Página 1 de 2

O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 18 Mar 2010, 19:40
por Cebolituz
O Guia do Cidadão (Por Eu Mesmo)

-----------------------------------

Sumário:

1. Introdução
2. Jogando como cidadão
3. Estatísticas
4. Postura
5. Revelações
----------------------------


1. Introdução


Nessas últimas máfias, verificamos a grande inatividade de grandes erros por parte dos cidadãos
que por receio, medo ou de prejudicar a sua facção, acabam não se expondo e não participando como deveria.Assim como já houve o Guia dos Mafiosos elaborado pelo bom b4n3, me propus a elaborar o guia dos cidadãos, como forma de auxiliar aqueles jogadores que são cidade mas que não jogam se aproveitando de todas as possibilidades que tem.

Mais do que a noite, o dia é fundamental para os cidadãos. É neles que você poderá mostrar a sua força e sua verdadeira habilidade como jogador. O importante, é que cada cidadão deve agir de acordo a beneficiar a cidade em si, mesmo que isso signifique o sacrifício próprio. A cidade é um conjunto de pessoas que devem lutar por uma causa em comum e não apenas disputas de sorte ou de que eu sobrevivi bastante.

----------------------------------------------------------

2.Jogando como cidadão

Jogar de cidadão implica que você deve agir a favor de uma facção da qual você não tem a menor idéia de quem são seus parceiros. Assim, muitos erros ocorrem pela falta de maior análise por parte dos cidadãos com relação a cada movimento do jogo.

Jogar de cidadão não é apenas analisar cada fato exposto isoladamente e votar seguindo o "instinto". É necessário também uma estratégia própria por parte do jogador e principalmente atenção e cuidado ao trabalhar as poucas informações pela qual você possui.

O principal erro dos cidadãos se chama egoísmo. Não interessa o resultado, é querer estar vivo até o fim. Esse é o principal câncer que está matando as máfias.

Tem muito jogador que acha que pode ganhar um jogo sozinho e esquece que joga com outros. Não importa em se sacrificar para ajudar a cidade. Um cidadão se matando pela descoberta de um ou dois mafiosos é um cidadão fortíssimo. Um cidadão útil, muito mais forte e respeitável do que você que vai ficar enrolando e lurkeando até o fim com sua açãozinha noturna.

O principal do cidadão é isso: desmascarar os anti-cidades seja o preço que for. Lembre-se que há outros cidadãos no meio do jogo que irão se aproveitar disso. O melhor jogador não é aquele que só ganha na sorte ou na ação noturna. É aquele que é lembrado sempre e é comentado as suas informações muitas páginas depois.

-----------------------------------------------------------------

3. Estatísticas

Assim como para os mafiosos, é importante também para os cidadãos analisarem com os poucos números disponíveis pelo qual você tem acesso, que dirão as probabilidades de quantos anti-cidades devem ter no jogo.

Basicamente, por volta de 30% dos participantes do jogo são anti-cidade. Isso implica que normalmente a cidade está com possibilidades de jogo por normalmente 3 ou 4 noites sem linchar, já que a média geral diz que temos uma média de pelo menos 2 mortes por noite com número variável dependendo de como os poderes foram utilizados. Independente disso, a cidade tem que colocar em mente que mesmo com poucas informações disponíveis, elas lhe darão uma base analítica para se tirar proveito no decorrer do jogo. Uma cidade grande causa medo nos anti-cidades, mas uma cidade participativa é ainda melhor.

Raramente os papéis sem repetem nos jogos entre os próprios cidadãos. Se você como cidadão tem o poder de roleblocker, existem poucas possibilidades de haver outro cidadão como roleblocker. A possibilidade de mais um com o mesmo papel existe, só que mais freqüentemente com o papel repetido em outra facção.

Dessa maneira, se você como cidadão é roleblocker e alguém se revela como um, então são grandes as possibilidades daquele que se revelou fazer parte da máfia ou ser independente. Pode-se utilizar disso como uma informação e guardá-la pra si, para quando se juntar novas suspeitas.

De qualquer maneira, o tema e o número de jogadores devem ser analisados para se tentar tirar o máximo possível de possibilidades dos quais você terá que analisar, ao verificar se o sujeito que está se revelando, ou o papel usado em si era de um mafioso ou de um cidadão. Maior número de jogadores representam mais papéis, assim, maior possibilidade de repetições.

------------------------------------------------

4. Postura

Devido a maior possibilidade de poderes diferentes, para que um cidadão seja efetivo no jogo, ele deve verificar a relação que existe entre o tema de jogo, seu papel e seu poder. Isso é muito importante para que você consiga definir seu estilo de jogo.

Por que disso Gladius?


Porque dependendo do seu papel e poder, isso irá afetar nas possibilidades pelo qual você terá chance de sobrevivência, e de que seu papel é mais ou menos efetivo para descobrir mafiosos/independentes. Se seu role é importante, a máfia irá querer te eliminar de qualquer forma. Se você for um cidadão participativo, suas suspeitas também irão incomodar a máfia, já que qualquer deslize e você o pega no pulo.

A partir do momento em que você verificando seu papel e definindo seu estilo de jogo, você precisa adaptar a sua postura para a situação futura de jogo. Cidadão agressivo é igual a cidadão de vida curta, mas é cidadão que ganha jogo. Cidadão pouco participativo, é igual a cidadão de vida longa, mas é igual a cidadão derrotado ou jogo desinteressante.

Tipos de postura

Cada postura possui uma certa significância dentro do jogo, e uma relação fundamental é o tema/personagem.

Líderes da cidade: se você pegou um personagem principal do tema, ou que é de julgamento da maioria que ele estaria em jogo, lhe dá a liberdade de ser agressivo. Você sendo agressivo, você trará mais resultados para a cidade e estimulará mais os debates.

Logicamente cidadãos agressivos chamam muito a atenção, e logo são questionados. Mas como você é o personagem principal do jogo, você pode se revelar o seu papel sem medo, e unicamente o seu role que estará inocentado pelo resto do jogo (salvo raras exceções como recrutadores cultistas).

Não há necessidade de revelar o seu role, caso não seja para apontar um mafioso certo. Além do que, você nem precisa mesmo revelar seu role, pode simplesmente chegar dizendo que o cara é mafioso ou que suas suspeitas sobre ele são fortes.

Você pode basicamente agir como o líder da cidade. Caso teu personagem dê margem a um role forte, você pode mentí-lo sem preocupação, visto que seu personagem é o principal. Caso seu role seja ainda difícil para a máfia matar (covardes, bulletproofs), você ainda tem uma vantagem extra para ser agressivo.

Mentir no jogo é uma excelente maneira de confundir a máfia. Mas é um artifício que deve ser bem usado para não gerar confusão. Sabendo que você será pouco investigado e não será alvo de suspeitas, vai dificultar ainda mais para a máfia bolar uma estratégia decente visto que os mafiosos precisam pensar em diversas possibilidades antes de escolherem seu alvo. E sua informação falsa pode fazer com que os mafiosos escolham um alvo pior ou menos importante.

Papéis secundários: Não lhe dão margem a poder mentir de forma significante, e uma postura errada pode criar um linchamento errado. Então, os cidadãos devem ser mais cautelosos, mas isso não significa lurkear. Você deve analisar aquilo que foi revelado no jogo, dar seus palpites, suspeitas e quando puder, revelar-se para se defender ou para colocar uma suspeita em evidência.

Tão importantes quanto os líderes, os cidadão secundários devem estar ainda mais cientes e atentos ao jogo, para identificar falhas dos outros.

Poderes

Alguns poderes aliados ao seu papel e tema, podem te ajudar a ser mais ou menos suspeito perante aos outros, e maiores ou menores as possibilidades de sua sobrevivência. Aqui vão algumas idéias de posturas que você pode ter dependendo do seu role.

Cidadão sem poder: Você é um cidadão que só pode votar e gralhar a vontade. Isso significa que você pode adotar uma postura agressiva, visto que sua morte não trará tantos malefícios para a cidade. Assim, você pode acusar no escuro, mentir que é poderoso, ficar jogando suspeitas no ar, enfim, ser participativo.

Policial: Você tem um role importante, então é bom que não seja sempre um jogador que chame tanta atenção para si. Seja incisivo, coloque suas suspeitas firmes, acuse quando seu poder lhe der resultado sem necessariamente se revelar. Você pode conseguir linchar um mafioso sem preocupar-se em ser morto. Além do que, não se preocupe tanto em "morrer com informação", mas revele-se caso você se sinta ameaçado para que um médico te proteja.

As máfias geralmente não tentam matar o cop enquanto não acertarem o médico primeiro, pelo medo de perderem uma noite (o que pra máfia sempre é trágico). Então não se preocupe tanto em se revelar, mas ainda assim não revele-se no primeiro mafioso que acertar. Tente o máximo possível postergar a revelação para caso verificar se a cidade acreditou na tua acusação, lhe dar confiança de que você é pró-cidade sem revelar o seu role.

Médico: Os médicos são os alvos primários da máfia, visto o seu poder. Os médicos não podem ser ausentes nos dias, mas também não podem revelar-se demais. A máfia geralmente não ataca o principal "líder da cidade" pelo medo do médico protegê-lo, procura atacar os segundos ou terceiros. Assim, dê uma "variada" nas proteções e tente proteger o segundo ou terceiro que mais postou. Por segurança, é sempre bom proteger o policial e o líder da maçonaria se ele estiver revelado. Mas caso isso não ocorra, tente "acertar" o alvo da máfia ao invés de ficar sempre naquele roleblocker revelado ou em um cidadão de papel menor.

Maçonaria: Os bons jogadores sabem que o papel mais forte do jogo de máfia é o poder de conversar fora do tópico. Mesmo sem poderes, o fato de você ter um companheiro para se comunicar lhe dará uma vantagem enorme visto que os detalhes que você não enxerga, seu amigo pode enxergar no seu lugar. Isso lhe dá a possibilidade de ser muito agressivo, visto que se as suspeitas caírem sobre você, haverá sempre seu amigo para desmentir. Ainda assim, uma maçonaria revelada é um prato cheio para a máfia.

Sejam agressivos e combinem mentiras. Ludibriar a máfia sempre é vantagem. Cidadãos sempre devem tomar cuidado com as mentiras, mas essa é a vantagem da maçonaria: caso sua mentira é desmascarada por alguém, haverá seu amigo pra te salvar. Ainda assim, é sempre bom ter bom senso de não entregar a maçonaria de mão beijada.

O líder da maçonaria deve ser mais discreto no tópico e agir muito fora dele. Já os outros devem ser muito agressivos e colocarem sempre suas suspeitas no tópico. Também não tentem ficar se "confirmando" muito, visto que a máfia pode sacar a ligação entre vocês. Caso precise que alguém se revele, seja apenas um e que a partir de então passa a agir como o porta-voz da maçonaria.

Roleblockers: Você tem um papel que pode tanto ajudar quanto atrapalhar. Ainda assim, evite revelar o seu papel. Se precisar se inocentar, tente dar apenas o personagem. Você sempre dará "tiros no escuro" mas de dia você pode ser mais incisivo. Não revele o papel, mas caso você bloquear alguém e houver uma morte a menos no dia do que de costume, suspeite e poste essa desconfiança no tópico (sem revelar o motivo, é claro).

Covarde: Evite o máximo revelar o seu papel, mas como você será mais "difícil de matar" então há uma possibilidade de você ser um cidadão agressivo.

Watchers e Trackers: São papéis fortes se bem usados. Fiquem no meio termo entre participativos e discretos, não tentem liderar a cidade. Watchers são úteis ficando de olho no líder da cidade e nos segundos e terceiros. Evite ir já nos papéis revelados (deixe que o médico cuide deles) e fique tentando prever um alvo da máfia. Quanto aos trackers, geralmente há pouca informação com relação aos lurkers. Os trackers são os melhores para irem atrás dos lurkers e conseguir informações deles.
-----------------------------------------------------


5. Revelações

Primeiro de tudo, faça um exercício de análise do tema e da quantidade de jogadores disponíveis. Caso o tema seja muito amplo, ele te dá uma margem para você mentir o personagem.

Pense na possibilidade de mentir se você tiver um personagem secundário. Evite mentir com personagem primário, pois ele pode fazer falta depois.

Sim, mentir. Cidadãos que mentem com sucesso, são bons cidadãos. Você deve fazer o máximo possível para ludibriar os anti-cidades. Eles geralmente tentam adivinhar o poder pelo personagem. Mentindo, você atrapalhará os planos da máfia.

Caso tenha que se revelar, escolha um momento chave do jogo, quando você está sendo muito acusado ou quando for para incriminar mafiosos. Isso é claro, depende muito da situação, mas geralmente é uma boa idéia fazer o máximo para não deixar bem claro para a máfia o seu personagem e poder. As vezes, você pode mentir um detalhe do teu poder (fazer parecer mais forte do que é ou ao contrário, omitir um defeito).

------------------------------------------------

Enfim, a princípio é isso. Espero que seja útil aos leitores e aos futuros jogadores.

Agora cobrem do Verde o "Guia do Independente". XD

O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 18 Mar 2010, 19:52
por Kear
Bomtópicomey

O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 18 Mar 2010, 21:22
por leo
cara vou ler isso tudo, para ver se melhoro...

O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 18 Mar 2010, 23:20
por MVerde
Outro ponto importante:
LEIAM os posts, mas é ler de verdade e não passar os olhos, e montar um bloco de notas sempre ajuda.
Cebolituz escreveu:Agora cobrem do Verde o "Guia do Independente".

Meu segundo projeto, assim que reabrir as micro eu crio um desses. :b

E este tópico acaba de ser incorporado ao Índice de Tópicos Importantes.

O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 19 Mar 2010, 09:52
por Madrüga
Adorei. Espero que todo mundo dê uma lida nisso e perceba como não ter habilidades, muitas vezes, é mais libertador do que restritivo.

O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 19 Mar 2010, 12:45
por Aluriel de Laurants
Por falar nisso os guias deveriam ser fixos.

O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 19 Mar 2010, 12:49
por Agnelo
Parabéns cebola, lindo o guia, lendo aquilo alguém pode até achar que tu sabe jogar máfia :b

Aluriel de Laurants escreveu:Por falar nisso os guias deveriam ser fixos.

Se tu prestasse um pouco mais de atenção perceberia que os guias estão no tópico do índice de tópicos úteis.

O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 24 Mar 2010, 18:17
por SCCSakura
Maravilhoso esse guia, parabens! (adoro a parte de Mentir ^^)

O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 24 Mar 2010, 18:36
por Kear
SCCSakura escreveu:Maravilhoso esse guia, parabens! (adoro a parte de Mentir ^^)


Isso explica muita coisa...

O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 24 Mar 2010, 19:16
por Frost
Por falar nisso os guias deveriam ser fixos.

Concordo!

No mais... belo (e realmente necessário) tópico!

O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 24 Mar 2010, 22:23
por MVerde
Frost escreveu:
Por falar nisso os guias deveriam ser fixos.

Concordo!

No mais... belo (e realmente necessário) tópico!

AQUI


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 29 Mar 2010, 10:56
por banned_guardian
Guia do Cidadão? :bwaha:

Morram Todos! :frenzied:

PS: Aceita sugestões de um mafioso pra complementar seu guia Cebola? :hmmm:

O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 29 Mar 2010, 12:45
por Cebolituz
banned_guardian escreveu:Guia do Cidadão? :bwaha:

Morram Todos! :frenzied:

PS: Aceita sugestões de um mafioso pra complementar seu guia Cebola? :hmmm:


Sugestões de um mafioso confiável como o senhor... não! XD

Re: O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 26 Jul 2011, 18:00
por publicano
Guia Coeso, Conciso e de Conteúdo pra todo Cidadão

Já o li há mais tempo, mas é sempre bom revê-lo antes de jogar, ou depois, pra analisar erros...

Re: O Guia do Cidadão

MensagemEnviado: 26 Jul 2011, 23:00
por banned_guardian
Leia também o Guia do Independente. :)
Todo mundo tem os seus guias de auxílio.