Página 1 de 3

Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de RPG

MensagemEnviado: 26 Abr 2011, 14:07
por _Virtual_Adept_
Uma coisa interessante a se notar no fim de uma guerra é que quem escreve a história são os vencedores. Certa vez, há muito tempo, ouvi uma citação até interessante sobre isso:

"O que os filósofos, historiadores e artistas de Hiroshima e Nagasaki pós-Segunda Guerra pensavam sobre as bombas atômicas? Absolutamente nada, porque eles estavam mortos".

Felizmente, isso não se aplica aqui. A rixa que ocorreu entre a Spell antiga e a nova não é necessariamente uma guerra, e não precisa ter um lado necessariamente vencedor. Então, a história da rixa pode ser escrita por ambas, de alguma forma.

Rodrigo (Allefcapt) e Cristiano Lagame (Ronassic) expressaram por e-mail e outros meios privados o lado deles da história. A versão deles do conflito. Porém, toda história tem dois lados, e é o lado da comunidade que vai ser contado aqui, pois temos o direito de resposta.

Além disso, quero deixar bem claro que, por desejo da comunidade, a nova Spell não terá mais nenhum tipo de associação com a Spell antiga. Não queremos ser os "verdadeiros" donos do nome Spell RPG, nem nada disso. Tanto que queremos mudar o nome. Rodrigo e Cristiano podem continuar comemorando os 15 anos da Spell à vontade, pois agora o fórum antigo é deles.

A nova Spell, que ainda não tem nome definido, é um fórum novo, com membros que se conheceram através da Spell Brasil, Spell Forever e Spell RPG. Não temos o menor vínculo, seja de parceria ou associação, com a Spell RPG. De fato, é provável que não tenhamos parceria com ninguém, já que não somos de favorecer um produto ou marca em detrimento de outra, e preferimos avaliar tudo da forma o mais imparcial possível (mesmo que isso, muitas vezes, não ocorra).

Como já foi demonstrado em diversas encarnações anteriores (Spell Brasil, Spell Forever, Spell RPG, "Spell" atual), a comunidade consegue sobreviver muito bem sem seus antigos administradores. Depois que a Spell do Spellmaster foi fechada, conseguimos nos organizar muito bem na Spell Forever. Agora que a Spell do Allef mudou de mãos, com certeza vamos nos sustentar na nova Spell.

Mas não entendam mal. Nós continuamos sendo a "Spell". Só que somos a Spell dos usuários. Não somos mais a Spell do Rodrigo e do Cristiano, não somos mais a Spell de 15 anos, nem a Spell do Spellmaster. Mas a comunidade, em si, é mais importante do que o nome que carrega. A comunidade já mudou de nome antes, e continuou a Spell, e continuou grande. Assim, continuará.

Durante a carta, chamarei a Spell RPG antiga de "fórum antigo", e a Spell RPG nova apenas de "fórum novo". Quando falar "Spell" ou apenas "fórum", estarei me referindo à fase quando os dois fóruns eram um só.

Antes de mais nada, vamos esclarecer uma coisa: o fórum novo NÃO ROUBOU NEM INVADIU o banco de dados do fórum antigo. Tudo o que fizemos foi um backup do banco de dados da Spell, através das ferramentas administrativas do phpBB. Como o Eltor tinha acesso a tais ferramentas (já que ele foi o criador do fórum e o dono original do domínio spellrpg.com.br), ele baixou um backup das informações e colocou no servidor novo.

Isso NÃO PODE ser caracterizado como roubo, furto ou apropriação indébita, já que o conteúdo dos posts do fórum pertence aos seus respectivos autores, como é dito no Termo de Serviço do fórum. Logo, estávamos exercendo o nosso direito de recuperar nossos dados, antes de o fórum passar a ser domínio absoluto dos administradores atuais do fórum antigo (e os mesmos eliminaram os privilégios dos outros administradores sem aviso prévio ou motivo).

Caso algum usuário do fórum antigo não quiser suas postagens no fórum novo, pode conversar com qualquer moderador ou administrador que cuidaremos de eliminar os posts.

Segundo esclarecimento: o fórum novo e seus administradores não estavam interessados no portal construído pelo webmaster Cristiano Lagame (Ronassic). Se ele estivesse de boa vontade, e nos devolvesse o domínio, mas não quisesse que seu portal continuasse sob as mãos do fórum novo, poderia ter conversado conosco, que tentaríamos chegar a um acordo comum (provavelmente eliminando o portal dos nossos servidores).

Tudo o que queríamos era dispensar o Cristiano de suas atividades como webmaster, pois ela estava nos deixando insatisfeitos (como é deixado claro nesse tópico). Também queríamos que o Rodrigo (Allefcapt) deixasse de exercer seu "mandato" como administrador do site, já que ele já havia sido dispensado do cargo há muito tempo (como se pode ver nesse post).

Um dos pontos principais da discussão é justamente esse: o Rodrigo continuou mandando no Cristiano como se fosse administrador do site, mesmo depois de ter sido dispensado no cargo. Podemos ver isso aqui, quando é colocada uma rádio online no portal sem o menor aviso prévio. Eles também criaram e publicaram um banner antes de divulgá-lo à comunidade, como pode se ver aqui.

Mas essas não foram as primeiras coisas que nos deixaram irritados ou impacientes. Tomar decisões sem consultar a comunidade e ignorar as requisições que a comunidade faz já eram atitudes de praxe da "administração" do Rodrigo. Simplesmente acompanhem os links a seguir e vejam por si mesmos.

viewtopic.php?p=200918#p200918
viewtopic.php?p=220479#p220479
viewtopic.php?f=75&t=7077 (esse tópico havia sido apagado sem aviso prévio ou motivo expresso, o que é bastante suspeito. Por sorte, ficou armazenado no arquivo morto, então o recuperei).
viewtopic.php?f=36&t=6393#p203548
viewtopic.php?p=183101#p183101
viewtopic.php?p=200918#p200918

Depois de cometer tantos erros, ele sempre queria resolver as coisas no RPGCon ou por email, quando o canal da comunidade deveria ser o próprio fórum. Geralmente, ele jogava panos quentes sobre as discussões e fingia que nada havia acontecido.

Esse é o nosso lado da história. A Spell RPG era, originalmente, do Eltor. Ele registrou o domínio, contratou o servidor, e colocou o site no ar. Quando o Rodrigo contratou o Cristiano como webmaster, o Eltor quis mudar o servidor para um mais estável (ainda no nome dele, obviamente). Em vez disso, o Cristiano mudou o servidor para um no nome do Rodrigo, sem nos consultar ou pedir permissão. Um detalhe, porém, é que o servidor do Eltor tem espaço de banda ilimitado e maior armazenamento que o servidor do Rodrigo.

Além disso, devido a problemas técnicos, o nome do domínio foi transferido do nome do Eltor para o nome do Cristiano. Infelizmente, o tópico onde isso pode ser visto não foi recuperado no backup, mas o Eltor pode mostrar os emails que comprovam a situação. Por algum motivo, que desconhecemos, o Cristiano colocou em mente que o dono original da Spell RPG é o Rodrigo, e transferiu o domínio para ele. Agora que queremos o domínio de volta, ele pensa que estamos tentando roubar. E o pior: ele não tem o menor desejo de chegar a um acordo comum, ou de escutar nossa versão da história.


Esclarecimentos feitos, agora vem a parte principal da carta: o que nós somos. O Madrüga fez um manifesto que resume muito bem o que o novo fórum é. O nosso objetivo é dar ouvidos à comunidade, atender a seus pedidos, ouvir o que ela quer, tomar decisões sérias apenas depois de consultá-las.

Somos um fórum de céticos, de gente que busca as referências daquilo que posta.

Somos um fórum exigente, crítico, que não se vê satisfeito com pouca coisa ou com a regra de ouro. Exigimos qualidade nos produtos do mercado e até em nossos próprios posts.

Não somos moleques birrentos, bagunceiros ou que odeiam tudo. Temos gostos variados, e alguns são fanáticos por determinados sistemas e cenários.

Não somos um fórum de old schoolers. Não somos um fórum de new schoolers. Somos um fórum de opiniões diversas.

Apesar disso, não somos um fórum que aceita qualquer opinião ou qualquer texto. Exigimos fatos, provas, referências. Respeitamos o direito da pessoa de ter opinião, mas não necessariamente concordaremos com ela.

Por isso mesmo, é um fórum, realmente, de DISCUSSÕES. Nós discutimos. Discordamos. O tempo todo. Dois usuários podem ser amigos de longa data, mas podem entrar numa discussão calorosa se um discordar do outro.

Ao mesmo tempo, somos um fórum companheiro, acolhedor. Não é raro um usuário entrar, ver o clima e ficar. Somos brincalhões, piadistas, gostamos de integrar gente nova à suposta "panelinha".

O fórum tem opiniões majoritárias? Sim. A maior parte do fórum odeia (ou, pelo menos, não gosta de) Tormenta, gosta de D&D 4E, e há muitos ateus evolucionistas. Mas isso acontece porque somos uma comunidade já bem estruturada, que, de tantas discordâncias e discussões, acabamos chegando a pontos em comum. Somos como uma sociedade, com uma cultura própria.

Jogamos RPG. Mas esse não é nosso único assunto. Discutimos sobre filmes, jogos, notícias, casualidades, e até mesmo futebol (o tópico de futebol é um dos maiores da Spell).

O maior objetivo da Spell, apesar de tudo isso, é simplesmente reunir os amigos de longa data da antiga Spell Brasil, junto com aqueles que entraram na Spell Forever, na Spell RPG e agora na nova encarnação. Acima de todas as coisas, somos um fórum de amigos. Da comunidade.

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs

MensagemEnviado: 26 Abr 2011, 14:10
por _Virtual_Adept_
Quem tiver links, material ou mais texto a acrescentar, podem ficar à vontade.

Não serão toleradas acusações, ofensas, calúnias ou injúrias. Mantenham o respeito.

Editado: É melhor não deixar a carta como anúncio global, enquanto ainda está como "rascunho". Mas eu não consigo desfazer o anúncio global. Algum administrador pode fazer isso por mim?

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de

MensagemEnviado: 26 Abr 2011, 14:22
por AKImeru
Deixe claro que mesmo com essa maioria, o forúm respeita opiniões contrárias, e foi justamente Ronassic e Allef forçando a sua visão e se declarando a voz da spell que trouxe problemas.

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de

MensagemEnviado: 26 Abr 2011, 15:07
por Kazack
Olá a todos,

Há muito tempo, muito mesmo, deixei essa comunidade de lado, assim como o RPG, por motivos diversos, que em geral eram falta de tempo e não de vontade. Conheci o Allef, o Eltor, o Madruga, VA e muitos outros usuários da spell (Outro que eu não me orgulho tanto, como Hal Jordan), nesse meio tempo, participei de chats ridiculos de madrugada na virada de ano ou vespera de natal, como o que gerou o Powered by Necromancy, foram anos gloriosos e divertidos, mas para mim, esse anos já foram, e não espero que eles voltem. Estava chateado com minha aula de orientação de TCC, abri o meu FB, e vi o link do Nib para esse post, li ele, vi os posts que estão linkados dele.

O que houve? Desde quando o nome, dominio ou imagem importou algo pra essa comunidade? Eu lembro quando a SpellBrasil caiu pela ultima vez, conversei com o Eltor, acompanhei a criação do fórum novo, nome novo, imagem nova, membros novos em junção com os membros antigos, fui o terceiro ou quarto a ter cadastro, a achar bugs, a reporta-los... Essa comunidade nunca foi sobre nome, dominio ou imagem, ela entrar nesse estado realmente me deixa preocupado, os usuários, os verdadeiros usuários, nunca fizeram questão de ter essa comunidade para eles, e sim ter essa comunidade para todos, não nos colocavamos na frente da comunidade, por mais ferverosos que fosem nossos argumentos, a comunidade prevalecia, e quando não havia jeito, vimos membros se desligando da Spell por isso.

Allef, a SpellBrasil foi sua e da comunidade, a lista de jogadores, o site com as resenhas, o portal em si, foi seu.

A Spell Forever, e seus filhos, nunca foram seus, foi uma manifestação expontanea da comunidade em criar e manter, por vontade e necessidade própria. Você foi parte disso, mas não mais como criador, mas sim como membro, como uma figura de importancia que um dia foi algo muito maior do que é hoje, em geral, eu tinha você como uma figura de respeito, não como um adm, como o Eltor era na época, quem respondia pelo fórum e se preocupava pelo mesmo.

Agora, por que está havendo essa discussão? Por que não é mais simples mudar de nome, mudar de endereço, mudar de forma, figura, cor e gosto, e permanecer a maravilhosa comunidade que é a Spell, por que permanecer aqui?

Isso tudo nunca foi, e eu espero que não seja agora, o suficiente, para prender a comunidade, essa barragem não vai prender esse rio por muito tempo.

Allef, devolva o dominio se você quiser que a Spell permaneça com o Spell RPG no nome, mas você sabe, por que você viveu aqui tudo que eu vivi, que se você não devolver, a Spell se renovará, e não terá mais a sombra antiga da SpellBrasil.

Abraços a todos meus velhos amigos,
Murilo "Kazack" Lorenzo.

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de

MensagemEnviado: 26 Abr 2011, 16:17
por Léderon
Rodrigo e Cristiano podem continuar comemorando os 15 anos da Spell à vontade, pois agora a comunidade é deles.
Não tá faltando um "não" em algum lugar aí?

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de

MensagemEnviado: 26 Abr 2011, 17:10
por _Virtual_Adept_
Acho que esse trecho ficou é ambíguo. Era para ser algo como "a Spell antiga agora é deles".

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de

MensagemEnviado: 26 Abr 2011, 17:16
por Emil
Então muda!

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de

MensagemEnviado: 26 Abr 2011, 17:18
por Lumine Miyavi
"A casca do que um dia foi uma comunidade viva agora reside nas mãos daqueles que insistiram em não dividir."

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de

MensagemEnviado: 26 Abr 2011, 22:21
por DracoDruida
Só vou discordar no ponto de que não queremos manter o nome Spell porque, hey, no tópico sobre mudança de nome tá um pau a pau sobre isso. Assim, não acho correto dizer com essa certeza toda que não nos importamos para esse nome. Contudo, a carta está ótima. Me gusta.

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de

MensagemEnviado: 26 Abr 2011, 23:54
por _Virtual_Adept_
Vou especificar o nome "Spell RPG", então. Já que esse nome, confirmadamente, não será mais usado.

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de

MensagemEnviado: 27 Abr 2011, 09:01
por Lumine Miyavi
_Virtual_Adept_ escreveu:Vou especificar o nome "Spell RPG", então. Já que esse nome, confirmadamente, não será mais usado.

Ou eles arreguem, o que pode levar até a RPGCON.

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de

MensagemEnviado: 27 Abr 2011, 09:19
por Aluriel de Laurants
Quanto tempo levaria para fazer as camisas em tempo hábil para o RPGcon?.. O prazo final pro nome deveria ser até 1 semana antes desse tempo.

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de

MensagemEnviado: 27 Abr 2011, 09:21
por Lumine Miyavi
Dependendo do Silk Screen e da quantidade / qualidade, duas a quatro semanas.

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de

MensagemEnviado: 27 Abr 2011, 10:03
por _Virtual_Adept_
Lumine Miyavi escreveu:
_Virtual_Adept_ escreveu:Vou especificar o nome "Spell RPG", então. Já que esse nome, confirmadamente, não será mais usado.

Ou eles arreguem, o que pode levar até a RPGCON.


Acho que mesmo que eles arreguem, vamos mudar o nome. Só vamos redirecionar o domínio para este fórum.

Re: Carta aberta à Spell antiga, aos usuários e aos blogs de

MensagemEnviado: 27 Abr 2011, 10:10
por Lumine Miyavi
O que seria deliciosamente irônico.