Lumine Miyavi escreveu:Sem coisas como "é identidade das classes", você pode elaborar porque apenas não-mundanos podem ter efeitos diversos?
Eu nunca disse isso que apenas não-mundanos podem ter efeitos diversos.
O que eu disse é que RITUAIS não deveriam ser uma opção "padrão para todos". Eu disse inclusive que não me oponho a um guerreiro aprender rituais, mas sim que pressuponha-se que todos os guerreiros sabem fazer rituais.
Não poderia estar mais errado; M&M foi citado como sistema; a designação de "Poderes" referem-se aos EFEITOS disponíveis para jogadores; semântica de ser um jogo de super-heróis ou não a parte.
Tem tudo a ver, porque os efeitos do jogo se baseiam na ideia de que você vai fazer um personagem com poderes incríveis. Seu personagem pode fazer coisas como voar, disparar raios ou resistir a tiros de canhão. Aí, realmente não importa se é mágica, genética, poder divino ou tecnologia.
Comparando com a ideia de rituais para todos, é o mesmo que dizer: "Esse ritual que permite voar? Bom, o mago invoca o feitiço para levitar por tempo limitado; já o guerreiro pode dar pulos beeeem altos... e pairar no ar... e mudar a direção do salto... e chutar o ar para elevar ainda mais a altitude..." (ou talvez ele monte uma catapulta, se lance no ar e use um para-quedas para controlar a queda?
)
E usar um exemplo de outro jogo pra justificar seu não ajuda, porque não é o proposto aqui. Dá uma lida com mais carinho nos posts anteriores meus, Iuri e Eltor. Não estou propondo Weaboo Fighting Magic, estou propondo EFEITOS pra todos. Como eu tenho feito desde o começo do tópico.
(Porque você usa M&M para defender seu ponto, e eu não posso usar 4e para defender o meu?)
Então faça-me um favor e coloque exemplos/sugestões dos efeitos que está propondo. Proponha um efeito de nível baixo, um médio e um alto. E como parte do desafio, proponha algo que não poderia ser simplesmente coberto por um ou mais testes de perícia e que não seja obviamente sobrenatural.