[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor Agnelo em 06 Jul 2009, 10:43

Não, o mais engraçado são os RPGistas querendo ser mártires mesmo com o caso encerrado.

Acabou-se.

Felizmente esses quatro agora com seu nome limpo poderão virar essa página e seguir suas vidas mesmo após tudo que passaram. Infelizmente a incompetência dos investigadores e da promotoria (aliados, talvez a má intensão de alguma parte, mas isso é especular), fez com que o verdadeiro culpado esteja livre.

Eu sou contra essa postura defensiva que alguns companheiros de hobby usam nesses casos porque não há como saber se alguém é culpado ou inocente sem analisar os meandros do processo, as vezes nem assim.

Ligação com RPG não é sinal de culpa, mas também não é de inocência. Qualquer alegação diferente dessas é ignorância, seja pra um lado ou pra outro.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor Batousa em 06 Jul 2009, 10:48

Vei, se um cara le um livro e mata uma pessoa, isso não é culpa do livro e sim do cara que matou uma pessoa.
É a mesma coisa de colocar a culpa de um suicídio em uma musica.
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Jul 2009, 10:51

Não estou inocentando os réus por causa do RPG. A Justiça os inocentou.
O que eu estou dizendo é que o RPG continua sendo usado como bode expiatório pela mídia.
O RPG, e não os RPGistas, preste atenção.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor Agnelo em 06 Jul 2009, 10:56

Batousai escreveu:Vei, se um cara le um livro e mata uma pessoa, isso não é culpa do livro e sim do cara que matou uma pessoa.

É exatamente o que eu penso, mas a postura que eu normalmente vejo é de que se o cara leu esse livro ele não mata pessoas, e ponto final. E isso é estúpido.

V.A. escreveu:O que eu estou dizendo é que o RPG continua sendo usado como bode expiatório pela mídia.

Aí que tá Virtual, onde a mídia está fazendo isso?

Cadê esses absurdos e infindáveis ataques ao RPG? Eu sinceramente não os vejo.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Jul 2009, 11:02

Cadê esses absurdos e infindáveis ataques ao RPG? Eu sinceramente não os vejo.

Agora não os vê. Mas após o fim do caso praticamente nada foi esclarecido.
Releia o artigo que você postou, por exemplo. Falaram que os réus foram inocentados, e tudo o mais. Mas o RPG foi colocado como um "os investigadores colocaram o jogo de RPG como influenciador do crime". Mesmo sem nenhum culpado, o atributo de "inspirador" do RPG não foi tirado desse artigo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor Agnelo em 06 Jul 2009, 11:04

_Virtual_Adept_ escreveu:Mas o RPG foi colocado como um "os investigadores colocaram o jogo de RPG como influenciador do crime". Mesmo sem nenhum culpado, o atributo de "inspirador" do RPG não foi tirado desse artigo.

Deus do céu, tchê, e não foi exatamente o que aconteceu?

Se eles dissessem qualquer coisa diferente disso estariam mentindo.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor Luminus em 06 Jul 2009, 11:05

Locke,

Toda a vez em que saiu uma matéria associando o assassinato ao RPG, houve um ataque ao RPG. Simplesmente porque ainda estávamos em processos de investigações, de interrogatórios, etc. Assim sendo, nenhuma conclusão poderia ser obtida. O correto seria anunciar as evoluções das investigações em frases como "a principal teoria é a de que o crime esteja associado ao RPG", e não coisas como "o crime está associado ao RPG", e a gente viu isso, e muito, nas notícias desses últimos 10 anos. E continuamos a ver, após as pessoas inocentadas, que o jogo é descrito como associado ao crime... incrível!

EDIT

Deus do céu, tchê, e não foi exatamente o que aconteceu?


Não, não foi. Eles não encontraram nem 1d10 na cena do crime. Associaram o RPG ao crime porque, num dos quartos da república onde estavam os suspeitos, havia livros de RPG.

E.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor Agnelo em 06 Jul 2009, 11:12

Luminus escreveu:
Deus do céu, tchê, e não foi exatamente o que aconteceu?


Não, não foi. Eles não encontraram nem 1d10 na cena do crime. Associaram o RPG ao crime porque, num dos quartos da república onde estavam os suspeitos, havia livros de RPG.

Leitura seletiva é foda.

Leia meu último post direito, tem uma parte negritada e em itálico, dizendo que "os investigadores colocaram o jogo de RPG como influenciador do crime" os INVESTIGADORES, ninguém disse que isso fazia sentido, só foi dito o que aconteceu, os INVESTIGADORES disseram que tinha a ver com RPG. Ou isso é intriga da mídia?

Entenderam porque eu disse que vocês ficam na defensiva nesses casos?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor Luminus em 06 Jul 2009, 11:29

Quando uma pessoa é atacada, é normal que ela fique na defensiva.

E o que eu digo se mantém: os investigadores colocaram o RPG como suspeito por conta do que encontraram na república, e não na cena do crime. Cara, eu já imaginei até umas cenas daquelas de humor baseado nisso: os investigadores entram no quarto, vêem o poster de D&D, e dizem "oh, aqui está: o crime foi influenciado por esse jogo de RPG!"... daí, no quadro seguinte, eles entram no quarto, veem um poster de Leandro e Leonardo e dizem "oh, aqui está: o crime foi influenciado por música sertaneja!"... noutra vez, eles entram no quarto, e tem um poster do Cruzeiro Tricampeão Mineiro 96/97/98 e então "oh, aqui está: o crime foi influenciado pelo futebol!"... sério, já apareceu até o Bozo e o ET do Spielberg nessa toada.

EDIT

Além do quê, com os acusados inocentados, o que se entende é que os investigadores estavam errados. Ou seja, até onde se sabe, o RPG não tem nada a ver com o crime. No entanto, ainda assim, contudo, os sites de notícias continuam descrevendo o crime como "assassinato em ritual satânnico misturado com jogo de RPG".

E.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor Agnelo em 06 Jul 2009, 11:36

Luminus escreveu:E o que eu digo se mantém: os investigadores colocaram o RPG como suspeito por conta do que encontraram na república, e não na cena do crime.

Então tu concordas comigo que dizer que os investigadores fizeram isso não é atacar o RPG, correto?

Luminus escreveu:Além do quê, com os acusados inocentados, o que se entende é que os investigadores estavam errados. Ou seja, até onde se sabe, o RPG não tem nada a ver com o crime. No entanto, ainda assim, contudo, os sites de notícias continuam descrevendo o crime como "assassinato em ritual satânnico misturado com jogo de RPG".

Correndo o risco de me repetir, onde tu estás vendo isso?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor Luminus em 06 Jul 2009, 11:47

Então tu concordas comigo que dizer que os investigadores fizeram isso não é atacar o RPG, correto?


Não é tão simples assim. A imprensa tem a obrigação de ser crítica, no sentido de que ela deve refletir sobre aquilo que divulga. Primeiramente, deveriam procurar saber o que é esse tal de RPG que foi associado ao crime, uma vez que não é algo amplamente conhecido pela população. Mas toda a vez em que uma reportagem falando do crime foi ao ar, as inserções sobre o RPG não descreviam o importante aspecto de cooperação existente no jogo, dentre muitos outros. O que se apresentou, na verdade, foram apenas imagens de clima violento... ou seja, a reportagem ligava o jogo ao crime, utilizando imagens que possivelmente não estavam no conjunto de "evidências" encontrado pelos investigadores. Ademais, uma coisa é dizer "essa é a principal (ou única) TEORIA dos investigadores"... outra bem diferente é dizer "Aline teria morrido em um ritual satânico envolvendo o jogo de RPG"... a imprensa não poderia ser tão parcial na divulgação dos fatos, até porque não há fato algum aí, exceto a morte da garota.


[Deus do céu, eu não acredito que preciso escrever isso na Spell... e ainda por cima para um RPGista veterano...]

Correndo o risco de me repetir, onde tu estás vendo isso?


Leia no site da Folha, leia no Portal UAI, em qualquer um que tenha ido ao ar nesse final de semana... todos ainda associam o crime ao RPG. A primeira notícia que eu vi onde não é feito esse vínculo é uma do portal UAI, de hoje, falando sobre como a população de Ouro Preto quer que o crime não termine impune (ou seja, quer a continuidade das investigações) e como a promotora diz que "sem fato novo, não tem o que investigar", ou seja, o caso está é encerrado mesmo.

E.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor Léderon em 06 Jul 2009, 11:51

Só uma nota:
Leia meu último post direito, tem uma parte negritada e em itálico, dizendo que "os investigadores colocaram o jogo de RPG como influenciador do crime" os INVESTIGADORES, ninguém disse que isso fazia sentido, só foi dito o que aconteceu, os INVESTIGADORES disseram que tinha a ver com RPG. Ou isso é intriga da mídia?
Diga isso à 90% da população que mal sabe interpretar um texto de maneira crítica.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor Luminus em 06 Jul 2009, 11:57

Explanação do Luminus = Muito boa.
Explanação do Léderon = Melhor que a do Luminus.

E.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor Agnelo em 06 Jul 2009, 13:57

Léd escreveu:Diga isso à 90% da população que mal sabe interpretar um texto de maneira crítica.

Reductio ad ignorum.¹

Então a imprensa não tem direito de apresentar uma notícia de uma forma correta porque o Zézinho da banca de frutas pode não entender? Como se corrige isso? Alguma sugestão?

Sério, já houve sim um tempo em que malhar o RPG era uma forma de atrair atenção do público, mas caso alguém realmente




Eclison,

Nunca ouvi falar desse tal de UAI, que parece ser daí mesmo, não vou entrar no mérito, mas fiz uma pesquisa na folha e sinceramente não encontrei nenhuma notícia tendenciosa com menos de 5 anos, como eu disse acima, isso até aconteceu no passado, mas dizer que acontece no presente não está correto.

O link que eu usei de base foi esse, se tu vez o contrário em algum desses aponte pra mim por favor.

1: Parece que as discussões fluem melhor por aqui quando a gente começa a fazer citações latinas sem sentido.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

[Julgado] Caso Ouro Preto vai à julgamento

Mensagempor Luminus em 06 Jul 2009, 14:16

... você chegou a pesquisar as notícias de hoje?

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/200 ... 666949.asp

Está no começo do segundo parágrafo: "A jovem foi morta em outubro de 2001 em um ritual envolvendo um jogo de RPG". Todos os investigados até o momento foram inocentados, menos o RPG, que continua a ser tratado como mentor intelectual do crime...

E, só para não parecer que é exceção, temos essa notícia, também de hoje, do portal globo.com:

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... PRETO.html

Está logo no subtítulo: Segundo a polícia, jovem foi morta durante um jogo de RPG em 2001.

E aí, já que um portal mineiro não serve, servem esses aí, que são cariocas?

E.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

AnteriorPróximo

Voltar para RPG & Sociedade

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron