Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor Cebolituz em 08 Jul 2010, 12:29

XuuH investiga Cebolituz e Madruga, mas é morto.



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor Assumar em 08 Jul 2010, 12:58

Vou postar minhas conclusões:
Tentei fazer um jogo bem dinâmico, com poucos personagens com poderes inatos e a possibilidade de aquisição de itens. A idéia era fazer com que as os jogadores participassem mais e não ficassem dependendo das ações noturnas que, para mim, é o pior vício que temos por aqui.
Muita gente me questionou se ia ter nenhum poder, etc. Vendo os últimos jogos e este, acho que todo mundo está muito ávido em poderes, mecânicas, etc e se esquecendo de pensar, especular, pressionar. Com isso, os jogadores tidos por veteranos, ficam marcados e se pressionam, acabam vítimas de acusações precoces, sem sustentação, quando não alvos de todo tipo de ação noturna que os impedem de jogar. A máfia passa a ser então apenas um linchar qualquer um de dia e tentar boas jogadas à noite, perdendo, ao meu ver, o que ela tem de melhor: a especulação.
O papel de táxi driver foi usado em minha primeira máfia e sepultou, de cara, uma mafiosa e o SK. Foi muita sorte e observação da Dark Lady. Creio que o role pode ser aprimorado e é bem legal.
Frost foi participativo, exceto pelo último dia, quando se rendeu ao marasmo total. No início, concordei com a tática de deixar os recrutamentos só para o final, para evitar o que ocorreu com o Gladius que morreu logo na primeira noite e sepultou o culto. Mas, depois, a postura de não recrutar ninguém, quando já se sabia até quais poderiam ser os jogadores que representavam os principais, prejudicou a Cidade. Só para dar um exemplo, se o Nibelung tivesse sido recrutado, o Frost poderia ter desmascarado a DarkLady no final.
A máfia teve sorte com a morte de XuuH. Na sua investigação, ele descobriu, de cara, dois mafiosos: Madruga e Cebolituz, este último só seria revelado mais para frente.
Os últimos dias foram caindo de produção, até o vexame da Cidade no último dia.
A atuação de boa parte dos cidadãos foi horrível. Vou citar três exemplos, não com o intuito de ofender ninguém, mas para que possamos refletir no compromisso com os jogos. Peço aos jogadores citados que entendam minha opinião e não levem para o lado pessoal. Desejo uma boa convivência com todos.

Sol
Um bom jogador em quase todos os jogos que vi, mas que simplesmente ignorou a pressão que fizeram nele e permitiram um linchamento que escondeu os votos mafiosos. Prejudicou a Cidade.

Tetris
Recebeu DUAS CARGAS DE MÉDICO E MORREU COM ELAS. Isso é inadmissível. Totalmente ridículo. Poderia ter evitado duas mortes e mudado o rumo do jogo.

Youkai x
O pior jogador deste e de muitos dos últimos jogos. Praticamente não participou, se confundiu com os poderes, não mandou mp em muitas das noites, quando não mandou errado. Tinha dois poderes importantes: guarda costas de elite e o chapéu de presto (chance aleatória de bloquear, proteger e bloquear e proteger um alvo). Poderia ter decidido o jogo em favor da Cidade. E o que mais me deixa perplexo é a postura displicente e infantil de não demonstrar qualquer reação quando lhe é cobrado o compromisso que assumiu.

Quero finalizar agradecendo quem participou. Mesmo com a atuação pífia de alguns, acho que o jogo foi divertido para quem quis se divertir.
No mais, eu realmente não entendo o porquê de entrar em um jogo para não participar, ou largar mão nos momentos decisivos. Ninguém está sendo obrigado a jogar, por que atrapalhar a diversão dos demais? Não é porque estamos em uma brincadeira, que não precise existir compromisso e responsabilidade. Ao contrário, estes requisitos é que propiciam que a brincadeira seja divertida para todo mundo.
Como narrador é muito chato ver seu trabalho ser tratado desta forma. O mínimo que se espera é respeito, não apenas comigo, mas com os demais. Hoje mesmo já comecei a preparar minha próxima máfia e peço, de joelhos, que quando ela for aberta, não se inscrevam se não quiserem jogar.
Como prometi, ao melhor jogador um prêmio: como estamos nos 200 anos da morte de Tomás Antônio Gonzaga, e minha próxima Máfia terá como tema a cidade de Ouro Preto o melhor jogador leva um exemplar de um livro que reúne os livros Marília de Dirceu e Cartas Chilenas, do antigo Ouvidor de Vila Rica e membro da Inconfidência Mineira.
Como da outra vez, vocês votam em quem acharem que mais se destacou.
Abraços pessoal e, da minha parte, sem ressentimentos.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor MagoCego em 08 Jul 2010, 13:18

Assumar, você não colocou a minha ação noturna da quarta noite! =P
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor Frost em 08 Jul 2010, 14:02

Assumar escreveu:Frost foi participativo, exceto pelo último dia, quando se rendeu ao marasmo total. No início, concordei com a tática de deixar os recrutamentos só para o final, para evitar o que ocorreu com o Gladius que morreu logo na primeira noite e sepultou o culto. Mas, depois, a postura de não recrutar ninguém, quando já se sabia até quais poderiam ser os jogadores que representavam os principais, prejudicou a Cidade. Só para dar um exemplo, se o Nibelung tivesse sido recrutado, o Frost poderia ter desmascarado a DarkLady no final.

Confesso que no último dia eu esperava mesmo por alguma manifestação alheia. Como eu disse, não estava em casa e ficava entrando no forum de tempos em tempos para ver se alguém se manifestava. Realmente a culpa foi minha em não tentar pressionar alguém.

Quanto a recrutar, o que me fez ficar com o pé atrás foi o fato de alguns personagens controlavam dois ou mais, inclusive personagens principais. Isso reduziu as chances dos que eu poderia recrutar em 3 (no lugar de 5). Esse fato fez com que eu considerasse a ação de recrutar um pouco temerária.

De todo modo, eu pensei em arriscar naquela noite. Outro erro meu foi pensar que havia poucos mafiosos, já que alguns já tinham ido para o saco, inclusive com o SK. Subestimei completamente os anti-cidadãos e pensei que não seria difícil vencer. Meu erro.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor cigano em 08 Jul 2010, 14:15

Pior que eu considero que joguei mal porque tive pouco tempo pra me dedicar ao jogo. Entenda-se por pouco tempo não ter terminado a lista de possíveis papeis (deve ter ficado em 50% ou 60%), não ter atualizado minha lista de jogadores/papeis revelados, e obviamente, não ter seguido meu plano de não agir! Fora que analisei muito superficialmente os novos locais que tinhamos como opção pro próximo dia, itens, etc. Sinceramente acho que podia ter feito um trabalho bem melhor, mas dae eu vejo esse tipo de inadimplência da maior parte e penso o porque deu ter tido esse trabalho todo? O mais engraçado? Isso tudo me custava pouco mais de 10 min de dedicação por dia.

Bem, infelizmente por poucas opções vou votar na Sakura. Jogou bem segurando o papel pra tentar pegar mais alguem que fosse me defender (no final eu era independente e não ajudou muito, mas a iniciativa valeu XD). Mas ia ser muito mais interessante se cada um pudesse não só postar "Boa máfia Assumar" e postasse mais do que fez ou o que viu. Grande parte da diversão tá no que acontece nos bastidores!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor Madrüga em 08 Jul 2010, 16:52

Olha, infelizmente a apatia de cidade detonou o jogo. Mesmo os mafiosos apareceram pouco. Já disseram tudo, e eu fico realmente triste que um jogo bacana desses tenha sido manchado pela falta de participação. Se chegou ao ponto de eu querer lançar uma acusação falsa só para dar graça... :haha:

Menção honrosa na lista negra para os últimos cidadãos e para o Sol. Que vergonha!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor Gladius Dei em 08 Jul 2010, 16:58

Tenho que concordar com a observação do Frost quanto à dificuldade de ser um recrutador com chances de mortes: é muito difícil. Ou você vai na cara e na coragem (como eu fiz, e falhei miseravelmente), ou você fica temeroso demais, especialmente num jogo onde é raro existir papéis que reúnem dois personagens em um só (vide desconfiança causada pelos Ice Climbers na Máfia do Aluriel, a Super Smash Bros Brawl) (e que foi o caso do Frost).

Como jogador, gostei de uma medida que o Frost institui em sua Máfia Storyteller: durante a primeira noite, recrutadores não morrem, tendo em vista que não existe qualquer chance das pessoas saberem, por menor que seja, quem é o que, mesmo na desconfiança. Não considero isso uma medida que dê tanta vantagem, em retrospecto: o culto mal ganhou aquele jogo antes que começassemos a acertar da terceira noite em diante.

Essa seria minha única observação. Depois de minha morte, fiquei mais como observador de jogo mesmo, e faço das palavras do Gladius Cebolituz as minhas quanto ao teor do jogo.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor Lina em 08 Jul 2010, 17:59

Não posso falar muito sobre a mecânica do jogo porque joguei em apenas um dia. Aliás, nunca tive tanto azar na vida. :haha: Mas estive acompanhando as postagens e o final foi realmente broxante. Não tenho muito mais o que acrescentar... o Assumar foi um bom mestre, só faltou um pouquinho mais de objetividade nas MPs, em relação aos poderes.

E parabéns aos colegas mafiosos pela vitória. :victory: Foi bom jogar com vocês.
No fim das contas a minha morte foi muito melhor pra máfia, já que entrou a DarkLady com a ficha limpa no meu lugar. Isso e a morte do Xuuh foram as melhores coisas que aconteceram.

Só fico chateada porque a nossa vitória foi iminente.
Everyone goes gay for Griffith.

Em breve você aqui: porraspell.tumblr.com
Avatar do usuário
Lina
 
Mensagens: 1372
Registrado em: 26 Jan 2010, 14:02
Localização: Novo Hamburgo - RS

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor Eltar em 08 Jul 2010, 18:22

Droga, justamente numa máfia que eu estou mais participativo que o normal eu morro logo...
Eu já tinha me preparado para o 4º dia, já que eu tava com sangue nos zóio pra jogar bem essa máfia (e com um bom tempo livre) por causa do meu erro na máfia do Frost, a máfia acha de me matar, pois não tive tempo de pressionar o Bruno, que eu achava que era mafioso justamente por causa da morte do Banned. E eu com medo de morrer e lear essa suspita comigo informei logo a cidade que o Bruno era um alvo, pena que a cidade parou de jogar no final...
Imagem
Avatar do usuário
Eltar
 
Mensagens: 975
Registrado em: 31 Out 2007, 02:47
Localização: Belém - Pará

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor SCCSakura em 08 Jul 2010, 19:25

Nossa que odio da DL, ela mandou muito bem matando uma máfia e um SK, depois ela entra no lugar da mafiosa que ela mesma ajudou a matar, dificilmente seria pressionada!!

Mas adorei o jogo Assumar, como já disse antes.

E cigano, fala sério, nunca ia imaginar que você era o independente, minha estrategia deu um FAIL lindo xD, e adorei o SK ser bulletproof, deixa o jogo bem mais tenso, pena você ter sido alvo tão rápido, caso contrario, já pensou um jogo onde ficam:

3 cidade
3 máfia
1 SK

Nossa o psicologico causado fica tenso, a cidade dificilmente ganha, mas para dar uma zebra como em twin Peaks e a mafia levar o sk e vice-versa dando a vitoria pra cidade pode acontecer, fora a dificuldade de achar justamente o GF para ganhar ^^

Foi a inovação que eu mais gostei, se eu for votar em alguém eu miro na DarkLady, foi a que mais mudou o jogo e acho que ia ser bem mais dificil(falo como se tivesse sido ¬¬) a mafia ganhar sem ela no time.
Imagem
Avatar do usuário
SCCSakura
 
Mensagens: 2055
Registrado em: 11 Ago 2009, 20:02

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor cigano em 08 Jul 2010, 20:18

Daria "fail" se eu fosse inocente, e eu não era! Você arriscou pra tentar pegar mais um. Foi inteligente sim. A DL pra mim foi peão na mão de jogador mais experiente, infelizmente não tenho como saber o que houve pq ninguem vem aqui dar suas impressões então mantenho meu voto na sua jogada .
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor SCCSakura em 08 Jul 2010, 22:10

A jogada foi boa, mas digo que foi FAIL pq você era SK, eu nunca ia conseguir achar um culpado com a minha jogada, se vocÊ fosse máfia a jogada ia funcionar legal.

caso você fosse cidade você nunca ia mentir o RC, então a jogada não iria existir ^^
Imagem
Avatar do usuário
SCCSakura
 
Mensagens: 2055
Registrado em: 11 Ago 2009, 20:02

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor XuuH em 09 Jul 2010, 00:44

Lina escreveu:No fim das contas a minha morte foi muito melhor pra máfia, já que entrou a DarkLady com a ficha limpa no meu lugar. Isso e a morte do Xuuh foram as melhores coisas que aconteceram.


Sinceramente eu acredito tinha a melhor ajuda pra cidade, ja que eu agi nos alvos certo. Porem fui alvo na segunda noite. E a falta de experiencia agiu soberana, pois não conseguir criar argumentos suficientes pra levar a DarkLady pra vala.

A dinamica colocada pelo Assumar em jogo foi boa, porem a cidade foi falha em suas ações. Inatividade e falta de interesse(?) foram os fatores que ditaram o resultado para o lada da mafia.
Avatar do usuário
XuuH
 
Mensagens: 742
Registrado em: 23 Mai 2010, 17:21

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor Assumar em 09 Jul 2010, 09:24

Frost: Confesso que no último dia eu esperava mesmo por alguma manifestação alheia.


Esse é o problema, Frost. A maioria está muito dependente de resultados noturnos ou da manifestação dos "lideres" da Cidade, em geral os jogadores tidos como veteranos. Todo mundo fica aguardando o que o Nibelung, o Cebolituz, o Madruga, o Cigano, o MVerde, entre outros, vão dizer para ou ir na onda ou desconfiar deles por qualquer motivo. E quando estes jogadores não estão presentes, o jogo simplesmente morre.

Frost: De todo modo, eu pensei em arriscar naquela noite. Outro erro meu foi pensar que havia poucos mafiosos, já que alguns já tinham ido para o saco,


Mais um vício. Ficamos com "automatismos" dos outros jogos. Confiamos numa configuração do jogo que achamos razoável e não pensamos que o Narrador pode ter mudado isso. Ficamos fazendo continhas e concluindo que se pode aguardar passar mais um dia que ainda dá tempo.

Frost: Quanto a recrutar, o que me fez ficar com o pé atrás foi o fato de alguns personagens controlavam dois ou mais, inclusive personagens principais. Isso reduziu as chances dos que eu poderia recrutar em 3 (no lugar de 5). Esse fato fez com que eu considerasse a ação de recrutar um pouco temerária.


Gladius: Tenho que concordar com a observação do Frost quanto à dificuldade de ser um recrutador com chances de mortes: é muito difícil. Ou você vai na cara e na coragem (como eu fiz, e falhei miseravelmente), ou você fica temeroso demais, especialmente num jogo onde é raro existir papéis que reúnem dois personagens em um só (vide desconfiança causada pelos Ice Climbers na Máfia do Aluriel, a Super Smash Bros Brawl) (e que foi o caso do Frost).


Discordo. Um papel de recrutador é muito forte e não pode ter facilidade. O recrutador tem que fazer exatamente o que vocês entendem ser a dificuldade. Ele tem que ir avaliando os posts, os resultados, a forma de um jogador agir, votar, etc. para detectar as melhores chances de recrutamento. Há sempre o risco de ir em um mafioso hábil, mas, oras, se não for assim o culto nunca vai perder ou a maçonaria vai sempre decidir o jogo.
Eu coloquei os personagens principais em duplas, exceto o Hank para que existissem menos RC´s confiáveis no jogo e favorecesse a especulação. Caso contrário, a maçonaria poderia ficar muito forte e se nenhum dos principais moresse nos últimos dias, o jogo passaria a ser decidido em cobrar RC e linchar.

Bom, no mais, acho que, no mínimo, esta máfia cumpriu o objetivo que eu mais queria dela: colocar em relevo os vícios que estão ocorrendo nos jogos. Temos aí dois jogos para começar e torço para que os narradores não tenham problema com participação. Fico temeroso principalmente pelo jogo do Cebolituz que tem uma lista ousada de vagas e se o pessoal não participar vai ocorrer o mesmo que ocorreu na máfia dos usuários da spell, um jogo muito legal, que nos últimos dias dava preguiça por culpa da Cidade. Vamos então olhar para frente e nos divertir.

Mais duas coisas:
1) Não esqueçam de votar no melhor jogador. Tem poucos votos até agora.
2) Ontem, 08 de julho, começaram as comemoraçãos dos 300 anos das três primeiras Vilas de Minas Gerais: Mariana, Ouro Preto e Sabará. Minha próxima máfia, na qual já estou trabalhando, vai focar Ouro Preto, a antiga Vila Rica, dos Inconfidentes, de Aleijadinho, de Gorceix e tantos outros. Não percam! Será uma máfia que integrará o calendário cultural da Cidade. (pretensioso, não? :mrgreen: )
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

Máfia Caverna do Dragão - VITÓRIA DA MÁFIA!

Mensagempor Lina em 09 Jul 2010, 09:42

Melhor jogador: Sakura.
Everyone goes gay for Griffith.

Em breve você aqui: porraspell.tumblr.com
Avatar do usuário
Lina
 
Mensagens: 1372
Registrado em: 26 Jan 2010, 14:02
Localização: Novo Hamburgo - RS

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron