[$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

[$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor Eltor Macnol em 26 Ago 2011, 23:16

Como ficou registrado ali no tópico de prestação de contas, o povo da Spell não é só de falar. Em poucas doações já cobrimos os gastos com domínio e hospedagem (quem precisa de Allef?), e temos uma bela liberdade para escolher onde investir o excedente.

Eis o tópico para trocarmos ideias sobre isso. Sugestões são mais que bem vindas, de preferência visando alternativas que beneficiem o maior número possível de usuários.

Algumas coisas que já me ocorreram:

- um sistema de fórum pago foi a primeira opção, mas nas minhas pesquisas eles não parecem compensar o investimento... e acabei topando com a alternativa gratuita que estou testando e da qual falarei mais em breve;

- um sistema de wiki pago, que serviria como plataforma pra desenvolver os projetos de sistemas, cenários, hospedar campanhas online, etc? Existem, são bons? Ainda não pesquisei;

- qualquer outro tipo de software pago que possa ser instalado em um servidor pode ser uma alternativa viável: pensem em ferramentas que viram em outros sites e podemos procurar formas de adaptar para cá, como chats pagos, servidores de chat por voz para jogar online, etc;

- financiar licenças do Fantasy Grounds para mestres de mesas online na spell? (ou dando outros brindes e recompensas pra quem mestrar campanhas online regularmente, pois muita gente quer jogar mas poucos assumem a responsabilidade de organizar um jogo; seria uma boa forma de contribuirmos com o hobby, e um incentivo extra pra aumentar o número de gente jogando)

- camisetas e outros itens físicos?

- brindes diversos a serem sorteados entre nossos usuários? (Livros ou softwares, miniaturas.. Lembrei também de quanta gente comenta que não pode comprar jogos nas promoções do Steam, por exemplo, porque não tem cartão internacional: esses jogos são um bom tipo de brinde sem custo adicional de frete);

- prêmios para concursos de criação de material;

- financiamento de publicação de material concluído do SpellPress.

Opiniões ou sugestões, CHIRRIN!
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor Cebolituz em 26 Ago 2011, 23:18

Camisetas e outros items físicos!

Já que eu, particularmente, não usarei nenhuma das outras opções. :macaco:
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor louc0 em 26 Ago 2011, 23:59

É. Eu diria que investir em coisas relativas ao fórum/site/portal/wiki é prioridade. Brindes e promoções realmente não me agradam muito, porque no fim, só um ou outro acaba se beneficiando.
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor banned_guardian em 27 Ago 2011, 00:48

- financiar licenças do Fantasy Grounds para mestres de mesas online na spell? (ou dando outros brindes e recompensas pra quem mestrar campanhas online regularmente, pois muita gente quer jogar mas poucos assumem a responsabilidade de organizar um jogo; seria uma boa forma de contribuirmos com o hobby, e um incentivo extra pra aumentar o número de gente jogando)


First nessa hipótese. Segundo investimentos no fórum em si (estrutura e afins). Terceiro: PÃO E CIRCO PRA GALERA! SOLTA OS BRINDES! XD
***
Avatar do usuário
banned_guardian
 
Mensagens: 774
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:16

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor Iuri em 27 Ago 2011, 01:43

Todas ideias muito boas!
As que eu preferi, na ordem:

Eltor Macnol escreveu:- financiar licenças do Fantasy Grounds para mestres de mesas online na spell? (ou dando outros brindes e recompensas pra quem mestrar campanhas online regularmente, pois muita gente quer jogar mas poucos assumem a responsabilidade de organizar um jogo; seria uma boa forma de contribuirmos com o hobby, e um incentivo extra pra aumentar o número de gente jogando)

Como funcionam aquelas licensas masters, tipo a do nibe? Elas são atreladas a um IP específico, ou tem como se logar de diferentes computadores? Seria interessante comprar uma e deixar a disposição para quem quiser narrar (contanto que sejam jogos organizados na spell, apenas para usuários da spell). Esse item eu ponho em primeiro porque é um investimento único (sem mensalidades, né?). Só tem que ver como e quem pode usar a licença.

Eltor Macnol escreveu:- um sistema de wiki pago, que serviria como plataforma pra desenvolver os projetos de sistemas, cenários, hospedar campanhas online, etc? Existem, são bons? Ainda não pesquisei;

Primeiro tem que pesquisar as vantagens deste tipo de wiki para as wikidot ou outras wikis gratuitas da vida. Como integrar isso com a comunidade? Acho que essa ideia funcionaria bem melhor se em conjunto com a da spellpress. Antes de cogitar a sério esse investimento, teria que ser visto o número de interessados (e nível de interesse) em um espaço assim.

Eltor escreveu:- financiamento de publicação de material concluído do SpellPress.

Esse é meio complicado porque depende de usuários que possam assumir funções editoriais e levá-las a sério. Mas seria óussom ver esse troço funcionando!

Eltor escreveu:- prêmios para concursos de criação de material

- brindes diversos a serem sorteados entre nossos usuários? (Livros ou softwares, miniaturas.. Lembrei também de quanta gente comenta que não pode comprar jogos nas promoções do Steam, por exemplo, porque não tem cartão internacional: esses jogos são um bom tipo de brinde sem custo adicional de frete);

- camisetas e outros itens físicos?

Essas três por último, na ordem pela preferencia, quando sobrar um dinheirinho a mais. Os concursos de criação de material podem dar uma motivada extra para a spellpress.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor ferdineidos em 27 Ago 2011, 10:17

Cacete nem tinha visto que tavam doando dinheiro (não que eu tenha uma vontade tremenda de me separar dele, mas... XD )

Acho interessante a ideia de prêmios.

Prêmios para concurso de criação de material, prêmio para aquele award de melhor jogador de máfia, pra quem ganhar o bolão do campeonato brasileiro. Esses dois últimos pode ser besterinha mesmo, mas só como um incentivo pra quem participa do fórum.

De resto todas as ideias parecem ótimas, mas gostei também de uma wiki "spellrpg" para divulgação do material da galera. Se essa wiki começar a ter bastante material, pode-se começar a pensar em publicação e etc.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor Madrüga em 27 Ago 2011, 10:25

Bom, camisetas seriam viáveis só com um excedente maior... coisas pequenas, como jogos no Steam, livros, dados, coisinhas para dar em concursos (sinto saudade dos concursos).

Uma wiki seria legal, mas quanta coisa está sendo produzida atualmente? Igualmente para softwares pagos, temos necessidade de alguma coisa hoje que não seja coberta com programas grátis?

Poderíamos investir em MAGIC. :haha:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor MVerde em 27 Ago 2011, 10:37

Eu também sou do grupo de que prêmios são bons incentivos.

Madrüga escreveu:Uma wiki seria legal, mas quanta coisa está sendo produzida atualmente? Igualmente para softwares pagos, temos necessidade de alguma coisa hoje que não seja coberta com programas grátis?

Justamente, ainda não vi necessidade de ter algum software pago aqui.

Acho que uma das ideias poderia ser iniciar alguns concursos referente a criação de material, depois reunir esse material e iniciar a SpellPress.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
Avatar do usuário
MVerde
 
Mensagens: 2004
Registrado em: 25 Ago 2007, 18:09
Localização: Goiânia - GO

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor cigano em 27 Ago 2011, 11:05

Acho que podia rolar umas "secretarias" aqui, hahaha! Por exemplo, uma secretaria pro Pratas da Casa, uma pros jogos sociais (nem tinha pensado nisso, vlw Ferdineidos!), uma pro SpellPress, e por ae vai. Ae a Administração separa uma porcentagem pra cada lado do que sobrar dessa entrada de fundos, cada sessão se beneficia da sua forma com essa merreca.

Tipo, o esforço do pessoal do Terras Sagradas é lindo, eu fico orgulhoso só de ver que isso foi feito por esses putos que eu conheço e amo contrariar! E acho que um dim-dim inflando o projeto poderia trazer umas surpresas gratificantes pro cenário (alguma ilustração nova, uma wiki própria, e sei la mais o que)

Falo isso porque tem um grupo que certamente não vai parar com as doações, e não acho que exista uma formula certa de onde essa grana poderia ser investida sem ter que todo mês descobrir um canto novo pra torrar ela, e é assim que muita gente perde o dinheiro, sem uma visão clara dos custos que tem na própria vida. Então eu acredito que ter essa maleabilidade ia cobrir uma gama maior de usuários e beneficiar melhor a comunidade.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor DracoDruida em 27 Ago 2011, 13:14

Preguiça de fazer um comentário muito desenvolvido, mas vamos lá:
O que der pra continuar sendo de graça e for bom, melhor mantermos de graça, oras! Dinheiro não nasce em árvore. O problema que eu vejo nas tais "secretarias" é que parece que tem tanta coisa assim no que o dinheiro pode ser gasto ou uma renda segura e constante de dinheiro, e isso acho meio problemático. A parada é investir o dinheiro no que vai dar um retorno interessante, um incentivo interessante.
A idéia das licensas do Fantasy Grounds 2 eu pessoalmente acho linda.

Madruga escreveu:Uma wiki seria legal, mas quanta coisa está sendo produzida atualmente? Igualmente para softwares pagos, temos necessidade de alguma coisa hoje que não seja coberta com programas grátis?

Concordo com isso.

banned_guardian escreveu:Terceiro: PÃO E CIRCO PRA GALERA! SOLTA OS BRINDES!

Pois é, os brindes tem a função de dar uma animada, atrair gente, motivar o povo! No entanto, cuidado, né. Acho que a gente já cansou de ver promoções uma atrás da outra que não pareciam dar nenhum resultado interessante (cofcof allef).

Eltor escreveu:- prêmios para concursos de criação de material;

- financiamento de publicação de material concluído do SpellPress.

Essas duas idéias eu acho muito boas também, dá um gás.

Uma coisa que eu fico pensando também é: o que atrairia mais pessoas? Acho legal pensar nisso.
Aliás, e aquela plataforma de organizar campanhas ou algo assim? A idéia continua, acham que ainda vale a pena,etc?
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor Eltor Macnol em 27 Ago 2011, 15:30

Obrigado a todos que estão opinando, essa participação é mais que saudável!

Wiki: Como mencionei, ainda não pesquisei nada sobre isso, então não sei se os pagos valem o investimento. Na pesquisa por sistemas de fóruns, usar o gratuito continuou sendo a melhor opção. Independente de ser pago ou não, uma ferramenta que facilite a organização de quem quer trabalhar em projetos seria uma boa expansão para nós, então quem tiver sugestões, fique à vontade.

Itens físicos: Me ocorreu agora há pouco uma opção bem óbvia, barata e que pode se converter em mais usuários: Adesivos. Eu gostaria de colocar um adesivo atrás do carro e no baú da moto, especialmente se tiver alguma imagem apropriadamente geek. :bwaha: E é o tipo de coisa com baixo custo de produção e de frete, e que serve como propaganda pra quem ainda não nos conhece.

Fantasy Grounds: Francamente, também é uma das minhas alternativas favoritas. Assim como a Wizards incentiva DMs a mestrar com coisas gratuitas, nós podemos fazer parecido. E quem já jogou no Fantasy Grounds sabe a PUTA diferença que é usar ele, a experiência melhora muito. Mas não acho que dê pra compartilhar uma licença para mais de um grupo, teria que checar os termos de uso deles.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor Iuri em 27 Ago 2011, 17:04

Promoções são legais, mas acho que devem ser deixadas para quando o portal estiver funcionando (vai ser mais fácil atrair gente nova assim). Quando isso acontecer, se quiserem ideias para formas de aproveitar os brindes integrando a participação da comunidade, lembrem-se que já sugeri algumas coisas antes. Tem ideias para promoções para uns 2 anos ali (ou mais, dependendo do quanto investirem nisso).

Madrüga escreveu:Poderíamos investir em MAGIC. :haha:

Sugestão: Torneios spellianos de cardgames e boardgames (já temos tópicos tentando motivar o pessoal) pela internet, através de softwares gratuitos. Pode-se usar o MagicWorkstation, e programar horários para as partidas oficiais (teria que ter um juiz, de preferencia algum juiz oficial do DCI --eu era, mas já perdi minha licença de juiz a muitos anos--). Ao vencedores, decks ou boosters. Com os boardgames a mesma coisa, mas os premios podem ser minis (ou mesmo algum jogo de tabuleiro não muito caro). Isso poderia atrair vários usuários novos, mas justamente para não aparecer neguinho que ninguem nunca viu mais gordo só para pegar os brindes, pode-se criar algum critério para participação por exemplo "Ter se apresentado na sessão apropriada e participado do forum por pelo menos um mes, para poder começar a competir". Ou talvez apenas dar camisetas ou dados ao vencedor, para não atrair gente só interessada nisso, e manter o torneio para spellianos.

Madrüga escreveu:Uma wiki seria legal, mas quanta coisa está sendo produzida atualmente? Igualmente para softwares pagos, temos necessidade de alguma coisa hoje que não seja coberta com programas grátis?

São questionamentos importantes. Mas acho que tem muita gente produzindo coisas próprias que não estão postadas por aqui. Com um agregador de wikis o pessoal poderia divulgar suas criações sem poluir muito o fórum (que poderia ser usado para discutir as coisas postadas nas wikis alheias). Se tiver como listar as atualizações das wikis em algum canto do forum/portal, seria útil. Eu, por exemplo, até criei uma wiki para começar a desenvolver um cenário próprio, mas parei de passar o troço pro PC. Se houvesse este investimento, eu poderia me motivar a terminar de escrever o que ja tenho.

Eltor Macnol escreveu:Itens físicos: Me ocorreu agora há pouco uma opção bem óbvia, barata e que pode se converter em mais usuários: Adesivos. Eu gostaria de colocar um adesivo atrás do carro e no baú da moto, especialmente se tiver alguma imagem apropriadamente geek. :bwaha: E é o tipo de coisa com baixo custo de produção e de frete, e que serve como propaganda pra quem ainda não nos conhece.

Eu não sei onde eu colocaria um adesivo... na mochila? Acho que prefiro camisetas como fonte de propaganda, mas com certeza compraria um!

Eltor Macnol escreveu:Fantasy Grounds: Francamente, também é uma das minhas alternativas favoritas. Assim como a Wizards incentiva DMs a mestrar com coisas gratuitas, nós podemos fazer parecido. E quem já jogou no Fantasy Grounds sabe a PUTA diferença que é usar ele, a experiência melhora muito. Mas não acho que dê pra compartilhar uma licença para mais de um grupo, teria que checar os termos de uso deles.

Checando o FAQ do site:
Can I run the software on two computers with one license, e.g. at work and at home?
The EULA states that you have a license to use one copy of the software on any one system and that the license is not transferable to any other system. In other words you are not allowed to install the software on several computers. The software itself cannot tell what computer it is running on and as long as no two players in a game are using the same license, the software will assume the above to be true.

Ou seja, poder não pode. Mas desde que a licensa da spell não esteja sendo usada por dois pcs jogando o mesmo jogo, não tem problema. A pergunta é: tem como instalar duas versões do programa na mesma máquina, uma com a licença ultimate da spell e outra não registrada (ou registrada com alguma outra licença), para quando não estiver narrando?

Se for possível todo mundo jogar apenas com uma licença (não seria todo mundo, claro, apenas alguns narradores de confiança poderiam assumir o papel) eu coloca este investimento no topo das preferencias. Se não, chuto pra ultima posição: afinal, seria um investimento grande demais para só uns poucos se beneficiarem. Claro, ainda podem dar algumas licenças lites ou full em promoções.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor Myako Lumine em 27 Ago 2011, 19:03

Meus dois centavos sobre isso:

- um sistema de fórum pago foi a primeira opção, mas nas minhas pesquisas eles não parecem compensar o investimento... e acabei topando com a alternativa gratuita que estou testando e da qual falarei mais em breve;


A não ser que traga algo muito melhor, eu, pessoalmente, não vejo necessidade.


um sistema de wiki pago, que serviria como plataforma pra desenvolver os projetos de sistemas, cenários, hospedar campanhas online, etc? Existem, são bons? Ainda não pesquisei;


Sobre isso, acho que existem sistemas gratuitos que são muito bons. Acho que o dinheiro pode ser melhor usado.


- qualquer outro tipo de software pago que possa ser instalado em um servidor pode ser uma alternativa viável: pensem em ferramentas que viram em outros sites e podemos procurar formas de adaptar para cá, como chats pagos, servidores de chat por voz para jogar online, etc;


Isso seria interessante. Tem também a opção de servidores da Spell pra jogos que a galera jogue, talvez? TF2, Minecraft, entre outros jogos/programas que usam servidores.


- financiar licenças do Fantasy Grounds para mestres de mesas online na spell? (ou dando outros brindes e recompensas pra quem mestrar campanhas online regularmente, pois muita gente quer jogar mas poucos assumem a responsabilidade de organizar um jogo; seria uma boa forma de contribuirmos com o hobby, e um incentivo extra pra aumentar o número de gente jogando)


Isso, pessoalmente, acho interessante. Uma licença liberada a cada X tempos pro grupo/mestre que mais tiver produzido é animador.


- camisetas e outros itens físicos?

- brindes diversos a serem sorteados entre nossos usuários? (Livros ou softwares, miniaturas..)


Acho interessante, mas desde que seja através de concursos incentivando o pessoal a fazer material, não através de sorteios.


- financiamento de publicação de material concluído do SpellPress.


Seria interessante, mas acho que, antes, seria uma boa produzir bastante coisa e, depois, decidir o que o pessoal do fórum acha que deve ser financiado, e o que não deve.

"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Avatar do usuário
Myako Lumine
 
Mensagens: 668
Registrado em: 24 Dez 2007, 14:59
Localização: Cabo Frio - RJ
Twitter: @myako

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor Léderon em 28 Ago 2011, 10:24

Aparecendo só pra dizer que concordo muito com os pontos de Myako. Sobre ítens físicos promocionais, além de camisetas e adesivos, pra quem não tem carro ou moto acho que seria bacana ter bótons e chaveiros. Coisas que ficam ali penduradas na mochila. Isso pode ser pra venda, mesmo, além de ser brinde em prêmios e tal.

Reforçando que premiações só são legais se forem feitas com base em produção de conteúdo. Concursos de textos, regras, desenhos, que seja, mas sem "dê RT nessa mensagem para concorrer." Talvez uma dessas só uma vez ao ano, e pra coisas bem baratinhas - querendo ou não, promoções rápidas atraem o povo. Mas não queremos só atrair, queremos MANTER esse pessoal aqui, e por isso a produção de material é mais interessante.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: [$$$] NOVOS INVESTIMENTOS

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Ago 2011, 10:28

Myako Lumine escreveu:
- qualquer outro tipo de software pago que possa ser instalado em um servidor pode ser uma alternativa viável: pensem em ferramentas que viram em outros sites e podemos procurar formas de adaptar para cá, como chats pagos, servidores de chat por voz para jogar online, etc;


Isso seria interessante. Tem também a opção de servidores da Spell pra jogos que a galera jogue, talvez? TF2, Minecraft, entre outros jogos/programas que usam servidores.


Hmmmm, checar os custos de um servidor 24/7 pra algum jogo online popular por aqui é interessante mesmo. :aham:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Próximo

Voltar para Linha Direta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron