Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Iuri em 16 Set 2011, 13:59

Não concordo nem que o jogo fique centrado no conflito cidade-máfia nem que a cidade deva começar com mais que 60% dos jogadores. O que importa é que todos tenham condições iguais de vitória. O risco da cidade pequena e muitas outras facções é que as chances de vitória são pequenas, mas se forem iguais para todo mundo, não vejo porque não.

Essa coisa de querer regrar o jogo desse jeito é que causa os jogadores de ficarem uns alienados que se prendem a construções prévias do jogo (ahrnn, deve ter apenas 2 mafiosos, pelos cálculos da proporção correta de jogo, então não precisamos fazer tal coisa) e deixam de observar as atitudes dos jogadores. Isso sim deveria ser regra padrão das máfias: deve haver blefes, mentiras descaradas, manipulação, e gente tentando desmascarar as mentiras. Quanto mais regras que padronizem o jogo, mais se perde esse espírito.

Sobre a distribuição das facções, o que eu acho que deveria constar no manual é o seguinte:

SPOILER: EXIBIR
Todo jogador faz parte de uma facção, e possui no mínimo um papel. Além disso, é possível possuir mais papéis, e ainda poderes. Alguns papéis automaticamente determinam a facção do jogador (pois são papéis exclusivos daquela facção), mas o narrador sempre deve informar todas estas informações a cada jogador ao iniciar o jogo, mesmo que sejam redundantes.

FACÇÕES: Existem várias facções para serem usadas em jogos de Máfia, apesar das principais serem apenas a Cidade e a Máfia. Cada facção faz parte de um grupo de facções, dependendo da condição de vitória dela. Um jogador ainda pode ganhar o jogo se sua facção tiver ao menos um jogador vivo quando atingir a condição de vitória definida pelo grupo a que ela pertence.

- Grupo Pró-Cidade: Facções deste grupo ganham o jogo quando todos jogadores de facções Anti-Cidade tiverem sido eliminados (seja por linchamento, seja por morte noturna). Existe apenas uma facção neste grupo, a cidade.
  • Cidade: É a maior facção do jogo. Exceto quando descrito no papel específico do jogador, não podem se comunicar por fora do tópico. Poderes importantes para a cidade são Médico e Policial. Papéis exclusivos da cidade são: Maçom.

- Grupo Anti-Cidade: Facções deste grupo ganham o jogo quando tiverem um número de jogadores vivos igual ou maior que o numero total de jogadores vivos. Existem três facções neste grupo: Máfia, Culto e Assassino em série.
  • Máfia: Principal antagonista do jogo. Seus integrantes podem se comunicar por fora do tópico, privadamente. Toda noite, escolhem um membro da facção para executar uma ação de morte em algum alvo, eliminando tal jogador do jogo. Papéis exclusivos da máfia são: Vampiro, Diabo, Chefão.
  • Culto: Os integrantes do culto podem se comunicar por fora do tópico, privadamente. O culto pode trazer para sua facção jogadores de facções Pró-Cidade (com exceção de papéis específicos que sejam imunes, como o maçom), através do Recrutador. Papéis exclusivos do culto são: Recrutador Cultista.
  • Assassino em série: É uma facção composta por apenas um jogador. Toda noite pode escolher um alvo para executar uma ação de morte, eliminando tal jogador do jogo.

- Grupo Independente/Sem-Facção: Este grupo é de papéis que não possuem nenhuma facção. Cada papel deste grupo possui uma condição de vitória própria, e podem ganhar mesmo que alguma facção atinja sua condição de vitória (neste caso os dois ganham). Se atingirem sua condição de vitória antes que qualquer facção, apenas o independente em questão ganha o jogo. Papéis exclusivos deste grupo são: Bobo, Sobrevivente.



PAPÉIS: Todo jogador possui um papel. O papel pode conferir alguma característica específica ao jogador, e a maioria dos papéis define a facção a que o jogador pertence. As características do papel são passivas, e independem de ações noturnas. Diferem de poderes pois o jogador pode mudar de facção (sendo recrutado pelo cultista, por exemplo), mudando de papel, mas sem perder os poderes, além disso, para um poder fazer efeito é necessário enviar uma mensagem privada ao narrador, geralmente escolhendo um alvo para o poder. É possível ter mais que um papel.

  • Cidadão: O papel básico da facção Cidade. Não possui nenhuma característica em especial;
  • Mafioso: O papel básico da facção Máfia. Não possui nenhuma característica em especial;
  • Cultista: O papel básico da facção Culto. Não possui nenhuma característica em especial;
  • Maçom: Um papel exclusivo da Cidade. Todos jogadores que possuem este papel são avisados previamente da existência um do outro, e podem se comunicar privadamente, fora do tópico. São imunes a qualquer condição de troca de facção.
  • Recrutador Maçom: Um maçom normal, mas que possui o poder de recrutar jogadores da Cidade, tornando-os maçons. Se usar seu poder em algum jogador Anti-Cidade, morre.
.
. (prossegue o baile)
.
  • A Prova de Balas: Papel que pode estar presente em qualquer facção. O jogador A Prova de Balas é imune a ações de morte (tais como a do Assassino em Série e da Máfia)
.
.
.


PODERES: São independentes de facção e papel, apesar de alguns poderes combinarem mais com facções específicas. São exemplos de poderes: médico, policial, bloqueador, observador, etc.... (segue a lista de poderes)

Sugestões?
As cores de cada facção vão ter que mudar agora. Ou culto e sk escrevem com vermelho, ou cores novas mesmo (marrom e cinza, por exemplo).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Kinn em 16 Set 2011, 14:04

Gostei da definição.
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor publicano em 16 Set 2011, 14:08

Também gostei, mas... Peraí, tem um detalhe, Iuri.
Eu li, e considerei que culto tem que ter MAIORIA! Pq senão fica bem fácil, recrutar é mais jogo que eliminar (o risco de morrer indo numa outra facção anticidade não equilibra isso).

Assim, pra conseguir ganhar, um culto tem de ter no mínimo 50% + 1 dos jogadores vivos... e não 50% ou mais...

Olha como é desproporcional:

5 jogadores: 1 culto, 4 cidadãos > 2 culto, 3 cidadãos
5 jogadores: 1 mafioso, 4 cidadãos > 1 mafioso, 3 cidadãos

... sem contar que em teoria, o cultista não perde poderes ao virar cultista (salvo variações como os marikith de Ravenloff).
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Kinn em 16 Set 2011, 14:11

Sei que parece desequilibrado pro culto mas na prática da na mesma. Se o culto vira 1/2 dos vivos não se consegue mais linchar ninguém pq os cultistas tem maioria dos votos possíveis, exceto se houver um político e ele for imune a recrutamento.
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor publicano em 16 Set 2011, 14:17

Kinn escreveu:Sei que parece desequilibrado pro culto mas na prática da na mesma. Se o culto vira 1/2 dos vivos não se consegue mais linchar ninguém pq os cultistas tem maioria dos votos possíveis, exceto se houver um político e ele for imune a recrutamento.


exceto, exceto, não... se o político ainda for cidadão, ele pode ter roubado; pode haver duplo votante, amado entre os cidadãos; pode ainda existir mafioso e não haver linchamento porque o resto dos jogadores se recusa a acompanhar o culto, por alguma razão, e de noite a máfia vai e mata um cultista.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Kinn em 16 Set 2011, 14:23

Muitos "se" na sua observação, enquanto Iuri colocou em pauta a facção pura. Óbvio que um jogo em particular terá ou trará particularidades para certa facção, como no futurama onde o hypnotoad não podia recrutar certos indivíduos.

Mas a facção pura deveria ser listada independente destes "Se"
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor publicano em 16 Set 2011, 14:29

Kinn escreveu:Muitos "se" na sua observação, enquanto Iuri colocou em pauta a facção pura. Óbvio que um jogo em particular terá ou trará particularidades para certa facção, como no futurama onde o hypnotoad não podia recrutar certos indivíduos.

Mas a facção pura deveria ser listada independente destes "Se"


Não é particularidade DA facção e sim do setup. Até seu raciocínio é quebrado, o culto não pode FORÇAR um linchamento com segurança total, mesmo sem esses exemplos que eu dei, se os outros cidadãos não colaborarem.

Tem outro detalhe, Vampiro não devia ser listado como mafioso per se, pq ele só vira máfia se for morto/recrutado pela máfia. Até então, em termos de números e investigação, ele é cidadão ou independente.

A questão é a seguinte: a condição de vitória dos anticidades não precisa ser sempre a mesma. Anticidades são aqueles grupos não-cidade que matam OU recrutam, apenas isso. A máfia e o Sk precisam reduzir o resto do jogo ao seu número, enquanto o culto precisaria ter 50% + 1.

Exemplo: num dado momento existe 2 mafiosos e 2 cultistas sobrando. A máfia ganha.

Editado: Sugiro um papel mafioso "X9" recrutável por culto e/ou maçonaria...
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor cigano em 16 Set 2011, 14:39

Nibelung escreveu:
cigano escreveu:Um Bloquer Independente ganha como então? Já tive esse papel (o meu primeiro jogo) e foi confuso demais, tanto que pedi suplencia!


Se ele não for sobrevivente, ele não ganha. Independente por si só não tem condição de vitória inerente. Por isso que sempre que alguém for colocar um independente em jogo, deve criar uma condição de vitória exclusiva pra ele.

O caso é que tem muita gente que acha que sobrevivente é o padrão pra independente. E não é o caso.


Pois é, mas devia! Se pra todas os outros grupos eu sei minha condição de vitória olhando a facção porque deveria ser diferente com um indepenente? Acho que a regra deveria ser uma pra todos, a não ser que o papel exigisse uma condição diferente.
publicano escreveu:Acho que a VACA SAGRADA mais importante, do que máfia x cidade (já que podemos ter SK x cidade, muito embora como eu falei e tb Nibelung, Sk é máfia de um homem só), é que o NÚMERO de *cidadãos originais* NÃO DEVE ser inferior a 2/3 dos jogadores, salvo exceções muito raras. Não se pode incluir nesse número nem mesmo um sobrevivente. Eu levei esse padrão em consideração, em Futurama, coisa que é praticamente cânone, e me ferrei também por causa disso, desconfiando de quem não devia.


Mas pra definir isso precisa antes definir o que é Cidade e o que é Máfia, o que eu acho que deveria ser chamado de Pró ou Anti-Cidade, qualquer coisa fora disse é sem facção (na pratica um independente). Por exemplo, culto joga como anti-cidade então deveria entrar na mesma conta, maçonaria conta como pró-cidade então vai pro lado de lá, etc...

Emil escreveu:O resto, varia de setup pra setup.


Mas pra chegar no resto precisa ter um norte cara. Não dá pra eu discutir em jogo sobre uma regra se ela é variavel. Se eu sou um anti-cidade e quero mentir eu tenho muito menos ferramenta pra usar se considerar que a coisa é na base da regra de ouro! Acho que é como tu falou SIM, mas tem que ter a base bem explicada pra se poder usar como argumento, mesmo que o Narrador tenha mudado ela.

@Iuri

Concordo com tudo menos dois pontos.

1º A regra ser clara e especifica não muda o fato de que pode, e provavelmente, vai ser mudada. Mas ela precisa estar ali, ela é a muleta dos jogadores, não do Narrador!
2º Não vejo muita diferença entre papel e poder, esse ponto não ficou claro pra mim.

Do resto achei lindo! :wub:

@Publicano

Vc errou no calculo

publicano escreveu:5 jogadores: 1 culto, 4 cidadãos > 2 culto, 3 cidadãos
5 jogadores: 1 mafioso, 4 cidadãos > 1 mafioso, 3 cidadãos


O certo é 1 mafioso, 4 cidadãos > 1 mafioso, 2 cidadãos. (Máfia mata)

Basicamente a chance de vitoria é a mesma pros dois assim. Por um voto o culto ganha, e a Máfia tbm, e se não houver voto ambos ganham a noite.

publicano escreveu:A questão é a seguinte: a condição de vitória dos anticidades não precisa ser sempre a mesma. Anticidades são aqueles grupos não-cidade que matam OU recrutam, apenas isso. A máfia e o Sk precisam reduzir o resto do jogo ao seu número, enquanto o culto precisaria ter 50% + 1.

Exemplo: num dado momento existe 2 mafiosos e 2 cultistas sobrando. A máfia ganha.


Tu não considerou um fator, enquanto houver ação de morte o jogo prossegue! Máfia e Sk continuam jogando mesmo que tenham a maioria dos votos se tiver uma ação de morte que possa matar um deles.

publicano escreveu:Editado: Sugiro um papel mafioso "X9" recrutável por culto e/ou maçonaria...


Já aconteceu, uma Màfia de supers não lembro qual, a Mistica podia ser recrutada por todos os grupos e escolhia o que ajudar. Foi interessante!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Nibelung em 16 Set 2011, 14:45

Eu não acho que o culto deveria ser listado entre os anti-cidade. Ele deveria ser citado como um grupo independente. O fator determinante da facção anti-cidade é a capacidade de matar de noite (Màfia e SK). O culto requer que a cidade seja convertida, e a máfia eliminada. Ele joga por fora da briga cidade x máfia.

Fora que ele sendo listado como independente, ele não é revelado sob investigação policial, só aparecendo se um dos membros for morto. Isso também é um fator de equilíbrio pra eles.

cigano escreveu:
Nibelung escreveu:
cigano escreveu:Um Bloquer Independente ganha como então? Já tive esse papel (o meu primeiro jogo) e foi confuso demais, tanto que pedi suplencia!


Se ele não for sobrevivente, ele não ganha. Independente por si só não tem condição de vitória inerente. Por isso que sempre que alguém for colocar um independente em jogo, deve criar uma condição de vitória exclusiva pra ele.

O caso é que tem muita gente que acha que sobrevivente é o padrão pra independente. E não é o caso.


Pois é, mas devia! Se pra todas os outros grupos eu sei minha condição de vitória olhando a facção porque deveria ser diferente com um indepenente?


Porque ele é independente. Ele não faz parte do jogo. É um coringa. Ele não está jogando o jogo básico cidade x máfia. Ele caiu de para-quedas e tem objetivos que não tem a ver com a disputa principal. Por isso independentes tem condições de vitória que não são "elimine toda a máfia" e ou "elimine toda a cidade".

cigano escreveu:
publicano escreveu:Editado: Sugiro um papel mafioso "X9" recrutável por culto e/ou maçonaria...


Já aconteceu, uma Màfia de supers não lembro qual, a Mistica podia ser recrutada por todos os grupos e escolhia o que ajudar. Foi interessante!


Mortal Kombat foi onde eu usei isso a primeira vez, e foi o que matou a maçonaria. Foi legal.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Cebolituz em 16 Set 2011, 14:48

publicano escreveu:Sugiro um papel mafioso "X9" recrutável por culto e/ou maçonaria...


Odeio esse papel. Só fode com as duas facções que você interage. Não ter a plena confiança de quem você interage fora do tópico é desequilibrado e fode completamente a sua facção. O papel de conversar fora do tópico é o mais forte do jogo, e se você pode fazer isso com mais de uma facção, você a destrói facinho.

Para gerar desequilíbrio é moleza. Nunca verão mafioso-maçom, culto-mafioso, ou culto-maçom em qualquer jogo meu. Considero que para o papel de conversar fora do tópico ter efeito, você deve ter plena confiança naquele com quem interage. Se você não tem confiança nele, seu jogo está completamente comprometido. Além de não ser divertido.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Kinn em 16 Set 2011, 14:55

E onde fica usurpador nessa história, cebola?
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Iuri em 16 Set 2011, 14:58

Cigano escreveu:Concordo com tudo menos dois pontos.

1º A regra ser clara e especifica não muda o fato de que pode, e provavelmente, vai ser mudada. Mas ela precisa estar ali, ela é a muleta dos jogadores, não do Narrador!
2º Não vejo muita diferença entre papel e poder, esse ponto não ficou claro pra mim.

O ponto 1 vai contra o que mesmo que eu disse?
Quanto ao ponto 2: papel é uma característica passiva e sempre presente. Se um bloqueador age no GF, ele não deixa de ser imune a investigações. Se um cara pode escolher uma carga de qualquer poder ele não vai poder escolher "amado". Basicamente, chamei tudo que é ativo e que possa ter cargas de poder e o que é passivo e permanente de papel. Acho que pode ser bom diferenciar, para quando algum poder interagir "com outros poderes" ou "com outros papeis". Mas isso é o de menos, na verdade, dá pra só chamar de "poder passivo" e deu.

Cigano escreveu:
publicano escreveu:5 jogadores: 1 culto, 4 cidadãos > 2 culto, 3 cidadãos
5 jogadores: 1 mafioso, 4 cidadãos > 1 mafioso, 3 cidadãos


O certo é 1 mafioso, 4 cidadãos > 1 mafioso, 2 cidadãos. (Máfia mata)

Basicamente a chance de vitoria é a mesma pros dois assim. Por um voto o culto ganha, e a Máfia tbm, e se não houver voto ambos ganham a noite.

Na verdade ciggi, ele fez a conta desconsiderando o linchamento. Se tivesse linchamento de cidadão em ambos os casos, o culto ganharia sem nem ir para a noite. O que quebra o raciocínio do publicano é o seguinte: Um culto que inicia o jogo com um recrutador NÃO é equivalente a uma máfia com apenas um jogador. Nestas condições, as duas facções terão chances diferentes de vitória. Agora, se o culto e a máfia de 1 só estiverem no mesmo jogo, a coisa balanceia um pouco mais, já que as chances do culto caem bastante com a presença do mafioso (pode recrutar errado, pode ser alvo da ação de morte), enquanto a chance do mafioso não muda com a presença do culto.

Cigano escreveu:
publicano escreveu:A questão é a seguinte: a condição de vitória dos anticidades não precisa ser sempre a mesma. Anticidades são aqueles grupos não-cidade que matam OU recrutam, apenas isso. A máfia e o Sk precisam reduzir o resto do jogo ao seu número, enquanto o culto precisaria ter 50% + 1.

Exemplo: num dado momento existe 2 mafiosos e 2 cultistas sobrando. A máfia ganha.


Tu não considerou um fator, enquanto houver ação de morte o jogo prossegue! Máfia e Sk continuam jogando mesmo que tenham a maioria dos votos se tiver uma ação de morte que possa matar um deles.

É algo que eu não mencionei no textinho acima. O correto deveria ser: "A facção vence se atingir sua condição de vitória e tiver condições de mantê-la indeterminadamente". Assim, 50% dos jogadores já dá a vitória para culto e/ou máfia, contanto que não tenha como esse percentual baixar (através de roubo de votos ou vigilantes, por exemplo). Se tiver alguma condição de "quebra de estabilidade", como essas, o jogo prossegue até a o jogo entrar em algum "point of no return".
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Cebolituz em 16 Set 2011, 14:59

Kinn escreveu:E onde fica usurpador nessa história, cebola?


Inclua na lista de "papéis imbecis que jamais usarei".

Fui usurpador e destruiria facinho os mafiosos da Caverna do Dragão. Se eu fizesse isso, eu e a máfia perderíamos o jogo. Ganhei porque fui fiel com a máfia e ao Bruno Pellegrino. E me orgulho muito disso.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Nibelung em 16 Set 2011, 15:16

Iuri escreveu:É algo que eu não mencionei no textinho acima. O correto deveria ser: "A facção vence se atingir sua condição de vitória e tiver condições de mantê-la indeterminadamente". Assim, 50% dos jogadores já dá a vitória para culto e/ou máfia, contanto que não tenha como esse percentual baixar (através de roubo de votos ou vigilantes, por exemplo). Se tiver alguma condição de "quebra de estabilidade", como essas, o jogo prossegue até a o jogo entrar em algum "point of no return".


Ou dá pra ser mais prático.

Objetivo da Cidade: Matar todos os mafiosos.
Objetivo da Máfia: Matar todos os cidadãos.

Simples assim. O narrador tem a obrigação de fechar o jogo se for matematicamente impossível virar o jogo (como sobrarem dois de cada lado, de forma que não dê pra forçar linchamento). Mais prático que falar aquela bagunça toda de porcentagens.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor cigano em 16 Set 2011, 15:22

Nibelung escreveu:Eu não acho que o culto deveria ser listado entre os anti-cidade. Ele deveria ser citado como um grupo independente. O fator determinante da facção anti-cidade é a capacidade de matar de noite (Màfia e SK). O culto requer que a cidade seja convertida, e a máfia eliminada. Ele joga por fora da briga cidade x máfia.

Fora que ele sendo listado como independente, ele não é revelado sob investigação policial, só aparecendo se um dos membros for morto. Isso também é um fator de equilíbrio pra eles.


Aqui tenho que dar o braço a torcer, faz mais sentido isso. Mas sempre considerei que Independentes aparecem como culpado em investigações!

Nibelung escreveu:
cigano escreveu:
Nibelung escreveu:
cigano escreveu:Um Bloquer Independente ganha como então? Já tive esse papel (o meu primeiro jogo) e foi confuso demais, tanto que pedi suplencia!


Se ele não for sobrevivente, ele não ganha. Independente por si só não tem condição de vitória inerente. Por isso que sempre que alguém for colocar um independente em jogo, deve criar uma condição de vitória exclusiva pra ele.

O caso é que tem muita gente que acha que sobrevivente é o padrão pra independente. E não é o caso.


Pois é, mas devia! Se pra todas os outros grupos eu sei minha condição de vitória olhando a facção porque deveria ser diferente com um indepenente?


Porque ele é independente. Ele não faz parte do jogo. É um coringa. Ele não está jogando o jogo básico cidade x máfia. Ele caiu de para-quedas e tem objetivos que não tem a ver com a disputa principal. Por isso independentes tem condições de vitória que não são "elimine toda a máfia" e ou "elimine toda a cidade".


Já acho limitação demais. Gosto de usar independentes, e acho que eles tem que ter uma condição de vitória bem delimitada!

Iuri escreveu:O ponto 1 vai contra o que mesmo que eu disse?
Quanto ao ponto 2: papel é uma característica passiva e sempre presente. Se um bloqueador age no GF, ele não deixa de ser imune a investigações. Se um cara pode escolher uma carga de qualquer poder ele não vai poder escolher "amado". Basicamente, chamei tudo que é ativo e que possa ter cargas de poder e o que é passivo e permanente de papel. Acho que pode ser bom diferenciar, para quando algum poder interagir "com outros poderes" ou "com outros papeis". Mas isso é o de menos, na verdade, dá pra só chamar de "poder passivo" e deu.


Achei que era isso que tinha dito no inicio do seu poste, mas falha minha, desconsidere!

E agora ficou clara a diferença e faz sentido, mas ainda acho o termo "papel" melhor usado pra dizer qual o personagem o jogador é. Mas não muda muita coisa no final!

Iuri escreveu:Na verdade ciggi, ele fez a conta desconsiderando o linchamento. Se tivesse linchamento de cidadão em ambos os casos, o culto ganharia sem nem ir para a noite. O que quebra o raciocínio do publicano é o seguinte: Um culto que inicia o jogo com um recrutador NÃO é equivalente a uma máfia com apenas um jogador. Nestas condições, as duas facções terão chances diferentes de vitória. Agora, se o culto e a máfia de 1 só estiverem no mesmo jogo, a coisa balanceia um pouco mais, já que as chances do culto caem bastante com a presença do mafioso (pode recrutar errado, pode ser alvo da ação de morte), enquanto a chance do mafioso não muda com a presença do culto.


Entendi!

Cebolituz escreveu:
Kinn escreveu:E onde fica usurpador nessa história, cebola?


Inclua na lista de "papéis imbecis que jamais usarei".

Fui usurpador e destruiria facinho os mafiosos da Caverna do Dragão. Se eu fizesse isso, eu e a máfia perderíamos o jogo. Ganhei porque fui fiel com a máfia e ao Bruno Pellegrino. E me orgulho muito disso.


Somos dois. Acho um dos papais mais idiotas depois de Bobo.

Editado: Pos Nib: Mas esse não é o objetivo da Máfia, ela quer matar todos, sejam cidade ou não. e considerando o culto um grupo independente o da cidade passa a ser eliminar eles tambem.

Condições de vitória da:

Máfia: Derrotar numericamente todas as outras facções
Cidade: Derrotar numericamente todas as outras facções Anti-Cidade (se bem que aqui, ainda não agrupa o Culto)
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron