[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

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Mensagempor Mirallatos em 26 Nov 2008, 17:27

Eu discordo do Luminus, não creio que tenhamos involuído. Acho que estamos estagnados.

Lá fora vemos títulos sobre gêneros diversos, iniciativas que saem do universo de fantasia medieval. No Brasil, jogar RPG é quase um sinônimo de explorar masmorras. Criar algo relacionado, é também criar algo para esse tipo de temática. O que tivemos de diferente foi justamente (falo de material publicado) algumas propostas do sistema Daemon e o OPERA. Claro, temos jogos anteriores que abordavam temáticas diferentes, mas hoje ninguém nem lembra mais.

Escrever algo diferente é desafiador e com pouca garantia de retorno mesmo. Porque temos esse público direcionado. Eu mesmo tenho algumas coisas escritas, idéias para um RPG de investigação policial baseado na história do país, mas nunca me senti motivado a tocar a idéia.

Concordo. Eu notei isso muito na 4e, onde ficou bem claro que algumas impressões foram divulgadas em certos lugares e se tornaram 'certezas absolutas' e 'provas incontestáveis' sobre a nova edição.


Como assim Kimble, não entendi.
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Mensagempor kimble em 26 Nov 2008, 21:48

Como assim Kimble, não entendi.


Muita gente cita o artigo da DS sobre a 4e quando quer justificar porquê não gosta do sistema. Só que se você pergunta se eles conhecem o sistema ou demonstra que os autores daquele quadro de comparação falaram muita bobagem, as pessoas ficam sem o que dizer.
Apesar de a gente considerar que o maior acesso à internet aumentou também o acesso a informação diminuindo a influência de fontes de informações específicas em troca de um acesso a um grande número de fontes, eu me pergunto se isso é realmente verdadeiro. Eu vejo muita informação repetida por aí, muito jogador pensando da mesma forma. Tem alguns modelos mentais (que pelo menos na minha opinião) parecem se repetir muito nos jogadores brasileiros que eu vejo em fóruns e listas de discussão.

Lá fora vemos títulos sobre gêneros diversos, iniciativas que saem do universo de fantasia medieval. No Brasil, jogar RPG é quase um sinônimo de explorar masmorras.


Verdade. Eu incluiria aí também o gênero de 'monstros entre nós' até alguns anos atrás, que era comum devido ao WoD e cia, só que isso diminuiu nos últimos anos. Não que não tenha muita gente jogando esse tipo de jogo ainda, só que a fantasia medieval é o padrão.
E a fantasia medieval mais básica também. Anões, elfos, magia arcana e magia divina, magos, guerreiros, ladinos, etc. e etc.. Por isso até que eu gostaria de ter visto a recepção do Arcana Unearthed no Brasil. Não tenho muito conhecimento sobre o cenário, mas pelo que me disseram ele foge desses padrões.
O que talvez sirva como complemento do pensamento do Luminus na verdade. Afinal, se o tipo de jogo que é disponibilizado E faz sucesso é de um nicho específico (explorar masmorras), existe menos espaço para novos cenários e sistemas (afinal, a competição se torna maior quando todo mundo ataca o mesmo nicho e novos autores tem mais dificuldade de se estabelecer).

Mas porquê isso? Porque o padrão são jogos medievais e explorar masmorras? Ou alguém discorda e acha que existe algum outro padrão? Ou mesmo não há padrão?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
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Mensagempor GoldGreatWyrm em 26 Nov 2008, 22:29

Eu diria que não há padrão, mas Masmorras são mais pop por que, bem... D&D inventou um gênero. Grupos de pessoas de diferentes especializações mas com poder pseudo-igual se juntando para bater desafios em busca de ouro, fama, glória e honra foram algo novo. Monstros entre nós, super-heróis, ficção científica e ficção histórica (Senhor dos Anéis) eram temáticas já existentes, mas Dragões & Masmorras pegou um pouco de cada e acabou criando algo extremamente divertido.

Sem contar que é menos complexo de se jogar :P
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Mensagempor Youkai X em 26 Nov 2008, 22:41

Eu pensei que esses últimos tempos houve entre alguns grupos e núcleos RPGísticos um crescimento de jogos com temática de Super-Heróis de comics norte-americanas estilo DC e Marvel, isso procede?

Por aqui no Brasil ainda há muito aquela associação de RPG = Anime/mangá por parte de muitos jogadores?
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Mensagempor Aluriel de Laurants em 27 Nov 2008, 06:22

Culpa do trio acredito eu, que porque o grande exmplo que tinhamos de rpg nacional fosse Tormenta que é uma corrupção de animês.
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Mensagempor kimble em 27 Nov 2008, 08:18

Eu pensei que esses últimos tempos houve entre alguns grupos e núcleos RPGísticos um crescimento de jogos com temática de Super-Heróis de comics norte-americanas estilo DC e Marvel, isso procede?


Espero que sim. Eu notei também mais comentários nesse sentido, provavelmenet porque com o M&M sendo lançado pela Jambô e o Gurps Supers fora de impressão a anos, esse voltou a ser um estilo disponível para os jogadores.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
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Mensagempor Aluriel de Laurants em 27 Nov 2008, 17:27

Espero que sim, gosto de campanhas de supers e acho que de certa forma as pessoas andam se cansando um pouco de animes, porque os que chegam por aqui tendem a ser mais ou menos a mesma coisa que já foi vista antes.
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Mensagempor kimble em 27 Nov 2008, 22:05

Uhum. E por isso que eu gostaria que fossem lançados mais sistemas e cenários aqui. Com focos diferentes. Porque atende a mais pessoas e permite jogos mais variados.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
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Mensagempor Youkai X em 28 Nov 2008, 13:04

Podiam lançar Exalted em português, por exemplo :P . Ou SCION. Ou Ninja Burguer XD
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Mensagempor Smaug em 28 Nov 2008, 14:28

Battlestar Galactica :pidao:

Tah, eu sei, soh eu ia jogar :b

Mas, falando um pouco dos grupos que eu joguei, foram péssimas experiencias quando se tenta sair da área horror ou fantasia medieval, os jogadores pareciam ter problemas em mudar de jogo. Sempre achar que alguem tem que ser o musculo, outro o cérebro etc... quando em alguns jogos (como iluminati, por exemplo) vc não necessariamente precisa de alguém bom de porrada.
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No thought of the consequences
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Mensagempor kimble em 28 Nov 2008, 15:48

Aí é questão de modelo mental. Eu já notei coisas similares em grupos que já estavam acostumados com outros Mestres e quando iam jogar comigo, tinham algum choque quanto aos conceitos. Então não é necessariamente só a questão do cenário, mas jogar sempre o mesmo tipo de coisa com os mesmos mestres.
Como um mestre antigo com que eu joguei ocasionalmente. Percebi que jogadores antigos dele nunca tentavam fazer nada para se sobressair ou chamar a atenção dentro do cenário. Duas campanhas depois eu entendi porquê. Sempre que um PC de alguma forma derrotava outro NPC importante ou se sobressaia de alguma forma inesperada, esse personagem morria algumas sessões depois. Aquele Mestre não escrevia para os PCs, ele escrevia para os NPCs.

Voltando a exemplos felizes,

Eu notei que o Mestre de uma campanha de Lobisomem onde entrei gosta de crossover. Eu não gosto, então ainda estou tentando me acostumar, mas sei que é só uma questão de modelo mental. Eu já joguei em tantas campanhas ruins com crossover, que eu espero que elas sejam ruins. É dificuldade minha em aceitar que o Mestre possa conseguir fazer algo interessante.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
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Mensagempor Mirallatos em 01 Dez 2008, 10:15

Como um mestre antigo com que eu joguei ocasionalmente. Percebi que jogadores antigos dele nunca tentavam fazer nada para se sobressair ou chamar a atenção dentro do cenário. Duas campanhas depois eu entendi porquê. Sempre que um PC de alguma forma derrotava outro NPC importante ou se sobressaia de alguma forma inesperada, esse personagem morria algumas sessões depois. Aquele Mestre não escrevia para os PCs, ele escrevia para os NPCs.


Me desculpem a expressão, mas que mestrezinho FDP. Eu tive outras experiência do tipo, mas em lives de Vampiro. O que determinava o poder de um membro era a amizade do jogador com o narrador...

Mas voltando ao assunto.

Alguém aí já deu uma folheada em Shadowrun, Alternity ou Trinity? Não é por nada, mas são jogos que me passaram uma ótima impressão. Aliás, eu nem preciso defender Shadowrun, por motivos óbvios. Já os outros dois eu não li muito, mas como dito, ao folhear alguns livros fiquei com muita vontade de ambientar Star Craft.

São bons exemplos de livros que mudariam essa mentalidade medievalista no RPG.
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Mensagempor Aluriel de Laurants em 01 Dez 2008, 14:15

Shadowrun me parece bem legal, eu adoraria ver no mercado mais opções que não fossem horror gótico ou fantasia heróica, adoraria ver uns sco-fi legais e outros gêneros como fantasia wushia se popularizando, mas a idéia de ter um exalted seria bem interessante.
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Mensagempor Youkai X em 02 Dez 2008, 12:22

Com um púnlico que gosta tanto de animes e eventos épicos ainda não entendo como não tentaram trazer Exalted ou SCION pra cá.

Mira, o VA chegou a ler Shadowrun e gostou da proposta, mas não foi com a cara do sistema. Acho que ele pretendia adaptar pra Opera.

Aqui em Manaus tem um mestre que abriu uma mesa de zumbis (é um sistema indie, que não lembro bem o nome) e tem conseguido jogadores e já registrou algumas das sessões já ocorridas.
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Mensagempor Aluriel de Laurants em 02 Dez 2008, 14:45

É a mesa de All Flesh Must Be Eaten.
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