Sim! O Dragão finalmente está postando o cenário de piratas tão prometido por ele.
Depois de um longo tempo de idéias congeladas (isso mesmo, tempo não é trabalho, elas estão intocadas faz tempo), eu tomei vergonha na cara e venho aqui postar.
Bueno, desculpas especialmente ao Fabian "Youkai X", que teve sua paciência testada pela minha demora.
A idéia desse projeto saiu de um dia de ócio quando eu revia o falecido Piratas do Caribe d20 do fórum da Spell Forever.
O nome por enquanto é Izzlin, mas assim que arranjar coisa melhor eu mudo. Bom, o cenário oriental da Spell não ficou um bom tempo sem nome até finalmente se chamar Terras Sagradas?
Quero que esse projeto seja da Spell. Não só uma coisa pessoal. Especialmente porque se for pessoal, não vai pra frente.
Enfim, aqui vai o que eu estava pensando.
A PROPOSTA
Um cenário high fantasy/low magic que explore a fundo alguns elementos cheios de potencial, mas inexplorados (ou pouco explorados) do universo de fantasia piratesca. Claro que nem sempre vou poder me ater 100% a isso, afinal, eu quero algo que faça sentido, e não é porque aquele elemento é muito legal que ele vai entrar no meu cenário. Já foi provado que fazer assim dá errado
Os sistemas nos quais estava originalmente pensando em fazer eram D&D 3.5 e 7th Sea. A quarta edição, porém, está se encaixando melhor que a 3.5.
{Spoiler: clique para ler}
IDÉIA INICIAL
Quero fazer um cenário cinematogáfico, estratégico, e com muitos elementos surpresa. High Fantasy com Low Magic costuma dar "Piratas do Caribe". Embora eu tenha fortes inspirações neste cenário, não quero que fique com a mesma cara: lá, o low magic era próximo de no magic at all. A única bruxa do cenário era uma deusa amaldiçoada na sua forma humana. Isso não vai acontecer aqui: a coisa tem lá sua magia sim.
- Itens mágicos
Em compensação, dificilmente haverá espadas flamejantes nas mãos de aventuireiros; os itens mágicos serão como naquele filme. Mesmo tendo em mente D&D como um dos sistemas padrão, não quero ver guerreiros com armaduras +1 flutuantes e espadas +3 de explosão congelante ou outros itens piromaníacos. É low magic, então será sutil. A bússola "quebrada" de Jack ou o navio amaldiçoado "Pérola Negra" são intens muito mais prováveis de se encaixar.
- Maldições e Pactos
Mais que itens mágicos, haverá itens amaldiçoados. Haverá também toda a sorte de maldições. Um exemplo, voltando ao filme da Disney, é a marca na mão de Jack, que o tornava alvo do kraken.
Bruxas rogando pragas, vodu, pajés nas tribos selvagens...
E falando em tribos selvagens, um sacrificios às divindades também
Pactos com criaturas sobrenaturais também é uma idéia interessante. No caso... pensem em quando Jack fez um pacto de servidão com Davy Jones e em troca virou capitão de um grande navio.
Eventualmente, para se desfazer de uma maldição ou pacto assim, ou o consentimento do outro envolvido, ou algo que daria uma aventura inteira.
- Superstições
Dada a presença das maldições, haverá também uma presença forte de superstições.
"I got a jar of dust, I got a jar of duust!"
Sim, e será que simplesmente por andar com um pote de areia no seu navio o kraken vai te deixar em paz?
Boa parte das superstições espalhadas pelo cenário será tão verdadeira quanto as do mundo real.
Mas haverá aquelas que funcionam de verdade. Coisas próximas de magias ou rituais, mas feitas somente com itens mundanos, eventualmente por pessoas que nunca viram uma magia sendo executada.
- Astronomia: Duas luas
Estamos falando de um cenário de piratas. Meu objetivo com duas luas é simples: quero ver uma maré insana. Quero variações na maré, e variações nessas variações. Em alguns lugares, os navios precisam parar a quilômetros da cidade para não encalharem na maré baixa, enquanto a maré alta os inundaria. Grandes portos teriam múltiplos andares. Outros seriam flutuantes, para acompanhar a maré. outros ainda seriam móveis, ou o que for.
Quero ver cemitérios de navios em lugares onde não se imagina navegar. Lençóis freáticos que repentinamente aparecem e se tornam mares.
Claro, também há tempestades mais freqüentes quando as luas se alinham... cuidado com os períodos de maré alta.
E puxando de novo a parte das superstições, a astronomia local deve ter um mínimo de elaboração, afinal, não só as estrelas guiarão os navegadores, como também poderemos explorar épocas de estrelas em determinadas posições e ligá-las à cultura de certos povos. Passagens de cometas, especialmente, podem ter significados especiais.
- Cidade Flutuante
Em uma época de maior perigo para os cães do mar, o auge da força da marinha, depois de uma catastrófica batalha entre navios sob a bandeira de Jolly Roger e uma armada enorme formada pela junção de várias bandeiras, restos de navios despedaçados que insistiam em não naufragar flutuavam atrapalhando o fluxo dos poucos sobreviventes do evento.
Os grandes capitães piratas que restavam com vida, perante a dificuldade para sair dalí, depois de muito discutir, resolveram que a melhor saída seria juntar os navios em uma espécie de juggernaut para conseguirem se deslocar. Essa idéia acabou causando mais prejuízos aos navios que abriu de passagem.
O resultado final foi uma verdadeira ilha de madeira no meio do oceano.
A experiência no mar daqueles sobreviventes foi o que os manteve: ludibriando barcos que chegavam, pedindo ajuda, os veteranos de guerra conseguiram se livrar da sina de morrer no mar.
Porém, aquela cidade não saiu da cabeça dos mais megalomaníacos. E não foi apenas um deles que retornou àquele lugar.
Uma cidade flutuante, fundada por um grupo de piratas renomados, em uma época de perigo para os cães do mar. Um porto seguro a quem está sendo perseguido pela marinha de qualquer país. Mas antes, é necessario encontrá-la, pois ela muda de lugar conforme a maré.
- Criaturas Gigantes
Parte da história do cenário, uma Tartaruga gigante, que seria como os dinossauros.
A última sobrevivente de um povoado do qual não se tem história ou notícia... somente algumas construções colossais misteriosas e mal-exploradas.
Templos e ruínas titânicas que antes abrigavam algum tipo de civilização, mas aparentemente foram extintas, por um motivo desconhecido. Quem sobrou daquela época é porque teve algum outro trunfo para sobreviver.
Algumas delas têm ilhas em seu casco, sendo assim verdadeiras ilhas móveis, e perigosas, uma vez que são seres vivos, e podem afundar a qualquer momento.
- Ilhas das brumas
Como não pode se faltar em um cenário de piratas, o elemento místico das fadas.
Ilhas repletas de florestas e energia feérica, onde vivem elfos, eladrins e afins.
As barreiras entre o mundo material e Feywild
E delas terríveis barcos vindos de dentro de cavernas. Barcos drow.
ITENS EM ABERTO
A partir daqui, não tenho nada de muito fixo.
- Raças
Não decidi ainda se haverá raças ou etnias humanas. Se houver, também não sei quais serão. Pode ser só etnias humanas, pode ser só raças, pode ser os dois, pode ser qualquer coisa.
Provavelmente os elfos entram no cenário sim, mas dependendo do escolhido no quesito acima, eles podem ou não ser raças jogáveis.
- Religiões
Assim como no cenário oriental da Spell, penso em fazer as religiões ficarem em aberto. Não haveria uma definição de quem está certo, o que haveria é uma cultura generalizada. Existe o deus dos mares, o da sorte, o dos astros, o da guerra, o do destino, e por aí vai, de acordo com a civilização navegadora.
Mas as tribos indígenas acreditam em outros deuses. E uma ou outra cultura acredita em uma ou outra coisa diferente também.
- Fontes de inspiração
O Dragão admite que precisa assistir a outros filmes piratescos. e promete que vai fazer isso.
E se vocês acham que tem alguma cosia mal-elaborada no meio, ou furada que seja, me perdoem por ser uma porta quando o assunto se trata de história ou geografia e apontem, por favor. Quero ver esse projeto ir pra frente.
E tá um tanto incompleto, sim, mas eu não pensei em tudo. E eu posso ter esquecido alguma coisa.