As Hostes Feéricas

Projeto de criação colaborativa de um cenário de piratas em alta fantasia.

Moderadores: Dragão de Bronze, Moderadores

As Hostes Feéricas

Mensagempor Léderon em 19 Jul 2008, 15:54

Olá pessoal!

Hoje eu estava começando alguns esboços sobre como poderiam ser as fadas do cenário. Claro que são só idéias iniciais, visto que o povo feérico vai ser elemento presente em todas as regiões, imagino; logo, toda e qualquer sugestão é bem vinda!

Eu antes pensei em usar as fadas clássicas, as Altas Fadas, meio que baseado em Changeling: O Sonhar e no povo de 7th Sea (que confesso que só li por cima). Também tenho um pouco de Castelo Falkenstein no que pensei, visto que isso também é um elemento pesado naquele cenário.

Poréeem, como neste cenário aqui só vão ter referências ao nosso mundo, e não "versões alternativas", como em 7th Sea, eu peguei alguns conceitos tradicionais e fui mudando.

A primeira coisa que me veio à cabeça foram as duas Cortes Feéricas, os Seelie e os Unseelie. Esse elemento vem essencialmente do folclore da Europa, especificamente das ilhas britâncias. Eu gosto muito da idéia de cortes, mas também gosto da idéia das fadas como coisas-que-se-deve-temer-de-qualquer-maneira. Logo, já aboli a idéia de Seelie/Unseelie e Bem/Mal.

Fadas são... fadas, e mais nada. Seres caóticos, com outra lógica racional e que de alguma maneira, mexem com o destino das pessoas.

A idéia de cortes que eu tive foi a seguinte: primeiro, comecei com dois "reinos" (no sentido de "alçada"): Água e Terra, duas coisas antagônicas no cenário. Logo, teríamos a Corte do Mar e a Corte da Terra, e essas duas se odiariam com todo prazer.

Só que com isso existem os domínios... o que é de qual corte? Rios são da água, mas estão na terra. Ilhas (assim como o próprio leito do oceano) são da terra, mas estão no mar.

Com isso, poderia haver mais dois domínios. A Corte dos Rios e a Corte da Praia (a propósito, estou inventando os nomes agora, são provisórios, então relevem ¬_¬). Estas duas não seriam grandes, como a do Mar e a da Terra, mas sim transições sutis entre as mesmas. Afinal, qual das duas Grandes Cortes dominaria um manguezal?

Como dá pra perceber, eu me prendi especificamente à Natureza para a criação básica das fadas e, na minha opinião, é nisso mesmo que elas devem estar presas: elementos naturais. Sendo assim, cada membro do Bom Povo seria preso à sua própria corte desde o início dos tempos, ele mesmo sendo um elemento da Natureza. Isso justificaria a lógica não muito racional das fadas, e seu modo de pensar estritamente fechado em determinadas coisas.

Quanto às criaturas feéricas em si, acho que poderíamos usar algumas que já existem aqui na Terra diretamente, e outras poderiam ser adaptadas, para ninguém apontar e dizer "ó, essa aqui é do folclore alemão!" ou coisa do tipo.

As que já estão espalhadas pela cultura mundial, por exemplo, poderiam ser usadas tranquilamente. Quase todas da mitologia européia e do Oriente Médio, como sereias (obrigatórias aqui), tritões, dragões, grifos, hidras, etc. Algumas poderiam ter a grafia adaptada, como Alconostas e Sélquios, serem modificados em alguma parte de sua natureza original.

Por exemplo, os sélquios originais (selkies) são fadas que têm a habilidade de se transformar em focas. Assumem a forma humana tirando a pele animal e voltam à forma selvagem simplesmente vestindo a pele novamente. Aqui, os sélquios pederiam ser fadas que assumem qualquer forma animal, ou, restringindo mais, apenas a forma de mamíferos.

As Alconostas (alkonost, [imagem], [vídeo]¹), por sua vez, são pássaros com cabeça de mulher que botam ovos nas encostas marítimas. O mar se acalma por sete dias até que os ovos chocam, criando uma grade tempestade. Aqui, piratas poderiam levar aves vivas de médio porte em seus navios, e darem como "filhos" para as alconostas, de modo que elas "não precisem" se reproduzir, para evitar temporais durante as viagens. Ou até mesmo caçar ninhos de alconostas e roubar seus ovos (dos quais nascem as tempestades), para poderem usar contra seus inimigos.


Também estou com idéias para alcunhas das fadas entre os humanos e elas mesmas. Membros da Corte do Mar poderiam ser chamados de Corte das Águas, Povo do Mar, Senhores do Oceano, Homens d'Água, Gente da Água, Filhos de Redemoinho, etc. Carinhosamente apelidados pela Corte da Terra de Molhados, Empoçados, Esponjinhas e coisas do tipo.

Já a Corte da Terra poderia ser referida como Guardiões das Florestas, Povo da Terra, os Secos, Senhores das Árvores, Donos das Planícies, Reis das Montanhas, etc; e chamados por seus primos aquáticos de Pés-sujos, Empoeirados, Poeirentos, Homenzinhos, etc.

Por enquanto é isso...

Opinem! \o/


____
¹: XD
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

As Hostes Feéricas

Mensagempor Frost em 19 Jul 2008, 18:14

Gostei da idéa, mas não sei se as fadas vão estar presentes em TODO cenário, pensei em algo mais escondido, de modo que muitos duvidem de sua existência. Fora isso, gostei das divisões.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

As Hostes Feéricas

Mensagempor Seth em 19 Jul 2008, 18:23

Bom, a idéia me agradou e desagradou ao mesmo tempo... =P

Explico: Não acho muito interessante criaturas como dragões, hidras, grifos, etc, justamente porque são seres bastante batidos. O que eu sugiro em contraparte é que se use material do folclore da época, mas não tão conhecidas. Temos, por exemplo, a lenda de Alcione e Ceix, reis gregos que se converteram em aves marítimas - e temos uma ave com esse nome, de forma que temos um povo chamado de Alcionídes, digamos. Acho que, assim, por mais que dê mais trabalho, é mais intrigante, e originais.

Aliás, é o caso de no tópico das definições a gente decidir que criaturas se encaixariam, e quais não, dentre as tradicionais.

Gostei do conceito de povos distintos, e, muitíssimo, dos apelidos.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

As Hostes Feéricas

Mensagempor Léderon em 19 Jul 2008, 19:15

Frost escreveu:Gostei da idéa, mas não sei se as fadas vão estar presentes em TODO cenário, pensei em algo mais escondido, de modo que muitos duvidem de sua existência. Fora isso, gostei das divisões.


Eu imaginei que estariam presente em todo cenário no sentido de ser conhecidas no mundo todo, não numa superpopulação metropolitana de fadas XD

Claro que deve ter algum reino que vai ter muito mais elementos disso (a la Avalon, de 7th Sea) e outro que nem sequer acredita nelas.

Seth escreveu:Explico: Não acho muito interessante criaturas como dragões, hidras, grifos, etc, justamente porque são seres bastante batidos.


Foram apenas exemplos. Os que eu citei são bem batidos mesmo e acho que, no cenário, não se encaixariam muito bem no conceito de "fada", ainda mais se rumar pra D&D.

Seth escreveu:por exemplo, a lenda de Alcione e Ceix, reis gregos que se converteram em aves marítimas - e temos uma ave com esse nome, de forma que temos um povo chamado de Alcionídes, digamos. Acho que, assim, por mais que dê mais trabalho, é mais intrigante, e originais.

Aliás, é o caso de no tópico das definições a gente decidir que criaturas se encaixariam, e quais não, dentre as tradicionais.

Gostei do conceito de povos distintos, e, muitíssimo, dos apelidos.


O nome Alkonost, do folclore eslavo, vem de semi-deusa grega Alcyone. :P
E o que eu mais gostei de fazer foram os apelidos! XD
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

As Hostes Feéricas

Mensagempor Dragão de Bronze em 20 Jul 2008, 01:23

Adorei: não só acho que a coisa assim vai rumar pra um caminho coerente com a proposta e ainda vai ter um resultado final muito bom como também acho que dessa forma a parte das superstições vai poder ser muito bem trabalhada.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

As Hostes Feéricas

Mensagempor Madrüga em 20 Jul 2008, 20:42

Fadas vão estar presentes mesmo em "todo o cenário"? Que feio, cara. Boa é a sugestão do Seth: usem uma mitologia própria ou adaptem uma mais "alternativa", isso é feio pacas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

As Hostes Feéricas

Mensagempor Léderon em 20 Jul 2008, 20:59

Seu_Madruga escreveu:Fadas vão estar presentes mesmo em "todo o cenário"? Que feio, cara. Boa é a sugestão do Seth: usem uma mitologia própria ou adaptem uma mais "alternativa", isso é feio pacas.


Mas é isso o que eu comecei a fazer. :sobrancelha:
Editado pela última vez por Léderon em 20 Jul 2008, 21:11, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

As Hostes Feéricas

Mensagempor Dragão de Bronze em 20 Jul 2008, 21:09

Calma lá, Madruga, o que o Lederon quis dizer não é que elas vão ser, digamos, onipresentes, ou estar em todas as regiões do cenário.

Mas sim que não vai ser que nem 7th Sea, em que elas estão em Avalon e só.
Elas vão estar espalhadas, como a fauna também está.
Por exemplo, esta região tem fadas, esta também, esta também, esta não, nem esta, nem esta. Nas outras a gente vê depois...

E aqui as fadas são assim, aqui tem essas, aqui essas...


E nas idéias do Lederon, eu percebi uma adaptação de uma mais alternativa, como sélquios e alconostas :P
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

As Hostes Feéricas

Mensagempor Madrüga em 21 Jul 2008, 02:51

DdB escreveu:Por exemplo, esta região tem fadas, esta também, esta também, esta não, nem esta, nem esta. Nas outras a gente vê depois...


E você não acha isso... bobo? Pra que definir uma coisa dessas? É antipirata.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

As Hostes Feéricas

Mensagempor Dragão de Bronze em 21 Jul 2008, 21:27

Seu_Madruga escreveu:
DdB escreveu:Por exemplo, esta região tem fadas, esta também, esta também, esta não, nem esta, nem esta. Nas outras a gente vê depois...


E você não acha isso... bobo? Pra que definir uma coisa dessas? É antipirata.

Eu tenho a ligeira impressão de que seu conceito de fadas está falho, cara.

7th Sea tem isso. E é um pusta cenário pirata.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

As Hostes Feéricas

Mensagempor Fada Suicida em 25 Jul 2008, 15:55

Assim, Led, você as está montando para que sejam jogáveis ou apenas como npcs e criaturas do cenário?
Não li tudo sobre Izzlin, li mais o link principal e este sobre as hostes feéricas, mas acho que, apesar de vc ter aquele lado high fantasy que o Insano falou, uma ambientação piratesca ficaria muito mais "piratesca" se o high fantasy fosse visto também como high mistic. Conceitos do tipo ler futuro nas cartas, roda da fortuna, mortos inquietos e coisas assim.
Digo,dá pra manter magia e firulas brilhantes saindo pelo ladrão e mesmo assim manter o clima supersticioso de pirataria? Estou pensando em meios de equilibrar isso na ambientação, achei legal o q o led desenvolveu e não conheço Avalon 7th Sea (acho phoda tbm querer q todo mundo q jogue o cenário conheça).

Na parte de lendas, histórias e inspirações, provavelmente tdo mundo conhece mas fica o lembrete e a dica da Fada Leitora mesmo assim:

*Livros (romances e derivados) interessantes sobre o assunto

A Ilha do Tesouro - Robert Louis Stevenson
uma referência interessante, garoto encontra pirata na pensão dos pais na inglaterra e acaba indo parar no navio e [sessão da tarde] vivendo muitas aventuras [/sessão da tarde]. Bem clássico, tem até briga de taverna e é onde pela primeira vez na literatura aparecem:
a)o mapa
b) o X
c)a arca e
d)o tesouro.

Viagem ao Centro da Terra - Júlio Verne
Ah, que foi? XD Tem criaturas abissais interessantes que dão ótimas criaturas marinhas a serem temidas, passíveis de existir ou não, e tbm se passa na Islândia, um lugar mto supimpa q eu gosto mto XD

Vinte Mil Léguas Submarinas - Júlio Verne
Mais criaturas marinhas inspiradoras e o Nemo ( *fangirl bem antes de A Liga Extraordinária), detalhe para os capítulos onde
SPOILER: EXIBIR
eles estão com roupas de mergulho - legais :8 - no fundo do mar e aparecem tubarões com um tipo de bioluminescência, e tbm para uma cena de ataque do Náutilo por polvos gigantes, phoda,phoda, phoda!!!!


e agora eu vou-me indo, pq meu horário no serviço acabou XD
depois eu lembro de mais livros legais :8
"Eu não acho que eu seja uma pessoa fácil pra se falar a respeito. Tenho uma mente irregular. E de qualquer maneira eu não sou nenhuma das coisas que você pensa..."
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Fada Suicida
 
Mensagens: 494
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:32
Localização: Little Valley

As Hostes Feéricas

Mensagempor Léderon em 25 Jul 2008, 16:44

Fada Suicida escreveu:Assim, Led, você as está montando para que sejam jogáveis ou apenas como npcs e criaturas do cenário?


True Fae responde? xD

Sério, tô pensando nelas com todo misticismo possível. Rituaizinhos para se acalmar criaturas, oferendas em bordas de florestas, superstições, etc, tudo que você encontraria numa enciclopédia de fadas aqui da Terra, nada de personagens jogadores.

Vou ver se segunda-feira eu consigo pegar o Dicionário do Folclore Brasileiro do Câmara Cascudo. Tem ótimas idéias lá e, apesar do espírito do cenário ser américa-central-europa-ocidental, nada impede de seres de outras culturas serem adaptados.

:P

Afinal, toda porta é uma porta.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

As Hostes Feéricas

Mensagempor Fada Suicida em 25 Jul 2008, 18:37

hmmm,certo, é q vc organizou as cortes e tah tdo tão... claro XD digo, quanto ao comportamento, entende? as descrições dos tr00 fae no livro são bem vagas e dão apenas um aspecto geral dos Nobres, isso é mto legal, deixar a coisa meio no ar.
"Eu não acho que eu seja uma pessoa fácil pra se falar a respeito. Tenho uma mente irregular. E de qualquer maneira eu não sou nenhuma das coisas que você pensa..."
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Fada Suicida
 
Mensagens: 494
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:32
Localização: Little Valley

As Hostes Feéricas

Mensagempor Léderon em 25 Jul 2008, 19:20

Digamos que eles são classificados por cortes apenas por que são assim desde que se lembram.

E eu me expressei mal... XD

Pensei em "True Fae" não necessariamente fada-que-quer-esmagar-humanos-mwohoho, mas sim aquela coisa caótica-bizarra-de-mente-alienígena-e-lógica-absurda.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

As Hostes Feéricas

Mensagempor Madrüga em 25 Jul 2008, 22:58

Tem "os padrinhos mágicos", também.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Próximo

Voltar para Cenário de Piratas da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron