobre a ordem das ações e ela durou muito tempo e não chegamos a um acordo.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
Avatar do usuário
MVerde
 
Mensagens: 2004
Registrado em: 25 Ago 2007, 18:09
Localização: Goiânia - GO

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor publicano em 27 Jul 2011, 11:14

MVerde escreveu:
publicano escreveu:Num adendo ao manual seria tb bom uma seção sobre a ordem/prioridade das ações. Vi várias máfias por aí que usam prioridades diferentes da que vc imagina que seja. Tendo notado isto, pra evitar enganos e improvisos da minha própria parte, na minha micro eu estabeleci a ordem pré-definida de todas as possíveis ações.

Tipo, se vc bloqueou alguém e morreu, o bloqueio acontece? Bloqueio é aplicado antes ou depois de busdrive? Etc. Tudo depende da interpretação do narrador, mas uma seção sobre esse quesito no manual cairia muito bem.

O aconselhado é o narrador colocar antes qual a ordem das ações vai seguir. Se não me engano já tivemos uma discussão sobre a ordem das ações e ela durou muito tempo e não chegamos a um acordo.



O ruim é quando isso entrega de bandeja quais os poderes e papéis no jogo.
Eu elaborei minha lista de prioridades mas mantive em segredo, se o jogador tiver alguma dúvida que mande MP... mas imagino que em vários casos deve ser útil determinar logo de cara na abertura da máfia, como funciona tudo.

Pra mim, por exemplo, bloqueio vem antes de tudo, prioridade máxima, mas vai que o narrador ache engraçado ou apropriado ao tema o busdriver fazer o roleblocker afetar quem não queria. Muito caótico, mas cada caso é um caso...
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor Nibelung em 27 Jul 2011, 11:37

Pessoalmente, a minha prioridade sempre foi a seguinte:

1) A ordem que utiliza mais poderes (por exemplo, bloqueador A bloqueia bloqueador B que bloqueia assassino. Bloqueador A e assassino agem)
2) A ordem que causa menos mortes
3) Ordem de chegada das MPs
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor cigano em 27 Jul 2011, 12:20

É simples se você quer manter suspense do que existe em jogo, coloca algum valor a cada habilidade e bota a ordem de cada valor.

Habilidades com Iniciativa 1 vem antes das de iniciativa 2, que vem antes das de iniciativa 3, que vem antes...

Cada habiliadade vem com o valor referente a ela e fim!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor Cebolituz em 27 Jul 2011, 15:27

Acho que depende muito de cada caso.

Na minha máfia Ravenloft, teve duas ações em que eu decidi usando quem enviou a MP primeiro. Uma boa e outra ruim.

A primeira foi a ação do Paranoid Gun Owner. Teve uma ação do diabo e um do médico no mesmo alvo. Quem enviou a ação primeiro ativou antes o Paranoid Gun Owner e morreu (caso do Joshua, médico).

Entretanto, houve um caso em que a maçonaria e o culto iriam recrutar o mesmo alvo (o Joshua revivido novamente). O culto enviou a ação primeiro e recrutou o alvo. A maçonaria falhou no recrutar.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor SCCSakura em 27 Jul 2011, 15:35

MVerde escreveu:Usurpador (Usurper) - É como um mafioso normal que tem uma missão complicada. Fazer a máfia vencer e o seu chefão morrer. Se um dos dois não acontecer, o usurpador perde o jogo. Pró-máfia

Pra mim tá muito claro, ele ganha se a máfia vencer e se o chefão morrer. O que pode acontecer é o narrador mudar isso. Eu sei que podem levantar a bandeira de que ele tem como facção "mafioso" blablablabla, mas é pelo fato de que ele pode conversar com os outros mafiosos, vai aparecer como culpado em uma investigação, só que precisa causar o caos interno pra poder ganhar.

Não consigo ver ambiguidade no texto.


Só queria dar minha opinião, acho que a ideia é boa para morrer só comigo.

Usurpador é visto como culpado em investigações
Conhece todos os membros da máfia e tem comunicação com eles
Enquanto o GF estiver vivo é considerado jogador pró-cidade.

SE o GF for morto enquanto o Usurpador estiver vivo, Usurpador se torna o novo GF (ainda visto como culpado) porem passa a ser um jogador pró-máfia.
SE o Usurpador morrer antes do GF, é considerado pró-cidade e vence o jogo junto a cidade. (?)

Esse ultimo ponto é a unica parte que eu acho que poderia ser balanceada nessa ideia, já que o Usurpador pode revelar todos os mafiosos e morrer antes do GF, fazendo assim uma vitoria facil para a cidade.
Imagem
Avatar do usuário
SCCSakura
 
Mensagens: 2055
Registrado em: 11 Ago 2009, 20:02

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor Madrüga em 27 Jul 2011, 15:58

Ele é culpado em investigações, joga com os mafiosos e é pró-cidade? Não ficou esquisito isso?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor Agnelo em 27 Jul 2011, 16:01

Aí ele seria um cidadão que conhece todos os mafiosos no primeiro dia, será que dá pra ficar mais quebrado que isso?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor Madrüga em 27 Jul 2011, 16:02

PorraSpell?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 54 visitantes

cron