Bom. Nao muito ha ver mas comeco dizendo que ja vi cada aplicacao de "RPG" tao temerosa q da ate tristesa. Vi alunos saindo da sala dizendo "q coisa boba", em geral, os melhores alunos. E olha q educacao nao eh a minha principal area de estudo, ainda. Entao, tudo depende muito do que eh feito, e como eh feito, e oq deve ou nao ser chamado de RPG >.o Vou pular essa longa conversa.
So devo mencionar que interpretacao e que " o role play" (sem game) nao eh uma tecnica nova em educacao, isso eh usado a tempos e funciona (dentro dos limites).
Minha opiniao, resultante das minhas observacoes: O jogo em si nao devia ser oferecido no periodo de aulas mesmo, deveria ser um tipo de atividade extra-classe opcional (claro, isso eh ruim pra escolar particulares). Eu acho que, uma vez que o jogadores esteja suficientemente atrelado ao seu personagem, uma vez q o personagem esteja bem desenvolvido e o grupo se interesse por construir uma historia, o narrador pode solicitar pesquisas de diversas naturezas ou redacoes (muitas vezes os players vao fazer isso mesmo sem solicitacao). Mas pra isso dar certo eh importante q o jogo ainda seja um jogo. Muitas pessoas se interessam + pelos seus hobbies que pelas suas obrigacoes. Pra mim RPG eh otimo na educacao informal e, ate o momento, me parece meio dificil de praticar na educacao formal (considerando uma sala de aula ideal onde todos os alunos, independentemente de genero, tem a mesma chance de serem "tocados" pelo conteudo apresentado).
Eu acho legal essa opcao de jogar RPG em vez de fazer educacao fisica Especialmente pq eu ODIAVA educacao fisica. Ainda assim eh so um "ou vc toma o remedio ou toma injecao", ha uma obrigatoriedade e a obrigatoriedade facilmente descaracteriza o ludico.
Bem, resumindo. Eu acho q os jogadores aprendem mais quando o jogo os leva a outras atividades do que enquanto estao propriamente jogando.