Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Irish Carbon em 15 Jun 2011, 15:50

Acho que "No Escuro" e "Durarara" são máfias sim. Há votação, há facções batalhando, há um clima de "um ganha e outro perde" (ou empata :haha:), poderes noturnos...

Algo que não deveria nem ser chamado de máfia (e nem ter pego fila) (e nem ter impedido outra máfia de começar) foi a BBB. A única semelhança era a votação. E nem isso direito.
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor SCCSakura em 15 Jun 2011, 17:07

É um jogo feito no molde de máfia? então é máfia...
Imagem
SCCSakura

Mensagempor cigano em 15 Jun 2011, 18:18

Irish Carbon escreveu:Acho que "No Escuro" e "Durarara" são máfias sim. Há votação, há facções batalhando, há um clima de "um ganha e outro perde" (ou empata :haha:), poderes noturnos...

E com isso você descreveu QUALQUER jogo! A não ser que você conheça um jogo que se jogue pra perder!

E não, isso não foi sarcasmo :P

No Escuro e Durara tinham times, não Facções. Na no escuro nem tanto, mas na Durara tinha aquela suruba de assimilação de papeis que no fim fica um "porra se ele não me recruta eu ganhava" ou coisa parecida! E a No Escuro eu ate acho que ela parece um bocado com Mafia, mas ela segue uma linha bem diferente. Tem a São Zumbis também, que fica obvio que as facções são moveis, nego jogo hj por um time amanhã por outro.

A questão é, devemos ou não criar um modelo do que é ou não considerado Máfia, pra exatamente como o Toto falou não ter vaga na fila de espera, não entrar no Award, não ir pra lista de jogos passads (tenta fazer os calculos de um jogo que não tem um grupo bom e um mau pra botar lá, tenta! :P), etc?
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor SCCSakura em 15 Jun 2011, 18:29

Opinião própria: Discutir lista negra era uma coisa, discutir o que é máfia ou não, é outra, mas a real é: precisa mesmo de tantas regras para algo que deveria ser divertido? Sei lá, o awards é bacana, a lista negra para anunciar quem trapaça tbm, mas punir por jogar é meio forçado, ninguém ganha nada punindo ou sendo punido, tipo, não rola jogar, se divertir e pronto? Precisa MESMO tantas regras secundárias e tantas discussões para se divertir? Parece briga de tormenta e D&D...
Imagem
SCCSakura

Mensagempor cigano em 15 Jun 2011, 18:39

SCCSakura escreveu:mas punir por jogar é meio forçado

Se você quiser explanar mais sobre isso... Ate onde sei estamos discutindo punições para trapaças dentro do jogo, o que inevitavelmente, acaba com a diversão da maioria.

Como eu disse, e o Assumar tambem, estamos tentando discutir formas de deixar a sessão mais dinâmica e clara, se tu acha o contrario é livre pra expressar isso aqui, mas... sinto muito!
cigano

Mensagempor Darin em 15 Jun 2011, 18:41

Precisa Sakura.

Principalmente quando precisamos dessas punições para manter o divertimento. As pessoas que vão para lista negra não vão por acaso, mas por atrapalhar o divertimento dos outros, mesmo que ela esteja se divertindo assim. Sem essas regras, os jogos irão possibilitar que mais erros aconteçam futuramente.

E eu acho importante definir o que é máfia ou não... Criando-se uma lista diferente para não-máfias, podendo eventualmente se tornarem jogos sociais mais constantes (como a máfia no escuro).

Para mim é tipo poker e truco. Usam cartas, mas são jogos bem diferentes...
Darin

Mensagempor SCCSakura em 15 Jun 2011, 19:08

Mas regras que vão para lista negra são coisas necessarias, ok, tá na lista, precisar punir o cara é algo demais na minha opinião, ainda mais se é algo que acontece uma vez na vida outra na morte, mesmo porque eu duvido um narrador recrutar um jogador que tenha trapaceado duas vezes seguidas.

E os jogos máfia no escuro, durara, foram criados na base de máfia, logo são máfias, os jogos se baseam em votações, ações noturnas, discussão e principalmente em uma cidade vs uma máfia.

Um jogo como o Detetive não é máfia, e se tirar o sistema de votação, até mesmo o Bang!
Imagem
SCCSakura

Mensagempor Iuri em 15 Jun 2011, 19:50

===~ Sobre a Classificação ~===

A pergunta é: qual é este molde?

Acho que não é como se a vida de ninguém dependesse de termos ou não uma definição para Máfias. Mas eu gostaria que tivéssemos. A dinâmica de jogo da durara e da no escuro foi completamente diferente, e a categorização como máfia pode gerar falsas expectativas. Além disso, como o cigano já falou, se torna difícil manter registros estatísticos (e eles podem sim ser úteis para o desenvolvimento do hobby) e até mesmo competir no Awards (no escuro recebeu caju de pior tema, mesmo sob alguns protestos. mas afinal, dizia ser máfia, então devia ter os moldes de máfia, não?).

Há votação, há facções batalhando, há um clima de "um ganha e outro perde" (ou empata ), poderes noturnos...

OK, vou propor um jogo e tu me diz se ele é uma máfia:
São 2 jogadores, cada um de uma facção. Durante o dia eles votam, e o objetivo do jogo é linchar o outro (se tiver mais de 50% dos votos ocorre linchamento). Para isso, é ncessário conseguir voto duplo, em uma mecânica que se baseia nos poderes noturnos: cada um tem tres poderes (pedra, papel, e tesoura), e só pode usar um por noite; a partir de uma detalhada combinação de poderes é possível chegar em 3 resultados distintos: você ganha voto duplo, o adversario ganha voto duplo, ninguem ganha voto duplo. Dias tem duração de 0 s (é automatico, assim que um jogador tiver o voto duplo, ele ganha; se ninguem tiver voto duplo, o dia é pulado) e noites tem duração igual ao tempo que se leva para pronunciar "joooooooo keeeeen pô!". A facção vitoriosa é aquela que tiver um numero de membros vivos maior que todas outras facções.
Que é que tu achou? É máfia? Dá para fazer toda uma franquia com essa mecanica, adicionando poderes diferentes em cada jogo. Talvez colocar uma carga de investigador, ou ainda de bloqueador... ;)

Pelo que eu pude perceber durante estes anos jogando, o que caracteriza uma máfia é justamente o que eu falei no post anterior: uma facção que seja maioria, claramente a facção "certa" para se estar, e os outros tendo que fingir que são parte desta facção para vencer.
O mecanismo de determinar vitória (matar todos anticidades/ser maioria) são apenas formas de garantir competitividade em tal ambiente. Poderes, linchamentos, mortes durante a noite, tudo isso são formas de possibilitar que objetivos sejam alcançados; mas se alguem bolar um jogo que consiga preencher o pre-requisito (esse citado por mim) sem que haja linchamentos ou poderes noturnos, pra mim ainda é máfia.
Intercambiar de facção não é algo muito longe do que é a máfia padrão, já que o culto existe desde as primeiras edições de máfia.

Algo a ser revisto: classificar outros jogos sociais como "não-máfias" tiraria-os da lista de espera, e possibilitaria que mais do que 2 jogos sociais estejam rolando simultaneamente. Mas esta limitação tinha um objetivo, baseado no fato que o numero de jogadores em potencial na spell não é tão grande assim, e um jogador jogando 3 jogos diferentes poderia acabar confundindo coisas e sua dedicação a algum dos jogos (ou todos) seria afetada. Agora, não vejo porque isso seria diferente em 2 máfias + 1 jogo social diferente do que é em 3 máfias. E ae, comofas?

===~ Sobre a Lista Negra ~===

Se algo pode prejudicar a diversão da maioria, isto deve ser evitado. Para isso sistemas punitivos são uma forma de solução. Assim nasce a lista negra :diabanjo:
Mas de fato ela não pune muito não. Deixar o jogador de molho por 4 máfias me parece na medida certa (o que são 2 meses, afinal?). Em caso de reincidencia, pode-se aplicar uma punição de verdade, tipo ficar sem jogar durante um ano.

Deixar uma lista negra fixa apenas para registro de reincidências, onde a pena passará a ser maior (e como o Sakura falou, é muito difícil alguem reincidir), e para uso de algum narrador que queira selecionar mais criteriosamente seus jogadores (mesmo que muitos narradores tenham suas próprias listas) parece uma boa.

Em caso de narradores, deixar a próxima máfia alguns lugares abaixo na fila de espera, ou talvez exigir que o próximo jogo seja com um "narrador auxiliar", encarregado de conferir resultados e mecanicas...
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor cigano em 15 Jun 2011, 20:06

Iuri escreveu:===~ Sobre a Classificação ~===

A pergunta é: qual é este molde?

Acho que não é como se a vida de ninguém dependesse de termos ou não uma definição para Máfias. Mas eu gostaria que tivéssemos. A dinâmica de jogo da durara e da no escuro foi completamente diferente, e a categorização como máfia pode gerar falsas expectativas. Além disso, como o cigano já falou, se torna difícil manter registros estatísticos (e eles podem sim ser úteis para o desenvolvimento do hobby) e até mesmo competir no Awards (no escuro recebeu caju de pior tema, mesmo sob alguns protestos. mas afinal, dizia ser máfia, então devia ter os moldes de máfia, não?).

Há votação, há facções batalhando, há um clima de "um ganha e outro perde" (ou empata ), poderes noturnos...

OK, vou propor um jogo e tu me diz se ele é uma máfia:
São 2 jogadores, cada um de uma facção. Durante o dia eles votam, e o objetivo do jogo é linchar o outro (se tiver mais de 50% dos votos ocorre linchamento). Para isso, é ncessário conseguir voto duplo, em uma mecânica que se baseia nos poderes noturnos: cada um tem tres poderes (pedra, papel, e tesoura), e só pode usar um por noite; a partir de uma detalhada combinação de poderes é possível chegar em 3 resultados distintos: você ganha voto duplo, o adversario ganha voto duplo, ninguem ganha voto duplo. Dias tem duração de 0 s (é automatico, assim que um jogador tiver o voto duplo, ele ganha; se ninguem tiver voto duplo, o dia é pulado) e noites tem duração igual ao tempo que se leva para pronunciar "joooooooo keeeeen pô!". A facção vitoriosa é aquela que tiver um numero de membros vivos maior que todas outras facções.
Que é que tu achou? É máfia? Dá para fazer toda uma franquia com essa mecanica, adicionando poderes diferentes em cada jogo. Talvez colocar uma carga de investigador, ou ainda de bloqueador... ;)

Pelo que eu pude perceber durante estes anos jogando, o que caracteriza uma máfia é justamente o que eu falei no post anterior: uma facção que seja maioria, claramente a facção "certa" para se estar, e os outros tendo que fingir que são parte desta facção para vencer.
O mecanismo de determinar vitória (matar todos anticidades/ser maioria) são apenas formas de garantir competitividade em tal ambiente. Poderes, linchamentos, mortes durante a noite, tudo isso são formas de possibilitar que objetivos sejam alcançados; mas se alguem bolar um jogo que consiga preencher o pre-requisito (esse citado por mim) sem que haja linchamentos ou poderes noturnos, pra mim ainda é máfia.
Intercambiar de facção não é algo muito longe do que é a máfia padrão, já que o culto existe desde as primeiras edições de máfia.

Algo a ser revisto: classificar outros jogos sociais como "não-máfias" tiraria-os da lista de espera, e possibilitaria que mais do que 2 jogos sociais estejam rolando simultaneamente. Mas esta limitação tinha um objetivo, baseado no fato que o numero de jogadores em potencial na spell não é tão grande assim, e um jogador jogando 3 jogos diferentes poderia acabar confundindo coisas e sua dedicação a algum dos jogos (ou todos) seria afetada. Agora, não vejo porque isso seria diferente em 2 máfias + 1 jogo social diferente do que é em 3 máfias. E ae, comofas?

===~ Sobre a Lista Negra ~===

Se algo pode prejudicar a diversão da maioria, isto deve ser evitado. Para isso sistemas punitivos são uma forma de solução. Assim nasce a lista negra :diabanjo:
Mas de fato ela não pune muito não. Deixar o jogador de molho por 4 máfias me parece na medida certa (o que são 2 meses, afinal?). Em caso de reincidencia, pode-se aplicar uma punição de verdade, tipo ficar sem jogar durante um ano.

Deixar uma lista negra fixa apenas para registro de reincidências, onde a pena passará a ser maior (e como o Sakura falou, é muito difícil alguem reincidir), e para uso de algum narrador que queira selecionar mais criteriosamente seus jogadores (mesmo que muitos narradores tenham suas próprias listas) parece uma boa.

Em caso de narradores, deixar a próxima máfia alguns lugares abaixo na fila de espera, ou talvez exigir que o próximo jogo seja com um "narrador auxiliar", encarregado de conferir resultados e mecanicas...

Cigano.

Pronto, assinei em baixo!
cigano

Mensagempor cigano em 21 Jun 2011, 23:16

Passados quase dois meses...

Segue um apanhado geral do que foi discutido, com o melhor que consegui editar.

Das Regras

1. É proibido editar qualquer post
2. É proibido falar sobre o jogo fora do tópico (a não ser que seu papel permita isso)
3. Não poste depois que você morrer
4. Poste com a maior frequência possível. Jogadores que passarem mais de um dia sem postar serão substituídos
5. Vote em negrito, e lembre de anular o voto anterior se for o caso
6. Se tiver qualquer dúvida, mande-me uma MP ao Narrador ou a um dos coordenadores
7. Essa é a mais importante: DIVIRTA-SE! E não esqueça que isso é só um jogo
Quem é seu inimigo mortal neste jogo será um aliado importante em outro, então não leve nada a sério demais, mantenha o bom humor

Em paralelo cada Máfia vai possuir 10 pontos, que caso cheguem a 0, tranca a Máfia e o Narrador vai para a Lista Negra. A tabela de irregularidades que podem causar a perda de pontos é a seguinte:

Deixar de abrir o dia na hora marcada: 2 pontos, + 1 ponto por dia;
Deixar de fechar o dia na hora marcada: 2 pontos + 1 ponto por dia;
Linchar um jogador errado: 5 pontos;
Cada suplente ativado: 1 ponto (pra estimular a usar a lista negra);
Não enviar MP sobre o resultado da ação noturna, mandar com informação incorreta, ou não esclarecer algum aspecto da mecânica em seu jogo (salvo seja alguma informação sigilosa): 1 ponto.

Essa pontuação vai ser mantida e editada por um dos coordenadores no tópico inicial da Máfia caso seja necessário.

Alem disso, algumas regras extras ficam atreladas aos Narradores.

1. Não esclareçam dúvidas referentes a ocorrências do jogo, após seu encerramento.
2. Agirem de forma tendenciosa.
3. Abandonem o jogo, sem justificativa plausível.

Qualquer uma dessas ocorrências pode levar o Narrador a Lista Negra.

Da Lista Negra

Jogadores na Lista Negra.

2 Jogos sem poder se inscrever (+2 para cada reincidência com o nome ainda na Lista).
1 Ano com o nome na lista.

Narradores na Lista Negra.

2 Jogos a mais na fila de espera.
Tópico de aviso dentro da Máfia da sua condição.
1 Ano com o nome na Lista.

Da Classificação

É considerado um jogo de Máfia qualquer jogo que possua no minimo duas Facções, onde a menor facção precisa se "esconder" no jogo da maior facção.

Jogos que não cumpram esse papel não são considerados Máfias e por tanto não entram na fila de espera, nem competem no Awards como uma Máfia.

Pode apenas existir 1 Jogo Social alem dos 2 jogos de Máfias consecutivamente.

Essas regras passaram a valer para todos os jogos inciados apartir de sua aplicação.

E em contra partida, acho que vou criar um tópico com a Lista Cinza. Onde todo frequentador da sessão vai poder ir e deixar sua impressão sobre o comportamente de algum Jogador/Narrador. Algo completamente não oficial, que vai servir apenas como referencia.

Aguardando o Ok da maioria para poder por as regras em vigor. Lembrando que não tem nada escrito em pedra aqui, mudanças podem ser feitas!
cigano

Mensagempor Iuri em 21 Jun 2011, 23:34

Quanto tempo de atraso caracteriza o suficiente para receber estes 2 pontos? 1 hora? 12 horas?

E a pena para o narrador que confundir ações noturnas, matar quem deveria estar imune, executar ação de quem deveria estar bloqueado, este tipo de coisa? Caracteriza como "enviar MP com resultado errado"?

2 Jogos sem poder se inscrever

Não tinha ficado em 4? 2 Passam em um mês...

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor cigano em 21 Jun 2011, 23:52

Iuri escreveu:

Quanto tempo de atraso caracteriza o suficiente para receber estes 2 pontos? 1 hora? 12 horas?

E a pena para o narrador que confundir ações noturnas, matar quem deveria estar imune, executar ação de quem deveria estar bloqueado, este tipo de coisa? Caracteriza como "enviar MP com resultado errado"?

A cada dia, se ele marca de abrir dia 10 e abre dia 12 vai perder 3 pontos. Isso claro se ele não vier antes disso e se justificar.

Iuri escreveu:
2 Jogos sem poder se inscrever

Não tinha ficado em 4? 2 Passam em um mês...

As opiniões se divergiram demais, deixei 2 por puro comodismo, mas fica aqui o registro da votação. Eu prefiro 4 jogos tambem, alguem com outra idéia sobre isso?

Ah, e uma pequena edição lá no tópico com as mudanças sobre a classificação do que é ou não um jogo de Máfia. O que nos leva a dois pontos:

Caso essa classificação do que é Máfia e do que não é seja valida, poderíamos ter uma nova categoria no Awards? Isso sem contar que os Narradores que já estão na lista e seus jogos não se enquadram nessas características, vão todos pularem para fora (Aqui fica a minha sugestão de no caso de termos um Narrador com um Jogo-Social em andamento ao mesmo tempo que na fila, sua Máfia oficial fica congelada na mesma posição ate o seu jogo social acabar
cigano

Mensagempor Iuri em 22 Jun 2011, 00:01

A cada dia, se ele marca de abrir dia 10 e abre dia 12 vai perder 3 pontos. Isso claro se ele não vier antes disso e se justificar.

OK, mas se o cara marcou de abrir dia 10 as 10:00 e abriu dia 10 as 21:00, chega a perder ponto?
Fiz isso um monte na mafia star wars...

Iuri

Mensagempor cigano em 22 Jun 2011, 00:18

Iuri escreveu:

OK, mas se o cara marcou de abrir dia 10 as 10:00 e abriu dia 10 as 21:00, chega a perder ponto?
Fiz isso um monte na mafia star wars...

Não, ate porque alguns Narradores (eu inclusive) as vezes não dão uma hora especifica, mas um período. O caso é ficar de olho e ver se ele passa pelo menos umas 24 horas do tempo estipulado. No teu caso tu atrasou 11 horas. Se tu considerar que tem que escrever todas as PMs, pode não conseguir acessar a tempo e tudo o mais, não chega a ser um atraso gigantesco, quando eu não escrevo PMs complexas costumava atrasar uma ou duas horas pra calcular e formatar tudo.

Sem contar que o Narrador sempre tem o recurso de aparecer n tópico e falar que encerrou o dia e esta editando tudo, ou justificar um provável atraso. A ideia aqui e tentar pegar os Narradores relapsos, aqueles que esquecem que tão narrando, isso sem contar que é um artificio principalmente para os novos Narradores já chegarem com mais cuidado.
cigano

Mensagempor SCCSakura em 22 Jun 2011, 15:41

Unica coisa que eu não gostei foi ter apenas um jogo social por vez.

Se eu criar um jogo que dure um ano e tenha apenas 5 pessoas? ninguem mais pode abrir um jogo novo durante o periodo?

Acho que jogos sociais não-máfias"não-facções" não precisam ter esse limite, mesmo porque são poucos que existem.
Imagem
SCCSakura

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais