Sistema

Projeto de criação colaborativa de um cenário de piratas em alta fantasia.

Moderadores: Dragão de Bronze, Moderadores

Que sistema usar?

d20
1
10%
e8 (ou algum outro nível)
1
10%
7th Sea
2
20%
D&D 4E
2
20%
Outro (diga qual)
4
40%
 
Total de votos : 10

Sistema

Mensagempor Dragão de Bronze em 06 Jul 2010, 22:10

RAIS FONOGREY!

Como um primeiro passo pra reviver a contrução do cenário, coloquei uma opção a mais na enquete, o D&D 4E. Confesso que não tenho ideia do motivo dela não estar lá desde o começo. E considerando a mudança na mecânica pra uma coisa mais cinematográfica, acho que sou a favor dele (com as devidas adaptações).

Vale lembrar que isso reinicia a enquete.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Sistema

Mensagempor Youkai X em 06 Jul 2010, 23:36

Votei em outro: S2.

Acho que a 4e é distante demais do que vocês objetivam, com muitas raças e muitas classes com poderes místicos escancarados, além da necessidade de itens mágicos (e só veremos variantes pra ignorá-los em Dark Sun). O sistema S2 parece ser bem simples e ainda em andamento, o que permite fazer com base nele alguma variante mais adequada ao que vocês pretendem com o cenário.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Sistema

Mensagempor Bahamute em 06 Jul 2010, 23:41

Eu acho melhor um sistema d20, de níveis baixos (como o e8).
Da pra passar uma sensação de heroísmo melhor, e não deixa desniveis intangiveis entre personagens.
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

Sistema

Mensagempor Dragão de Bronze em 07 Jul 2010, 01:12

Youkai X escreveu:Acho que a 4e é distante demais do que vocês objetivam, com muitas raças e muitas classes com poderes místicos escancarados, além da necessidade de itens mágicos (e só veremos variantes pra ignorá-los em Dark Sun). O sistema S2 parece ser bem simples e ainda em andamento, o que permite fazer com base nele alguma variante mais adequada ao que vocês pretendem com o cenário.

Cara, acho que você não deve ter entendido quando falei de adaptações. A mecânica da 4E me parece excelente pra isso por ser mais cinematográfica. Não precisamos nos importar com as raças, podemos criar etnias e pronto, somos todos humanos. Não precisamos nos importar com as classes, podemos criar as nossas. Não precisamos nos importar com poderes místicos escancarados, podemos criar habilidades comuns. E as magias seriam um caso pra ser visto à parte, se a gente der aos conjuradores muitas habilidades mundanas, fica bem fácil controlá-los e fazer um low magic legal.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Sistema

Mensagempor Vincer em 07 Jul 2010, 08:15

Sei que estou puxando sardinha pro meu lado, mas como cenário da spell... porque não um sistema daqui? Tem o S2... e o runemaster(postei aqui faz um tempo).

Me veio a mente porque eu tenho um razoável material pronto sobre pirataria pra ele(que ia narrar com o pessoal aqui, tópico 'oculto' por desuso).Se a simplicidade do sistema incomoda, nada impede de usar uma variedade de módulos ou deixar com a cara necessária pro cenário. Já tem regras para combates navais, inclusive levando em conta a cooperação do grupo todo e... é cinematográfico.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Sistema

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Jul 2010, 08:54

Runemaster, como já está fechado e parece encaixar no propósito de Izzlin (personagens menos que heróicos mas mais que humanos normais), acho que ficaria melhor que o S2.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Sistema

Mensagempor Dragão de Bronze em 07 Jul 2010, 14:42

Confesso que, a mim, muita simplicidade incomoda. Mas vou dar uma olhada nesse runemaster, que não conheço.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Sistema

Mensagempor Skar em 07 Jul 2010, 15:39

eu acho q poderíamos usar gurps. É podemos fazer ele ser bem cinematográfico é só colocar algumas modificar e deixar claro as regras que queremos.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Avatar do usuário
Skar
 
Mensagens: 1957
Registrado em: 17 Dez 2007, 19:40

Sistema

Mensagempor Madrüga em 07 Jul 2010, 17:57

S2 seria legal. Mas nada impede o cenário de ser multissistema.

E precisa repensar esse nome.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Sistema

Mensagempor Dragão de Bronze em 08 Jul 2010, 23:05

Se esse nome for usado, no máximo é para o continente, o planeta ou qualquer coisa assim. Mas esse assunto está em outro tópico.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Sistema

Mensagempor Skar em 08 Jul 2010, 23:13

Agora uma coisa é pensar no sistema eu olho os reinos e fico pensando em como jogar.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Avatar do usuário
Skar
 
Mensagens: 1957
Registrado em: 17 Dez 2007, 19:40

Sistema

Mensagempor Vincer em 09 Jul 2010, 00:44

para dar uma idéia de runemaster+pirataria
viewtopic.php?f=80&t=5172

Eu ainda vou incluir no tópico do sistema demais módulos e o que mudei no sistema. Mas resumindo, ele pode ser menos livre e mais crunch dependendo da configuração e módulos. Lista fixa de atributos, módulos que trocam valores fixos por derivados(tirando a parte de consumir dados para deslocamento, etc)... se quiserem, eu monto um esquema exemplo para izzlin e posto aqui. Como é apenas escolher módulos, eu faço numa tarde.

Claro que apenas como exemplo. É bem flexível, é só deixar do jeitinho que o pessoal preferir.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Sistema

Mensagempor Vincer em 09 Jul 2010, 17:31

Desculpem o post duplo. Segue abaixo um exemplo de esquema pra izzlin, com o runemaster, uma versão mais robusta.

Alguns Detalhes
-Ainda vou atualizar o tópico do sistema com o que eu mudei. O mais essencial são os dados base a serem rolados: 2d6. A rolagem é base (2)+ atributo em d6, e só se verificam os resultados 6(em alguns casos 5 ou maior). Ou seja, é extremamente rápido de olhar um resultado.

-Usar um módulo de mais PVs e dados de dano(cada arma um dado diferente).

-Uma lista fixa de atributos.

Atributos

Lista pode ser mudada, e ser mais genérica. Atributos representam também dons/capacidades do personagem em outras áreas, então não se resumem apenas a físico, podendo se confundir com 'perícias'. O jogador pode usar praticamente qualquer atributo para rolar qualquer teste, desde que interprete como; obviamente, usar o atributo ideal tem vantagens. Cada atributo também tem suas qualidades, efeitos que se aplicam ao teste e ação realizada. Por exemplo, atacar com força gera um golpe mais vigoroso mas pouco preciso; com dissimulação, seria uma finta.

A lista de atributos pode ser maior, e a ficha continuar pequena; é anotado apenas os atributos que o personagem tem. Pontos num atributo indicam estar acima da média naquele aspecto. Não 'comprar' um atributo significa simplesmente que o personagem rola apenas os dados base.

Todo atributo também tem um efeito; há uma regra sobre gastar pontos de atributo(representando desgaste físico e mental por esforço) para ganhar o efeito num teste. Mas funciona bem sem essa regra.

Pensei numa lista personalizada de atributos, mas podem ser genéricos. A idéia do runemaster é pegar os atributos conforme o cenário, dividindo-os mais ou menos. Por exemplo, num cenário de menos ação, um atributo duplamente sendo força e resistência não fica quebrado pelo menor uso. Pensando em combates mirabolantes, manobras e 'coolness', a proposta abaixo divide algumas áreas em diferentes atributos. Como cada atributo é muito flexível no sistema(podendo ser usado para 'quase qualquer coisa'), quanto mais específicos eles forem melhor(isso já foi testado). A lista é grande, e pela quantidade de pontos disponíveis não deve ser possível pegar +1 em todos.


SPOILER: EXIBIR
Força(físico): auto-explicativo. Aumenta carga máxima.
Qualidade: +1 de dano por cada ponto em força, anula acuidade, grau de erro 2. Pode desgastar ou quebrar objetos se usada em testes mais complexos(como arrombar uma fechadura).
Efeito: +3 de dano

Vigor(físico): Seria resistência. Mas em runemaster o nome do atributo é importante, representando melhor uma qualidade e já indicando possibilidades de testes, e a palavra chave vigor é mais versátil. Cada ponto em vigor aumenta +5 pvs.
Qualidade: Reduz 2 de dano sofrido(se sofrer)
Efeito: Minimiza o dano sofrido num golpe ou retarda 3 turnos o efeito de venenos.

Mobilidade/Agilidade/Flexibilidade(físico): Qualquer um desses nomes serve, mas para não confundir com o próximo, o melhor seria mobilidade ou flexibilidade. Aumenta o deslocamento.
Qualidade:Nenhuma desvantagem por agir se locomovendo.
Efeito:Esquiva automática.

Velocidade(físico): O quão veloz o personagem consegue agir, principalmente com as mãos. Envolve algo de reação, conseguir velozmente reagir a eventos externos. Dá +1 em iniciativa para cada ponto.
Qualidade: -1 PA para realizar a ação, prioridade
Efeito: -1 PA para realizar a ação(cumulativo), -1 acerto para reação adversária

Dissimulação(social): Engloba desde ter lábia e mentir a outras formas de enganar. Por exemplo, pode ser usado para fintar.Piratas não costumam ser gente sincera...
Qualidade: -1 acerto para o adversário
Efeito: Trocar um teste por outro. Por exemplo, após atacar e o alvo decidir bloquear, escolher outra ação e usar o mesmo resultado(fingir que faria uma coisa e fazer outra). Sem chances do alvo mudar sua reação.

Raciocínio: auto-explicativo.
Qualidade: -1 erro
Efeito: teste previsto(apenas uma vez por turno). Teste previsto: se falhar, o personagem percebeu antes de realizar a ação que não conseguiria, não chegando sequer a iniciá-la(não perde os PAs, nada). Explico mais depois, para economizar espaço.

Percepção: Capacidade de observar detalhes, perceber ações, reação num geral, mira. Ideal para ataques à distância.
Qualidade:Reduz desvantagem por distância, +1 de acerto e +1 PA na ação.
Efeito: 1 Sucesso automático para notar ataques surpresa, ações de oportunidade, etc

Furtividade: Não confunda com o conceito de perícia em outros jogos. Representa, logicamente, o quão furtivo o personagem consegue ser.
Qualidade: obriga um alvo a reagir com percepção, apenas. Realiza ações sem fazer barulho.
Efeito: 'Esconder': permite, se for percebido numa ação furtiva, rolar para se esconder rapidamente no mesmo turno, como ação extra. Dependendo da lógica, como distância e luminosidade, apenas deixará o observador suspeito, incerto se viu algo.

Habilidade(físico): Habilidade com as mãos. O ideal para ações complexas e cuidadosas, e até mesmo para ataques.
Qualidade: +1 acuidade
Efeito: Adicionar +1 acerto

Liderança:Incluí esse porque acho que combina perfeitamente com o setting, com capitões gritando comandos diversos a seus marujos(e a idéia de piratas barulhentos 'ataque o capitão seu cão sarnento!'). Esse aqui seria abstração total. Além de usado em testes sociais com a tripulação como um todo, ele só pode ser usado para rolar testes para os outros personagens. Uma vez ao turno o personagem pode bradar algo a um companheiro, como ordens ou dicas, e rolar liderança junto com 1 teste do aliado. O aliado usa a melhor rolagem. Só funciona se o alido fizer o que foi dito.Usado para outras regras no jogo, se quiserem usar regras especiais de tripulação.
Qualidade:especial, vide acima. Nenhum efeito na rolagem em sí.
Efeito: Dá +1 acerto a um aliado, no teste que ele preferir nesse turno.


Dá para cortar alguns e deixar mais genérico. Se a idéia de tantos incomoda, lembrar que são como vantagens sendo escolhidas, maior capacidade numa área. Não há necessidade de anotar ou mesmo usar os atributos não escolhidos.

Geral, Testes

Rolam-se os dados contra uma dificuldade, cada 6 tirado sendo 1 acerto. A dificuldade determina o número de acertos a ser superado. Os acertos são cumulativos e melhoram a ação, mas são reduzidos pela dificuldade. Por exemplo, se a dificuldade for 3 e o personagem tirou 4 acertos, sobra apenas 1 acerto melhorando a ação.

Quem tira acertos tem prioridade na vitória; sem acertos, ganha quem rolou mais dados.

Acima de 6 dados(ou 7), a cada 2 dados a mais, ao invés de rolar, se tornam +1 acerto. Dessa forma o número máximo de dados fica em 7.

SPOILER: EXIBIR
Erro: Só é considerado erro, por parte do personagem, se ele tirar algum 1 e nenhum acerto. Qualquer acerto tirado anula a falha.

Acuidade: representa o aproveitamento de uma ação. É o número de acertos mantidos, independente dos acertos opostos. Acertos normalmente se anulam; acuidade garante que mais acertos afetem a ação. Lembrando do exemplo mais acima, (dificuldade 3, tirou 4, sobrou 1), se o personagem tivesse 2 de acuidade naquele teste sobrariam 2 acertos ao invés de 1.

Acertos:Isso aqui já tá ficando grande demais, então vou resumir. Acertos melhoram uma ação, como bônus de dano, maior velocidade, causar dano direto nos pontos vitais, ataques extras... existe uma pequena tabelinha. Alguns desses efeitos só valem se um determinado atributo foi utilizado. O jogador não precisa averiguar a tabela sempre que rola acertos; os efeitos dependem da descrição da ação. Se descreve pouco ou nada, ocorrem os bônus automáticos(por exemplo, no dano). 4 acertos ou mais é considerado crítico: dano direto na vitalidade ou dano maximizado.


Vitalidade, dano, etc

A vitalidade se divide em dois valores: pvs(vital) e condições.
Condições representam o preparo, ferimentos superficiais e cansaço do personagem. Pvs representam áreas vitais, dano real, feridas abertas, risco de morte, etc.

Qualquer dano causado vai primeiro nas condições, quando ela zera o personagem está exaurido e qualquer dano a partir dali vai feri-lo à valer, removendo pvs.

Acertos críticos e golpes sem chance de reação(nas costas, de um ponto cego) causam dano diretamente nos pvs.

Condições se recuperam totalmente após um rápido descanço, pvs só por meios especiais.

Personagens exauridos podem, se reagir a ataque com vigor e suceder, sofrer dano de 1 em um atributo físico a escolha do mestre ao invés de ser atingido em pontos vitais.

Por causa das condições e do dano em atributos, a vitalidade do personagem é bem além dos pvs.



Habilidades

Representam perícias, vantagens num geral e talentos, tudo como uma coisa só. Há uma quantidade na construção de personagem, e mais podem ser obtidos evoluindo. Algumas têm graduações, com efeitos cumulativos. Dentre as várias opções há uma chamada 'perícia', que basicamente é uma área de atuação onde o personagem recebe +1 acuidade e +1 dado, com 5 graduações. Há alguns exemplos no link que já postei, rum&ouro.

Combate
SPOILER: EXIBIR
Usa o sistema de pontos de ação, ou PAs. É o mesmo que eu passei para o phil(com adaptações), então podem olhar no s2(isso aqui já está ficando grande demais).

São 12 PAs por turno, onde a maioria das ações gastam 4. PAs não se acumulam entre turnos, são apenas medidas de tempo, e praticamente sempre vão representar 3 ações por turno. Certas armas, pegar itens na mochila, levantar-se... gastam mais PAs, algumas poucas gastam menos.

Cada dois ataques afastam o alvo 1 quadrado(no caso de bloqueios), ou 1 por 1 no caso de esquivas. Enfim, o adversário é normalmente obrigado a recuar caso se defenda. Mas o mesmo ocorre para os dois lados, ficando aquela dança de espadas. Se um jogador quiser obrigar alguém a recuar, basta atacar velozmente(rolando velocidade) para dar mais golpes.

Há posição defensiva e agressiva; agressiva aumenta +3 de dano, obriga o alvo recuar a cada golpe(e o personagem avançar, obviamente) e ao ser usada todos os PAs são gastos em ataques(só pode atacar em posição agressiva). Defensiva é passar o turno e se focar apenas em defender, ganhando +1 acerto em todas as defesas.


Sobre Testes

SPOILER: EXIBIR
Quase todos os desafios devem ser ditos apenas pela complexidade(dificuldade), sendo normal 0 (basta não tirar erros) e representando a quantidade de acertos a superar. Em runemaster nunca se diz 'role atributo x', salvo raras exceções. Cabe ao jogador escolher qual atributo rolar, enquanto narra sua ação. Só é possível usar um atributo se o jogador explicou como.

'Bloqueio com força' não funciona. Mas dizer 'Empurro forte o braço dele para longe' é um exemplo de força bloqueando. O nome dos atributos ajudam muito na hora de determinar essa lógica. Cabe ao jogador ser criativo, quase sempre é fácil, e fica mais difícil bolar um jeito de usar o atributo desejado quanto menos apropriado ele for para ação, por pura questão de lógica.

Também é a descrição da ação que determina os efeitos ganhos por acertos. Dizer que vai chutar enquanto bloqueia vai funcionar dependendo dos acertos tirados. Em outras palavras, os jogadores vão se acostumar e querer descrever as ações.

---------------------------------------------------------------

Só uma ideia básica. Há outros módulos para vitalidade, dano... Lembrando que já tenho regras para navegação, combate entre navios e esquadras e até simulação de comando, tudo bem simples. Eu tinha preparado material para narrar pirataria, então cai feito uma luva. Há regras para lidar com perícias complexas, vantagens e desvantagens que eu não comentei aqui, mas tudo bem óbvio.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Sistema

Mensagempor AKImeru em 10 Jul 2010, 20:22

Outro: Runemaster...Ou S². Me mande um PvT se quiser usar S² nós fazemos uns diferenciais rapidinhos e mandamos para você
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Sistema

Mensagempor Aluriel de Laurants em 13 Jul 2010, 12:22

Dei uma paradinha pra consultar o Warriors & Warlocks (suplmento do M&M) e a dica deles bateu com a minha realmente o Power level pra campanha ideal seria 6 (Heróico), se bem que é interessante ver se Power Level 5 funciona, como o mundo tem pouca magia, fica mais fácil, devido ao foco nas perícias e feitos e um ou outro item que funcionaria como Device por exemplo... Coração do Davy Jones (poder imortalidade).

Já magia ia funcionar da mesma forma, só que o mestre iria ter que aprovar ou não certos poderes pra magia ficar menos pirotécnica. Talvez incluir flaws pra tornar mais lento o tempo de conjuração.

Fora que acho que luck control deve dar aquele toque legal pro arquétipo pirata sortudo, onde tudo dá certo pra ele milagrosamente.

Porque Device?

SPOILER: EXIBIR
pense bem se alguém cravar uma lâmina naquele coração ela passa a ser dona do navio.


É legal pra equipe se eles separem uns pontos pro feito equipamento e compartilharem ele pra montar o navio com esses pontos, ou arranjar a solução de pontos que tivemos pra uma mesa de CDZ dar os pontos de poder normais do personagem e dar pra eles uma pontuação extra por exemplo 15 pontos de equipamento pra cada 1 investir no navio. (esses 15 seriam obrigatoriamente do navio, o jogador se quisesse poderia gastar mais pontos dos dele. )

Mais tarde vou ver se posto umas fichas genéricas de um pirata PL5 um de PL8 e um épico de PL10.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

AnteriorPróximo

Voltar para Cenário de Piratas da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron