Houve alguns pequenos defeitos e algumas coisas da qual achei melhor corrigir, mas para quem jogou a máfia Chespirito no distante ano de 2007, saiba que a mecânica é praticamente a mesma. A única diferença é que a limitação adulto/criança que existia na máfia anterior foi eliminada. Ou seja, todo mundo usa o item de todo mundo!
O resto do post com algumas modificações é um ctrl C + ctrl V da Máfia Chespirito. Para quem não se lembra é bom dar uma lida. Para quem não jogou aquela máfia, é importantíssimo ler com atenção as regras da mecânica. Se tiverem dúvidas, podem perguntar nesse tópico mesmo.
Bom, em termos gerais, a questão de dias e noites, votos, linchamentos, enfim, tudo isso de todas as Máfias anteriores continua.
OBS: Segundo o nosso debate sobre os dias, se o número de votos necessários para linchar o jogador for atingido, nenhum post deve ser feito, independente de eu ter fechado ou não. Quando se atingir o 50% +1 como sempre foi feito nas máfias anteriores, é automaticamente noite. Por isso, nada de posts e debates após o número de votos necessários para linchar seja atingido.
Enredo
A máfia será baseada principalmente no universo Disney dos quadrinhos e desenhos, mas alguns personagens de outras séries e filmes da Disney podem fazer parte do jogo.
Personagens, poderes e itens
Cada personagem irá receber no mínimo 1 item que lhe dará um poder e funcionará de acordo com o que for descrito na MP. Só que dessa vez, ao invés dele representar algum objeto relacionado ao personagem, ele será representado por uma esfera de poder colorida. Cada cor irá representar um poder específico dependendo do que a esfera faz. Assim, irá evitar o problema dos RCs "particulares" que cada um fazia para o outro através da doação de itens. Agora através das cores, é possível que você doe itens sem se preocupar com a revelação de seu personagem, o que deixará o jogo muito mais justo para com todos.
Se você quiser ativar o poder de cada um daqueles roles daquela imensa lista dos tópicos de regras, você terá que ativar a esfera. Sem a esfera, sem poder. Você é um cidadão/mafioso/independente normal sem o item que pode apenas votar e discutir. Toda vez que for ativar o poder de um item utilize o comando:
Ativar item X: Alvo que queira que o item seja utilizado
Doação de itens
Cada um de vocês receberá no mínimo um item, dependendo do personagem receberá até mais de um. Mas se você quiser, você poderá doar um item para outro jogador toda a noite! Utilizando o comando:
Doar item X: Cebolituz
O jogador alvo receberá automaticamente o item que você doou, e ele poderá usá-lo na próxima noite, como um role que mudou de jogador.
1) Vocês só poderão doar 1 item, e só poderão ativar o poder de apenas 1 item.
2) O mesmo item que doar, você não pode usar o poder dele. Se quiser doar 1 item, você só poderá ativar o poder do outro item.
3) Vocês podem ativar outro item no mesmo alvo que usou para doá-lo sem problemas.
Alguns itens terão uma mecânica diferente para ativar os poderes, ao invés de vocês precisarem ativar utilizando o comando acima. O chamado "item automático". A partir do momento em que você recebe o item, ele automaticamente lhe dará um poder ou condição especial, que será explicada na MP. Ao invés de você precisar ativar o item, o simples fato de você o estar carregando já lhe dá o poder. Exemplo de como você receberá a mecânica descrevendo a função do item:
Esfera "cor ********"
Ativação: Automático/comando ativar item
Condição: Esse item lhe dá o poder de.......................................
Carga: Infinita/X cargas
Lixeira
Cada vez que o jogador é eliminado do jogo, seus itens são automaticamente jogados na lixeira. Caso acabem as cargas de alguns itens, eles também serão jogados na lixeira. Alguns roles poderão interagir com a lixeira e isso será explicado nas MPs.
Resolução das Ações
O sistema para a resolução das ações será a seguinte:
1)Itens doados. Antes de bloqueios, mortes, e outros poderes, todos os itens que forem doados serão resolvidos antes das outras ações. Ou seja, se você doou o item e morreu na mesma noite, o jogador alvo irá receber o item e o que doou morre.
2)Bloqueios > (Outras Ações)/Proteções > Assassinatos > Investigações
Realcionamentos entre personagens:
Para utilizar mais os personagens que eu havia criado, bolei uma adição a mais ao jogo que não mudará em nada a mecânica principal, mas será um bônus dado pela sorte!
Cada personagem de vocês terá um outro correspondente (NPC) que você deverá salvar. Todos os jogadores (independente de serem cidades, ou anti-cidade) terão personagens "escondidos" com os jogadores. Ninguém saberá quem estará com quem. Mas caso você utilize uma ação noturna (qualquer uma) em alguém que tenha o seu personagem relacionado, você receberá uma esfera de poder bônus por ter conseguido encontrar-se com o seu personagem relacionado.
Cada um de vocês terá descrito nas MPs quem vocês devem achar. E terei aqui comigo uma lista de quem estará com quem. Se um de vocês acertar a ação noturna e acharem o personagem de vocês escondido com o jogador, você receberá uma esfera de poder a mais como recompensa.
Assim, cada um de vocês terá um personagem NPC consigo, mas ninguém sabe quem será ele além de mim.
Editado: Isso também funciona para o caso de doações de itens.
Exemplo:
Eu (Cebolituz) sou o Cebolinha e meu personagem relacionado é o Cascão, descrito na minha MP. Aí uso uma de minhas ações noturnas no Oda (Magali) e o Cascão está junto com o personagem do Oda (mas nem o Oda sabe disso). Além do efeito da ação noturna, eu acabei "achando" o Cascão que estava com o Oda. Assim, o Cascão vai me dar 1 esfera de poder extra.
Duração dos dias
Infelizmente, eu não poderei estipular sempre uma duração exata de quanto irá durar os dias e as noites, mas será mais ou menos assim:
Dias: 30 a 48 horas
Noites: 24 a 36 horas
Finalizando
Serão por volta aí de 16 a 20 vagas, mas o jogo será adaptado para mais ou para menos dependendo do interesse.
Espero que curtam!