[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Veritas em 27 Ago 2007, 21:01

Considerações sobre o assunto para os que não são educadores

Para nós que lidamos com o R.P.G., parece simples pensar o nosso hobbie dentro da escola, principalmente porque intuimos como ele seria útil na escola.

Ocorre que não é simples assim: é bom, vamos colocar lá! As pessoas de um modo geral resistem ao diferente e os professores resistem ao jogo e ao brincar dentro da escola. Por conta disto, não é difícil imaginar como é complicado propor que um jogo diferente seja colocado dentro da escola.

O enfrentamento à resistência ao diferente é simples: mostramos que já é feito, as qualidades que tem e conseguimos que as pessoas olhem para o tal recurso pensando em utilizar.

O enfrentamento ao brincar e, consequentemente, ao prazer e à diversão dentro da escola é mais complicado porque a escola ainda é associada a algo sério, produtivo, valioso e o brincar é associada ao não sério, ao improdutivo e sem valor. geralmente precisamos evocar os estudiosos do desenvolvimento infantil (Piaget, Vigovsky) e demonstrar a importância do brinquedo e do brincar.

O que vejo, é que os professores concordam na hora, mas quando entram na escola, alegam que o sistema não permite mudanças, embora fique claro é que preferem naõ arriscar, como se dissessem sem falar: tudo bem, RPG é legal, mas não vou ser eu o primeiro.

Neste momento, quero destacar um ponto que ficou claro para mim quando estava estudando para fundamentar meu relato: como o RPG pode se ligar à escola.

Como o R.P.G. pode estar na escola

RPG na escola

A maneira mais simples que o RPG pode estar na escola é os alunos se reunindo na escola para jogar e a escola conscientemente liberando o espaço da escola para tal e, se realmente apoia: ter livros de RPG na biblioteca do colégio.

Esta vinculação é interessante e o argumento que pode ser usado para consegui-la é simples: o disponibilizar espaço não custa nada e aumenta a vinculação do aluno com a escola.

Este mesmo tipo de relacionamento é feito com os clubes de Xadrez e várias outras atividades não curriculares.Se a escola dá apoio a atividades tais, pode apoiar o RPG, se não o faz, precisamos pensar outras estratégias.

RPG dentro da sala

A questão aqui é mais complicada: pois, para ele entrar dentro de sala, ou será levado por um professor, ótimo se for o professor da turma mesmo que adotou a estratégia, mas pode ser um outro professor para trazer a lógica do RPG como um laboratório.

Implica esta ocorrência que o corpo docente da escola reconhece as qualidades pedagógicas do RPG e pretende conhecer ou adotá-lo mesmo.

Neste instante, os jogadores de RPG devem estar preparados para os choques:

o primeiro será jogar com gente que nunca imaginou jogar em situações que naõ são exatamente as que você joga: esqueça a possibilidade de trazer seu mago de 12 níveis com vários objetos encantados que lhe garantem sobreviver nos meios mais inóspitos: muito provavelmente jogará em ambientações muito mais realistas;

o segundo será que não usarão o mesmo conjunto de regras que você mais gosta (seria melhor falar o sistema de regrs que você acostumou a jogar), há grande chance de usarem um sistema de regras simplificado ou nem usar nenhum sistema de regras;

o terceiro pode ser que seja adotado apenas a lógica da contação conjunta de histórias (ou a técnica de narração interativa, como dizem os estudiosos da Ludus Culturalis), sem nenhum sistema de regras e testes;

Nenhum destes choques devem desanimar os jogadores: se o RPG ganhar as escolas o nosso hobbie ganhará muito com a divulgação e ainda terão chance de jogar nos cenários d20 se o professor de inglês entender que deverão jogar RPG usando a SRD em inglês (isto é real, um professor de história me relatou esta experiência que deve ser divulgada logo).

Como o RPG será usado, vai ser objeto de outra postagem neste mesmo tópico adiante.
Avatar do usuário
Veritas
 
Mensagens: 46
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:45

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Léderon em 29 Ago 2007, 11:28

Realmente, acho que o maior choque deve ser a alteração do "como se joga" para quem já é acostumado com algum sistema específico. Isso de disponibilizar espaço para jogadores como atividades extra-curriculares pode ser um bom começo e, a partir daí, começar a introduzi-lo em aula.

Mas se formos pensar no RPG apenas como recurso pedagógico, ele poderia ser usado em qualquer disciplina? Eu tenho vontade de fazer um projeto envolvendo RPG e Arte-Educação (estou no 2º ano de Educação Artística), e acho que os dois combinam muito, por valorizar a criatividade, o improviso (para as artes plásticas), o trabalho em grupo e a encenação (para as artes cênicas). Tenho muitas idéias de como utilizá-lo, mas como outros educadores poderiam fazê-lo?

--

Sobre o brincar versus o trabalhar, posso indicar um livro muito bom, que por sinal não acabei de ler, e que trata especificamente dessa dicotomia: o jogo é importante para a vida, ou é uma fuga dela? Se chama Homo Ludens - O jogo como elemento da cultura, de Johan Huizinga. É veeeelho, mas extremamente atual.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Aluriel de Laurants em 30 Ago 2007, 09:46

Bom concordo seu uso em artes seria maisesse fator interpretação, mas vejo espaço pra sistemas entrarem no jogo como recurso pedagógico, posivelmente seria algo simples, mas assim matérias como matemática poderiam se beneficiar de rpgs de forma mais integral, pelo menos quanto ao fator sistemas, poderia tornar o ensino da matemática menos maçane e cansativo.
Em português possivelmente seria aplicado como uma dinâmica, mas como seriam elas em todas as matérias?
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Veritas em 30 Ago 2007, 12:29

Encontrei artigos mostrando aplicações do uso dele em todas as matérias.

Mais tarde volto a comentar idéias de como usar a lógica da narração interativa nas várias matérias e indico links.
Avatar do usuário
Veritas
 
Mensagens: 46
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:45

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Aluriel de Laurants em 30 Ago 2007, 15:29

Eu tenho um certo interesse na área, justamente pra poder ter mais argumentos ao defender meu tão estimado Hobby.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Allefcapt em 30 Ago 2007, 16:48

Olá a todos,

VERITAS,
Luto constantemente para que o RPG consiga ainda mais espaço nas aplicações educacionais.

Trouxe inclusive para cá uma experiência minha pessoal, através da qual venho tentando aplicar este conceito.

O CASO DO PIRATA
viewtopic.php?f=5&t=239


Logo, abriremos na SPELLRPG uma sessão voltada a discussão exclusiva de RPG $ EDUCAÇÃO.
O Eltor estará se dedicando a isto tão logo consiga ir aparando as arestas da casa nova.

É muito bom ver pessoas que amam o hobbie discutindo o assunto aqui.
Um grande abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Veritas em 30 Ago 2007, 20:03

isto é bom. Espaços especializados ajudam a incentivar ais gente a iniciar sua jornada.
Avatar do usuário
Veritas
 
Mensagens: 46
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:45

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor MVerde em 30 Ago 2007, 20:26

Em minha antiga cidade uma professora tentou usar o RPG para explicar melhor algumas épocas da literatura. Eu, com uma das únicas pessoas da cidade que possuíam livros com regras, iria ajudá-la.
No início parecia que tudo daria certo, ela tinha conversado na diretoria e eles tinham aceitado, para falar a verdade não foi bem aceito. Estávamos tentando marcar um dia para conversarmos como seria desenvolvido o jogo para que toda sala interagisse.
Mas nossa alegria durou pouco. Acho que todos devem se lembrar do caso de três garotos que teoricamente tinham apostado a vida em uma partida de RPG, aposta que levou a morte de um junto com seus pais. Até este ponto estava tudo bem, ainda tínhamos permissão para levar o jogo até a sala de aula. Mas ocorreu outro fato, um garoto lá da cidade e que estudava neste colégio foi trocar uma lâmpada do banheiro de sua casa e acabou morrendo.
Sei que todos devem estar pensando "o que isso tem a ver com o assunto?". Eu explico. Antes de ele trocar a lâmpada sua mãe implorou para que ele não fizesse isso, mas ele não a ouviu e ainda respondeu "preocupa não". Mas vocês ainda devem estar perguntando “o que isso tem a ver com o assunto?"
Agora minha explicação fará sentido não se stressem.
Na missa de sétimo dia do garoto, que aconteceu em um domingo, o padre dedicou uma parte da missa para dizer sobre "essa nova geração". Eu não vi a missa, mas ouvi alguns relatos. Sei que ele disse que "essa nova geração" não houve mais os pais e citou o caso do garoto que morreu dizendo "se ele tivesse ouvido a mãe estaria aqui conosco nesse momento", ele ainda continuou explicando que toda essa modernidade estava afastando os filhos dos pais, e começou a citar exemplos como internet. A partir deste momento começam a ser citados os jogos eletrônicos, e para finalizar ele tentou demonstrar como "essa nova geração" estava desligado do mundo e da família "vocês devem ter visto em todos esses tele jornais o caso de garotos que apostaram a vida mais a da família em um desses jogos, para vocês verem a que estado estão chegando nossos filhos". Foi mais ou menos isso que ele disse.
Chegando à escola na minha primeira aula minha professora de física me perguntou se eu jogava RPG, eu disse que sim e ela me disse sobre o sermão do padre, ela era mente aberta e me perguntou sobre o jogo se era tudo aquilo que havia sido citada na missa eu expliquei e ela entendeu que o padre havia exagerado, foi nesse momento que ela citou “e o pior que a professora(esqueci o nome :b ) tinha um projeto de usar esse jogo na sala e agora proibiram ela".
E assim terminou nossa cruzada para adentrar o RPG nas salas de aula.

Mas o engraçado disso tudo foi todo mundo do colégio com medo de mim e do meu grupo de RPG, na hora do intervalo quando agente saía da sala ficava todo mundo olhando torto, e vários alunos do primeiro ano nem passavam perto da gente. :bwaha:
"Spell: não é boazinha, é sincera."
Avatar do usuário
MVerde
 
Mensagens: 2004
Registrado em: 25 Ago 2007, 18:09
Localização: Goiânia - GO

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Veritas em 30 Ago 2007, 21:49

POr isto gosto de fazer publicações em revistas especializadas usando a terminologia pedagógica e indicando como ele pode ser útil.

Eles podem se pegar em seus medos e preconceitos e naõ fazer nada, mas um dia irão se questionar o motivo de tanto medo e verão que é só preconceito.
Avatar do usuário
Veritas
 
Mensagens: 46
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:45

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Irish Carbon em 30 Ago 2007, 23:00

Eu até estava cogitando de levar RPG pra minha aula de teatro. Pegar 3d&t (relativamente simples e eu tenho o manual), mostrar primeiro para ela e depois para os meus colegas.

O problema seriam as batalhas. RPG tem um certo foco em confrontos e isso não é condizente com a aula em si. Alguém teria alguma idéia de alguma aventura que explore o máximo possível de interpretação, num ambiente realista e um sistema simples e prático? (sim, pode ser o S³ XD)
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.


Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Avatar do usuário
Irish Carbon
 
Mensagens: 3347
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:28
Localização: São Caetano do Sul - SP
Twitter: @ErickPolido

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Aluriel de Laurants em 30 Ago 2007, 23:27

(sim, pode ser o S³ XD)


(sim, DEVE ser o S³ XD).
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Veritas em 31 Ago 2007, 18:21

Isto:

PG tem um certo foco em confrontos e isso não é condizente com a aula em si.


precisa ser revisto por nós jogadores se pretendemos ter um alcance maior de nosso hobbie.

Não digo que devamos banir os combates dos jogos ou que devamos adotar a postura ultrapacifista e apresentada como politicamente correta. Não! Mas precisamos apresentar o termo conflito na sua acepção mais ampla: toda stuação de impasse.

O RPG imita a vida e a vida tem impasses, situações onde há forças opostas agindo. Neste sentido, é obrigatório termos regras de arbítrio para sua solução, que, no caso do RPG, magistralmente, contemplam, além de uma caracteristica específica no qual o arbótrio se fundamenta, a aleatoriedade: o caos.

Ao contrário de pensar que as regras de confronto são ruins, devemos apresentar as regras como o genial do RPG.
Avatar do usuário
Veritas
 
Mensagens: 46
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:45

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Torneco em 07 Set 2007, 17:21

Achei muito interessante a conversa aqui. Conheço um cara na minha universidade que faz um projeto de aplicação do RPG na sala de aula, o trabalho dele é muito bom. Se eu conseguir achar ele, eu vou pedir informações pra ele e trazer aqui.

Seria muito bom que o RPG conseguisse mais espaço, mas, infelizmente, a gente ainda tromba com o preconceito e a má informação das pessoas. Mas, espero que isso não dure muito tempo e que logo a gente possa falar de peito aberto que jogamos RPG.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Veritas em 08 Set 2007, 22:53

POdemos falar de peito aberto que jogamos RPG, como podemos falar que jogamos fitebol, que gostamos de sorvete de flocos e que nosso time de futebol é...(complete com seu time). A constituição nos garante liberdade de expressão.

Agora, há inúmeros projetos de estudo sobre usos outos do RPG que não o lúdico. Vou citar um deles:

http://narrativas.incubadora.fapesp.br/portal
Avatar do usuário
Veritas
 
Mensagens: 46
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:45

[Aplicações] RPG como recurso pedagógico

Mensagempor Dahak em 09 Mar 2009, 01:33

Veritas, achei bem curioso que usarei, dentre outros, os dois autores que você citou para defender a aplicação do RPG.

Aliás, defender e criticar. Mas essa última parte ficará por méritos de outros autores.

É uma batalha enorme falar sobre o RPG na educação.

Dahak OUt
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Próximo

Voltar para RPG & Sociedade

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron