Pré-Episódio 07

Moderador: Moderadores

Pré-Episódio 07

Mensagempor Eltor Macnol em 21 Jul 2008, 20:02

Spellcast Episódio 07

Tema: Jogos em cenários prontos

Vários dos cenários de RPG publicados, seja Star Wars, Senhor dos
Anéis, Babylon 5, Dragonlance, Star Trek, Conan, etc, já possuem uma
certa história fixa, com grandes eventos e NPCs importantes para a
saga. No entanto, grande parte da graça desses cenários é interagir
com esses eventos e personagem.

Nesse Spellcast iremos discutir como mestrar nesse tipo de cenário,
como utilizar os NPCs e eventos legais, evitando o railroading. Além
disso, discutimos a vantagens e desvantagens de cenários prontos
versus cenários próprios.

Quer participar? Entre em contato nos avisando que tem interesse.

A gravação é nessa quarta às 20h.

E pra quem não quer ou não tem os meios para participar ao vivo, aproveite esse tópico pra deixar seus comentários, perguntas ou sugestões de que pontos gostariam que fossem abordados nesse tema. E ter seu nick mencionado no podcast, claro. :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Pré-Episódio 07

Mensagempor Léderon em 21 Jul 2008, 20:33

Eu estava pensando nisso.

Gente, como eu mestro na Terra-média sem tropeçar no Um Anel?! XD
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Pré-Episódio 07

Mensagempor Anand em 21 Jul 2008, 21:02

Eu já mestrei a Guerra da Lança, e até que funcionou bem. Mas em Star Wars, apesar de todo universo expandido ser legal e tals, meu GM nunca deixaria a gente relar a mão num NPC importante.
Avatar do usuário
Anand
 
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Set 2007, 04:52
Localização: São Paulo, SP

Pré-Episódio 07

Mensagempor Tetris em 22 Jul 2008, 00:34

Tenho certa experiência com Forgotten Realms e, esse é um cenário realmente fechado!!! Tem q ter um jogo de cintura pra mestrar e n cair numa situação do cenário!!! Gostaria de participar, mas essa quarta tá difícil pra mim, saio do trabalho exatamente às 20:00 e tenho q estar às 21:50 no cinema pra assistir novamente o filme do Batman!!! Sem contar q ainda n arranjei um microfone, mas tenho o resto todo(Skype e Audacity)!!! Se aceitarem alguém que chegue um pouco atrasado e tenha que sair um pouco mais cedo, tento arranjar um mic amanhã msm!!! :victory:
Imagem

Avatar atual: Shoutarou, Kamen Rider W.
Avatares passados: John Stewart, Lanterna Verde; Kamen Rider Decade; Barry Allen, O Flash usando uma anel do poder azul
Avatar do usuário
Tetris
 
Mensagens: 1691
Registrado em: 21 Jan 2008, 14:06
Localização: Aracaju - SE

Pré-Episódio 07

Mensagempor Darin em 22 Jul 2008, 00:35

Bem... já fui daqueles mais rebeldes que não gostavam muito de cenários prontos... Mas hoje "aderi" a um...

Espero Participar desse Spellcast tbm para contar minha experiência.
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Pré-Episódio 07

Mensagempor Anonimous000 em 22 Jul 2008, 02:18

Uma comparação interessante: cenários que foram feitos primariamente voltados para RPG como Forgoten Realms, Dragon Lance, WoD, entre muitos outros, e cenários que surgiram primariamente como parte de uma história e foram adaptados para RPGs, como Senhor dos Anéis, Conan e Star Wars, entre outros.

Eu vejo que um cenário feito voltado para o RPG, se for bem feito, deixa assuntos a serem resolvidos pelos jogadores, enquanto cenários vindos de outros meios geralmente tem personagens icônicos (não sei se esse é o termo correto aqui) trabalhando/resolvendo os problemas/assuntos importantes ou então tem tais assuntos/problemas como algo fundamental do cenário que não pode ser resolvido sem alterar drásticamente o rumo da história dele.
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Pré-Episódio 07

Mensagempor Fudge Brasil em 22 Jul 2008, 09:18

Lederon escreveu:Eu estava pensando nisso.

Gente, como eu mestro na Terra-média sem tropeçar no Um Anel?! XD


todo cenário assim tem toda uma gama de tramas paralelas que podem ser úteis. Por exemplo: na Guerra do Anel, além da batalha de Pellenor e da saga do Frodo e do Sam tem muito mais o que se contar, aquelas histórias que ficam "por trás dos panos". Por exemplo, tentativas de invasão de Lórien e Valfenda, a resistência ao Charcote no Condado, a resistência no Leste comandada (até onde se sabe) pelos Magos Azuis (Allatar e Pallando)... E por que não torcer um pouquinho o cenário? Por que os sulistas foram todos malignos? Não há um único sulista bom?

Eu tenho comigo que, mesmo o cenário sendo pronto, quando você o pega ele DEIXA DE SER como o original. Você pode sim colocar os seus personagens em situação de destaque (de repende, eles são aqueles heróis que abrem o caminho para a Éowyn derrubar o Senhor dos Nazgûl). O Mestre tem que assumir as rédeas do cenário e não acredito que vá, nunca, JAMAIS ficar 100% fiel à obra original, até porque muitas vezes não sabemos quais eram as idéias dos autores sobre as batalhas e tudo o mais.

Bem, minha posição quanto a isso é: o Mestre TEM QUE ASSUMIR AS RÉDEAS DO CENÁRIO e os Jogadores têm que entender que ELES NÃO SERÃO MEROS COADJUVANTES! Você pode não ser Aragorn, Luke Skywalker ou Raistlin Majere, mas você será bem importante.
Avatar do usuário
Fudge Brasil
 
Mensagens: 53
Registrado em: 11 Jul 2008, 16:18
Localização: São Bernardo do Campo

Pré-Episódio 07

Mensagempor Allefcapt em 22 Jul 2008, 09:25

Olá a todos,

Eu realmente gostaria de participar, mas infelizmente na quarta seria impossível. :blink:

Aliás, eu sugiro que por vezes a gravação ocorra em outro dia da semana para que outras pessoas que tenham compromissos na quarta possam participar.

Como mestro uma campanha há 12 anos em um cenário da TSR, o AL-QADIM, acho que poderia contribuir bastante.

Desejo sucesso ao papo. :victory:

Um abração a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Pré-Episódio 07

Mensagempor Frost em 22 Jul 2008, 21:36

Seria bom que alguém falasse sobre os cenários da Prata da casa. Como surgiu a idéia, no que consiste, como vai o andamento e coisas do tipo. :aham:
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Pré-Episódio 07

Mensagempor Anand em 23 Jul 2008, 09:22

Allef, sua idéia de gravar em outros dias ocasionalmente é relevante, mas é legal termos um dia fixo para conseguirmos nos organizar. Por que não grava suas impressões e manda pra gente dessa vez?
Avatar do usuário
Anand
 
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Set 2007, 04:52
Localização: São Paulo, SP

Pré-Episódio 07

Mensagempor Kinn em 27 Jul 2008, 17:46

Uma impressão que tive dessa problema de cenário limitante, na verdade foi com o Storyteller. Apesar de não parecer e da contínua existência dos vampiros abominações-fantasmas-cyborgs quererem aparecer de todos os cantos com suas histórias dramáticas e únicas, a verdade é quanto mais se lê os livros, clanbooks e demais fontes do antigo cenário eu tinha a impressão que a liberdade de criação era muito pequena.

Pena que a gravação já deve ter acontecido aqui tb...
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41


Voltar para Arquivo de Pré-Episódios

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron