Idéias Para SpellCasts

Moderador: Moderadores

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Eltor Macnol em 24 Jul 2008, 09:51

Bah, dava pra fazer um spellcast só sobre mancadas que se cometeu quando estava aprendendo a jogar (ou principalmente, mestrar). Pra todo mundo lembrar que ninguém nasce sabendo. :b

Seria um programa BEM engraçado!
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Fudge Brasil em 24 Jul 2008, 11:34

Eltor Macnol escreveu:Bah, dava pra fazer um spellcast só sobre mancadas que se cometeu quando estava aprendendo a jogar (ou principalmente, mestrar). Pra todo mundo lembrar que ninguém nasce sabendo. :b

Seria um programa BEM engraçado!


O pior é que ia... Quem nunca deu a mancada de dar um item que parecia simples mas virou mega-poderoso do nada? :rolando:
Avatar do usuário
Fudge Brasil
 
Mensagens: 53
Registrado em: 11 Jul 2008, 16:18
Localização: São Bernardo do Campo

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Anand em 30 Jul 2008, 09:17

Sugestões futuras, critiquem aí galera.

Já temos definido o Spellcast 8 - Sistemas modernos, sugestões de tema façam lá no tópico específico. O 9 acho melhor quebrarmos mesmo em vários episódios, e alternarmos com outros assuntos, como discutido. Minha sugestão é falar de três sistemas/cenários por episódio:

Spellcast 9 - Castelo Falkenstein, Shadowrun e TOON
Spellcast 10 - Jogos sancionados: RPGA (podíamos convidar os RPGArautos)
Spellcast 11 - Opera, FUDGE e Paranoia
Spellcast 12 - Cyberpunk 2020, FATE e Ars Magica
Spellcasr 13 - Convidado: podíamos convidar alguém pra participar, como entrevista e tals. Acho que alguém do d3System topa.
Spellcast 14 - Conspiracy X, MERPS, Blood of Heroes
Spellcast 15 - Forgotten Realms
Spellcast 16 - Ilustradores de RPG (Tood Lookwood, Tom Diterlizzi, influências que eles deram no RPG. (Bônus: desenhistas da Spell)

Ainda para o futuro: Eberron, Outros sistemas (Cuthulhu, Dread, In nomine, Burning Wheel, True20, etc), Word of Darkness (novo vs. antigo?), Mutantes & Malfeitores, RPG na educação, Mulheres no RPG (tema polêmico obrigatório!), Greyhawk, Amor e Sexo nas Campanhas, e lá vamos nós.

Que acham?
Avatar do usuário
Anand
 
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Set 2007, 04:52
Localização: São Paulo, SP

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Fudge Brasil em 30 Jul 2008, 09:41

dsaraujo escreveu:Minha sugestão é falar de três sistemas/cenários por episódio:


Gostei do esquema, pois evita que fique "socado" a apresentação do RPG e permite que no fim se compare algumas coisas dele a outros RPGs e assim por diante.

dsaraujo escreveu:Spellcast 9 - Castelo Falkenstein, Shadowrun e TOON


Já joguei tanto Falkenstein quanto TOON, portanto precisando tamos aí

dsaraujo escreveu:Spellcast 10 - Jogos sancionados: RPGA (podíamos convidar os RPGArautos)


Uma sugestão seria que eles explicassem como é que é a coordenação global de um jogo sancionado no esquema do Living Campaings para o pessoal que tem cenários criarem suas Living Campaings (como uma Living Tormenta ou Living Crônicas da 7ª Lua, por exemplo).

dsaraujo escreveu:Spellcast 11 - Opera, FUDGE e Paranoia
Spellcast 12 - Cyberpunk 2020, FATE e Ars Magica


Vale o mesmo caso do podcast 9. Já li e/ou mestrei todos esses RPGs, à exceção de OPERA.

dsaraujo escreveu:Spellcasr 13 - Convidado: podíamos convidar alguém pra participar, como entrevista e tals. Acho que alguém do d3System topa.

Que tal uma mesa de vidro virtual? :linguinha:

dsaraujo escreveu:Ainda para o futuro: Eberron, Outros sistemas (Cuthulhu, Dread, In nomine, Burning Wheel, True20, etc), Word of Darkness (novo vs. antigo?), Mutantes & Malfeitores, RPG na educação, Mulheres no RPG (tema polêmico obrigatório!), Greyhawk, Amor e Sexo nas Campanhas, e lá vamos nós.

Que acham?


Algumas sugestões: ao falar de True20, M&M e outros, poderia-se incluir eles em um grande podcast "alternativas de d20", incluindo aí até mesmo coisas como Ação!!!, Primeira Aventura, 4D&T, BESM d20 e assim por diante. Todos eles tem como característica serem compatíveis com o d20, ainda que não sejam exatamente d20.

No caso do World of Darkness: uma comparação com certeza vai dar pano pra manga. Alguns cenários mudaram bastante (Changeling me vêem a cabeça), e novas "criaturas" foram adicionadas (como os Scions) ou removidas (cadê as múmias?)

RPG na educação:

Incluiria junto com RPG na educação um tópico sobre RPG para crianças. Eu não sei se sou o único paranóico por aqui, mas tomo um cuidado EXTREMO ao escolher jogadores e colocar situações em mesa para evitar AO MÁXIMO problemas para todos (inclusive para mim). Acho que seria legal chamar pessoas que tenham já tido essa experiência de mestrar para crianças e como agir.

Além disso, uma boa idéia de podcast que envolveria também a idéia do RPG na educação seria: RPG e Realismo. A maior parte das campanhas de RPG trabalham com algum tipo de "fuga da realidade" (magia, psiquismo, poderes superheróicos, cibernéticos, etc...). Como seria então lidar com uma campanha quando precisa-se manter realista as coisas? Tudo bem, não precisa chager nos níveis extremos de "regra de cavar buraco", mas como criar uma campanha totalmente (ou o máximo possível) realista e ao mesmo tempo divertida?
Avatar do usuário
Fudge Brasil
 
Mensagens: 53
Registrado em: 11 Jul 2008, 16:18
Localização: São Bernardo do Campo

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Balth em 30 Jul 2008, 15:51

Mini-cenários
http://www.impostojustoparavideogames.com.br/
Batalha do século!
SPOILER: EXIBIR
Imagem


meu twitter me siga '-' http://twitter.com/BalthazarRedIII
Balth
 
Mensagens: 626
Registrado em: 26 Ago 2007, 21:23

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Anonimous000 em 30 Jul 2008, 16:57

Acho que os PodCasts de sistemas estão muito acumulados.

Talvez um ritmo mais interessante fosse um intercalar os 'Casts de sistemas com dois 'Casts de outros assuntos. Se não satura.

Nem todo mundo tem interesse em ouvir sobre todos esses sistemas, e ficar ouvindo só discuções sobre sistemas com tanta frequência vai ser cansativo. Eu iria mais longe e limitaria os 'Casts sobre sistemas a um por mês, afinal há outros assuntos além de sistemas por aí.

Também não concordo muito com a divisão sugerida, acho que sistemas com focos semelhantes deviam ir no mesmo 'Cast para permitir uma comparação (Shadowrun e Cyperpunk 2020 certamente deveriam ir no mesmo 'Cast, por exemplo).

Uma outra idéia que me ocorreu: fazer (possívelmante em paralelo) PodCasts de apresentação dos sistemas mais conhecidos para quem não conhece eles ou talvez para quem nunca jogou RPG, seriaum para D&D, um para WoD (as duas versões mesmo) e um apara GURPS. Eles não precisam ser tão longos quanto os 'Casts normais, acho que em vinte minutos dá pra resolver eles, e como não são focados para a comunidade RPGística do mesmo modo que os outros talvez fosse bom deixar em paralelo mesmo.
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Darin em 30 Jul 2008, 17:22

entao anonimous, isso vai entrar na série "spellcasts para iniciantes"
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Anand em 31 Jul 2008, 13:51

Anonimous000 escreveu:Também não concordo muito com a divisão sugerida, acho que sistemas com focos semelhantes deviam ir no mesmo 'Cast para permitir uma comparação (Shadowrun e Cyperpunk 2020 certamente deveriam ir no mesmo 'Cast, por exemplo).


A minha idéia era exatamente o contrário: evitar de colocar cenários semelhantes no mesmo podcast, para ficar mais variado. Pra mim, a graça de um Spellcast de cenário é poder conhecer outros RPGs que você não conhece ou conhece pouco. Uma hora de cyberpunk pode ficar meio chato, porque acaba tendo muita coisa redundante. E também tem o problema de ficar comparando, acho que nesses spellcasts o ideal seria ser mais descritivo, senão fica aquela: eu acho esse melhor, não é esse, muita opinião irrelevante, saca?

Mas, pode ser também.
Avatar do usuário
Anand
 
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Set 2007, 04:52
Localização: São Paulo, SP

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Irish Carbon em 31 Jul 2008, 15:17

Uma sugestão para tema que eu acho interessante, seria a de um tópico que eu abri na SF:

Jogar com personagens de sexo oposto.
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.


Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Avatar do usuário
Irish Carbon
 
Mensagens: 3347
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:28
Localização: São Caetano do Sul - SP
Twitter: @ErickPolido

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Anonimous000 em 31 Jul 2008, 18:39

dsaraujo escreveu:A minha idéia era exatamente o contrário: evitar de colocar cenários semelhantes no mesmo podcast, para ficar mais variado. Pra mim, a graça de um Spellcast de cenário é poder conhecer outros RPGs que você não conhece ou conhece pouco. Uma hora de cyberpunk pode ficar meio chato, porque acaba tendo muita coisa redundante. E também tem o problema de ficar comparando, acho que nesses spellcasts o ideal seria ser mais descritivo, senão fica aquela: eu acho esse melhor, não é esse, muita opinião irrelevante, saca?

Mas, pode ser também.


Concordo em alguns pontos e discordo em outros. Comparar não seria falar o que acha melhor, mas sim ressaltar os contrastes. Como exemplo: Shadowrun tem magia e diversos aspectos de fantasy, enquanto Cyberpunk 2020 não tem praticamente nenhum invenção, sendo um cyberpunk bem puro, eles tem visões bem diferentes sobre implantes/modificações, em Shadowrun elas são opcionais, em 2020 você morre sem elas (do meu ponto de vista, a única semelhança, fora serem Cyberpunk, é a máxima do 2020: "Last is dead"). Não acho que ficaria redundante discutir sistemas/cenários diferentes que tem em comum um tema. Redundante ficaria, talvez, WoD, Novo Wod e Monte Cook's WoD de uma vez.

De qualquer modo, a decisão fica realmente a cargo de quem for gravar o 'Cast.
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Anand em 31 Jul 2008, 19:02

É, concordo contigo, boa sugestão. Como você sugeria pra gente reunir os cenários?
Avatar do usuário
Anand
 
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Set 2007, 04:52
Localização: São Paulo, SP

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Anonimous000 em 31 Jul 2008, 19:24

Uma separação que eu faria (listando apenas os que eu já conheço, mas deve dar uma idéia do que eu faria com os outros se os conhecesse):

Shadowrun, Cyberpunk 2020 (como já dito antes).

TOON e Paranóia juntos também, são RPGs voltados para o humor, e junto com eles tem outros como Ninja Burguer.

Opera e FUDGE juntos, são sistemas sem um cenário próprio.

Não conheço os demais citados, mas se houver mais de um sistema/cenário para conspirações, colocaria eles juntos também.

Espero ter ajudado.


Em tempo: se o SpellCast 9 permanecer como um 'Cast sobre sistemas, avisem logo quais serão, eu quero deixar algumas idéias no(s) que for(em) falar de Cyberpunk (participaria se tivesse um mivrofone).
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Morlot em 31 Jul 2008, 20:52

dsaraujo escreveu:Spellcast 14 - Conspiracy X, MERPS, Blood of Heroes


Seria esse MERP o mundo de Senhor dos Aneis da velha edição ??
“I am the Roman Emperor, and am above grammar.” Emperor Sigismund
Avatar do usuário
Morlot
 
Mensagens: 312
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:58

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Anonimous000 em 01 Ago 2008, 03:35

Senhor dos Anéis não é CODA?
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Idéias Para SpellCasts

Mensagempor Tabris em 01 Ago 2008, 04:27

Anonimous000 escreveu:Senhor dos Anéis não é CODA?

A Decipher não foi a primeira empresa a pegar a licença para publicar um RPG d SdA. Durante muito tempo a Iron Crown Enterprises (ou ICE) tinha a licença e publicou seu próprio RPG, o MERP, que era basicamente uma versão simplificada do Rolemaster, adaptada para a terra-média. Muitos anos depois a ICE quase faliu e perdeu essa licença, a Decipher comprou e então saiu o SdA RPG que a maior parte do povo aqui conhece, que usa o sistema CODA. Engraçado que a história se repetiu e agora foi a Decipher que quase faliu e perdeu a licença.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

AnteriorPróximo

Voltar para Podcast da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron