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Iniciando os trabalhos

MensagemEnviado: 26 Mai 2008, 21:14
por louc0
Bom, este é o espaço para discutirmos e começarmos a dar forma ao nosso zine.

Acredito que devemos, num primeiro momento pensar no formato do zine. Umas idéias que já surgiram, e que eu gostei é a respeito de um tema central dominar cada edição.
Para o primeiro tema, temos as artes-marciais, que o Madruga e o Oda parecem estar pesquisando. Mas não quero avançar neste tema ainda.

Pra mim é importante, pra não dizer essencial, que pensemos em desenvolver para a WEB e não para um PDF que seja baixado e eventualmente impresso. Uma página é acessada rapidamente, é enviada rapidamente e é desmembrada muito mais facilmente. Quanto mais eu penso em formato revista look-alike, mais eu tenho a impressão de estar olhando pra trás. Por mais que fique bonito e tal ter um PDF bem diagramado, com ilustrações e afins, a divulgação sofre.

Afinal, pensem na seguinte situação: Fulano pega e fala com o amigo no MSN sobre nossa revista. Se ele manda um link, é quase que certo que o cara clica e passa os olhos em cima. E é nesse momento que a gente tem que atacar e fisgar.
Agora se ele tiver que baixar um arquivo de 10-15Mb, pra ver do que se trata, ele nem vai se animar. E vão ser poucos os que vão.
O que é necessário é uma versão simplificada para impressão, que pode ser usada em mesa nos jogos, ou pra quem realmente quer ler tudo e não tem saco de ficar no PC.

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A segunda parte a ser discutida é como se dará a escolha dos colaboradores, e que tipo de ajuda precisaremos de fato. Uma idéia que passei pro Madruga é a de abrirmos um tópico oficial no dicas, onde cada interessado faz uma breve descrição de como está disposto a colaborar, e de preferência mostra alguma coisa, para que nós possamos avaliar se o material é bom o suficiente para estar no nosso zine.
Diferente do tópico atual, que mais virou uma discussão sobre o assunto que uma listagem de fácil referência.

Enfim, depois de termos definido isso, podemos pensar em montar um pré-projeto da revista, para que tenhamos um cronograma e possamos delegar tarefas.

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MensagemEnviado: 26 Mai 2008, 23:27
por Sampaio
Completamente de acordo.

Gostaria de acrescentar sugestão pra lá de válida que deram no tópico original: se for pra fazer algo ao estilo e-zine, fazer em widescreen, pq é bem mais fácil ler quando vc está num PC.

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MensagemEnviado: 30 Mai 2008, 13:23
por Madrüga
Estou bolando o texto inicial de acordo com o que falamos ontem. Devo postar hoje.

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MensagemEnviado: 02 Jun 2008, 12:13
por Allefcapt
Olá a todos,

O LOUCO está certo.
O melhor exemplo que me vêm agora é o da TÁVOLA.

Apesar das inúmeras pessoas competentes e dedicadas dentro do projeto, o "peso" de ter que se baixar algo é um entrave.

Um abraço a todos,

Iniciando os trabalhos

MensagemEnviado: 06 Jun 2008, 22:19
por louc0
Ta galera, eu acho que a gente tem que levar a discussão adiante, de outra forma, os animos se vão, e morremos na praia, como sempre.

Iniciando os trabalhos

MensagemEnviado: 13 Jun 2008, 13:05
por Madrüga
Peço desculpas pelo semiafastamento.

Vou abrir um tópico para as pessoas se candidatarem, certo?

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MensagemEnviado: 13 Jun 2008, 17:39
por louc0
Acho que antes a gente tem que definir o formato e as seções
Até pra gente saber do que precisa.

Por ora temos o tema da primeira edição: artes marciais

Eu pretendo escrever um artigo sobre matemática do jogo (como sempre ehehehe), vou usar o artista marcial como um pano de fundo pro texto.

Mas penso que se tivermos algo entre 8-12 seções, estamos bem.

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MensagemEnviado: 19 Jun 2008, 03:09
por Sampaio
Agora estou com tempo livre. Não tanto como ficarei a partir do dia 30 (espero), mas suficiente para começar de vez aqui.

Só me designarem.

Iniciando os trabalhos

MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 10:21
por Madrüga
O problema é agradar todo mundo; com tantos sistemas, fica complicado. As seções ficariam meio desfocadas.

Poderíamos ter: uma introdução (do Sampaio), alguns artigos sobre artes marciais específicas (era legal para todo mundo conhecer. No esquema de site, lê quem quer, mas é bom para quem não lê inglês... não pode simplesmente procurar no Google), adaptações para alguns sistemas (Storyteller/ing, GURPS, d20 ou 4e, outros?), resenhas de livros dedicados...

Sério, eu me perco um pouco, nunca fiz isso. Parece que haveria várias grandes seções e diversos ramos. Ficaria algo bem grande, ainda mais com um tema tão amplo.

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MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 15:27
por Lady Draconnasti
Porque não montam uma enquete sobre os sistemas?

Iniciando os trabalhos

MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 22:27
por Sampaio
Acho que a e-zine deveria ser focada no que está sendo mais debatido no momento no Dicas e Idéias, ou seja, aplicável a todos os RPGs.

E depois sim, uma parte para o D&D (que é disparado o mais popular aqui), e talvez Storyteller, e a cada duas edições uma parte de Gurps, ou Daemon, ou Opera, ou outros sistema menos popular.

Iniciando os trabalhos

MensagemEnviado: 30 Jun 2008, 23:17
por Madrüga
Aí acho que era bom visar todos os tipos de jogadores, com dicas para mestres, coisa do tipo. A enquete é uma boa, mas temos uma boa noção, como o Sampaio demonstrou, de que sistemas são populares.

Iniciando os trabalhos

MensagemEnviado: 07 Jul 2008, 13:48
por Madrüga
Caras, tive uma conversa com o Faerunian que me iluminou bastante (desculpem pelo post duplo). O cara é inteligente, interessado e cheio de idéias. No EIRPG falamos, juntamente com o Allef, da inviabilidade de ficar fazendo revista em pdf, essas coisas, e que a mídia tinha que ser o site mesmo. Isso ajudaria a valorizar o site, que é meio abandonado em detrimento do nosso fórum.

Tomando o site da Wizards como exemplo, por que não poderíamos reformular nosso site, criar seções bacanas com nomes bacanas e publicar artigos e material SEM peridicidade mensal, prazos, etc? Aproveitando com isso, não teríamos trabalho com temas e com deixar jogadores insatisfeitos, e transformaríamos nosso site em um portal cheio de idéias e artigos originais, algo meio em falta por aqui. Que tal?

Iniciando os trabalhos

MensagemEnviado: 07 Jul 2008, 18:58
por Sampaio
Não sei se iria atrair tantas pessoas... Lançar algo como e-zine tem um atrativo diferente de notícias e artigos publicados no site. A Spell antiga já tinha isso, e nunca foi uma parte muito popular.

Além disso, a Spell atual JÁ TEM ISSO. Só não é muito popular. Várias vezes o Eltor já falou para incentivarmos o povo a escreverem artigos e dar-nos material para publicar no site, etc. Eles só não fazem.

O que poderia ser diferencial é escrever artigos sobre algo que está sedo debatido no fórum, pq poderia atrair mais a atenção dos usuários. Mas mesmo assim, temo aquela sensação de "Pq diabos ele simplesmente não postou isso no tópico?".

Enfim, a não ser que me explique melhor, acho uma idéia mais frustrada do que a e-zine.

Iniciando os trabalhos

MensagemEnviado: 08 Jul 2008, 21:10
por Madrüga
Bom, a idéia é de que o site da Wizards, por exemplo, tem seções fixas e informativas que independem do fórum. Mesmo o fórum e o site deles não têm login unificado, por exemplo. O diferencial é que muitos autores usam como "janela" esse espaço para divulgar material novo, artigos, etc.

Não dá para comparar com a Spell antiga, porque nunca foi a mesma coisa. Nunca houve esse foco de fazer seções como "bazaar of the bizarre", "expeditionary dispatches", "design and development", sabe? Nunca foi parte de alguma coisa unificada, com sentido, com uma visada.

O problema é o mesmo que a Távola está enfrentando: na boa, ninguém baixa revista em pdf por aqui. O público não aceita. Não há público. Se pudéssemos publicar, posteriormente, um pdf com uma reunião dos melhores artigos ou com artigos unificados por tema, creio que poderíamos realizar essa outra parte do projeto. Transformar um tipo de mídia física, como revista, em mídia de internet é meio perigoso e tende ao esquecimento e à falta de apoio dos leitores.

Se tivéssemos um time de peso colocando esse tipo de notícias no site, não teríamos como valorizar esse mesmo site, que para todos ainda parece um remendão, um algo aleatório? Nosso site tem muitos acessos, mesmo não tendo nada além das notícias do Allef.

Ou... podíamos mesmo criar um subfórum específico para cada "edição" da revista, para que todos pudessem comentar cada matéria e, ao mesmo tempo, pudessem baixar essa edição?