Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Kinn em 16 Set 2011, 15:26

Corrigindo:

Cidade: linchar todos que se opõem a ela até ninguém mais ameaçá-la.
Mafia: matar todos que se opõem a ela até ninguém poder linchá-la.
Culto: recrutar todos que forem possíveis até ninguém mais poder linchá-lo.

A descrição acima inclui lutar contra SK mafias extras e a briga culto x máfia.
Independentes estão fora da conta por serem coringas como foi dito.
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Nibelung em 16 Set 2011, 15:50

Ignore culto e SK na regra geral, pessoal. Como eu disse, vamos nos ater ao básico do básico. Cidade x máfia. DEPOIS a gente expande pro resto. Nem todo jogo tem SK e/ou culto.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Cebolituz em 16 Set 2011, 16:30

Nibelung escreveu:Ignore culto e SK na regra geral, pessoal. Como eu disse, vamos nos ater ao básico do básico. Cidade x máfia. DEPOIS a gente expande pro resto. Nem todo jogo tem SK e/ou culto.


Eu concordo, acho que devemos nos focar primeiro no principal de cada máfia, que é o conflito cidade X máfia.

Como já devem perceber pelas minhas opiniões, eu sempre fui um jogador "escolavéia" de considerar que o conflito principal de todo o jogo é o cidade X máfia e que o resto é apenas lulz. Claro que o pessoal da turma do lulz pode muito bem ganhar o jogo, mas eu sempre analisei que SK/culto/independente estão mais para se divertir, sacanear e brincar no jogo. Não deixar condições impossíveis de vitória, mas que o foco do jogo deve ser o conflito Máfia X Cidade, e não Máfia X Cidade X Serial Killer X Culto X Independentes.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor publicano em 16 Set 2011, 16:36

Gostei da distinção de papel e poder.

E acho até que, separando facção dos papéis e poderes, seria melhor agruparmos estes últimos de acordo com novas diretrizes, e não aquilo de "protagonistas", "protetores", "investigadores". Esta primeira categoria mesmo sumiria e poderia existir uma chamada "interventores" (bus driver, bloqueador, carcereiro etc.).

Essa categorização ajudaria a delimitar a descrição da INTERAÇÃO entre certos poderes, meio como as PALAVRAS-CHAVE de D&D.

Algo que já acontece, por exemplo, com o "mandante", ele ignora tudo que não seja bloqueio, mas acho a descrição frouxa. Com essa delimitação que sugiro, dava pra descrever até poderes novos sem ter que citar o que está no seu setup e revelar demais pro jogador (tipo "Assassino Profissional, ação de morte que ignora proteção" ou "Assassino Furtivo, ação de morte que ignora investigação", etc.)
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Iuri em 16 Set 2011, 21:52

Eu não acho que o culto deveria ser listado entre os anti-cidade. Ele deveria ser citado como um grupo independente. O fator determinante da facção anti-cidade é a capacidade de matar de noite (Màfia e SK). O culto requer que a cidade seja convertida, e a máfia eliminada. Ele joga por fora da briga cidade x máfia.

Fora que ele sendo listado como independente, ele não é revelado sob investigação policial, só aparecendo se um dos membros for morto. Isso também é um fator de equilíbrio pra eles.

Só que este "fator determinante" da facção anti-cidade só é esse porque tu tá dizendo que é. Não concordo em construir definições do jogo pensando só em máfia X cidade porque daí depois tem que remendar um lugar nas regras para culto, por exemplo, e dae é melhor nem mudar nada então. Além de que praticamente todos jogos atuais tem culto ou sk, e muitas vezes têm os dois.

A nova definição de anti-cidade não precisa depender de morte noturna porque, afinal, não é preciso de morte noturna para jogar contra os cidadãos. A forma mais simples (para mim) de definir quem seria anti-cidade é pensando: "se essa facção ganhar, tem como a cidade ganhar junto?" Se a resposta for não, é anti-cidade. Neste caso, SK e culto são anti-cidades.

A questão do investigador inocentando culto é simples: Cada narrador pode definir o que é culpado naquele jogo: facções específicas, ou grupos de facção. Se o narrador achar adequado, pode usar um investigador de Anti-cidades, ou um investigador de Mafiosos (e ainda pode ter no mesmo jogo outros investigadores na cidade, como o assumar já usou, por exemplo, o investigador de cultistas).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Darin em 16 Set 2011, 22:49

mas existe uma outra facção que não a cidade que possa ganhar com a cidade? Sei lá... me parece muito maluco isso de chamar a maçonaria de facção... Eles são cidadãos, só que com um poder a mais... Sobreviventes não são pró-cidades por poderem vencer com a cidade tbm, por exemplo...

Então acho que a pergunta poderia ser outra.
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Iuri em 16 Set 2011, 23:15

O sobrevivente é o melhor exemplo de cara que pode vencer sem impedir que a cidade vença. Por isso ele não poderia ser chamado de anti-cidade. Já com o culto não tem essa.
E pela minha visão da coisa o maçom não seria de facção diferente não. Pode olhar ali , eu cogitei que seria apenas um papel dentro da facção Cidade.

Não pode vencer o jogo junto com a cidade -> Anti-cidade;
Não pode vencer o jogo junto com os anti-cidade -> Pró-cidade; (ou seja, é diferente de "pode vencer com a cidade")
Nenhuma das acima (pode vencer o jogo junto com cidades ou anti-cidades) -> Independente.

Alguns independentes só vão vencer "junto" com outra facção se certos eventos acontecerem ao mesmo tempo (lincharem um bobo junto com o ultimo mafioso, ou o linchamento do bobo ser o que faltava para a vantagem numerica da máfia, por exemplo), mas se pode ser que aconteça, já preenche o critério. Acho que é uma definição bem objetiva.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Nibelung em 16 Set 2011, 23:37

Iuri escreveu:Só que este "fator determinante" da facção anti-cidade só é esse porque tu tá dizendo que é. Não concordo em construir definições do jogo pensando só em máfia X cidade porque daí depois tem que remendar um lugar nas regras para culto, por exemplo, e dae é melhor nem mudar nada então. Além de que praticamente todos jogos atuais tem culto ou sk, e muitas vezes têm os dois.


Eu estou dado uma definiçao que é facil de apontar e encaixar basicamente todo mundo. Cidade é cidade, Mafia e SK sao mafia, e o resto é independente.

Iuri escreveu:A nova definição de anti-cidade não precisa depender de morte noturna porque, afinal, não é preciso de morte noturna para jogar contra os cidadãos.


Ai que esta. Culto nao joga CONTRA a cidade. Ele converte a cidade em um grupo diferente. Mas efetivamente ainda é um grupo anti-mafia. Enquanto a mafia estiver viva, o culto nao tem como ganhar. Tanto é, que a condiçao ideal do culto vencer sempre envolver eles conseguirem converter 100% da cidade enquanto matam todos os mafiosos. Nessa situaçao, os membros da cidade continuam ganhando, mas sob um objetivo diferente.

Eu juro que nao entendo essa birra do pessoal com o culto. Eles estao fora da briga cidade x mafia, logo, sao independentes, e nao aparecem como culpado porque ao tem como prioridade ELIMINAR a cidade. Seguindo seu criterio "da pra cidade ganhar junto" deixa sobrevivente como o unico papel "independente pro-cidade" do jogo. Todos os outros independentes tem condiçoes proprias.

Iuri escreveu:A questão do investigador inocentando culto é simples: Cada narrador pode definir o que é culpado naquele jogo


E é exatamente esse tipo de coisa que é bom eliminar. Padronizar a regra evita confusão, como gente achando que cop tem 3 resultados possiveis (como o Darin a mafia Futurama), e outros discutido se culpado inclui independentes ou não. Se houver na regra dizendo claramente "qualquer independente é culpado/inocente" essa confusão some.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor cigano em 16 Set 2011, 23:52

Nibelung escreveu:Ai que esta. Culto nao joga CONTRA a cidade. Ele converte a cidade em um grupo diferente. Mas efetivamente ainda é um grupo anti-mafia. Enquanto a mafia estiver viva, o culto nao tem como ganhar. Tanto é, que a condiçao ideal do culto vencer sempre envolver eles conseguirem converter 100% da cidade enquanto matam todos os mafiosos. Nessa situaçao, os membros da cidade continuam ganhando, mas sob um objetivo diferente.

Eu juro que nao entendo essa birra do pessoal com o culto. Eles estao fora da briga cidade x mafia, logo, sao independentes, e nao aparecem como culpado porque ao tem como prioridade ELIMINAR a cidade. Seguindo seu criterio "da pra cidade ganhar junto" deixa sobrevivente como o unico papel "independente pro-cidade" do jogo. Todos os outros independentes tem condiçoes próprias.


Teoricamente o culto ganha quando tem a maioria dos votos por ser impossível continuar os linchs se eles não quiserem facilitando assim o recrutamento a noite.

Sinceramente eu vejo o Culto podendo tanto ser Anti-cidade como independente. Não seria o caso dele ser um dos tais papeis comentados lá atras? Fica a cargo do narrador escolher a posição dele no tabuleiro.

Mas acho que a discussão ta sendo tremendamente sadia, já consegui clarificar um bocado minha visão com o que foi discutido ate agora.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Nibelung em 16 Set 2011, 23:59

O problema que eu entendi é que a intençao era justamente colocar o culto (e os outros independentes) em um local estabilizado pra fugir do metodo "cada um faz como quer, e os jogadores que fiquem perdidos".
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor cigano em 17 Set 2011, 12:00

Galera, seguinte.

As Máfias vão dar uma congelada por um tempinho. A casa ta em reforma e isso deixa tudo meio instável. Aconselho aos desesperados (que conseguirem ler isso aqui), pra que qualquer atualização nesse tópico aqui seja atualizada no seu e-mail. Ae, assim que tudo aqui normalizar eu dou um bump aqui com e a vida continua!

Mas só pra lembrar, as novas Máfias e Micros vão migrar pro Fórum novo, as em andamento continuam aqui (ate porque não da pra mover elas pra lá) e assim que terminarem já podemos ir de vez pro quarto novo.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor cigano em 17 Set 2011, 21:30

Casa nova putada.

spell.net/home

A Máfia do Frost, a Micro do publicano, e o Tournament continuam aqui, o resto vai ser feito lá no endereço novo!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Anterior

Voltar para Jogos Sociais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron