Enxugando as Seções do Fórum (2)

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor Elven Paladin em 16 Abr 2011, 08:11

Bem, fórum novo, vida nova e essa infinidade de seções e sub-seções e sub-sub-seções continua em pé. Fazendo eco a tópicos como Reorganização do Fórum e ENXUGANDO AS SEÇÕES DO FÓRUM.

Vamos limpar esse fórum agora? Por exemplo, qual o sentido das sub-seções "Storyteller/Storytelling", "Gurps" e "Opera" na seção Outros RPGs, que mal tem movimento para existir? E a separação entre "Taverna" e "Quem é Você? Citando a um post antigo do Lune:

ÁREA SOCIAL
*Quem é Você - fazia sentido quando havia dezenas de novos membros toda semana. Hoje, poderia ser dispensada ou incorporada a outra parte.
*Taverna - ok, eu nunca entendi qual é a da Taverna. São poucos tópicos, mas alguns são os melhores da Spell: a Cidadela, as Crônicas do Eltor... na minha opinião, ela deveria ser o centro da área social, e não o Off-Topic.
*RPG & Sociedade - eu sempre reclamei que isso era redundante. Qualquer assunto que você for discutir sobre RPG necessariamente vai envolver a sociedade.
*Artes - essa com certeza vale a pena manter. É bem movimentada e tem coisas interessantes.
*Off-topic - proponho renomear para 4chan/Kibeloco. Brincadeira! Bem, o off-topic é a seção mais movimentada da Spell atualmente, e o problema é que os assuntos dela raramente têm a ver com RPG. Eu acho que uma fusão Taverna/Off-topic serviria pra dar um tom mais "RPGístico" à seção...

Ou seja: Taverna e Artes se salvam. O resto leva o machado.

RPGs
Não precisamos mais de subseções. Basta um fórum de RPG e pronto, poderíamos identificar o sistema por tags como [D&D] ou [Storytelling]. Se no futuro voltarmos a ter movimentação suficiente para exigir seções separadas, aí a gente volta a conversar.

MESTRES E JOGADORES
Eu gosto dos Diários de Campanha. PbF e RPG via Internet podiam ser uma coisa só. O resto é dispensável e nunca foi devidamente utilizado mesmo.

PRATAS DA CASA
Alguém ainda trabalha em Otherwise? Se não, machado. Além disso, devemos incluir o projeto de RPG Maker do Lumine aqui!

OUTROS JOGOS
Vale a pena manter a seção de videogames, ela ainda tem uma movimentação legal. Wargames e Card Games podem muito bem ir pra Taverna reformulada.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor DracoDruida em 16 Abr 2011, 09:17

RPGs
Não precisamos mais de subseções. Basta um fórum de RPG e pronto, poderíamos identificar o sistema por tags como [D&D] ou [Storytelling]. Se no futuro voltarmos a ter movimentação suficiente para exigir seções separadas, aí a gente volta a conversar.

Não. Don't. Sério.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor Lumine Miyavi em 16 Abr 2011, 10:18

Troque o projeto de RPG Maker do Lumine por "Projetos novos da comunidade" e temos algo! XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor Otherwise em 16 Abr 2011, 10:26

Elven Paladin escreveu:PRATAS DA CASA
Alguém ainda trabalha em Otherwise? Se não, machado. Além disso, devemos incluir o projeto de RPG Maker do Lumine aqui!


Machado!
Avatar do usuário
Otherwise
 
Mensagens: 327
Registrado em: 12 Nov 2007, 16:05
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor Aluriel de Laurants em 16 Abr 2011, 10:39

Minha visão...


1 - Fundir Tavernas e Off-Topic, pode funcionar, sem problemas.
2 - Acho que a área de games tá legal da maneira que está, mas se precisarem poderiam fundir Wargames e Cardgames.
3 - Seção de RPG, poderiam ter subfóruns incluindo o de D&D.
4 - Ninguém toca na seção de artes.
5 - Pratas da Casa, poderiam ser separados em projetos de RPG - Sistema, Projetos de RPG - Cenários e Projetos da Comunidade.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor Lumine Miyavi em 16 Abr 2011, 10:41

Pratas da casa tem é que levar [tags], isso sim.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor Vincer em 16 Abr 2011, 10:50

Concordo. Mas menos machadadas.

No caso, englobar coisas similares(rpgs num de rpg em geral) tá ok. Mas cardgames na taverna???

Calma lá. Vamos pensar isso direito.

Taverna
Taverna+offtopic. Talvez apresentações(novos usuários) também pudessem ficar aqui

RPG(categoria)
Geral: ou um nome mais legal. Dicas e Idéias+Rpg e Sociedade, etc, etc. Não me importo em cortarem as subsessões de cada sistema, eu não uso isso, mas acho bacana ter para facilitar a navegação(!). Cara entra buscando material de jogo x e... vai ter que ficar caçando, pesquisando?

Jogos: Anunciar mesas, ao vivo, online ou pbf. Subsessões para jogos estabelecidos continuarem(para cada pbf, mesas ativas, etc). Mas ao invés de aparecerem numa enorme lista quando entrar em 'jogos', elas estarem numa categoria 'mesas'. O cara só vê a lista de subseções das mesas/jogos em andamento se clicar ali. Sério, quem joga é só clicar no sub-link 'mesas' na página inicial e já alcança a lista.

E eu acabaria com subseção inscrições e tal.

Produção de Material: Seção geral para propor/produzir material. Com subsessões 'cenários', 'sistemas' e uma para cada projeto maior(spellpress, zine, pod, etc).

E o resto deixar como está.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor GoldGreatWyrm em 16 Abr 2011, 10:58

Antigamente era bom ter um fórum bem categorizado e bem organizado.

Hoje em dia só serve para eu me perder em qual área postar um tópico... por que normalmente quem navega só vai utilizar "ver novas mensagens" e "ver tópicos ativos" e ver se o título de um novo tópico atrai, acompanhar os tópicos que está gostando e ignorar os que parecem chatos e os que leu e não quer mais acompanhar.

A única vantagem que as categorias especializadas ainda trazem é para fins de arquivo.

Eu acho que o caminho é: menos seções, mais subfórums.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor Elven Paladin em 16 Abr 2011, 11:03

Não. Don't. Sério.


Não há movimento o bastante nos 3 fóruns de RPG (e 138 subfóruns) que justifique tamanha separação. Como exemplo de como um número menor de fóruns funciona, vide a RPG.net, que tem uma sessão para qualquer coisa de RPG e uma sessão d20&Derivados.

3 - Seção de RPG, poderiam ter subfóruns incluindo o de D&D.


Subfóruns são o câncer que está matando a Spell e levando ela para o buraco. O BURACO!. Mas sendo mais sério, subfóruns são uma pequena praga em organização (requerem um clique a mais), enquanto [Tags] nos tópicos já dão informação o bastante sobre um tópico. E como nenhuma seção da Spell tem movimento o bastante para justificar seus bazilhões de subfóruns, para quê mantê-los?

Eu acho que o caminho é: menos seções, mais subfórums.


Vide acima. Menos sessões e nenhum subfórum.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor Cebolituz em 16 Abr 2011, 11:07

Acho que de seções o fórum está bom. O que eu acho é que deveriam limar alguns sub-fóruns.

Spell Cine Clube: abandonado.

Design e Desenvolvimento: não vejo razão para existir um sub-fórum falando especificamente de crunch, mesmo que de sistemas próprios já que estes utilizam o D20 e a OGL como base.

RPG & Sociedade: também acho desnecessário. Pode ser fundido ao Dicas e Idéias e talvez renomear esta seção para outro nome mais abrangente. Talvez como um "RPG Geral", ou algo que se refira a uma discussão de RPG como um todo sem estar ligado especificamente a um sistema.

Classificados RPG: não há a necessidade de uma seção sem nada apenas com os dois sub-fóruns dentro. Acho que o "Encontrar jogadores" pode virar um sub-fórum em Dicas e Idéias e eliminar o sub-fórum do Guilda Mercante, renomeando a seção.

GGW escreveu:Hoje em dia só serve para eu me perder em qual área postar um tópico... por que normalmente quem navega só vai utilizar "ver novas mensagens" e "ver tópicos ativos" e ver se o título de um novo tópico atrai, acompanhar os tópicos que está gostando e ignorar os que parecem chatos e os que leu e não quer mais acompanhar.


Isso é bastante relativo. Tem gente que pouco se interessa por outras seções do fórum, e não quer ficar perdendo tempo em ver tópicos de offtopic ou outros por exemplo. Tirando eu próprio como exemplo, bem no início, eu só entrava em Jogos Sociais, Offtopic e as vezes em uma ou outra seção. Clicar em ver novas mensagens, para mim, era perda de tempo em meio a diversos outros tópicos que não me interessavam e dificultavam a procura daqueles que eu queria.
Editado pela última vez por Cebolituz em 16 Abr 2011, 11:14, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor GoldGreatWyrm em 16 Abr 2011, 11:13

Elven Paladin escreveu:
Não. Don't. Sério.


Não há movimento o bastante nos 3 fóruns de RPG (e 138 subfóruns) que justifique tamanha separação. Como exemplo de como um número menor de fóruns funciona, vide a RPG.net, que tem uma sessão para qualquer coisa de RPG e uma sessão d20&Derivados.

3 - Seção de RPG, poderiam ter subfóruns incluindo o de D&D.


Subfóruns são o câncer que está matando a Spell e levando ela para o buraco. O BURACO!. Mas sendo mais sério, subfóruns são uma pequena praga em organização (requerem um clique a mais), enquanto [Tags] nos tópicos já dão informação o bastante sobre um tópico. E como nenhuma seção da Spell tem movimento o bastante para justificar seus bazilhões de subfóruns, para quê mantê-los?

Eu acho que o caminho é: menos seções, mais subfórums.


Vide acima. Menos sessões e nenhum subfórum.

Imagem

Taí. Gostei. Menos sessões e nenhum subfórum.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor Eltor Macnol em 16 Abr 2011, 11:19

Perfeito, perfeito mesmo, seria a gente manter a divisão em seções (enxugando um pouquinho e tirando as sub-seções, talvez)... mas criar uma forma diferente de ver o fórum, com um filtro de busca, mais ou menos como o botão Procurar Tópicos Ativos - mas que permitisse filtrar por assuntos. Ou seja, você entra nessa página e marca que quer ver apenas tópicos recentes de Storyteller, Off Topic e Máfias, e ele inclui apenas esses tópicos na lista. Cada usuário define quais suas seções preferidas e acompanha as mensagens delas.

O que acham?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor DracoDruida em 16 Abr 2011, 11:26

Não há movimento o bastante nos 3 fóruns de RPG (e 138 subfóruns) que justifique tamanha separação. Como exemplo de como um número menor de fóruns funciona, vide a RPG.net, que tem uma sessão para qualquer coisa de RPG e uma sessão d20&Derivados.

Okay, mas o lurker entra e quer ler as discussões e idéias pro sistema favorito dele. Aí...tudo misturado. É uma bosta.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor GoldGreatWyrm em 16 Abr 2011, 11:31

DracoDruida escreveu:
Não há movimento o bastante nos 3 fóruns de RPG (e 138 subfóruns) que justifique tamanha separação. Como exemplo de como um número menor de fóruns funciona, vide a RPG.net, que tem uma sessão para qualquer coisa de RPG e uma sessão d20&Derivados.

Okay, mas o lurker entra e quer ler as discussões e idéias pro sistema favorito dele. Aí...tudo misturado. É uma bosta.

Vou dar uma sugestão.

Tem uns ícones de mensagem que, bem... fora um ou dois, não tem muita serventia. (esses ícones são selecionáveis acima de "título da mensagem". Por exemplo, peguei a nuvem para usar de exemplo.

Tem como personalizar e fazer ícones escritos "D&D", "WoD", "F.A.T.A.L.", etc.?

Daí nem precisa baixar a política das tags, é só quem abrir o tópico selecionar o ícone, quando tu abrir a ler novas mensagens, tópicos ativos ou usar a maneira analógica e navegar no próprio fórum, já saltam aos olhos os tópicos de interesse.

Isso mais a sugestão do Eltor seria o luxo.
Editado pela última vez por GoldGreatWyrm em 16 Abr 2011, 11:34, em um total de 1 vez.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Enxugando as Seções do Fórum (2)

Mensagempor DracoDruida em 16 Abr 2011, 11:33

Eltor Macnol escreveu:Perfeito, perfeito mesmo, seria a gente manter a divisão em seções (enxugando um pouquinho e tirando as sub-seções, talvez)... mas criar uma forma diferente de ver o fórum, com um filtro de busca, mais ou menos como o botão Procurar Tópicos Ativos - mas que permitisse filtrar por assuntos. Ou seja, você entra nessa página e marca que quer ver apenas tópicos recentes de Storyteller, Off Topic e Máfias, e ele inclui apenas esses tópicos na lista. Cada usuário define quais suas seções preferidas e acompanha as mensagens delas.

O que acham?

Parece ótimo, mas será que não fica complicado de configurar pro usuário average?
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Próximo

Voltar para Linha Direta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron