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Máfia: O guia completo e dados dos jogos passados

MensagemEnviado: 01 Jul 2008, 13:15
por Agnelo
Máfia Hollywood

Mestre: Cigano
Quantidade de jogadores: 20 jogadores
Duração do jogo: 27 dias (de 27/04 até 22/05)
Proporção NC/J: 6/20 ou 30,00%
Tempo médio: 27/20 ou 1,35 dias por jogador
Vencedor: CIDADE

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Comentário geral:

Pontos positivos:

Pontos negativos:

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MensagemEnviado: 01 Jul 2008, 13:34
por Agnelo
Máfia Rurouni Kenshin

Mestre: Locke Winchester
Quantidade de jogadores: 14 jogadores
Duração do jogo: 22 dias (de 28/05 até 19/06)
Proporção NC/J: 6/14 ou 42,86%
Tempo médio: 22/14 ou 1,57 dias por jogador
Vencedor: MÁFIA

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Comentário geral: Adoro Rurouni Kenshin e adoro mecânicas novas de jogo, acho que isso ficou evidente para qualquer um que acompanhou esse jogo. Fiquei muito contente com o resultado final, e com a reação dos jogadores.

Pontos positivos: Minhas descrições me surpreenderam, em geral odeio qualquer coisa que eu escreva. A mecânica de valores de habilidade e as alterações condicionais de papéis me deixaram muito satisfeito.

Pontos negativos: Aqui vale ressaltar que eu só percebi o problema com o tema e a pequena quantidade de papéis possíveis um mês antes de começar a narrar, o que mudou muito a dinâmica esperada em um jogo de máfia. Eu fiquei muito empolgado com a idéia dos duelos, mas infelizmente aí foi a parte que mais me decepcionou dentre as variantes de jogo que eu implementei.

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MensagemEnviado: 05 Ago 2008, 19:36
por Agnelo
Máfia Jogos Mortais

Mestre: Frost
Quantidade de jogadores: 17 jogadores
Duração do jogo: 16 dias (de 22/06 até 08/07)
Proporção NC/J: 6/17 ou 35,29%
Tempo médio: 16/17 ou 0,94 dias por jogador
Vencedor: MÁFIA A

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Comentário geral:

Pontos positivos:

Pontos negativos:

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MensagemEnviado: 12 Ago 2008, 17:57
por Agnelo
Máfia Marvel: Guerras Secretas

Mestre: WillDice
Quantidade de jogadores: 22 jogadores
Duração do jogo: 31 dias (de 12/07 até 09/08)
Proporção NC/J: 9/22 ou 40,91%
Tempo médio: 31/22 ou 1,41 dias por jogador
Vencedor: CIDADE

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Comentário geral:

Pontos positivos:

Pontos negativos:

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MensagemEnviado: 07 Out 2008, 12:38
por Agnelo
Máfia Argonautas

Mestre: MVerde
Quantidade de jogadores: 15 jogadores
Duração do jogo: 47 dias (de 21/08 até 06/10)
Proporção NC/J: 5/15 ou 33,33%
Tempo médio: 47/15 ou 3,13 dias por jogador
Vencedor: MÁFIA

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Comentário geral:

Pontos positivos:

Pontos negativos:

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MensagemEnviado: 19 Nov 2008, 08:55
por Agnelo
Máfia: São zumbis!!!

Mestre: Vincer
Quantidade de jogadores: 20 jogadores
Duração do jogo: 34 dias (de 14/10 até 17/11)
Proporção NC/J: Início 1/20 ou 5,00%, final 14/20 ou 70,00%
Tempo médio: 34/20 ou 1,70 dias por jogador
Vencedor: CIDADE

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MensagemEnviado: 29 Jan 2009, 20:39
por Agnelo
Máfia: Disney

Mestre: CebolituZ
Quantidade de jogadores: 14 jogadores
Duração do jogo: 12 dias (de 16/01 até 27/01)
Proporção NC/J: 4/14 ou 28,57%
Tempo médio: 12/14 ou 0,86 dias por jogador
Vencedor: CIDADE

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Comentário geral: As falhas mecânicas da antiga Máfia Chespirito foram corrigidas e melhoradas na Máfia Disney. Alguns RCs mais obscuros, NPCs e poderes novos inventados por mim, deram mais equilíbrio para o jogo comparando-se com a minha máfia anterior. Mas realmente, o fator aleatório do jogo foi decisivo para a vitória da cidade.

Pontos positivos: Como já havia dito antes, o fator aleatório ajudou de certa forma a deixar o jogo mais imprevisível e mais interessante de ser jogado e acompanhado, pegando todos de surpresa. Os poderes estavam mais equilibrados e todos tinham a possibilidade de realizar algo para mudar completamente os rumos do jogo. Isso ajuda a ter uma máfia menos previsível e dando possibilidades de vitória para ambos os lados.

Pontos negativos: A pouca movimentação de alguns dias e debates desinteressantes. Quase como uma micromáfia. Talvez a mecânica não dê muitas brechas a especulações e dias movimentados, coisa da qual já havia reparado na Máfia Chespirito, novamente dando muita margem a uma dependência exclusiva das ações noturnas. Como tenho preferência por mecânicas que beneficiem os debates diários, não tenho mais nenhuma intenção de novos jogos que repitam esse esquema.

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MensagemEnviado: 25 Abr 2009, 19:42
por Agnelo
Máfia: Usuários da Spell

Mestre: Seu_Madrüga
Quantidade de jogadores: 30 jogadores
Duração do jogo: 46 dias (de 30/01 até 16/03)
Proporção NC/J: 10/30 ou 33,33%
Tempo médio: 46/30 ou 1,53 dias por jogador
Vencedor: MÁFIA

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Comentário geral:

Pontos positivos:

Pontos negativos:

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MensagemEnviado: 25 Abr 2009, 19:52
por Agnelo
Máfia: Lovecraft

Mestre: Arnok
Quantidade de jogadores: 14 jogadores
Duração do jogo: 39 dias (de 17/03 até 24/04)
Proporção NC/J: Início 5/14 ou 35,71%
Tempo médio: 39/14 ou 2,79 dias por jogador
Vencedor: CIDADE

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MensagemEnviado: 25 Abr 2009, 20:46
por Agnelo
Máfia: Padrinhos Mágicos

Mestre: Spark
Quantidade de jogadores: 18 jogadores
Duração do jogo: 25 dias (de 10/07 até 13/08)
Proporção NC/J: Início 8/18 ou 44,44%
Tempo médio: 25/18 ou 1,39 dias por jogador
Vencedor: CIDADE

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Comentário geral:

Pontos positivos:

Pontos negativos:

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MensagemEnviado: 15 Mai 2009, 10:44
por Agnelo
Máfia: Liga da Justiça

Mestre: Tetris
Quantidade de jogadores: 20 jogadores
Duração do jogo: 18 dias (de 27/04 até 14/05)
Proporção NC/J: 10/20 ou 50,00%
Tempo médio: 18/20 ou 0,90 dias por jogador
Vencedor: MÁFIA e BOBO empatados

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Comentário geral: Minha maior preocupação nessa máfia foi a mecânica de pontos e visitas. Fiquei com muito medo de não melhorar em nada a participação dos jogadores, ou então aumentar muito, mas com posts que não iriam ajudar em nada o andamento do jogo. Mas fiquei contente com o resultado final e com a resposta dos jogadores.

Pontos positivos: A mecânica foi um sucesso, fazendo o nível de participação subir consideravelmente e me deixando sem idéias para algumas visitas(ainda bem que preparei boa parte antes). E a sacada dos Lordes da Justiça como culto em potencial me deixou muito orgulhoso.

Pontos negativos: Eu cometi dois erros que podem ter sido decisivos na mudança do vencedor(mas acho que é inexperiência mesmo). Também percebi que aconteceram dois exageros nessa máfia: o número de anti-cidades e o excesso de poderes da cidade, mas acho que um acabou compensando o outro.

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MensagemEnviado: 17 Set 2009, 02:33
por MVerde
Máfia: Warcraft: Orcs & Humans

Mestre: Cigano
Quantidade de jogadores: 13 jogadores
Duração do jogo: 13 dias (de 17/05/09 até 28/05/09)
Proporção NC/J: 4/13 ou 0,31%
Tempo médio: 13/13 ou 1 dia por jogador
Vencedor: Cidade

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Comentário geral:

Pontos positivos:

Pontos negativos:

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MensagemEnviado: 18 Set 2009, 02:06
por MVerde
Máfia: D&D

Mestre: Gladius Dei
Quantidade de jogadores: 21 jogadores
Duração do jogo: 61 dias (de 02/06/09 até 02/08/09)
Proporção NC/J: 8/21 ou 0,38%
Tempo médio: 61/21 ou 2,9 dias por jogador
Vencedor: Cidade e Independente

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Comentário geral:

Pontos positivos:

Pontos negativos:

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MensagemEnviado: 19 Set 2009, 02:32
por MVerde
Máfia no Escuro II

Mestre: Nibelung
Quantidade de jogadores: 20 jogadores
Duração do jogo: 21 dias (de 25/06/09 até 16/07/09)
Proporção NC/J: Formato diferente - 3 facções (facções Azul e Vermelha com 9 jogadores cada e facção Cinza com 2 jogadores)
Tempo médio: 21/20 ou 1,05 dias por jogador
Vencedor: Facções Vermelha e Cinza

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Comentário geral:

Primeiro de tudo, como boa parte das discussões dessa máfia aconteceram nos bastidores, então volta e meia eu mesmo tinha umas surpresas com o que era postado no tópico. Mas não duvido que outras surpresas aconteceram por fora que não chegaram a aparecer por aqui. Se cada um puder, gostaria de ouvir considerações de todos os jogadores. Sobre pensamentos por fora do jogo, manipulações e mentiras, e sobre a mecânica dos contatos em geral, principalmente.

Os papéis foram sorteados inicialmente, mas alguns ajustes finais foram feitos por mim no final. Tentei fazer o possível pra equilibrar o jogo pra todo mundo. São essas nuances que eu vou falar aqui.

Os dois jogadores do cinza não foram sorteados, mas por muito pouco eles seriam Cebolituz e MVerde (e os cinzas seriam uma espécie de Culto). Só que como esses dois já são bem conhecidos, achei que valeria mais a pena testar com outros dois jogadores bons, e que se destacam pelo bom racicínio e pela capcidade de ficarem "invisíveis" em meio às discussões. Daí também que surgiu a ideia de tornar a facção cinza sobreviventes ao invés de SK. Porém, exagerei na mão, e errei ao deixar os dois com dois poderes, e ainda sendo os mesmos. Ia dividir os poderes de forma que um identificasse os mortos, e o outro confirmasse testamentos. Só que na hora de enviar as MPs, acabei esquecendo disso, e pimba. Dois independentes fortes e com multiplos poderes. Corrigir depois só ia facilitar pra eles identificarem o aliado.

Aluriel e leo tinham sido sorteados como membro do Azul. Como a coisa ia ficar feia pro time que ficasse com os dois juntos, eu mudei o leo pro vermelho. Parece que essa decisão foi acertada.

O Médium deveria ter um papel especial nessa máfia. Poder forçar um jogador morto a dar uma resposta é um poder forte, mas o VA morreu antes de usar o poder, e o leo... bem, ele praticamente só apareceu pra se revelar. Sinceramente, achei até que o médium iria desequilibrar o jogo. Pena que não deu pra formar nenhuma opinião prática sobre ele.

O Fantasma é um papel experimental que funcionava exclusivamente pela mecânica de votos noturnos. Os dois morreram rapidamente também, mas o Madruga acabou salvando o MagoCego por acidente na primeira noite. Se não fosse por isso, o azul terminaria o segundo dia com 4 jogadores de desvantagem. Também foi um papel que eu queria testar mais, mas acho que o Madruga queria que eu falasse mais da máfia pra ele durante a hospedagem no RPGcon, e ficou desapontado quando eu disse que tinha ressuscitador no jogo. :bwaha:

Covarde foi uma falha. Deveria ter mudado pra Motorista de Ônibus. Percebi a falha durante o segundo dia, mas já era tarde pra mudar. Pensei em inventar que por um motivo aleatório X, eles ganharam um upgrade, mas ia ficar forçado demais. Acabou que nenhum dos covardes usou seu poder noite alguma de forma eficaz. My bad.

Informantes também foram criados pra abusar um cadinho da mecânica de contatos. Palmas pro Locke que percebeu rapidamente que o contato dos contatos dele eram automaticamente inimigos. Ele "foi revelado" como vermelho rapidamente, e acabou que deu sorte de não ter sido alvo dos azuis durante a noite. Sem as informações do Locke, o vermelho teria que discutir bem mais pra achar os azuis.

Eltar tem uma intuição desgraçada (4 noites, 4 azuis), nelioo e Cebolituz não investigaram quase nada e ficaram disputando entre si nas votações noturnas. Phoenix só bloqueou uma vez (e eu achei que os bloqueadores ativos iam bagunçar as votações), E até agora não entendi o motivo pelo qual o MagoCego ressuscitou o planes, que já tinha declarado que estava ajudando o time vermelho.

Muito obrigado pelo jogo, pessoal. Espero que tenham gostado tanto quanto eu.

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MensagemEnviado: 19 Set 2009, 02:47
por MVerde
Máfia: Gírias de Vídeo Game

Mestre: Kear
Quantidade de jogadores: 16 jogadores
Duração do jogo: 47 dias (de 20/07/09 até 05/09/09)
Proporção NC/J: 6/16 ou 0,38%
Tempo médio: 47/16 ou 2,94 dias por jogador
Vencedor: Culto

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