O Guia do Independente

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

O Guia do Independente

Mensagempor MVerde em 27 Mar 2010, 23:13

O Guia do Independente (Por MVerde)

-----------------------------------

Sumário:
1 – Introdução

2 – Diferenciando os papéis

3 – Jogando como independente
3.1 – Jogando com Sobreviventes
3.2 – Jogando com Cultistas
3.2.1 - Líder Cultista
3.2.2 - Cultista
3.3 – Jogando como Serial Killer

--------------------------------------------------------------------------------

1 – introdução

Seguindo o exemplo do Banned e do Cebolituz resolvi criar o manual para quem não é cidade nem máfia, seu objetivo é sobreviver até o fim, um ABC para independentes. Meu objetivo é demonstrar que não é impossível vencer quando se tem esse papel e que você pode se divertir muito com um papel que não tenha uma facção em específico.


2 – Diferenciando os papéis

Mas antes de trabalharmos a estratégia, primeiro temos que diferenciar qual independente você é isso faz toda diferença.
Dentro dos independentes nos podemos separar três “facções”:
• Sobreviventes
• Cultistas
• Assassinos em Série

Claro que todos possuem o mesmo objetivo, que é sobreviver até o fim, mas cada um tem que conseguir de formas diferentes:

Os sobreviventes costumam não ter nenhuma habilidade, seu único poder é o voto e ele ganha o jogo estando vivo quando uma das facções ganhar.

Os Cultistas ganham se seu grupo for 50% + 1 do número de jogadores, logo um cultista deve se preocupar o bem de seus aliados criando formas de deixá-los longe de suspeitas, isso torna as coisas mais difíceis para esse grupo, pois quando um culto é descoberto cidade e máfia costuma fazer uma aliança para eliminar esse “mal maior”.

O Assassino em Série podemos dizer que é o mais independente de todos, já que Sobreviventes tendem a ajudar a cidade e Cultistas possuem aliados para lhes protegerem, o bom e velho SK depende apenas de sua lábia e capacidade em eliminar o máximo de pessoas que conseguir até que reste apenas ele no jogo.
Agora que separamos os diferentes tipos de independentes vamos ao jogo.

3 – Jogando como independente

Sei que nos outros dois Guias há um capítulo específico para explicar as estatísticas, eu particularmente prefiro explicar esses por menores junto com a estratégia. Como já mencionado dentro dos independentes temos três grupos diferentes, então vou dividir este capítulo em sub-capítulos. Lembrando que as dicas que forem ditas como úteis para um sobrevivente podem se encaixar perfeitamente para um SK, eu só vou ressaltar as principais estratégias que costumo seguir (lembrando que isso não é um bíblia, são apenas dicas que podem, ou não darem certo).

3.1 – Jogando com Sobreviventes

Você acabou de abrir sua MP de papel e lá está que você é um sobrevivente e provavelmente lá ainda informa que você não tem poder algum, você deve estar achando isso uma m**** de papel, não vai conseguir ganhar com isso e que graça tem jogar com um personagem que não tem ação noturna? Muito enganado meu jovem, sobreviventes são papéis muito divertidos, mas jogar com um é mais complicado do que pode parecer.

Primeiramente você deve pesquisar sobre o tema do jogo (isso na verdade serve para qualquer papel que você tenha, pesquisar sobre o tema é fundamental), descubra como seu personagem é visto perante os outros jogadores, se ele tiver uma reputação ruim é melhor arrumar outro RC, mas caso ele seja bem visto talvez você nem precise mentir caso uma revelação seja necessária. Caso você tenha que mentir sobre seu personagem o melhor é que você já encontre uns três nomes que você possa utilizar e já deixe eles em mente, se possível deixe em ordem preferencial.

Você já leu sobre o tema e já decidiu se irá usar seu personagem original e caso tenha que mentir já montou sua lista de prováveis nomes. Agora é o momento de definir sua postura e se pretende passar a impressão de ter alguma ação (quando digo passar a impressão, não é dizer “Eu tenho ação noturna”, seja sutil um algo tipo “Vou averiguar isso”, “isso é algo que vou procurar melhores dados”, coisas simples, mas que deixam a sensação que você pode fazer alguma coisa durante a noite), porque mentir sobre isso? Oras, você não é pró-cidade e não é mafioso logo as duas facções tem medo de você, como seu nome diz é só você pode garantir sua sobrevivência e passar a impressão que possui alguma habilidade pode chamar a atenção de um protetor e faz a máfia ficar meio na dúvida se vale a pena te matar.

Bem uma parte da postura já está definida, falta decidir qual a melhor forma de postar; ser agressivo pode te deixar imune de investigações, mas pode te levar a uma morte noturna, ficar meio na escondida pode chamar a atenção de um investigador, mas há menores chances de ser alvo de morte. Meu conselho é ser agressivo, é muito mais fácil escapar de um linchamento do que de uma ação de morte. Está achando que isso é postura de cidadão? Então achou certo, se você quer ganhar esse jogo você tem que ser o melhor cidadão de todos e eliminar os outros anti-cidades o mais rápido possível, ou então sobra pra você, a cada noite que se passa a probabilidade de ser morto aumenta e muitos dias sem linchar um anti-cidade torna os sobreviventes alvos certos da sede de sangue da cidade.

Resumindo, você precisa ser o melhor cidadão de todos, só que ocasionalmente você terá que mentir sobre o seu papel, e se for investigado terá que ter uma ótima explicação para isso (se continuou com o mesmo papel pode dizer que é sobrevivente mesmo, caso tenha escolhido outro personagem não precisa necessariamente dizer que é sobrevivente, pois afinal você tem aquela ação noturna que você vem falando desde o dia “x” e com uma boa leitura é possível forjar resultados para qualquer ação.). Isso deve garantir sua sobrevivência até o fim do jogo.

3.2 – Jogando com Cultistas

Você acabou de abrir sua MP de papel e lá está que você é um cultista, primeira coisa que você tem que em mente é que agora você é grupo, não existe o eu, não se ganha como cultista pensando no próprio umbigo, o bem do grupo em primeiro lugar.

Depois de mentalizar que o grupo vem em primeiro lugar podemos começar a pensar em estratégias, esse é um papel diferente de qualquer outro, só tem como ganhar se sua facção for maioria só que você não é cidade, só que não é possível matar durante a noite para agilizar as coisas. Então o recrutamento é muito importante o líder do culto é a chave para a vitória, ele não pode ser morto pela máfia, ele não pode ser linchado, logo não pode ser investigado. Como conseguir isso? Nesse momento vamos fazer outra divisão aqui, porque ser Líder cultista é diferente de ser apenas cultista:

3.2.1 - Líder Cultista

Se você é o Líder dessa facção, significa que a vitória do grupo está em suas mãos, uma morte prematura aniquila qualquer possibilidade de vitória, então você tem que ter muito cuidado nos primeiros dias, para não chamar a atenção da máfia ou a atenção do investigador e outro cuidado fundamental é na hora de recrutar, não dê mancada de recrutar um anti-cidade.

Como não chamar a atenção de tantas pessoas? Minha melhor dica é “fique no bolo”, não seja o líder da cidade e não seja aquele ausente, participe das discussões, mas se você tiver aquela visão que vai mudar o rumo dos próximos dias a guarde para você e seus aliados (se ainda não tem nenhum, então guarde até ter algum). Essa é a melhor postura que eu vejo para os primeiros dias, creio que a partir do terceiro você já pode agir normalmente tentar se tornar o principal “cidadão” do jogo se torna uma excelente alternativa, pode garantir proteção e o investigador deve ter outras suspeitas em mente, ou já pode até estar do seu lado. E então chegamos a um ponto fundamental que é o principal fator para sua mudança de postura, você tem aliados, jogadores que eram cidadãos e que tem crédito com a cidade. Provavelmente eles fizeram várias ações noturnas, as use em favor da facção, esse é o momento de distorcer os fatos a favor do Culto, isso é fácil de ser feito, basta uma boa leitura dos posts e tudo que já foi dito e que tinha algum outro sentido ou que alguns jogadores ainda não tinham percebido se tornam provas óbvias da inocência de vários membros da facção.

Agora dica de quem recrutar, realmente é complicado, isso só é possível descobrir com o jogo em andamento, mas como nunca é o bastante dizer, leia, leia muito e tente identificar quem é cidadão.

3.2.2 - Cultista
Você começou o jogo como um cultista, vou partir do pressuposto que você não tem ação noturna, logo sua função é mentir e proteger sua facção e nesse momento proteger sua facção é o mesmo que proteger o Líder Cultista. Tente não deixá-lo sobre os holofotes da cidade, não quote nada dele, não cite seu nome, isso cria menos ramificações dele dentro do jogo e principalmente ramificações que liguem você a ele. Sua outra função é encontrar alvos para serem recrutados, leia muito e discuta com os outros membros (lembrando que essa é a única arma que pode levá-los a uma vitória, discutir fora do jogo), quando chegarem a uma conclusão torça para estarem certos. E agora vamos a parte mais divertida, sua outra função é “desbaratinar” os outros jogadores, se confunda, “cometa” erros e corrija logo depois, levante suspeitas e depois esclareça-as você mesmo chegando a conclusão que foi apenas um equívoco, crie teorias mirabolantes e sempre busque fatos que comprovem sua idéia; acha que isso tudo é estupidez? Engano o seu, isso tudo pode, e costuma, deixar os outros jogadores ainda mais perdidos nas suas divagações, mas não corra o risco de confundir seus aliados também, converse com eles antes e deixe tudo armado.

Você não era cultista, mas teve a grande honra de ter sido recrutado. A partir de agora você é uma arma importante para a vitória, seus dias como cidadão vão ajudar o grupo, pois espero que você tenha sido um ótimo cidadão (leu duas vezes o manual do Cebola e viu como pode ser útil), então mesmo não tendo ação noturna sua lábia será de grande ajuda, agora se tem pode noturno melhor ainda, ótima chance de rever quais resultados valem a pena revelar da forma como realmente aconteceram.

Acho que isso era tudo que eu tinha a dizer sobre os cultistas.

3.3 – Jogando como Serial Killer

Acho que não é nenhum segredo que esse é meu papel favorito, mas para quem não sabe, Serial Killer é meu papel favorito.

Eu o considero o real independente, já que o Sobrevivente tende a ajudar mais a cidade e os cultistas se ajudam o SK se torna o único que realmente só pode pensar em si mesmo e só ganha se sobrar SÓ ele. Então aqui vai a primeira dica, foque uma estratégia.

Como disse para todos os outros papéis pesquisar sobre o tema é fundamental, você precisa de um outro RC, já que normalmente os SK’s são personagens muito mal vistos dentro do tema (claro que tem as exceções, Ordem do Graveto foi uma delas, mas todos deveriam saber que Belkar não era bonzinho). Depois de definido seu novo personagem, ou uma pequena lista de no máximo três nomes, pense em qual habilidade você quer ter, ou se quer dizer que não possui ação, aconselho inventar algum motivo para justificar suas saídas noturnas. Depois de definido isso comece a pensar como se você tivesse esse papel, durante o dia você é esse novo papel, então post como ele.

Uma dúvida que fica no ar de muitos SK’s é “quem devo matar?”, dane-se pouco importa se quem vai morrer é um ausente ou o líder da cidade, simplesmente alguém tem que morrer. Então eu aconselho a escolher seus alvos antes de começar o jogo, isso evita ser influenciado pelo andamento do jogo e acabar matando alguém que você supõe ser o melhor alvo por causa disso e daquilo e acabar caindo em uma armadilha. Perder horas maquinando que é o melhor alvo a ser morto é tarefa da máfia, pra você ganhar todos terão que morrer em algum momento mesmo, logo a ordem pouco importa. Só faço uma ressalva, evite matar anti-cidades (isso é tarefa de vigilante) como bom cidadão que é você os lincha.

Chagamos a outro ponto, você deve evitar ser investigado e ser morto, mas diferentemente do Líder Cultista que conta com ajuda para se proteger, um SK não pode contar com essa regalia, então seja o cidadão mais chato de todos, indique todos os anti-cidade para a forca e consiga sua proteção particular, se o investigador te achar minta, não é difícil de encontrar motivos que possam provar que uma investigação foi mal sucedida ou influenciada, já que seu RC é convincente e você já deu até umas dicas ou “escorregadas”, que revelaram seu papel ou poder, mas nunca, NUNCA, desfaça das capacidades do investigador um cidadão nunca colocaria em dúvida uma das principais peças da cidade.

No mais, só posso te aconselhar a praticar sua lábia, um SK só sobrevive se souber mentir muito bem e conseguir manter uma linha de raciocínio, uma mentira com bases sólidas sobrevive por muito tempo, então não me venha dizendo que aquela árvore caiu porque o pé-grande a derrubou, mas se você dizer um dia que viu umas pegadas grandes ali perto daquela árvore e no outro dia falar que viu algo grande se esgueirando, e depois dizer que em sua MP dizia sobre um pé-grande quando aquela árvore estiver no chão é claro que a culpa será do pé-grande (sei que foi um exemplo porco, mas estava sem idéia melhor no momento).

Espero que tenham gostado da leitura, e pra reforçar: LEIAM OS POSTS COM ATENÇÃO!!!!!!!!!!
"Spell: não é boazinha, é sincera."
Avatar do usuário
MVerde
 
Mensagens: 2004
Registrado em: 25 Ago 2007, 18:09
Localização: Goiânia - GO

O Guia do Independente

Mensagempor Cebolituz em 27 Mar 2010, 23:32

Ótimo guia também, a parte do culto e do SK ficou ótima! :bwaha:
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

O Guia do Independente

Mensagempor banned_guardian em 29 Mar 2010, 10:55

Você tem o B4n3 Approval Seal
Imagem

=) Só perdeu pra suas frases de MSN.
***
Avatar do usuário
banned_guardian
 
Mensagens: 774
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:16


Voltar para Jogos Sociais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes

cron