A parte divertida, dar poderes! Ok, não tinha muito pra onde correr, um poder ligado a combate (PvP), um poder que atrapalhasse, e um poder que investigasse. Desde o inicio quiz trabalhar com as especializações de cada classe, um desafio bacana já que algumas classes são bem versateis (Paladino e Druida) e outras são bem especificas (Lock e Hunter). Mas vamos a cada uma:
Tanks seriam poderes de proteção, queria que essa especialização desse a opção do jogador defender alguem, assim como no jogo os tanks são os que mantem os ataques inimigos concentrados em um unico ponto.
Healers, esses seriam os docs. Parecidos com os tanks no final das contas para o jogo de Máfia, mas acho que dava pra diferenciar um pouco com fluff e escolhas certas de poderes.
>>DK:
Blood: Guarda Costas de Elite (Tank)
Frost: PVP
Unholly: Investigador Forense
O DK é uma classe unica, ele só pode ser escolhido em jogo se o jogador já tiver um personagem de alto nivel, ele começa em um nivel elevado e com itens bem uteis. É uma classe de altos e baixos, causa um dano consideravel, tem a opção de tank e muito mal interpretada.
Escolhi guarda costas de elite por DK ser bem próximo a classe de Warrior e por de certa forma ser mais "poderoso" que um warrior. Investigador forense da uma opção bem interessante pro jogador, mas de certa forma é uma faca de dois gumes já que mostra todos os que visitaram o alvo desde o inicio do jogo. Pra equilibrar tasquei um culpado e odiado. Poderes bem fortes mas com uma boa pedra no caminho.
Pessoalmente gostei muito desse personagem, tanto pela historia como pelos poderes. As escolhas que imaginei seriam a de Investigador Forense seguida de GUarda costas de Eite ou PvP dependendo de como estariam os combates a noite.
>>Druid:
Balance: PVP
Feral Combate: BulletProff (Tank)
Restoration: Ressucitador x2* (Healer)
Uma classe bem dinamica, pode assumir qualquer opção dentro do jogo, tank, healer, dps meele, e dps range. Tambem uma classe restrita a Taurens e NE (na expansão isso vai incluir os Trolls e os Worgens). Uma classe eternamente "chatinha" de se enfrentar.
Healer e Tank, trabalho bem especifico. Pra ele decidi por opções de ajuda que mostrasse o poder druidico em jogo. BulletProff e Ressucitador, opção deveras poderosa, então pra isso limitei ela com a seguinte condição, quando não houvesse mais cargas de Reviver o jogador morreria. Dei duas cargas iniciais, assim ele poderia usar seu poder uma vez e permanecer vivo, e dei ao BulletProff a opção de ser trocado por uma carga extra, ou seja, duas ressureições ate o fim do jogo ou 3 com a propria morte do druida. Arriscado, porem interessante, basta lembrar que o BulletProff agiria como um "life" extra, não impedira de morte, so o tornaria mais duro de matar
Não vejo muitas opções alem de escolher primeiramente bulletproff e depois reviver. Mas a ideia de tornar ele um matador tambem é interessante, bulletproff e pvp o tornariam bem chato durante a noite.
>>Hunter:
Beast Mastery: PVP
Marksmanship: Rastreador
Survival: Redirecionador
Gosto muito dessa classe, uma das mais versateis. Ok, exclusiva pra PvP, bem "simples" de jogar e entender, e escolhida por 7 a cada 10 novatos. Foi a primeira classe que usei na blizzard e uma das que mais gosto de acompanhar a evolução ao longo das expansões.
Quis aqui mostrar a imensa opção de manutençao em combate, hunter é uma das melhores classes pra formar o cenário em jogo e tentei mostrar isso aqui com opções que pudessem de alguma forma mudar o rumo do jogo. Bus Driver foi a opção obvia, mas acho esse role muito injusto e sem controle, então copiei a ideia de redirecionar o poder ao inves de só trocar alvos. E claro, ele é um hunter afinal, se tem algo que ele poderia fazer bem como investigador seria rastrear, inicialmente pensei em por observador mas no final optei por rastreamente porque observação cabia melhor a outra classe
Muitos hunters em jogo, muits opções interessantes, mas rastreamento seguida do redirecionador seriam minhas opções, dá pra conseguir muita informação com essas duas habilidades. Claro, pra um jogo mais ofensivo, redirecionador e PvP seriam bem colocados
>>Mage:
Arcane: Roubo de poder
Fire: PVP
Frost: Bloquer
Mage é uma das classes mais versateis do jogo, acho essa classe a melhor opção em muitos aspectos, por exemplo, se penso em uma classe pra farme, ou uma classe pra rush, ou uma classe pra Twink, qualquer coisa se encaixa com mage.
No jogo tentei mostrar um pouco do que faz o mage ser interessante. Roubo de poder é uma que sempre quiz testar e achei o momento otimo, bloquer tambem me parecia obvio, foi a classe que tive menos dificuldade em adaptar pro jogo. Inicialmente eu pensei em deixar o Roubo de Poder sem cargas para o "ladrão", mas voltei atras e liberei uma carga por roubo.
Pressoalmente eu ficaria com Roubo de poder e bloquer sem duvida. No meu entender seria um personagem chato, mas não excencial o que poderia dificultar a vida dos opositores sem chamar atenção para uma eventual morte.
>>Pally:
Holy: Magistrado (Healer)
Protection: Governador (Tank)
Retribuition: PVP
Junto com Druida uma das unicas classes em que se pode ter toda experiencia em jogo, dps, tank e healer. Pallys são otimos tanks, bons dps, e passaram de healers medianos para healers principais na ultima expansão. Diferente dos Druidas Pallys não podem fazer range dps, mas compensam isso com uma historia de desequilibrio que se arrasta desde que foram criados.
Essa sem sombra de duvida foi a mais dificil de adaptar. Ia fazer ela um tipo de warrior mais forte, mas o DK tambem estava concorrendo a esse titulo e combinava melhor. Foi então que achei os poderes "politicos" e pensei "Porque não?". Pallys são no lore uma classe muito ligada a politica do jogo então achei que combinou perfeitamente. Viraram protetores de voto impedindo linchamento, um personagem dificil de jogar, mas um desafio interessante.
Não vejo muita escolha de opções, talvez Magistrado primeiro seguido de governador. Mas PvP seria minha ultima opção, isso se eu pensasse nela, não tem muito espaço pra um jogo combativo com Pally.
>>Priest:
Discipline: Penance [50% de chance de bloqueio e Cura]
Holy: Doc (Healer)
Shadow: PVP
Adoro essa classe, é o main do meu coração. Priests foram feitos para curarem, assim como o Warrior está pra tank o Priest está pra Healer, podem existir healer mais pesados, que gastem menos mana, e tudo, mas Priest foi, é, e sempre será a melhor opção de heal pra quem sabe jogar.
Doc, é a unica palavra que vem a minha cabeça. Já o Penance foi meio que uma aposta louca, tive essa ideia na Máfia Zelda, por algum motivo achei que Aluriel tivesse criado esse papel e me apaixonei, resolvi testar. Pensei em ser uma opção só, bloquear E proteger, mas ficaria poderoso demais, sem contar que já existe uma classe parecida, e deixar como opção do jogador ia dar poder demais, talvez se o uso do poder fosse por escala, uma vez bloquer, uma vez doc, ficasse interessante tambem, mas optei pela jogada de sorte, vamos ver o que dá.
Sou suspeito pra falar, pegaria certamente Doc e depois Penance, mas PvP com Penance ia dar uma versatilidade gigantesca ao jogador que quissesse mais combate.
>>Rogue
Assassination: PVP
Combat: Ladrão
Subtlety: Observador
Gosto de rogues, mas acho eles muito complexos, talvez a classe mais complexa do jogo. São excelentes em PvP, fazem um dps estupido e tem uma boa gama de ferramentas que os deixam bem versateis.
Fiquei receoso com a escolha de Ladrão para ele, mas não tive muita escolha. Fiz o poder bem simples tornando ele uma especie de cop mais forte (descobre tambem quem pode curar). Fiquei entre Rastrear e Observar, mas Observar combina mais com Rogue que tem que ficar próximo a vítima. Um papel utilissimo, e que vai ser complexo dentro do jogo já que todas as facções possuem um.
Gosto muito de Observador, é o poder mais poderoso que conheço, um bom observador pode ficar na dele quieto por alguns dias e descobrir MUITOS papeis. Não sei se pegaria Ladrão, talvez PvP pra alguma eventual necessidade de combate.
>>Shaman:
Elemental: Faz-Tudo
Enhancement: PVP
Restoration: Doc (healer)
A ideia inicial do Shamam era ser o "Pally" da Horda, mas não deu muito certo. Shammy sempre foi uma classe complicada em PvP por não ter muita habilidade contra contenção, basta stunar ou travar um shamam é ele é um alvo fácil. Mas sempre foram Healers muito bons por seram capazes de healer varios ao mesmo tempo.
A versatilidade de totens que o shaman tem é muito grande, tentei trazer isso com o Faz-tudo, e roubei a ideia do Assumar de fazer as habilidades de Faz-Tudo serem repetitivas, terminando as opções elas poderiam ser escolhidas mais uma vez. Como classe healer queria inovar um pouco com um healer diferente, mas não consegui e mantive o Doc padrão.
Eu pegaria Faz-tudo de cara com certeza, acho que o inicio do jogo sempre quem dita como ele vai correr e ter uma gama maior de opções de cara pra poder me adaptar melhor seria fundamentel. Doc ou PvP depois, dependendo do desenrolar do jogo.
>>Warlock:
Affliction: Roubo Voto
Demonology: PVP
Destruction: Bomber
Só perde pra Rogue no quesito medo em PvP, o que é uma justiça poetica. Locks com o seu fear ever, dezenas de curses, pets que ficam aporrinhando, e dps range é uma classe muito chata de se enfrentar em PvP, e são conhecidos por mesmo mortos acabarem matando alguem.
Roubo de voto foi uma escolha engraçada, não sabia bem o que usar mas queria algo que fosse ligado aos curses e fear, então de alguma forma pensei que alguem com varios debuffs, entrando em fear a cada 5 segundos não teria tempo de votar ou ajudar, e resolvi usar isso. Achei interessante essa opção no final. Bomber tambem foi uma escolha gozada odiava matar um Lock e ver aquele contador de curse acabando com minha vida e inevitavelmente eu morrendo em sequencia, então... bomber na cabeça!
Acho interessante o Roubo de voto, pegaria ele com certeza de começo, seria util contra os lurkers e uma ferramenta surpresa contra a máfia. Bomber ou PvP dependeriam de como estivesse seguindo o jogo.
>>Warrior:
Arms: PVP
Fury: PGO
Protection: Guarda-Costas (Tank)
Minha classe Main atualmente. São os melhores tanks na minha humilde opinião, e uns causadores no assunto PvP. Não tem opções de cura mas compensão isso com varias ferramentas de stuner e uma aba de "instancias", o mesmo War causando um dps estupido pode trocar com dois clics no máximo para um escudo, uma espada com bonus defensivo e se tornar um meio tank se a situação apertar.
Fiquei meio decepcionado em não ter muitas opções alem de guarda-costas, mas compensei com PGO. Claro que com a natureza diferente das Ações de Mortes aqui modifiquei o poder, inicialmente fraco, mas se unido a PvP seria um PGO do mal já que se muitos escolhecem ele como alvo ele teria poucas chances. Claro que um tank que BATE devolta tambem é interessante.
PvP de cara seria minha opção, dependendo do desenrolar eu optaria por PGO num jogo mais combativo ou Guarda costas num jogo com necessidade de maiores proteções.